Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal investe na energia fotovoltaica

A nova mini central fotovoltaica instalada na cobertura do edifício do Cais 3 do Porto de Setúbal entrou em pleno funcionamento, com o início da venda de energia à EDP-Universal, SA. O sistema, com uma potência instalada de 30 kW, é o segundo concluído este ano e o quarto do parque fotovoltaico da APSS – Administração dos Porto de Setúbal, SA.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | VISITA VIRTUAL ESTE SÁBADO

Bacalhau, um peixe com cabeça

Esta visita virtual para toda a família dá um conhecer um animal bem diferente daquele que compramos no supermercado, espalmado e sem cabeça. Com imagens fantásticas do Aquário dos Bacalhaus, a visita revela algumas particularidades deste peixe, como o barbilho, que usa como gps, ou a sua voracidade.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Peça do mês: o «mata-bicho» na pesca do bacalhau

O «mata-bicho» ficou nas memórias de quem andou na pesca do bacalhau e persistiu à evolução tecnológica, da pesca à linha até ao arrasto, hoje muitas destas memórias dão voz às peças que estão no Museu Marítimo de Ílhavo.
Ao visitar a sala da Faina Maior, repare no pequeno detalhe que se encontra na parede da sala dos oficiais: o corninho do «mata-bicho».

AVEIRO

PARCERIA PARA PROMOÇÃO DAS ACTIVIDADES NÁUTICAS A ALUNOS DO 3.º ANO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em cooperação com a Estação Náutica de Aveiro, o Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas José Estêvão, o Sporting Clube de Aveiro e o Desporto Escolar estabeleceram uma parceria com o objetivo de promover atividades náuticas para Alunos do 3.º ano de escolaridade do Município, permitindo um batismo de Vela gratuito.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

«Novas Vistas Lumière»: inscrições até 15 de março

O Festival de Cinema dedicado ao Mar, promovido e organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo, está agendado para os dias 17 a 21 de abril. Até lá, já há um conjunto de atividades que faz mexer o festival, nomeadamente no âmbito de projetos escolares e com o concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière”, inspirado nos filmes dos irmãos Lumière realizados no início da arte cinematográfica.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) em destaque

2020 deverá ficar marcado no Porto de Aveiro pelo avanço da segunda fase da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), anunciou o Conselho de Administração da APA, S.A.

Os primeiros terrenos disponibilizados permitiram a instalação de Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da AS Silva Matos.
O Porto de Aveiro tem uma área de cerca de 44,3 hectares disponíveis para empresas industriais. Os investimentos estratégicos para o período 2018-2022 estimam-se em 36,2 milhões de euros.

VELA

CNBB conquista lugares de pódio em Matosinhos

Realizou-se em Matosinhos a 1º Prova de apuramento regional Norte de vela na classe laser. Dois dias de vento e ondulação média proporcionaram um total de 5 regatas em frente à praia de Matosinhos. O CNBB participou com 5 atletas dos seus 6 de competição, nomeadamente 4 atletas em Laser 4.7 e um na classe radial.

GAFANHA DA NAZARÉ

Forte da Barra vai para concurso

O concurso para a concessão do Forte da Barra, no concelho de Ílhavo, no âmbito do programa Revive, deverá ser lançado no dia 31 de Janeiro, anunciou António Baeta, do Turismo de Portugal, durante o seminário “Turismo, Património e Arquitectura Vernacular”, que decorreu na Universidade de Aveiro.
No distrito de Aveiro existem três imóveis pertencentes à lista do Revive, um programa criado pelo Governo em colaboração com as câmaras que prevê ceder edifícios públicos a privados para serem recuperados e usados para actividades económicas, nomeadamente turísticas.

Universidade de Aveiro mostra protótipos no Fórum do Mar Business2Sea 2019

Durante três dias, a Universidade de Aveiro (UA) vai mostrar protótipos desenvolvidos no âmbito de trabalhos de investigação e ações de apoio à realização de provas de conceito, num stand conjunto com a Comunidade Portuária de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) no Fórum do Mar Business2Sea.
O evento decorre de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega, Porto.

ESTE SÁBADO, NO MMI

Oficina de Nautimodelismo

O Museu Marítimo de Ílhavo volta a receber uma Oficina de Nautimodelismo (construção), dinamizada pela TEAM - Truques & Engenhocas Associação Modelismo.

AVEIRO

Pesca Artesanal, Galitos e A Balsa juntam-se aos Amigos da Ria

A Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) passou a integrar o núcleo de fundadores do MARIA - Movimento de Amigos da Ria de Aveiro, garantindo “uma nova dinâmica resultan te da importância da sua actividade sócio-económica em todo o território da Ria”, segundo comunicado daquele movimento.
O MARIA refere-se à APARA como “a mais importante organização de produtores de pesca da região de Aveiro, fundada em 2004 e actualmente representativa de cerca de 95 por cento da actividade de pesca do Porto de Aveiro”, representando “376 embarcações registadas no Porto de Aveiro.

A grande obra no litoral do país vai acontecer na Ria de Aveiro

A grande obra no litoral do país vai acontecer na ria de Aveiro Desta parece que vai ser mesmo de vez. O desassoreamento da ria de Aveiro está a poucas semanas de avançar para o terreno.
É a maior de todas as intervenções destes últimos anos no litoral e nas lagoas costeiras”, destacou ao PÚBLICO o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a propósito da obra orçada em 17,5 milhões de euros (mais IVA).

SUDOESTE DE AVEIRO

Quercus deixa recomendações mas dá luz verde a produção de salmão em aquacultura

A Quercus participa na consulta pública para a instalação de aquacultura a sudoeste de Aveiro e não se opõe ao projecto de criação de salmão em mar aberto.
A autorização requerida destina-se à instalação de uma unidade experimental de aquacultura para a avaliação do crescimento de Salmão do Atlântico (Salmo salar) em condições offshore, a 11 milhas náuticas a sudoeste de Aveiro.

COMEÇA ESTA QUARTA-FEIRA, EM TORRES VEDRAS

3.ª Conferência Anual do ENERGYIN e workshop da fileira Offshore

O EnergyIN- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia realiza a 26 e 27 de Junho a sua 3.ª Conferência Anual, no Teatro-Cine em Torres Vedras. Sob o tema “A Indústria da Energia: Estratégias de Crescimento para 2020”, este encontro abordará temáticas relevantes para as empresas portuguesas do sector da energia.

A 9 DE JULHO

Sessão Pública WindFloat e Workshop

A 9 de Julho decorre uma Sessão Pública sobre o projecto WindFloat, em Apúlia (Esposende). Este encontro oferece a oportunidade de conhecer as últimas novidades acerca deste projecto de energia eólica offshore WindFloat, que se encontra ao largo de Aguçadoura, em Portugal.

WAVEROLLER

Peniche no caminho das energias limpas

Peniche está definitivamente no caminho das energias limpas. Após algum tempo “em terra” para revisões e algumas alterações, o WaveRoller voltou a submergir junto à Praia da Almagreira.

Primeiro ferry eléctrico do mundo

O armador norueguês Fjellstrand e a Siemens desenvolveram o primeiro ferry eléctrico do mundo. Com 80 metros de comprimento, o barco pode transportar 120 veículos e 360 passageiros, devendo entrar ao serviço, a partir de 2015, na rota entre Lavik e Oppedal, na Noruega.

ANTÓNIO COSTA E SILVA:

Transportes são o principal problema energético de Portugal

Estamos numa encruzilhada porque vamos continuar a consumir cada vez mais energia mas as emissões têm que ser reduzidas. Isso não vai ser possível sem uma nova matriz energética e sem soluções, sobretudo para o sistema de transportes", referiu o orador, centrando-se então no contexto nacional: "Os transportes são o principal problema energético de Portugal. E o problema agravou-se entre 1990 e 2004" - afirmou o Chairman da Partex Oil and Gas.

HOJE, 31 DE JANEIRO

ADFERSIT debate «Transportes: As Energias e os Combustíveis do Futuro»

No âmbito do ciclo de Conferências "Conectividade e Competitividade", a ADFERSIT organiza hoje, dia 31 de Janeiro, uma conferência subordinada ao tema "Transportes: As Energias e os Combustíveis do Futuro", tendo como orador o Prof. António Costa Silva, Chairman da Partex Oil and Gas.

ANTÓNIO SÁ DA COSTA | «CLUSTER DO MAR»

Mar, o último recurso inexplorado para produção de electricidade

A produção de electricidade em Portugal iniciou-se há mais de 120 anos, e a primeira central foi uma central hídrica com cerca de 800 kW que abastecia Vila Real. Desde então foram surgindo centrais hídricas com dimensão crescente e, mais recentemente, o peso das centrais térmicas cresceu.

Total: 112
1 2 [3] 4 5 6