Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




17 deixas a Ricardo Paulo

Ricardo Paulo, 35 anos, nasceu e reside em Aveiro. O Gestor da Área Desenvolvimento de Negócio do Porto de Aveiro aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

PORTO DE AVEIRO É PARCEIRO OFICIAL DO EVENTO

Maiores e mais belos veleiros do mundo páram em Ílhavo

No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo - que se associa ao 75.º aniversário do “Creoula”, do “Santa Maria Manuela” e da “Sagres” -, a Câmara Municipal de Ílhavo promove, dias 3 e 6 de Agosto, o “Ílhavo Sea Festival 2012”, que integra um vasto conjunto de acções de índole cultural e desportiva e que contará com a presença de alguns dos maiores e mais belos veleiros do mundo.

ESTE DOMINGO, 29 DE JULHO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012

Visite o Farol de Aveiro

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro. O programa teve início a 15 de Julho, terminando a 15 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos.
Destacamos o Farol de Aveiro, um dos que pode ser visitado este domingo, 29 de Julho, a par dos faróis do Penedo da Saudade, Farol de Leça e Farol de S. Vicente.

VISITE-O ESTE SÁBADO

Navio-escola indonésio no Porto de Leixões

O navio-escola indonésio, KRI Dewaruci, chegou quinta-feira ao Porto de Leixões, Matosinhos, e aí pode ser visitado pelo público até hoje, sábado, 28 de Julho, contando com espetáculos de dança tradicional e comida indonésia.
Conhecido também por Dewa Ruci ou Dewarutji, o grande veleiro, que já esteve em Lisboa em 2005, fez a sua última paragem no Canadá, tendo de seguida realizado uma viagem de doze dias até chegar a Portugal, com 70 homens a bordo.

17 deixas a Vítor Caldeirinha

Vítor Caldeirinha, 43 anos, nasceu em Setúbal (Praça do Brasil) e reside em Palmela, à beira do Castelo. O Economista Portuário, Director no Porto de Setúbal e Presidente da ADFERSIT é casado, tem dois filhos.
Aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

24 DE JULHO

Marina da Horta regista entrada de iate n.º 1000

A Marina da Horta registou a 24 de Julho a entrada do iate com o número 1000 de 2012, sendo assim atingido um número mínimo de quatro dígitos que se mantém desde 1998. O iate 1000 a dar entrada na baía da Horta este ano foi o «Kalonek» de Grégory Gasnier, um veleiro francês registado em Douarnenez, navegando com dois tripulantes, desde a nova marina das Lajes das Flores para o porto açoriano de Ponta Delgada. A embarcação tem 10,93 metros de comprimento e 12 toneladas.

Fazer praia em Paris

Desde a semana passada, as margens do rio Sena, em Paris, contam com um cenário diferente. A Paris Plages é já uma iniciativa que marca a agenda de verão da capital francesa. Até 19 de agosto, é possível estender a tolha na areia e apanhar banhos de sol.
Aberta das oito da manhã até à meia-noite, a praia parisiense não vive só de banhos de sol. Há uma biblioteca móvel, aulas de dança, mini-golfe, entre outras atividades.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Os Pais Natal também vão à praia...

No Congresso Anual de Pais Natal 2012, na Dinamarca, dezenas de pessoas, ou melhor, de Pais Natal, decidiram que era altura de aproveitar o bom tempo e ir a banhos.
Para quem está habituado aos ares do Pólo Norte, tomar banho na Dinamarca é coisa para miudos. Bellevue Beach, em Copenhaga, é a praia escolhida pelos Pais Natal este verão.

VÍDEO

«VERÃO TOTAL» no Creoula

De segunda a sexta-feira, até 31 de Agosto, o VERÃO TOTAL marca presença na RTP. Uma viagem feita em forma de roteiro, à descoberta de quarenta e cinco terras, de norte a sul e ilhas.
Veja o programa emitido em directo do "CREOULA".

TALL SHIPS RACE

O desfile das tripulações pelas ruas de Lisboa

Mais de um milhar de jovens velejadores e cadetes que formam as tripulações dos vários Tall Ships desfilaram sexta-feira pelas ruas de Lisboa. Sob o sol forte, os velejadores concentraram-se na Praça do Rossio para seguir pela Rua Agusta até ao Terreiro do Paço. Foi mais uma celebração da escala da regata The Tall Ships Race 2012.

ENTREVISTA A SARDINHA MONTEIRO

«Sagres» em Leixões, no início de Agosto

Sardinha Monteiro é o comandante do navio-escola Sagres, que está atracado no Cais de Santa Apolónia, em Lisboa, onde participa na regata internacional The Tall Ships Race. O veleiro é apenas um dos 49 provenientes de 16 países da Europa, que vão estar até domingo abertos a visitas gratuitas do público. Nesta entrevista conduzida pelo jornalista Frederico Moreno (ANTENA 1), Sardinha Monteiro explica que, depois de ter estado em Lisboa, Figueira da Foz e Funchal, o navio-escola Sagres vai estar em Leixões no início de agosto. No final de setembro, o navio vai estar em Portimão aberto a visitas do público.

Ficar a ver navios... ouvindo música

Andam barcos (dos grandes e bonitos) na linha do horizonte. Lisboa é por estes dias a anfitriã das Tall Ship Races, ou Regata dos Grandes Veleiros, que têm passado por vários pontos da nossa costa a caminho do Rio Tejo. E este evento náutico conta com um cartaz musical, de entrada livre, hoje, sexta, e amanhã, sábado, no Jardim do Tabaco – Santa Apolónia, sempre ao fim do dia.

17 deixas a Belmar da Costa

António Belmar da Costa, 56 anos, nasceu e reside em Lisboa. O Director-Executivo da AGEPOR é casado, tem dois filhos.
Aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

Ir ao Oceanário ver os gigantes das profundezas

O leque de imagens em carteira era grande, mas Nuno Sá acabou por eleger 36 fotografias de gigantes marinhos para a exposição 'Um Oásis no Atlântico', que inaugura hoje no exterior do Oceanário de Lisboa. Segredos do mar dos Açores na rua até 19 de agosto. A entrada é livre.

TALL SHIPS RACE

Escuteiros açorianos integram regata mundial

São 31 os escuteiros açorianos que embarcam esta quinta-feira para Lisboa, para participar numa das etapas da regata mundial da “Tall Ships Race” que parte rumo a Cádiz no domingo. Provenientes de quatro ilhas, os escuteiros do CNE-Açores vão igualmente integrar as actividades de preparação que animarão a capital ao longo de três dias.
Trata-se da “mais prestigiante” regata em que participam os escuteiros da Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Príncipe Perfeito associa-se à Tall Ships Race

Associando-se à presença na capital de alguns dos maiores veleiros do Mundo, o Príncipe Perfeito - o único Tall Ship de Lisboa - vai proporcionar ao público um conjunto de experiências marcantes entre 19 e 22 de Julho. Sempre a navegar, há Workshops de vela, treinos de mar e até um exclusivo mini-cruzeiro que acompanha a saída dos grandes veleiros rumo a Cádis.

17 deixas a Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita, 38 anos, nasceu em Setúbal, vivendo actualmente em Lisboa. O Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal é casado, tem um filho.
Aceitou o repto de reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

«Sagres» uma vez mais na Madeira

O navio escola Sagres está desde quinta feira na madeira, onde os oficiais e cadetes têm tido um programa movimentado que começou logo no primerio dia e que írá prolongar-se até domingo, quando o veleiro deixar a Madeira.
O primeiro dia foi dedicado a aspectos protocolares, com a participação de algumas entidades regionais. Destaque para o lançamento de uma edição especial de vinho madeira, denominada NRP Sagres, 50 anos ao serviço de Portugal.

EM AVEIRO, ATÉ DOMINGO

Feira de Sal Marinho Tradicional

A Festa da Ria 2012 que decorre até 22 de Julho, em vários espaços da cidade de Aveiro, organizada pela autarquia, contempla a realização de várias actividades de cariz cultural, desportivo e lúdico. Destacamos a realização da Feira do Sal, que termina este domingo, 15 de Julho.

Navio-Escola Sagres de Visita ao Funchal

Tendo largado da Base Naval de Lisboa dia 7 de Julho para a sua 59.ª viagem de instrução de cadetes da Escola Naval, no ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962), o Navio-Escola Sagres visita o Funchal de 12 a 14 de Julho.

Total: 533