Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EL PAÍS

Sines interessa a Madrid e Pequim

Os espanhóis parecem conformados com a suspensão do projecto do comboio português de alta velocidade que ligaria Lisboa a Madrid, apesar de o Governo autónomo da Estremadura declarar que continuará a tentar «convencer» o Executivo de Pedro Passos Coelho a retomar o primeiro plano e a esquecer o “TGV de segunda”.
As atenções dos espanhóis centram-se agora no projecto de uma linha ferroviária de mercadorias em bitola europeia que possa transportar contentores entre o porto de Sines e Madrid em cerca de 8 horas.

Novo tanque de gás traz espaço para mais fornecedores em Sines

O novo tanque de armazenamento de gás liquefeito, que está a ser construído no terminal da REN no Porto de Sines, vai ser concluído em Junho de 2012 e oferecer novas alternativas aos grandes consumidores industriais, permitindo que estes reduzam os seus custos.

Sines quer ser a porta atlântica da Europa

A ADMINISTRAÇÃO do Porto de Sines (APS) quer fazer desta infra-estrutura «a porta atlântica da Europa». O administrador João Franco revelou ao SOL dados que confirmam o significativo desenvolvimento na última década e a consolidação do projecto como o primeiro deste tipo a nível nacional. Engloba actualmente os terminais de Granéis Líquidos, Petroquímico, Multiusos, GNL (Gás Natural Liquefeito) e de Contentores (Terminal XXI), bem como a área dos dois portos interiores - Porto de Pesca e Porto de Recreio -, e ainda a Zona de Actividades Logisticas.

DOSSIER DO «PÚBLICO»

Prejuízos de 20 anos consecutivos nos Estaleiros de Viana somam 179 milhões

Os 20 anos mais negros da história dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo atingem 179 milhões de euros de resultados operacionais negativos acumulados. O valor, a que o PÚBLICO chegou a partir da consulta dos relatórios e contas dos últimos 41 anos, é o resultado de anos consecutivos a perder dinheiro, de 1990 a 2009, no seu negócio principal: construir e reparar barcos.
 

FERNANDO NUNES DA SILVA:

Aproveitar os recursos do Mar

As cidades de amanhã precisam de transportes que têm de ser pensados hoje, defende Fernando Nunes da Silva, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa. Algo que implica agir em duas frentes: na mudança de mentalidades e na criação de um sistema de transportes públicos que seja o mais próximo do transporte individual, isto é, sem interrupções.
Os portos são os nós principais de uma rede que presta serviços aos sistemas logísticos que os utilizam (...).

FIGUEIRA DA FOZ

Armazéns do Portinho da Gala entregues aos pescadores

Foi em meados de Julho que foram entregues os “novos” armazéns de apresto aos pescadores da pesca artesanal de rio da Cova-Gala (Figueira da Foz). O sorteio foi feito na autarquia e as chaves entregues aos homens que irão utilizar cerca de 70 armazéns, ficando ainda por utilizar cerca de 10. O presidente da junta garante que «correu tudo muito bem, mas também fizemos as coisas bem, era importante contemplar os pescadores que tinham direito a eles, foi o que procuramos fazer».

Potencial do país pede mais marinas e portos

Portugal alberga, actualmente, 45 marinas, portos e docas de recreio, num total de 13.848 postos de amarração. Um número que tem feito face à procura mas que é, no entanto, insuficiente para o potencial do país.

MANUEL TÃO:

Ramal Pampilhosa-Figueira da Foz é fundamental para eixo Oeste-Beira Alta

O ESPECIALISTA em transportes ferroviários Manuel Tão, da Universidade do Algarve, considerou que o ramal Pampilhosa (Mealhada) - Figueira da Foz, encerrado há mais de dois anos, é fundamental para a criação do eixo Oeste-Beira Alta.
"Este é um ponto que se deve devidamente explorar, porque estamos a falar de um caminho-de-ferro que é fundamental para construirmos uma grande linha autónoma e independente desde Lisboa até à fronteira de Espanha na Beira Alta", acrescentou Manuel Tão, que participava num debate sobre aquele ramal, promovido por um grupo de trabalho da Assembleia Municipal da Mealhada.
Esta solução, segundo o especialista, vai trazer "benefícios ao nível da exploração da própria Linha do Norte, que tem grandes problemas de capacidade, de escassez de canal horário", além de permitir a ligação à plataforma logística da Pampilhosa e ao porto da Figueira da Foz.

Estado fica com 90% dos lucros de 16,8 milhões dos portos

Contrariando o hábito de ficar apenas com metade dos resultados conseguidos pelos portos, o accionista Estado decidiu este ano levar para casa quase todos os lucros. Uma acostagem estatal que fez embarcar nos cofres públicos quase todos os lucros gerados pelas autoridades portuárias.

Mota-Engil «carrega» na China cargas para porto espanhol de Ferrol

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL), que é controlado pelo grupo Mota-Engil através da Tertir, foi à China em busca de negócios para a sua mais recente concessão: o terminal de contentores do Porto Exterior de Caneliñas, que está a ser construído em Ferrol, na Galiza.

PROJECTO OMEVA

Piscicultura em mar aberto na Armona

O "Projecto OMEVA", destinado à piscicultura em mar aberto na Armona, Olhão, mereceu desenvolvida reportagem na mais recente edição da revista espanhola "Ruta Pesquera". Divulgamos o artigo e um vídeo de apresentação do projecto.

Piscicultura em Mar Aberto

A piscicultura em Mar Aberto (offshore) começou nos últimos anos a despertar grande interesse em várias partes do mundo e mais concretamente no Sul da Europa. O grande desenvolvimento de jaulas destinadas a suportar condições adversas de mar, nomeadamente no que se refere à resistência a forte ondulação e a correntes de velocidades significativas, vem permitir a instalação de estruturas de produção em locais até agora inacessíveis a esta actividade.

Brasil, eólica e navios militares entre os cenários de futuro dos estaleiros de Viana

O presidente da Câmara de Viana do Castelo defende que a viabilização dos Estaleiros Navais (ENVC) poderá passar por uma parceria estratégica com o Brasil, pela construção de plataformas para a produção de energia eólica off -shore e pela aposta na internacionalização através do know-how adquirido com a construção de sofisticadas embarcações militares para a Marinha Portuguesa.
 

SIIM KALLAS:

Com a crise deve haver mais investimento dos privados nos transportes

Siim Kallas, comissário europeu dos Transportes, diz que as ambiciosas metas estabelecidas até 2050 são atingíveis, mas admite que as divergências políticas entre os estados-membros podem comprometê-las.

PORTO DE LEIXÕES

Estilha protegida no final de Julho

A barreira de contentores no Porto de Leixões, que visa impedir a propagação de poeiras geradas pelo depósito a céu aberto de estilha, deverá estar concluída já em Julho.

AÇORES

Transporte marítimo com o exterior tem condições para ser liberalizado, defende José Ribeiro Pinto

O ex-Director da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, José Ribeiro Pinto, defende que o transporte marítimo de carga entre o continente e os portos da Praia da Vitória e Ponta Delgada pode ser liberalizado.

PENICHE

Marina obriga retirada de armazéns industriais para fora de cidade piscatória

A Câmara Municipal de Peniche espera que os proprietários de armazéns industriais da cidade se deslocalizem para outra zona do concelho, para que, em conjunto com a nova marina, mude a imagem da cidade junto dos visitantes.

O MAR INTEGRA, NATURALMENTE, A LISTA

Os nosso tesouros por explorar

O valor de Portugal mede-se pelo PIB, mas há um potencial económico, escondido ou adiado, que nos pode ajudar a crescer: Floresta, mar, turismo, recursos naturais. Detalhado dossier da revista "VISÃO".
 

Fórum do Mar regressa em 2012 com expositores estrangeiros

"Para o ano haverá um novo fórum do mar, com um reforço da componente internacional", afirmou ao Dinheiro Vivo Rui Azevedo, da Oceano XXI. A expectativa "é que venham, não apenas, os representantes dos vários "clusters" ligados ao mar, mas sobretudo de um conjunto de empresas para a participação na feira", acrescentou.

EXPORTAÇÕES NACIONAIS SAÍDAS DOS PORTOS DE LEIXÕES E AVEIRO ESTÃO A CRESCER

«Portugal tem capacidade competitiva»

O presidente da AEP mostra-se confiante na capacidade competitiva portuguesa. Um longo caminho tem ainda de ser percorrido.
As exportações portuguesas ainda estão longe de atingir um nível sustentável . Quem o diz é José António Barros. O presidente da Associação Empresarial de Portugal defende, a "O Primeiro de Janeiro", que Portugal precisa de fazer um esforço extra para conseguir equilíbrio na balança comercial:
"As exportações têm que ser mais faladas. O nosso problema é a balança comercial. Estamos na situação em que estamos, porque de uma forma ou de outra importamos mais do que o que exportamos . Atualmente, Portugal exporta pouco".
 

Total: 237
1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12