Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Fórum Oceano em destaque

Nesta edição do espaço da CPA destacamos a Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, que tem por finalidade promover o desenvolvimento da economia do Mar. Conta com mais de 100 associados, ligados a diversos sectores de actividade da economia do Mar.

Rui Azevedo, Secretário Geral, aceitou fazer uma apresentação da Fórum Oceano e das actividades que desenvolve, assim como de projectos envolvendo a região de Aveiro.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Arte Xávega na Vagueira

A pesca artesanal praticada nas Praias da Vagueira e Areão, denominada “Arte Xávega”, recebeu apoio da autarquia local. Considerada de elevada importância do ponto de vista socioeconómico, histórico, cultural e turístico, esta é uma actividade ameaçada. A autarquia assume como “fundamental” defender e salvaguardar este património cultural, que está intimamente associado à identidade da população local, em particular da população da freguesia da Gafanha da Boa Hora.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

O papel da mulher na epopeia da pesca do bacalhau

O Museu Marítimo de Ílhavo admite que o papel da mulher na epopeia da pesca do bacalhau está ainda por valorizar na sua dimensão museológica.

A pretexto do Dia Internacional dos Museus, a performance de Maria Gil “Mulheres em terra, homens no mar”, fez luz sobre o tema e o consultor do MMI assume que esta parte da história exige mais investimento.

RÁDIO VOZ DA RIA | CPA EM FOCO

Entrevista a Nuno Pires, Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro

Nesta edição é dada a palavra a Nuno Pires, Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro. A conversa começa pelo balanço de 2018, marcado pelo crescimento do movimento de mercadorias no Porto de Aveiro.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 | PARA OUVIR EM PODCAST

Miguel Neto, Director de Operações de Aquicultura da Seaculture

O Programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, destaca o projeto de aquacultura que a empresa Jerónimo Martins desenvolve na costa alentejana e onde são produzidos anualmente entre 400 e 500 toneladas de robalos, criados em jaulas flutuantes e enviados para todas as lojas do grupo, de norte a sul do país.
Conversámos com Miguel Neto, director de operações de aquicultura da Seaculture, empresa do grupo Jerónimo Martins.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Concurso da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, sobre o tema «Mar»

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresentou, em Aveiro, a moeda comemorativa “O Mar”, desenhada por uma jovem aveirense. O desenho da autoria de Ísis Martins, aluna de 12 anos, foi o vencedor da 2.ª edição do concurso “Desenhar a Moeda”, promovido em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro. A aluna da Escola Básica João Afonso venceu o concurso com 800 participantes e viu agora a sua interpretação cunhada em moedas de prata.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Turismo ajuda a recuperar as salinas de Aveiro

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a apresentação das salinas de Aveiro.
O turismo está a ajudar a recuperar as antigas marinhas e a dar trabalho aos últimos marnotos. O sal de Aveiro ganha novo impulso também com a ajuda dos produtos gourmet, como são os casos da salicórnia ou da flor de sal.

Vozes femininas no Porto de Sines e na CPSI

Destaque, nesta newsletter temática, para as mulheres que, nos mais diversos cargos e funções, trabalham no Porto de Sines e nas empresas associadas da Comunidade Portuária de Sines.
Vozes destacadas no Espaço da Comunidade Portuária de Sines, programa emitido quinzenalmente pela Rádio M24.
 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PARA OUVIR EM PODCAST

Porto de Recreio de Sines em destaque, com Elisabete Dias

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, destaca, nesta edição, o Porto de Recreio de Sines, único ponto de paragem, entre Setúbal e o Algarve, para muitas embarcações de recreio que percorrem a costa portuguesa em rotas nacionais e internacionais.

Conversámos com Elisabete Dias, há seis anos no cargo de gestora-funcional de uma infraestrutura que tem capacidade para 230 lugares de amarração e está preparada para receber embarcações até 25 metros de comprimento.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Apoios comunitários do programa MAR 2020 para cinco municípios costeiros da região de Aveiro

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a apresentação do mais recente concurso organizado pela Região de Aveiro no âmbito dos Grupos de Acção Local (GAL) Pesca, que decorreu na praia da Vagueira, em Vagos.

16 Projetos, envolvendo 32 entidades locais públicas e privadas, pertencentes a cinco municípios costeiros de Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos vão beneficiar de apoios comunitários do programa MAR 2020.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

«Os Últimos Terranovas Portugueses», de Senos da Fonseca

Senos da Fonseca apresentou a 22 de Abril a obra 'Os Últimos Terranovas Portugueses'. Trata-se de uma “grande História da Pesca do Bacalhau” com espaço para falar de embarcações mas também de homens que participaram na 'grande epopeia'. São quase 600 páginas com cerca de 600 fotografias, num percurso por dez séculos de história. A 'Faina Maior' ganha novo destaque neste projeto de investigação que, segundo Senos da Fonseca, completa o seu esforço nesta área.

40 PROGRAMAS JÁ EMITIDOS

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 FAZ DOIS ANOS ESTE DOMINGO

O programa radiofónico da Comunidade Portuária de Sines cumpre dois anos de emissões este domingo. A estreia verificou-se a 28 de Abril de 2017, data que coincidiu com o início do “Sines Tall Ships Festival”.

Jorge d’Almeida, Presidente da CPSI, foi o convidado da emissão inaugural deste espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária de Sines.

Com periodicidade quinzenal, o programa tem difusão hertziana na M24 (102.7 FM) às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora, e posterior disponibilização de podcast.

Assinalamos a efeméride com esta newsletter temática, composta por alguns dos 40 programas emitidos até à data.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PARA OUVIR EM PODCAST

Telma Lau, mulher-piloto, no programa da CPSI na Rádio M24

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, continua a dar destaque às mulheres que desenvolvem funções de piloto de barra no Porto de Sines. Desta vez é nossa convidada Telma Lau, a segunda mulher-piloto a exercer estas funções no porto alentejano.

Natural de Lisboa, a jovem aceitou o convite para contar um pouco da sua história, que começa num curso no qual ingressou depois de uma tentativa falhada para seguir Medicina. A decisão apanhou a família de surpresa, mas Telma rapidamente singrou nesta área.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Dia do Porto de Aveiro em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o Dia do Porto de Aveiro. Comemorações que incluíram uma homenagem especial a quase 60 funcionários, com mais de 25 anos de carreira.
Tendo como cenário o emblemático Navio-Museu Santo André, o acto foi presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Este é o centésimo programa da CPA emitido pela Rádio Voz da Ria.
 

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Casa do Pessoal do Porto de Aveiro em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a Casa do Pessoal do Porto de Aveiro. Trata-se de uma associação cultural, desportiva e recreativa que ganhou estatuto legal há quase 18 anos. Representa os 95 trabalhadores do quadro mas, também, reformados e até outros associados.

Sérgio Dias é o Presidente da Casa do Pessoal do Porto de Aveiro e o convidado deste programa.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PARA OUVIR EM PODCAST

Margarida Bagão, primeira mulher-piloto de barra do país, no programa da CPSI na Rádio M24

O Programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, regressa com um destaque particular para as mulheres-piloto de barra que desempenham funções no Porto de Sines.
Em Portugal existem três mulheres-piloto de barra, no universo do sector portuário; duas delas desenvolvem a sua actividade no Porto de Sines e uma no Porto de Aveiro.
Nesta edição, o programa da CPSI conversou com Margarida Bagão, 33 anos, a primeira mulher-piloto de barra do país, e há 7 anos no porto alentejano.

ESTA SEXTA-FEIRA, ÀS 12 HORAS - ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Margarida Bagão, primeira mulher-piloto de barra do país, em destaque

O Programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, regressa com um destaque particular para as mulheres-piloto de barra que desempenham funções no Porto de Sines.
Em Portugal existem três mulheres-piloto de barra, no universo do sector portuário; duas delas desenvolvem a sua actividade no Porto de Sines e uma no Porto de Aveiro.
Nesta edição, o programa da CPSI conversou com Margarida Bagão, 33 anos, a primeira mulher-piloto de barra do país, e há sete anos no porto alentejano.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Prémios Excellens Mare em destaque

A PwC vai entregar os Prémios e Diplomas Excellens Mare 2019, no dia 6 de abril, na Gala Excellens Mare, a realizar no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Recentemente, Miguel Marques, da consultora PwC, especializado nos 'dossiers' da economia do mar, deu uma conferencia sobre a temática marítima que aqui reproduzimos.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PARA OUVIR EM PODCAST

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, no programa da CPSI na Rádio M24

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) conversou com o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, após uma visita, recente, ao Complexo Industrial e Portuário de Sines.
A importância do Porto de Sines, entendida pelo governante como a 'Jóia da Coroa' do país, o investimento da 'Indorama Ventures', a instalação da primeira Plataforma Logística na ZILD e a visão de Sines como um porto alternativo, foram alguns dos temas marcantes desta conversa.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Economia do Mar em debate

A Região Centro é determinante no futuro da economia do mar, mas os agentes precisam de ganhar consciência dessa importância. Os números falam por si no sector da indústria alimentar, mas também na logística e no turismo. A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o Conselho Empresarial do Centro e a PWC realizaram, no Salão Nobre da Sede da CIRA, um seminário sobre a temática “Economia do Mar”.

Total: 245
1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13