Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




NOGUEIRA LEITE:

«A plataforma continental de Portugal transforma um país pequeno num país médio»

"A plataforma continental de Portugal transforma um país pequeno num país médio e temos de aproveitar um recurso que é nosso, pois se não formos nós, seremos meros concedentes de terceiros" - alertou Nogueira Leite, Presidente da Associação Oceano XXI e da Comunidade Portuária de Aveiro, no decorrer do Fórum do Mar.

BRANDÃO PIRES DESTACA ACTUAÇÃO PROACTIVA DO IPTM

Tráfego anual no Porto de Faro vai quadruplicar

Uma atitude proactiva e muitos milhares de toneladas de cimento vão permitir ao Porto Comercial de Faro quadruplicar o tráfego de cargueiros pelo menos nos próximos três anos. O primeiro carregamento de cimento para Cabo Verde já partiu e seguir-se-ão outros, à razão de um por semana, ao abrigo de um contrato assinado entre o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e a empresa Cimpor.
Esta nova realidade, que vem dar um novo fôlego a uma infra-estrutura portuária cuja actividade, nos últimos anos, era muito baixa, insere-se numa estratégia mais alargada que o IPTM adoptou, segundo Brandão Pires, delegado regional desta entidade, em que procurou ser «mais proactivo na procura de oportunidades de negócio».
 

Aposta no Mar é um desígnio que «tem de se concretizar»

O futuro do país passa pelo Mar, uma frase vezes sem conta repetida, mas que a AEP e a Oceano XXI quiseram mostrar tratar-se de uma realidade, ao organizar, na EXPONOR, uma feira de negócios e uma conferência que encerra este domingo, 19 de Junho.

EXPONOR

Fórum afirma potencialidades do Mar

O Fórum do Mar tem merecido especial destaque nos meios de comunicação social. Leia aqui a notícia do semanário "Grande Porto".

A viabilidade dos portos comerciais no Algarve

A aposta da Delegação Sul do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, liderada por Brandão Pires, é a de levar os portos comerciais do Algarve a um novo patamar em que estas infra-estruturas passem a significar para o Estado resultados positivos do ponto de vista financeiro e em que a sua reorganização e reaproveitamento permitam um novo enquadramento das frentes ribeirinhas que lhes estão destinadas.

BAIÃO E RESENDE

Municípios voltam a ter barca para levar turistas

Os municípios de Baião e de Resende voltaram a estar ligados por via fluvial: a "histórica" barca d'Aregos regressou e navega entre a fluvina das Caldas de Aregos (Resende) e o cais junto à estação da CP de Aregos-Tormes (Santa Cruz do Douro-Baião).

Mar potencia desenvolvimento económico da Galiza e Norte de Portugal

A conversão da fachada atlântica do Norte de Portugal e Galiza, numa plataforma logística intermodal entre a Europa e o resto do mundo constitui-se como um dos grandes desafios da Euroregião.
Esta foi uma das conclusões essenciais a retirar do encontro “O mar como motor económico do espaço atlântico”, que decorreu em Vigo.
Promovido pela Confederação de Empresários de Pontevedra e contando com a participação da Associação Empresarial de Portugal, o encontro serviu para deixar a nota da necessidade de uma maior integração das actividades relacionadas com o mar de ambas as regiões.

AVEIRO

Responsável pelo Polis Litoral da Ria defende continuação do projecto, apesar da crise

A presidente do Conselho de Administração da sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, Teresa Fidélis, defende que o Polis da Ria de Aveiro "não pode parar", apesar da conjuntura de crise que o país atravessa. "O trabalho em desenvolvimento em prol da Ria de Aveiro não pode parar. O Polis da Ria de Aveiro não pode parar", disse Teresa Fidélis na primeira sessão de apresentação de estudos e projetos do Polis Litoral da Ria de Aveiro, que decorreu no Parque de Exposições da cidade.

ALGARVE

Portos de pesca lançam grandes desafios

Muito se tem feito nos portos de pesca do Algarve, nomeadamente nos mais pequenos e na criação de estruturas de apoio à actividade. Um desafio de grandes dimensões quando “há uma certa falta de paternidade dos portos de pesca”, reconhece o responsável pelos portos na região.

PORTO DE PESCA

Delegação do Parlamento Europeu em visita de trabalho a Peniche

Esteve em Peniche uma Delegação do Parlamento Europeu constituída por Eurodeputados da Comissão Parlamentar das Pescas, com o objectivo de se inteirar da actual situação do sector em Portugal. Do programa fez parte um encontro com representantes do sector no Edifício Cultural de Peniche. Ulisses Pereira, Coordenador do Grupo de Trabalho – PESCAS, em representação do Presidente da Comissão Parlamentar das Pescas da Assembleia da República, deixou algumas considerações que resultaram de um relatório de audição pública sobre o livro verde das pescas.
 

Porto de Sines recupera escalas directas da MSC vindas do Extremo Oriente

O Porto de Sines vai recuperar, a partir do final deste mês, as escalas directas de navios porta-contentores de última geração da Mediterranean Ship Company (MSC) provenientes do Extremo Oriente, designadamente da China (serviço ‘Lion Service').

Homens do mar assinam petição em defesa do recurso estratégico do país

O mar português beneficia da recente modernização dos portos de mercadorias e passageiros – Aveiro e Figueira da Foz são bons exemplos –, bem como dos novos fluxos de turismo de sol e praia (em fuga da costa mediterrânica de África) e das tecnologias de produção de energia. Falta reestruturar a pesca.

Projectos logísticos e CPLP na mira da China

Como pode uma parceria de advogados para fomentar os negócios entre Portuga e a China? Os dois parceiros respondem.
As grandes infra-estruturas logísticas, como o Porto de Sines, e o programa de privatizações previsto para Portugal estão na mira dos empresários chineses. Xu Yongqian, sócio de um grande escritório de advocacia da China, confirma-o, ao mesmo tempo que desafia os empresários portugueses a verem aquele mercado como a porta para a internacionalização.
 

APL implementa plataforma de virtualização de servidores

A Administração do Porto de Lisboa (APL) implementou uma plataforma de virtualização de servidores e consolidou um conjunto de 31 servidores em apenas 3 equipamentos de elevado desempenho. Este processo, levado a cabo Capgemini Portugal, além da elevada redução no número de equipamentos e respectivos custos de propriedade, permitiu um aumento da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores da APL, um melhor controlo da infra-estrutura, por via do uso de uma consola de administração
centralizada, e uma utilização dos recursos mais eficaz e eficiente.

CONTENTORES – TERMINAL XXI CAPTA LÍDERES DE CARGA MARÍTIMA – MSC, COSCO, MAERSK E CMA

Quatro gigantes mundiais em Sines

O terminal de contentores de Sines, concessionado à PSA - operador de Singapura -, está a concluir as primeiras grandes obras de expansão. O Terminal XXI ganhou espaço físico para duplicar a capacidade da sua operação, que agora poderá movimentar um milhão de contentores com 20 pés de comprimento (TEUS). Por isso, não continuará a trabalhar apenas com um operador de grande dimensão, que até à data tem sido a MSC - segundo maior operador mundial, que opera uma frota de 467 porta-contentores.

Exportações em alta a partir de Leixões

O Porto de Leixões tem vindo a aumentar o seu volume de exportações e continua com um plano de investimentos para que esses valores mantenham o mesmo padrão de crescimento, apostando na sua localização estratégica na fachada noroeste da Península Ibérica.

Porto de Lisboa melhora datacenter

A implementação de uma plataforma de virtualização permitiu reduzir custos e aumentar o desempenho e a disponibilidade do sistema.

Operadores logísticos optimistas no crescimento da actividade

Os operadores logísticos nacionais estão bastante optimistas em relação ao futuro. O inquérito levado a cabo pela Cushman & Wakefield em associação com a revista Logística Moderna apurou que 80% dos inquiridos antevê um crescimento do seu negócio no futuro e apenas 1% a prevê um decréscimo, apensar do enquadramento económico actual.

JÁ DISPONÍVEL NA WEB

Sexta edição da Revista Brasil-Portugal no Ceará

Já se encontra disponível, na web, a sexta edição da Revista Brasil-Portugal no Ceará, publicação trimestral da CBP-CE. No editorial, Jorge Duarte Chaskelmann, presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, reforça o compromisso assumido por todos para a realização, em Outubro deste ano, na capital cearense, do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP). O objectivo do ENLP é criar um espaço favorável de efectivação de negócios para todos os empresários participantes.

Parpública extingue Fundo Margueira e integra antigos terrenos da Lisnave

A Parpública, "holding" que controla parte significativa do Sector Empresarial do Estado (SEE), decidiu extinguir o fundo Margueira Capital, entidade que geria os antigos terrenos do estaleiro naval da Lisnave, na margem Sul do Tejo, na área metropolitana de Lisboa.

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