Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




ATLÁNTICO DIARIO

A frota de Portugal converte Vigo no seu principal porto de pesca

Em 2011, segundo dados provisórios da Autoridade Portuária de Vigo, cerca de 20% de todo o peixe fresco ali descarregado foi de origem portuguesa; perto de 15 mil toneladas, o que constitui uma parte significativa do total. Mais do que o volume das descargas, importa o "alto valor económico" do produto pescado, sublinha o "Atlántico Diario".

Grupo interessado nos Estaleiros de Viana apresenta plano até final do mês

O único grupo ainda interessado em participar no capital dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) comprometeu-se com o Governo a apresentar até fi nal deste mês o plano de investimentos que poderá vir a colocar em prática na empresa.

ALFREDO PINHEIRO MARQUES, DIRECTOR DO CEMAR

Uma vida com Norte

Entrevista do historiador Alfredo Pinheiro Marques ao jornal "Aurinegra". Ao longo dos últimos anos, o fundador do CEMAR - Centro de Estudos do Mar, dedica parte do seu tempo e da sua investigaçãoà História, Geografia e Antropologia dos Mais Pobres dos Pobres, os Pescadores do Norte de Portugal e da Galiza, da Beira Litoral, da Gândara, de Mira e da Foz do Mondego.

EURODEPUTADO DO PSD GARANTE VERBAS

Há dinheiro comunitário para desassorear Portos de Mar

Apenas uma questão de vontade política impede o desassoreamento dos portos de mar do norte do país, entre Caminha e a Póvoa de Varzim. É o que se conclui das palavras do eurodeputado José Manuel Femandes, que diz haver dinheiro comunitário, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para essas empreitadas, que classifica como prioritárias .

Porto de Sines em destaque na «Revista de Marinha»

A edição de Novembro-Dezembro 2011 da "Revista de Marinha" traz como destaque principal os Portos e a Actividades Portuárias. Esta temática é desenvolvida em vários artigos, dos quais se destacam "A Importância de Sines no Sistema Portuário Nacional" assinado por Jorge D'Almeida e "O Carácter Estratégico de Sines", texto cedido pela APS.

CONFERÊNCIAS CGD - EXPORTAR E INTERNACIONALIZAR

«Temos de dobrar o montante das exportações»

Internacionalizar é a solução que muitos querem para a economia portuguesa. Mas será a solução para todas as empresas? E internacionalizar para onde? Os mercados emergentes parecem estar à espera do investimento nacional. Não existirão mercados maduros disponíveis para relações com Portugal?

AVEIRO

Eixo Ibérico em velocidade alta considerado prioritário

O troço entre Aveiro-Salamanca, em bitola ibérica, está nas prioridades do Governo Português, mas também da União Europeia que incluiu este troço no pacote financeiro de 2014/2020. Um tema em destaque no Boletim Informativo do Município de Aveiro.

DOSSIER DO «EXPRESSO»

Ó mar salgado, quanto do teu sal são negócios para Portugal

A riqueza do mar português está a atrair os empresários para o transporte de contentores, as renováveis, o petróleo e a pesca. "Expresso Economia", 3 de Dezembro de 2011. Para ler aqui.

TRANSPORTES EM REVISTA

Revolução a caminho - Entrevista a Sérgio Monteiro

Com a apresentação do Plano Estratégico de Transportes no final do passado mês de Setembro, todos os olhares do sector recaem agora sobre Sérgio Monteiro. 9 páginas para ler na "Transportes em Revista".

ORGANIZADA PELO «EXPRESSO»

Conferência do Mar 2011 | O que de essencial se passou

O Expresso voltou a organizar este ano um evento onde se discutiram as mais-valias do mar: a Conferência do Mar 2011. Durão Barroso, Álvaro Santos Pereira e José Manuel Félix Ribeiro foram os oradores principais da conferência do Mar, a 25 de novembro. Manuel Pinto de Abreu, António Mexia, António Costa Silva e Nogueira Leite foram outros oradores do evento.

A polémica questão das duas placas giratórias nos Açores

O relatório final do estudo '"Açores Logístico – Competitividade Logística para os Açores", elaborado a pedido da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, - publicado na edição de 17 de Junho do ‘Correio dos Açores’ e ainda hoje actual - aponta para a criação de duas plataformas logísticas do transporte marítimo em Ponta Delgada e Praia da Vitória e a separação dos transportes marítimos com o exterior do transporte inter-ilhas.

TIAGO PITTA E CUNHA:

«Temos de olhar para o mar como um todo»

"Penso que não houve uma data em que o país acordasse e dissesse 'o cluster do mar é estratégico para a economia portuguesa’. Depois de um longo período de esquecimento, estamos como que a despertar gradualmente para essa importância. Mais concretamente, houve um desaparecimento da percepção da importância do mar nos últimos 30 a 40 anos, após a revolução de 1974, por força, entre outras razões, da forte associação do mar com o regime do Estado Novo. Nesse despertar há um marco importante, que é a Expo 98, não tanto do ponto de vista económico, mas mais do ponto de vista da modernidade e da identidade nacional. O mar regressa à agenda nacional não já ligado ao passado dos 'heróis do mar', mas associado ao futuro.
ENTREVISTA DE TIAGO PITTA E CUNHA AO "DIÁRIO ECONÓMICO".
 

PORTOS ASSOREADOS

Mais do que um barco a morrer na praia

As areias, como os pescadores, procuram o interior dos portos para se proteger, explicava o especialista em hidráulica Veloso Gomes. Uma voz avisada, que deixou um alerta claro às autoridades do país. Ou se assume o custo do desassoreamento períodico dos nossos portos, ou as comunidades piscatórias que deles dependem ficam em risco.

«CASE STUDY» NA «VIDA ECONÓMICA»

Virtualização do data center do Porto de Lisboa

Depois de ter renovado alguns servidores em fim de vida, a Administração do Porto de Lisboa (APL) decidiu efectuar uma avaliação do seu data center e implementar uma plataformade virtualização dos servidores.

REPORTAGEM DO «PÚBLICO»

Assoreamento dos portos pode deixar em terra centenas de barcos no Norte

De Vila Praia de Âncora à Póvoa de Varzim, pescadores de vários portos queixam-se da ausência de condições de trabalho e dos riscos para a navegação. O "Público" detalha o assunto, em reportagem.

JOSÉ RIBAU ESTEVES, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO

Portos do Centro: elementos da estratégia de desenvolvimento regional

O Porto de Aveiro viveu em 2010 um importante ano da sua vida, com um movimento record de mercadorias, a activação da 3ª fase da Via de Cintura Portuária e da Ligação Ferroviária à Linha do Norte, a entrada em operação do Santa Maria Manuela da empresa Pascoal & Filhos,…, conquistando acrescida capacidade para se constituir cada vez mais como um elemento da estratégia de desenvolvimento regional que estamos a concretizar no Município de Ílhavo, na Região de Aveiro e na Região Centro de Portugal.

VALDEMAR COUTINHO | PRESIDENTE DA AIDA

Os portos da Região Centro permitem aumentar a competitividade das empresas

Nos últimos anos, os portos da Região Centro têm evidenciado um importante dinamismo, reflectido num aumento do tráfego e num aumento progressivo do grau de diversificação dos produtos transportados, possibilitando o acesso competitivo de mercadorias regionais, nacionais e internacionais, promovendo o desenvolvimento económico desta Região e contribuindo para a sua projecção nacional e internacional.

SEGURANÇA MARÍTIMA

Secretário de Estado desvaloriza críticas da Marinha e esclarece transferência de competências

O Secretário de Estado do Mar explicou ontem que as competências na área da segurança marítima do Instituto dos Transportes Marítimos (IPTM), que será extinto, vão transitar para a Direcção Geral dos Recursos Naturais e desvalorizou as críticas da Marinha.

JOSÉ LUÍS CACHO:

«Estamos a criar as condições para que os portos de Aveiro e Figueira sejam competitivos»

O ciclo de investimentos nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz começa a dar frutos. O crescimento dos últimos dois anos é, segundo o administrador da APA, José Luís Cacho, um bom sinal. Mas ainda há projectos para concretizar.
Entrevista ao diário "As Beiras", para ler aqui.
 

HERMANO SOUSA (ALTRI)

«Alargar o raio de acção dos portos da Figueira e Aveiro pode ser uma solução»

A ALTRI exporta cerca de 95 por cento da sua produção e concentra no porto da Figueira da Foz as suas expedições por modo marítimo convencional. Entre exportações de pasta de papel e importações de madeira, o grupo movimenta cerca de 600.000 toneladas por ano, o que correspondeu em 2010 a cerca de 37 por cento do total movimentado na Figueira da Foz.

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