Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




13 DE FEVEREIRO

Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro. Escolheu-se esta data pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio celebrou-se em 2012.

 

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

A emitir há mais de 13 anos

A 24 de Outubro de 2005, a Rádio Terra Nova (105.0 FM) iniciava a transmissão do programa "Porto de Encontro".
Nas ondas da rádio, abriu-se uma escotilha com vista para o Porto de Aveiro. São estórias do mar, estórias das gentes do mar, estórias de marear.

Volvidos mais de 13 anos, o programa continua a ser emitido, quinzenalmente, às segundas-feiras, entre as 11:30 e o meio-dia.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Programa inaugural aconteceu a 13 de Março de 2014

A Rádio Voz da Ria emite quinzenalmente o programa “Comunidade Portuária de Aveiro em foco”, destinado a dar voz aos anseios, projectos e realizações de uma das comunidades portuárias mais dinâmicas do país.
O programa vai para o ar às quintas-feiras, 11:00, com reposição às 14:00, podendo ser acedido também, em formato podcast, no site da CPA.

CPSI

Comunidade Portuária de Sines com programa radiofónico quinzenal

A Comunidade Portuária de Sines (CPSI) passou a dispor, a partir desta sexta-feira, 28 de Abril de 2017, de um programa na Rádio Miróbriga (102.7 FM).
Com periodicidade quinzenal, o programa terá emissão hertziana às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora.

A data de lançamento do programa inaugural foi escolhida tendo em conta o início, também a 28 de Abril, do “Sines Tall Ships Festival”, que integra uma etapa da “RDV 2017 Tall Ships Regatta”.
Jorge d’Almeida, Presidente da CPSI, é o convidado deste programa, espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária de Sines.

CPSI

Comunidade Portuária de Sines com programa radiofónico quinzenal

A Comunidade Portuária de Sines (CPSI) iniciou, a 28 de Abril de 2017, a emissão de um programa na Rádio M24 (102.7 FM).
Com periodicidade quinzenal, o programa tem emissão hertziana às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora.

A data de lançamento do programa inaugural foi escolhida tendo em conta o início, também a 28 de Abril, do “Sines Tall Ships Festival”, que integrou uma etapa da “RDV 2017 Tall Ships Regatta”.
Jorge d’Almeida, Presidente da CPSI, foi o convidado do programa inaugural, espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária de Sines.

O programa conta com o apoio da APS (Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA).

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Eduardo Martins detalha o Projecto ONBOARD

O Espaço da Comunidade Portuária dá, nesta edição, grande destaque para um projeto que envolve o ISCIA - Instituto Superior das Ciências da Informação e Administração de Aveiro. O ISCIA tornou-se uma das entidades parceiras do projeto europeu ONBOARD, que é dirigido à formação na área portuária.
Um projeto que conta com a participação de seis entidades de três países diferentes (Portugal, Reino Unido e Irlanda), sendo coordenado pela empresa portuguesa de consultadoria INOVA+.

Ameaças cibernéticas incentivam regresso da rádio para navegação em alto mar

O risco de ataques cibernéticos contra a navegação por satélite de navios leva a que alguns países retrocedam na história e desenvolvam sistemas de backup com raízes na tecnologia de rádio da Segunda Guerra Mundial.

Os navios usam GPS (Sistema de Posicionamento Global) e outros dispositivos similares, que dependem do envio e recepção de sinais de satélite, que muitos especialistas consideram vulneráveis a interferências de hackers.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Capítulo Gastronómico da Confraria do Bacalhau em destaque

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), a Capitania do Porto de Aveiro, Ivan Lins, compositor, músico e cantor brasileiro, Paulo de Carvalho, cantor português, foram entronizados este sábado Confrades de Honra, no 19.º Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau. Este o tema do programa emitido pela Rádio Terra Nova.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, para falar sobre as prioridades do novo mandato autárquico e do desenvolvimento económico do concelho de Sines.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Entrevista ao Presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.)

No ano em que o Porto de Aveiro (PA) ultrapassou, pela primeira vez, os cinco milhões de toneladas de mercadorias movimentadas num só ano, o objetivo da administração da unidade portuária passa por continuar a potenciar as qualidades do porto, visando a "permanente evolução de cargas movimentadas". Facto recordado por Pedro Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A, em mais uma edição do programa "Porto de Encontro". "Temos de encontrar, sempre, soluções competitivas de transporte e pô-las ao serviço dos nossos clientes. Temos procurado, em conjunto com a Comunidade Portuária, cumprir com esse serviço e estamos a dar-nos bem", referiu.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Jaime Fernandes, Director da CLT

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o director da CLT – Companhia Logística de Terminais Maritimos, Jaime Fernandes, para uma conversa sobre a empresa do Grupo Galp Energia que opera no Terminal de Granéis Líquidos de Sines.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

III Workshop Internacional «LIFE+MarPro»

A Costa Nova recebeu recentemente o III Workshop Internacional 'LIFE+MarPro', num "debate" sobre a protecção de áreas marinhas. As Áreas Marinhas Protegidas, para aves marinhas, já foram aprovadas dentro da Rede Natura mas, para cetáceos, as Áreas Marinhas ainda estão "sob consideração". Debateram-se os Planos de gestão de Áreas, questões relacionadas com o sector da Pesca, Economia Azul e a Governança de Áreas Protegidas.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Afonso Cruz e o Mar em histórias entrelaçadas

Mais uma vez Afonso Cruz volta a desafiar os géneros e escreve um volume de Enciclopédia que, afinal, é um romance em várias entradas: um conjunto de histórias interligadas entre si, todas elas sobre o MAR, o seu apelo, o seu fascínio. Histórias encantatórias a que não faltam personagens inesquecíveis, como a do homem que tem o céu tatuado na pele ou o músico que lança cartas de amor ao mar.

PROGRAMA DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

NADO | Náutica Desportiva Ovarense

Nesta edição do programa que quinzenalmente a RÁDIO Voz da Ria dedica à CPA (Comunidade Portuária de Aveiro), vai estar em destaque a NADO – Náutica Desportiva Ovarense.
Ao longo dos próximos minutos, Hélder Ventura, o presidente da NADO, vai dar a conhecer o trabalho desta coletividade, desenvolvido na náutica de recreio e na prática desportiva.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Inovação e empreendedorismo na economia do mar

Hugo Diogo, empreendedor e director da Compta Emerging Business, é o convidado do programa desta semana, para falar de "inovação e empreendedorismo na economia do mar", onde a sua empresa desenvolve actividade.

«Svitzer Portugal» faz balanço positivo das operações no Porto de Sines

Desde 2013, a empresa já efectuou mais de 5 mil assistências no Porto de Sines, incluindo operações de segurança e salvamento.
Atento ao crescimento previsto para o Terminal XXI e da PSA Sines, Rui Cruz antecipa já um plano de expansão da Svitzer com a introdução de um terceiro rebocador no Porto de Sines.

Paulo Mestre no Espaço da Comunidade Portuária de Sines

O programa da Comunidade Portuária de Sines que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Eng. Paulo Mestre, diretor geral do Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, da REN Atlântico, para falar sobre a importância deste ativo estratégico para o país e perspetivar o futuro do GNL no âmbito da Estratégia para os Portos Nacionais definida pelo atual governo.

ESTA SEXTA-FEIRA, ÀS 12 HORAS - ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

João Damas, da SITANK, na Rádio Miróbriga

programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, convidou João Damas, administrador-geral da SITANK, um dos sócios da CPSI, para uma conversa sobre a empresa de capitais maioritariamente nacionais com atividades nas áreas da navegação e logística. 

O espaço CPSI visitou ainda o entreposto de Sines, onde acompanhou uma operação de descarga e inspecção de fruta.

Crónicas do Mar I - Prontos para a partida

Trinta e cinco jovens e 42 militares fechados num navio durante cinco dias, praticamente sem contacto com o exterior. A aventura começa com baldes e vassouras. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Crónicas do Mar V - Filho de peixe

Foram as saudades do pai que fizeram com que João Silva quisesse ser militar. É o contra-mestre do Creoula e experimenta agora outras saudades. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Total: 236
1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12