Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




HOJE, EM KARLSRUHE, NA ALEMANHA

Corrida anual de patos de borracha

A corrida anual de patos de borracha de Karlsruhe, na Alemanha, realiza-se hoje, dia 24 de Julho. O evento, que já vai na quinta edição, atrai centenas de milhares de visitantes à cidade. Em 2010, 6.500 concorrentes responderam à chamada, colocando os seus “patos de corrida” a evolucionarem no rio que atravessa a cidade. A iniciativa tem cariz solidário e está a ser replicada em várias partes do mundo. Um dia destes é bem capaz de ser replicada em Portugal…

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Bandar Al-Jissah é um oásis à beira-mar

Nas costas do Golfo Pérsico, Omã continua a ser um segredo bem guardado. Porém, os seus recifes de coral já começaram a tornar o país um pólo de atracção para mergulhadores. Andreia Marques Pereira (texto)
e Adriano Miranda (fotos) passearam pelas suas praias que se abrem em baías entre desfiladeiros: algumas
segredos bem guardados, outras poiso de resorts.
 

Marinas e portos com ocupação elevada

As infra-estruturas portuguesas têm registado bons níveis de ocupação, registando-se satisfação com
o desempenho da actividade. A opinião sobre o bom desempenho que as marinas portuguesas têm revelado é unânime, assim como o facto de as taxas de ocupação serem elevadas nas várias regiões do país.

VÍDEO

Turistas estrangeiros associam imagem de Portugal às praias

A crise económica não afecta a imagem que os turistas têm de Portugal. É pelo menos isso que conclui o primeiro barómetro internacional sobre o turismo de Portugal que, sem surpresas, revela serem, o sol e o mar, os principais atractivos para os turistas estrangeiros.

MOÇAMBIQUE

No paraíso de Vasco da Gama

Quilómetros de praias desertas, ilhas selvagens, corais e coqueiros. Perto da Ilha de Moçambique, num areal sem fim, a Fugas passou uns dias na costa onde Vasco da Gama desembarcou em 1498. Visitámos a mesquita mais antiga do país, mergulhámos, passeámos de dhow, fizemos piqueniques de lagosta grelhada em ilhas desertas e caminhadas à beira-mar. Porque o paraíso existe. É preciso é encontrá-lo.

INVESTIMENTO DE 9 MILHÕES DE EUROS

Lajes das Flores com Núcleo de Recreio Náutico

As instalações para o Recreio Náutico das Lajes das Flores – representando um investimento superior a nove milhões de euros – incluíram a construção de um molhe de abrigo da nova bacia de estacionamento, com cerca de cem metros de comprimento, e a criação de um terrapleno de apoio ao recreio náutico, para alagem e estacionamento a seco das embarcações.

BAÍA (BRASIL)

A montanha-russa primeiro, a hipnose depois

As tartarugas e as baleias jubarte são as grandes estrelas nas águas da Praia do Forte, mas estão longe destes mares no início do Inverno baiano. Paulo Curado desafiou as condições meteorológicas para conhecer a beleza marinha nestas paragens tropicais.

AÇORES

No nosso paraíso do Atlântico

Imagem após imagem, vamos passando por retratos de mergulhadores imóveis, suspensos lá no fundo, a meia-água, junto ao voo planado de enormes jamantas, as raias gigantes conhecidas como morcegos-domar que projectam a sua sombra como nuvens passageiras sobre os fundos de areia. Mas não são só as jamantas. São as caudas de baleia a desaparecer no oceano, mais os comentários extáticos sobre encontros com exemplares de tubarão-azul e avistamentos recentes de espécimes de tubarão-baleia.
O “paraíso subaquático do Atlântico”, dizem os folhetos da Direcção-Regional de Turismo já especializados em mergulho recreativo.
 

EkranoYacht – O iate voador

Meio iate meio avião, este conceito de origem Soviética foi desenhado para sobrevoar acima da superfície da água ao contrário de um barco comum, que desliza sobre a superfície. EkranoYacht foi projectado por Jaro Dickson, um estudante da Universidade Monash, na Austrália. Dickson baseou-se nos princípios realistas do projecto pioneiro Soviético Ekranoplan, um veículo GEV (Ground Effect Vehicle).
 

INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO

A Corrida Mais Louca da Ria – Corrida de Embarcações Originais

Com o objectivo principal de promover e incentivar a prática desportiva na Ria de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo promove mais uma da “Corrida Mais Louca da Ria – Corrida de Embarcações Originais” que, à semelhança do ano passado, evoluirá no Jardim Oudinot, estando englobada na realização do Festival do Bacalhau, conferindo-lhe mais criatividade e diversão.
A prova encontra-se dividida em duas categorias, “Demonstração” e “Corrida” sendo cada categoria composta por duas sub-categorias “Construção” e “Transformação”, diversificando as possibilidades de presença nesta iniciativa.
 

SEMANA DO MAR EM PORTO MONIZ, NA MADEIRA

Mega arroz de lapas de 850 kg

Ainda não se sabe se vai entrar mesmo no Guinness, apesar da candidatura ter sido formalizada, em Londres, à respectiva entidade,mas o mega arroz de lapas servido a 1500 pessoas no Porto Moniz, neste fim-de-semana, foi o maior até agora confeccionado.
A Cãmara Municipal do Porto Moniz mandou fazer uma panela com capacidade para mil litros, necessária para levar 356 kg de lapas, 100 kg de arroz, 100 kg de cebolas, 50 kg de pimentos, 10 kg de manteiga, 5 kg de alhos, 30 litros de azeite, 10 kg concentrado de tomate e 330 litros de água, eis a receita do maior arroz de lapas do mundo, uma iniciativa do restaurante Cachalote que assim respondeu a um desafio do presidente da Câmara local.
 

MADEIRA

Semana do Mar em Porto Moniz termina este domingo

A Semana do Mar em Porto Moniz, norte da Madeira, tem vindo em cada ano a ganhar mais projecção; na edição que começou na quinta-feira e hoje termina são muitas as actividades programadas, onde se inclui, pela primeira vez, uma regata de veleiros, da classe cruzeiros, para disputar o Troféu de Vela Costa da Laurissilva e a candidatura ao Guinness de um arroz de lapas gigante.

REGATA DOS MOLICEIROS REALIZA-SE ESTE SÁBADO

Ria de Aveiro vai ficar cheia de cor

A Regata dos Moliceiros, que este ano celebra a sua 26ª edição, realiza-se hoje, 2 de Julho, com partida do Porto de Abrigo dos Pescadores na Torreira, pelas 14h00, e chegada prevista à antiga lota do Peixe, em Aveiro, pelas 16h00.
A regata insere-se no evento Ria de Aveiro 2011, que decorre entre 1 e 3 de Julho, e que abrange diversas iniciativas náuticas, culturais, e visa promover o conhecimento do património náutico tradicional de Aveiro.
 

FESTIVAL DO ATLÂNTICO, NO FUNCHAL

França venceu e Ucrânia ganhou votação do público

A empresa francesa Feerie S.A.S. foi a grande vencedora da edição deste ano do Festival do Atlântico com o espectáculo piromusical "Life ou l´histoire d´une vie", composto por 14 temas musicais, alguns bastante conhecidos do´público como "Your song" e "El tango de Roxane". Entre os três concorrentes, Áustria, Ucrânia e França, o júri escolheu este último país, embora na votação on line o público tenha votado na Ucrânia.


 

A 5 DE JULHO, NOS AÇORES

Cock Robin no terceiro aniversário das «Portas do Mar»

A banda norte-americana de pop-rock Cock Robin actua a 5 de Julho em Ponta Delgada num concerto destinado a comemorar o terceiro aniversário do empreendimento “Portas do Mar”, anunciou a organização das celebrações.
Construído na baia de Ponta Delgada por iniciativa do Governo Regional dos Açores e com financiamentos comunitários, o empreendimento “Portas do Mar” integra um cais para embarcações de cruzeiro, marina e piscina, além e diversos espaços comerciais e de lazer.
 

Turismo Centro lança Guia Praias Fluviais e Oceânicas 2011

A Turismo Centro de Portugal (CTP) apresentou a edição deste ano do Guia de Praias Fluviais e Oceânicas, que contém informação sobre 66 praias, acessibilidades, e equipamentos.
O guia publicado em formato de bolso apresenta 26 praias oceânicas e 50 praias fluviais. Este ano, 18 praias da região receberam a bandeira azul e 25 foram galardoadas com bandeira praia dourada.
A edição deste ano contempla a área territorial dos quatro Pólos de Marca Turística Centro de Portugal (as três praias fluviais indicadas no Pólo de Marca Turística de Viseu/Dão Lafões não constavam do Guia 2009).

FUNCHAL

Festival do Atlântico encerra hoje, 25 de Junho

O festival do Atlântico encerra este sábado com o espectáculo de Portugal, extra-concurso, promovido pela empresa HC&Filhos, intitulado 'Noite Encantada'.
Ao som de uma banda sonora extraordinária os madeirenses e todos os turistas presentes no encerramento do Festival do Atlântico 2011 vão poder assistir a uma Noite Encantada de fogo de artifício, apresentado pela empresa HC&Filhos.
 

HOJE É DIA DA «CHEGADA LANCHA DE PESCADORES»

ERICEIRA – o Mar e sua Gentes

O ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica tem estado a desenvolver um conjunto de eventos no corrente mês de Junho. O programa “ERICEIRA – o Mar e sua Gentes” teve início no passado dia 10 de Junho, prolongando-se até ao dia 28. Este domingo não perca a repetição da "CHEGADA LANCHA DE PESCADORES - Recriação 1950).
Este vasto conjunto de iniciativas conta com o apoio do IPTM.

S. JOÃO NO PORTO SANTO

Ferry «Lobo Marinho» duplica viagens por causa de mini-férias

O fim-de-semana prolongado e o arraial de S.João no Porto Santo levaram a uma grande procura de passagens no navio "Lobo Marinho", tendo o armador decidido abrir uma viagem extraordinária esta quinta-feira, dia 23.
Assim, o ferry que liga a Madeira ao Porto Santo vai fazer duas viagens na quarta e na quinta-feira. Na sexta-feira e no sábado, o navio fará apenas uma viagem, devendo voltar a duplicar no domingo, dia em que muitos regressarão das mini-férias.
 

FESTIVAL DO ATLÂNTICO, NO FUNCHAL

França contou a história de uma vida

A empresa francesa "Feerie S.A.S." foi a responsável pelo espectáculo piromusical que na noite do passado sábado, durante 21 minutos, encheu de cor a baía do Funchal, convidando o muito público presente em vários pontos da marginal a uma viagem "desde a infância até ao fim da vida". Intitulado "Life ou l`histoire d´une vie", o espectáculo trouxe melodias francesas, mas também outros temas internacionais conhecidos.

Total: 533