Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Plataforma BlueInvest apoia o investimento e o acesso a financiamento para negócios do Mar

Já se encontra disponível a plataforma BlueInvest da Comissão Europeia, que tem como objetivo apoiar o investimento e o acesso ao financiamento para startups, PME e scale-ups na área do Mar.

A plataforma engloba várias componentes, nomeadamente, um programa de coaching, um programa de formações e webinars, informação sobre eventos focados no desenvolvimento de negócios, uma bolsa de mentores, na qual profissionais com experiência na área são convidados a participar, e a BlueInvest Community, uma comunidade online que pretende aproximar empresários, investidores e outras entidades ligadas ao sistema de inovação.

Mais de 800 pessoas visitaram o NRP Sines em Setúbal

O NRP Sines, navio de patrulha oceânico da Marinha portuguesa, em missão na costa nacional até ao final deste mês, esteve em águas setubalenses e abriu portas aos visitantes no último fim-de-semana.

Atracada em Setúbal pela primeira vez, a embarcação recebeu, nos dois dias, a visita de mais de 800 pessoas, que aproveitaram as entradas gratuitas para ver o navio semelhante ao NRP Setúbal. Este último esteve no porto sadino em 2019, no Dia de Bocage e da Cidade.

NRP Sines aberto a visitas este fim-de-semana em Setúbal

O NRP Sines está atracado no Porto de Setúbal e abre a visitas nos dias 18 e 19 de janeiro, no horário das 14h00 às 17h00.

O NRP Sines foi batizado em julho de 2017 e tem como principal função a busca e salvamento marítimo, a vigilância marítima, a prevenção e combate à poluição entre outras tarefas de interesse público.

Universidade de Évora colabora na regulamentação da Pesca de Sável e Lampreia-Marinha em Portugal

Ao longo dos últimos 20 anos a Universidade de Évora (UÉ) tem vindo a consolidar o conhecimento sobre a gestão e conservação das populações de peixes migradores diádromos (e.g, sável, lampreia-marinha), sendo atualmente uma referência a nível nacional e internacional neste domínio. O excelente trabalho que a UÉ tem realizado foi recentemente alvo de reconhecimento público com uma menção explícita à instituição na legislação que regulamenta a pesca profissional da lampreia-marinha e do sável no estuário do rio Mondego e na Ria de Aveiro.

Abertas candidaturas a Bolsas de Formação Economia Azul

A iniciativa Economia Azul anunciou a abertura do período de candidaturas a Bolsas para a Formação Economia Azul: a nova Economia do Mar. Esta ação de formação tem a duração de dois dias e realiza-se nos dias 29 e 30 de janeiro, no Parque das Nações em Lisboa. O período de candidaturas decorre de 2 a 10 de Janeiro.

Quer conhecer um farol? Tem interesse pela sua história?

Os faróis sempre foram um local de fascínio para as populações e para os turistas, quer pela ideia mística do seu isolamento, quer pelo riquíssimo património arquitectónico e cientifico que lhe está associado.

GARE MARÍTIMA DA MADEIRA

A primeira visita de estudo deste ano lectivo

Um grupo de alunos da Escola dos Barreiros, através do Clube Europeu e da disciplina de Geografia, visitaram a Gare Marítima da Madeira, em visita de estudo, a primeira deste ano lectivo na APRAM.

Ao longo do ano, a empresa recebe vários grupos de estudantes, de diversos níveis de ensino, que procuram conhecer não só o Porto do Funchal, enquanto porto turístico, mas também o do Caniçal, o porto de mercadorias.

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 4

Seminário «CONSTRUÇÃO NAVAL EM PORTUGAL NA ÓPTICA DO ARMADOR»

O COMM traz ao auditório da sua sede em Alfama o Comandante Hugo Bastos , administrador da MYSTIC CRUISES / Douro Azul que, nos últimos anos, assume a responsabilidade pelo desenvolvimento do projecto e construção naval da frota do armador de tráfego local Douro Azu,l e como armador de longo curso com os navios de cruzeiro da classe Explorer.

Espírito empreendedor começa nos bancos da escola

O projeto “Neptuno Speaker” – Boia de salvamento aquático (inteligente) esteve entre as 35 melhores ideias, das 1238 que chegaram dos quatro cantos do mundo ao Concurso Desafio Empreende, da Fundação “La Caixa”. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro. O projeto venceu o Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e, como tal, representou a região no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2019, em junho, em Leiria

PLATICEMAR revela vencedores de concurso de ideias de negócio

Os vencedores regionais do Concurso de Ideias de Negócio realizado no âmbito do projeto PLATICEMAR – Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar foram conhecidos a 13 de novembro, na Alfândega do Porto, durante o Congresso “Empreendedorismo na Economia do Mar.

80 estudantes de Paços de Ferreira visitaram o Porto de Aveiro

Quarta-feira, 20 de Novembro, 80 alunos do 12.º ano dos cursos profissionais leccionados na Escola Secundária de Paços de Ferreira estiveram de visita ao Porto de Aveiro.
Aos estudantes dos cursos profissionais de Técnico de Vendas, Técnico de Recepção, Comercial, Técnico Administrativo e Técnico de Comunicação e Serviços Digitais foi proporcionada a tradicional visita aos terminais portuários, após um apresentação do Porto de Aveiro.
Na visita foram abordados diversos temas relacionados com as áreas de interesse académico dos discentes.

FÁTIMA LOPES ALVES:

Porto da Figueira da Foz quer fazer parte do quotidiano de todas as pessoas

Fátima Alves deseja que os figueirenses o considerem “o meu porto”, disse ao premiar crianças das escolas.
A Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz explicou aos jornalistas que vão continuar a comemorar o Dia do Porto com as escolas e com «a sociedade em geral», mas também «homenagear os funcionários». Fátima Alves pretende igualmente alargar os envolvidos nestas acções, designadamente «a todos os que têm actividade portuária».
Além disso, recordou que este porto «é “escola azul”, tendo por isso, previstas um conjunto de actividades nesse âmbito, até porque, para o ano, a dirigente diz que gostaria de ter a participação «de mais actores».

CONCURSO DE FOTOGRAFIA «O MEU PORTO» | FIGUEIRA DA FOZ

Exposição patente no Mercado Municipal Eng.º Silva

Foi inaugurada esta terça-feira, 19 de Novembro, a exposição de fotografias de autoria dos alunos do 4.º ano que participaram no Projecto “A Escola vai ao Porto”, iniciativa integrada nas comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz.

A inauguração esteve a cargo de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), e de Carlos Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

22 DE NOVEMBRO

II Conferências Direito Azul: O Mar e os seus Direitos em debate em Lisboa

O Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CDMT) vai promover, em associação com o Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da mesma faculdade, as II Conferências Direito Azul, no dia 22 de novembro.

Aluno da Escola Náutica distinguido no curso de Gestão de Transportes e Logística

Rodrigo Filipe Dias Mendes foi eleito o melhor aluno do curso de Gestão de Transportes e Logística da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique no ano letivo 2018/2019.

A "elevada performance demonstrada ao longo do ano nas mais diversas disciplinas do curso” valeu-lhe um prémio pecuniário de mil euros atribuído pela empresa MSC Portugal, no âmbito das comemorações do 95º aniversário da Escola Náutica.

Workshops para professores| OCEANÁRIO DE LISBOA

«Dar tempo ao oceano»

Neste workshop pretende-se não só tirar a temperatura ao planeta, mas também medir as consequências das alterações climáticas e perceber como o oceano regula e influencia o clima da Terra.

Os impactos das alterações climáticas no Homem, na biodiversidade, no oceano e no planeta não podem ser ignorados. Conhecer as descobertas mais recentes sobre as alterações climáticas, os seus impactos e origens e, mais importante, as estratégias e as soluções para nos adaptarmos aos riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais são os objetivos desta ação.

Workshops para professores| OCEANÁRIO DE LISBOA

«Oceano trocado por miúdos»

Acção de formação para educadores de infância, onde não faltam ferramentas nem atividades para ensinar tudo sobre o oceano aos mais pequenos, de uma forma divertida e original.

A brincar com coisas sérias, preparam-se os mais novos para, desde cedo, participarem no futuro do oceano. Porque a idade dos porquês é importante, o objetivo desta ação é partilhar com os educadores ideias e sugestões práticas para desafiarem as crianças a descobrir como respiram os peixes debaixo de água, porque é o oceano azul, porque é a água salgada e tantos outros mistérios.

Formandos da FERNAVE visitam o Porto de Lisboa

A APL – Administração do Porto de Lisboa recebeu um grupo de formandos do Curso de Especialização em Gestão Portuária, ministrado pela Fernave - Formação Técnica, Psicologia Aplicada e Consultoria em Transportes e Portos, SA. Este curso que vai já na sua 6ª edição destina-se sobretudo a profissionais do setor marítimo portuário, tendo terminado, precisamente com esta deslocação ao Porto de Lisboa.

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Jogo digital assinala 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano

Aventuras, desafios e momentos que põe à prova o nível de conhecimentos. Estes são condimentos, supõe-se, inerentes a uma viagem de circum-navegação. Como não poderia deixar de ser, são, também, elementos determinantes no jogo digital comemorativo dos 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano, em desenvolvimento na Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), da Universidade de Aveiro (UA).

WORKSHOP DO OCEANÁRIO DE LISBOA

«Plasticologia marinha»

Atualmente, o problema dos plásticos no oceano pesa cerca de oito milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e no Homem. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material.

Além de sensibilizar, neste workshop são partilhadas atividades hands-on, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos e pretendem ajudar a minimizar e a mudar o rumo deste flagelo de plástico.

Total: 734