Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Crónicas do Mar IV - Rotinas

Sem telemóvel e sem terra à vista, as saudades começam a apertar. E ninguém está imune - nem instruendos nem guarnição. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Crónicas do Mar III - Bolas de Berlim

Pão e bolos frescos são prazeres que não se perdem em alto-mar. A bordo do Creoula viaja um padeiro que sonha com arrufadas, pãezinhos de leite e bolas de Berlim. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Crónicas do Mar VI - Mergulho na história

Há 30 anos na Marinha Portuguesa, a vida do Creoula começou de maneira muito diferente há 80 anos: nas campanhas de pesca do bacalhau no mar gelado do Norte do Atlântico. Fecho para todos os capítulos: Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Crónicas do Mar VII - Remédio Santo

Sem nunca ter posto um pé num barco, Inês decidiu que iria passar o resto da vida no mar. E não é que acertou? Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Paulo Freitas, do Sindicato XXI, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o dirigente sindical Paulo Freitas, do Sindicato XXI, para uma conversa sobre o presente e os desafios que se colocam no futuro à atual direcção.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Cláudia Louzada, Directora Executiva da Ordem dos Despachantes Oficiais, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, convidou Cláudia Louzada, Directora Executiva da Ordem dos Despachantes Oficiais, para falar sobre o futuro desta actividade.

O espaço da CPSI destaca ainda um novo projecto, a ser instalado na Zona Industrial Ligeira, e que vai ligar Sines ao Brasil. Trata-se do primeiro cabo submarino de fibra óptica directo entre a Europa e a América Latina, através de Sines, que vai começar a ser instalado até ao início de 2018, com um investimento de cerca de 170 milhões de euros.

PROGRAMA DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

Delmar Conde na Rádio Voz da Ria

Em mais uma edição do programa dedicado à CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, na RVR – Rádio Voz da Ria, destaque para Delmar Conde, um conhecido construtor de barcos de recreio e velejador.
Delmar Conde tem um estaleiro na Gafanha da Encarnação, em ílhavo, onde se dedica à reparação de barcos que, em tempos, construiu. Nesta entrevista à Voz da Ria, Delmar Conde fala da sua paixão pela vela. Paixão que já transmitiu aos filhos.

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO

Pedro Braga da Cruz na Rádio Voz da Ria

O programa da Comunidade Portuária de Aveiro emitido quinzenalmente pela Rádio Voz da Ria tem como convidado Pedro Braga da Cruz, o novo presidente da Administração do Porto de Aveiro.
Pedro Braga da Cruz já desempenhou este cargo durante três anos, entre 2002 e 2005. Está agora de regresso e com novas ideias…

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Mário Rui Calisto fala-nos do FOR-MAR

Em mais uma edição do programa dedicado à CPA (Comunidade Portuária de Aveiro), na RVR (Rádio Voz da Ria), o destaque vai para o Comandante Mário Rui Calisto, dirctor regional do For-Mar, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar.
O actual For-Mar, anteriormente designado por Forpescas, orienta, neste momento, mais de três cursos para pescadores e marinheiros em ílhavo e Figueira da Foz, totalizando cerca de mil formados.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a João Pedro Braga da Cruz

Nesta edição do "Porto de Encontro", entrevista ao novo Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Pedro Braga da Cruz. Fala-se sobre o futuro, novos planos, outros já implementados, sobre as mais-valias do Porto de Aveiro e de outros assuntos relevantes.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Náutica de Recreio em destaque na entrevista a Paulo Amaral

Este programa da Rádio Voz da Ria versa sobre a náutica de recreio. Paulo Amaral, dirigente do Clube Náutico Boca da Barra, colectividade que ensina velejadores a partir dos cinco anos, é um profundo conhecedor da náutica de recreio, em especial do ensino e competição de vela.
Nesta conversa, ficamos a par dos problemas da Ria de Aveiro, mas também de todas as suas potencialidades.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

COMUR | Sucesso na indústria das conservas

Convidado desta edição do Vice-Presidente da Câmara da Murtosa, Januário Cunha. O tema tem tanto de tradicional como de bom. Fala-se da COMUR, uma prestigiada marca de conservas, com sede na Murtosa, um autêntico caso de sucesso na indústria das conservas.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Isabel Ramos nomeada directora executiva da agência portuguesa do «short sea»

Natural de Aveiro, Isabel Ramos foi gestora de desenvolvimento de negócios na Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.). Recentemente, foi nomeada directora executiva da agência portuguesa do "short sea", graças ao seu envolvimento em vários projectos de promoção e divulgação do sector, como o Proposse, E-80 ou Logíscitca Cencyl. Integra, neste momento, os quadros do Porto de Lisboa, mas regressa às origens neste Porto de Encontro.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Conheça o Projecto «Rialidades»

O convidado do primeiro Porto de Encontro de Fevereiro 2015 é Rui Bela, promotor do projecto Rialidades. Conheça o projecto, o seu impulsionador e a RIAlidade da região de Aveiro.

JOSÉ LUÍS CACHO:

Porto de Aveiro deve chegar aos cinco milhões de toneladas em 2016

O ano de 2014 marcou um novo recorde de movimentação anual no porto de Aveiro. A CARGO falou com José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, que se mostrou "muito satisfeito" com os resultados obtidos e traçou metas objectivas já para o breve prazo.
"Os resultados deixam-nos muito satisfeitos, vão ao encontro das metas que temos estabelecidas no Plano Estratégico do Porto de Aveiro. Em dois anos conseguimos crescer 34%, por isso temos que estar satisfeitos com o crescimento sustentado que viemos alcançando".
 

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Jornal da Economia do Mar

Nesta edição, o director da publicação mensal, Gonçalo Magalhães Colaço, o Presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, e o Presidente da CIRA, Ribau Esteves, falam sobre a importância do mar e dos objectivos deste jornal.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

À conversa com Ricardo Calado

Nesta edição, a conversa é com o investigador do departamento de Biologia e do CESAM da Universidade de Aveiro, Ricardo Calado, que nos deixa uma ideia sobre a sua investigação, centrada nos recursos marinhos, na aquacultura, na biotecnologia avançada e também na ecologia do mar. Será o peixe de viveiro fiável? Estaremos, enquanto país, a aproveitar o que o mar nos pode dar?

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

«Douro Azul» em destaque

Nesta edição, o destaque vai para a empresa de cruzeiros fluviais Douro Azul. Empresa líder na área, fala-se do Douro, da beleza incomparável da região, de números e do futuro.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

José Luís Cacho faz balanço positivo de 2014

"Primeira semana de 2015, o balanço é de 2014. Ano positivo para o Porto de Aveiro, garante José Luís Cacho,convidado desta edição.
Fala-se ainda em planos para 2015 e sobre a economia do mar.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Os Pescadores dos mares da China - métodos, barcos e cultura piscatória

Através de uma viagem "apenas de retorno" à China, o casal de murtoseiros Rui Cruz e Sara Ezequiel foi levado pela curiosidade a ver de perto a cultura piscatória local, trazendo-nos como mote para esta a edição ”Os Pescadores dos mares da China - métodos, barcos e cultura piscatória“. Ao longo de uma costa com cerca de 5000 quilómetros percebemos que, apesar de serem povos longínquos, têm imensas semelhanças com a cultura dos pescadores de Aveiro.

Total: 236
1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12