Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APS concessiona Porto de Recreio de Sines

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve celebrou o Contrato de Concessão do Porto de Recreio de Sines com a empresa “Mermaid Objective”, pelo prazo de 10 anos, na sequência do concurso público realizado.

Esta concessão, efetivada a partir de 1 de julho, tem por objeto principal o direito de exploração comercial do Porto de Recreio de Sines, em regime de serviço público, e implica a transmissão para a concessionária de todas as situações jurídicas atualmente na titularidade da APS relacionadas com as atividades ali desenvolvidas.

Parceria entre a ENIDH e a Mystic Cruises dá frutos

A sinergia entre a aposta empresarial da Mystic Cruises e a formação marítima liderada pela ENIDH, possibilitou o cenário reportado pela TVI: Tomás Rito e Madalena Xavier testemunharam o sucesso dessa parceria – no navio World Voyager encontram-se a estagiar três praticantes da escola náutica, sendo dois do curso de Pilotagem e um do curso de Engenharia de Máquinas Marítimas.

APS e ETLA promoveram workshop sobre ser «Profissional de Tecnologias de Informação»

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA) promoveram a realização do workshop “Profissional de Tecnologias de Informação” que pretendeu apresentar as várias alternativas que os estudantes do curso de “Informática de Gestão” podem encontrar ao completar a sua formação profissional.

Além de quadros técnicos da APS, o evento contou ainda com o contributo de representantes de empresas envolvidas diretamente no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor marítimo-portuário, como a EGAPI e a INDRA.

ENIDH

VISITA DE ESTUDO AO NAVIO MARIA FRANCISCA

Realizou-se recentemente uma visita de estudo de docentes, não docentes e alunos do curso de Engenharia Eletrotécnica Marítima ao navio porta-contentores "Maria Francisca", operado pelo armador PSL Navegação. A visita inseriu-se no âmbito do protocolo de cooperação recentemente celebrado entre a ENIDH e a PSL Navegação e decorreu de forma muito positiva, permitindo aos visitantes ficarem a conhecer em detalhe os espaços de navegação e máquinas do navio.

MADEIRA

Secretário Regional do Mar quer alargar formação profissional aos pescadores e operadores da área das pescas

O secretário Regional de Mar e Pescas da madeira considera que as acções de formação profissional nas áreas do manuseamento de produtos alimentares, como é o caso do pescado, “são importantes para assegurar qualidade e segurança alimentar”.

Teófilo Cunha procedeu à entrega de diplomas a 18 funcionários das lotas, postos de recepção de pescado e entrepostos, que finalizaram 16 horas de formação profissional direccionadas para “boas práticas de higiene e segurança alimentar”.

Governo Regional dos Açores promove programa escolar para a conservação do oceano

A Secretaria Regional da Educação dos Açores pretende estender o programa Educar para uma Geração Azul a mais escolas e ilhas da Região, “elevando a literacia do oceano dos alunos entre os seis e os 10 anos”. O anúncio foi feito pela titular da pasta, Sofia Ribeiro, numa reunião com os conselhos executivos de todas as escolas públicas da Região, bem como das escolas privadas, com paralelismo pedagógico.

Rui Raposo reeleito Presidente do Conselho Geral da ENIDH

Rui Raposo foi eleito por unanimidade como Presidente do Conselho Geral da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (período 2021 a 2024). A reunião, realizada para o efeito, ocorreu no dia 7 de Junho. Recorde-se que Rui Raposo havia já exercido o cargo de Presidente do Conselho Geral da instituição de ensino no mandato anterior, referente ao período de 2017 a 2020.

ENIDH celebra protocolo de cooperação com a PSL Navegação

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) celebrou um protocolo de cooperação com a empresa PSL Navegação, que visa oferecer estágios aos diplomados da escola náutica, incluindo a possibilidade de embarques de praticantes em navios operados por este armador.

Presidente da CPLS vê «com agrado o envolvimento da ENIDH em projectos como o eShip»

Intervindo na conferência ‘Digital Transition in Shipping’, Jorge d’Almeida, Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines, deixou elogios à participação da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) em projectos de vanguarda – como e eShip, que deu origem ao evento – e analisou os factores de disrupção que, actualmente, vêm moldando o presente e o futuro do Shipping e da Logística.

ABRE A 1 DE JUNHO

FISHANÁRIO: UM MERGULHO PARA COLORIR O OCEANO MÁGICO

O Fishanário é a nova experiência imersiva do Pavilhão do Conhecimento, que vai ser inaugurada no dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança. O seu público-alvo vai dos 0 aos 90!
Nesta visita, as crianças são convidadas a mergulhar até às profundezas do mar numa experiência imersiva, à boleia dos cinco sentidos. Aqui, podem conhecer os protagonistas do Oceano, surpreender-se com todas as cores e curiosidades e viver uma aventura inesquecível. O Oceano está muito perto!.

APAT celebra acordo com a ENIDH

A APAT celebrou recentemente um protocolo de cooperação com a ENIDH na área da formação especializada para a área dos Transportes e Logística.

Para além da colaboração nesta área da formação foi ainda avaliada da possibilidade de se organizarem seminários, workshops e conferências, de forma a promover discussões colectivas sobre assuntos do interesse de todos os players da cadeia Logística e ainda a possibilidade das empresas transitárias promoverem estágios profissionais ou até mesmo recorrerem ao recrutamento de jovens diplomados da ENIDH devidamente capacitados e habilitados a entrar no mercado de trabalho.

21 DE MAIO

WEBINAR sobre Engenharia Costeira e Portuária em Portugal e no Mundo

No regresso de atividades da PIANC Portugal, realiza-se hoje o Webinar “Engenharia Costeira e Portuária em Portugal e no Mundo: O testemunho dos jovens profissionais portugueses”, decorre a 21 de Maio de 2021, sexta-feira, pelas 17 horas (hora de Portugal continental).

O evento é realizado em regime exclusivamente online, organizado em colaboração com o Instituto Hidrográfico, fazendo assim parte integrante das iniciativas apoiadas pelas comemorações do Dia da Marinha.

ENIDH confiante em obter «resultados relevantes» no eShip e nos simuladores marítimos

Durante uma das suas intervenções no âmbito do webinar ‘Digital Transition in Shipping’, Luís Baptista, Presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), abordou as perspectivas da escola náutica no que toca aos projectos e candidaturas em que actualmente se encontra envolvida. Entre os projectos destacam-se o eShip e os novos simuladores marítimos.

Grupo Sousa apoia IST em projecto de embarcação movida a energia solar

O Grupo Sousa firmou o seu apoio ao projecto do Instituto Superior Técnico (IST) relativo ao desenvolvimento de uma embarcação movida a energia solar. Pedro Frazão, administrador e Chief Sustainability Officer do grupo, assinou no dia 5, no Tagus Park, o protocolo de parceria. O Técnico Solar Boat (TSB) é um projecto que envolve 70 estudantes, cuja meta é desenvolver embarcações de competição movidas a energias renováveis.

ENIDH participa no projecto SMARTSEA

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) encontra-se envolvida no projecto SMARTSEA do programa ERASMUS+, que se vai realizar em cooperação com 10 parceiros europeus durante os próximos três anos.

ENIDH firma protocolo de cooperação com a Promar Shipping Services

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) realizou uma cerimónia de assinatura do protocolo que materializa a cooperação da instituição com a empresa Promar Shipping Services, que desenvolve actividades de gestão de navios.

O Oceano que queremos

A conferência "O Oceano que queremos" integra a programação internacional dedicada à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).

Considerado muitas vezes invencível, o oceano encontra-se visivelmente em perigo. Da superfície aos fundos oceânicos, as ameaças multiplicam-se, comprometendo o presente e o futuro de todo o planeta. Importa por isso compreender o oceano que temos e planear o oceano que queremos ter.

Politécnico da Guarda vai formar quadros para o primeiro Porto Seco do país

Em parceria com a Associação dos Transitários de Portugal estão a ser criados cursos que respondam às necessidades do mercado nas áreas da logística e dos transportes. O protocolo será assinado na conferência “Portos secos & terminais rodo ferroviários” que acontece a 4 de maio, no IPG. Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, vão marcar presença.

Fórum Oceano participa na 1.ª reunião do Conselho Sectorial para a Qualificação da Economia do Mar

Os Conselhos Sectoriais para a Qualificação são órgãos consultivos que apoiam a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, IP) na atualização do Catálogo Nacional de Qualificações, que têm como principal tarefa a identificação das qualificações estratégicas e essenciais para os diferentes sectores da economia.

Missão Eco-Escolas : Amar o Mar!

Actualmente, a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Total: 820