Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Turismo Centro de Portugal lança plataforma para ajudar visitantes que chegam à região por via marítima

O Turismo Centro de Portugal apresentou, no Museu Marítimo de Ílhavo, a plataforma Estações Marítimas Centro de Portugal. Este é um projecto concebido para facilitar a vida aos visitantes que chegam à região pelo mar e que é também útil para os que viajam por via terrestre ou aérea.

A plataforma, desenvolvida tecnicamente pela Altice e pela Wiremaze, está disponível sob a forma de aplicativo, para Android e iPhone, e no site.

Amerigo Vespucci de regresso a Ponta Delgada

Entre os dias 19 e 21 de julho, o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar volta a receber o conhecido veleiro da Marinha italiana, Amerigo Vespucci.

Construído na cidade de Castellamare di Stabbia, na região da Campânia, tem sido utilizado essencialmente como navio-escola para a Academia Naval italiana, embora ultimamente tenha navegado também com o intuito de promover a candidatura de Roma às Olimpíadas de 2024.

ATÉ 27 DE JULHO

Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo

O Programa Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo decorre até 27 de julho, proporcionando momentos de aprendizagem e diversão, para crianças dos 6 aos 12 anos. As atividades são muito variadas e incluem jogos de grupo; atividades de expressão dramática, corporal e musical; oficinas de cozinha; exercícios de escrita criativa; entre outras.

Golfinhos-Roaz na Baía de Sines

Dois golfinhos têm marcado presença na Baía de Sines, para gaúdio dos locais, banhistas e turistas. Os golfinho foram identificados como sendo “Golfinho-Roaz". O Golfinho-Roaz, Golfinho-Nariz-de-Garrafa ou Roaz-Corvineiro (Tursiops truncatus) é a mais famosa e conhecida espécie de golfinho no mundo inteiro. Não somente por ser a espécie do famoso golfinho da série de televisão Flipper, mas também em função da sua distribuição ao longo de águas costeiras e oceânicas em todos os mares do planeta, com excepção dos mares polares.

Terminal de Cruzeiros de Leixões mantém liderança no Open House Porto

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões voltou a liderar o Open House Porto, pelo terceiro ano consecutivo, com mais de 5.500 curiosos nos dois dias da iniciativa que, durante o fim-de-semana, abriu as portas de 65 espaços icónicos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

ESTE SÁBADO, DIA 30

Terminal de Cruzeiros de Leixões recebe os visitantes com um sunset e muita música

Este ano, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões voltou a associar-se à iniciativa Open House e vai receber os visitantes com um sunset, iniciativa que que contará com um DJ e serviço de bar naquele que é considerado um dos “ex-libris da paisagem atlântica do norte de Portugal”.

com entrada gratuita, a festa decorrerá este sábado, na varanda do Terminal de Cruzeiros. Entre as 19h00 e as 22h00, todos os visitantes poderão, assim, desfrutar de um fim de tarde com a inigualável vista sobre as cidades de Leça da Palmeira, Matosinhos e Porto.

Estações Náuticas de Portugal

Termina no dia 30 de junho a primeira fase de candidaturas para a certificação das Estações Náuticas de Portugal. Após a realização de um conjunto de sessões informativas em diferentes territórios de Norte a Sul de Portugal, a Fórum Oceano congratula-se com as diversas manifestações de interesse e com o conhecimento acerca da elaboração de candidaturas, que fazem prever a constituição de uma rede alargada de Estações Náuticas, com configurações distintas.

ÍLHAVO (COM ÁUDIO)

Nadadores Salvadores de vários pontos do país ajudam a garantir segurança nas praias da Barra e Costa Nova

A segurança nas praias da região de Aveiro obrigou à “chamada” de nadadores de outros pontos do país e o alojamento acabou por exigir maior investimento das entidades que financiam a operação. O acordo foi assinado dia 21 e o responsável pela associação que gere os nadadores (ResgatÍlhavo) confirmou as dificuldades para garantir o pleno de meios.

Aveiro em alta à custa dos moliceiros

Moliceiro trocou apanha de moliço pelos turistas e a ria aberta pelos canais urbanos, para continuar a navegar e a puxar pela economia da região. Da morte anunciada ao desejo de uma candidatura a Património Mundial...

Já viu a nova bandeira nas praias?

Colocadas aos pares, nos areais das zonas concessionadas, as novas bandeiras delimitam «as zonas mais seguras e recomendadas para se tomar banho», ou seja, «as zonas com supervisão de nadadores salvadores», explicou ao «barlavento» o Patrão Mor Correia, adjunto do Capitão do Porto de Faro, da Autoridade Marítima Nacional. Também servem para «evitar alguns perigos comuns nas praias portuguesas como zonas rochosas, molhes, embarcações afundadas, agueiros, entre outros. Como são amovíveis, os nadadores salvadores podem mais facilmente posicioná-las», de acordo com as condições do mar, todos os dias, durante a época balnear.

DGRM com novas regras para carta de navegador de recreio

O novo modelo de carta de navegador de recreio, que passará a ser utilizado para os novos pedidos de emissão, foi publicado de forma a garantir a máxima utilização das atuais novas soluções tecnológicas e desmaterialização de procedimentos, nomeadamente na incorporação de elementos de segurança nas novas cartas emitidas, que identifiquem inequivocamente os respetivos titulares e evitem a falsificação das mesmas.

Alumni da ENIDH realizaram o seu II Encontro Anual em pleno Rio Tejo

Realizou-se recentemente o 2.º Encontro Anual dos Alumni-Associação dos Antigos Alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique, a bordo do N/M Opera, enquanto o mesmo efectuava um passeio pelo Rio Tejo, dando oportunidade aos intervenientes de observar Lisboa a partir do rio.

Num evento bastante concorrido (cerca de 140 participantes) destacou-se a presença de alguns convidados especiais, nomeadamente, Rúben Eiras – Director Geral da Politica do Mar, Luís Filipe Baptista – Presidente da Escola Náutica, Mário Marques – Comandante da Escola Naval, a Administração Grupo Sousa, a Administração Grupo ETE, entre outros.

Porto de Sines abriu as portas à comunidade no «Dia do Porto»

As comemorações do Dia do Porto de Sines, no dia 19 de junho, contaram com a participação de cerca de 150 pessoas de diversas idades, que tiveram oportunidade de conhecer o quotidiano do maior porto nacional através de visitas guiadas a várias áreas operacionais.

Os participantes foram acompanhados durante as atividades programadas do dia-a-dia do porto, visitando o Centro de Controlo de Tráfego e assistindo a demonstrações dos meios de combate a incidentes. O programa contou também com uma visita guiada aos terminais portuários e um passeio marítimo pela baía de Sines, que fez as delícias dos participantes, onde puderam assistir a uma demonstração dos meios marítimos das empresas de reboque.

ILHAVO

Município investe 22 mil euros na segurança das praias

Está fechado o acordo para a segurança nas praias do concelho de Ílhavo. O Executivo Municipal aprovou o protocolo para a Vigilância e Segurança Balnear para o ano de 2018 para as praias da Barra, Costa Nova e Jardim Oudinot, formalizado entre a Câmara Municipal de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro, a Associação de Concessionários de Praia da Beira Litoral e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO”.

Oceanário promove «Férias Debaixo de Água»

De 25 de Junho a 14 de Setembro, o Oceanário de Lisboa promove o programa «Férias Debaixo de Água», para crianças dos 4 aos 12 anos, com actividades hands-on, observação de animais, artes plásticas, drama, investigação, entre outras.

O programa prevê um passeio de barco para as crianças dos 4 aos 9 anos e aulas de canoagem para as crianças dos 10 aos 12 anos. Estão ainda incluídas actividades outdoor no Parque das Nações, tais como expedições aos Jardins da Água, piquenique, passeio de teleférico, entre outras.

Em busca da sardinha mais apetecida

Os fogareiros já estão acesos e neles perfilam-se as sardinhas mais suculentas. De bairro, em bairro, de baile em baile, vamos… juntem os amigos, a animação está garantida e difícil será escolher onde ir. A véspera do feriado de Lisboa é a noite forte dos festejos, mas durante todo o mês há muitos sítios por onde provar uma bela sardinha. O Observador Lab dá-lhe uma ajuda para conquistar a mais apetecida.

ESTA SEXTA-FEIRA

O primeiro arraial com carapau arranca na Mouraria

Substituindo a sardinha pelo carapau, o arraial, organizado pela associação Renovar a Mouraria com apoio da PONG-Pesca, Docapesca, Sesibal e Makro Cash & Carry Portugal, pretende ser sustentável, chamando à atenção para alternativas viáveis ao consumo da sardinha cujo stock está em declínio.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Dia do Porto de Sines - 19 de Junho

O Dia do Porto de Sines foi estabelecido pela APS, S.A., com o objetivo de abrir o porto e a sua componente operacional à sociedade envolvente, com particular incidência sobre as escolas. O evento tem lugar anualmente no dia 19 de junho, o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que foi o início de todo o processo.

Pretende-se que este seja um dia diferente, em que os participantes podem aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo possível conhecer o quotidiano de uma infraestrutura portuária de cariz internacional, como o Porto de Sines. O programa inclui a visita aos terminais portuários e a várias salas de comando e controlo, passeio marítimo e muito mais...

Este é um evento aberto a toda a comunidade, que tem como objetivo aproximar o porto e as empresas das pessoas. Participe!

Faça aqui a sua inscrição.

Navio-Escola Sagres visita Nova Iorque

O Navio-Escola Sagres chegou quarta-feira a Nova Iorque, onde irá permanecer até 3 de junho. Esta é a segunda paragem em terras norte-americanas; antes o navio português esteve em Filadélfia onde, em cinco dias, no Porto de Penn’s Landing (24 a 28 de maio), foi visitado por 9059 pessoas.

​Durante esta escala, o navio-escola Sagres participou no evento náutico “Sail Philadelphia Festival 2018", na companhia de outros navios, onde se incluía o mítico navio bacalhoeiro "Gazela", que outrora envergou a bandeira nacional, e o couraçado “New Jersey".

Sagres, um símbolo da nossa portugalidade

João Gouveia quis voltar a pisar a “Sagres” na sua terra natal, na Madeira, para ver se a emoção era a mesma que o assaltou naquele dia, 4 de julho de 1986. Estava há seis anos nos EUA, a trabalhar no Consulado Geral de Portugal em Newark, no Estado de Nova Jersey. Ronald Reagan era Presidente e a “Sagres” participava num festival náutico, no âmbito das comemorações da Independência dos Estados Unidos, em Nova Iorque.

“Quando entrei na Sagres era eu que entrava em Portugal...e Portugal que entrava em mim!... É um sentimento tão intenso e tão autêntico, que não creio existirem palavras que o possam descrever na sua profundidade! Fiquei todo arrepiado, com o coração a bater mais rápido e uma alegria interior imensa!”

Total: 533