Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Projecto para afundar avião junto à costa de Viana pode avançar em 2013

O projecto para afundar um avião a duas milhas da costa de Viana do Castelo, criando um centro para turismo de mergulho, já recebeu pareceres ambientais positivos, podendo avançar em 2013, anunciaram hoje os promotores.
"A ideia que temos, após estes pareceres, é avançar no próximo ano com a criação do recife artificial, através do afundamento de uma carcaça de um avião com 30 a 35 metros de comprimento", explicou à agência Lusa José Peixoto, o empresário responsável pelo projecto.

Boas ideias para viajar de 2012 para 2013

Passar o ano num cruzeiro ou a ver os fogos-de-artifício na Madeira, celebrar a esquiar, a caminhar, na praia ou numa pista de dança. É à escolha do freguês (e respectiva carteira...). Uma selecção Fugas, em actualização contínua, para quem quer viajar para um adeus marcante a 2012 e um olá esperançoso a 2013.

A irreal brisa de Zanzibar

A estrada de asfalto, guarnecida de hibiscos, gardénias e árvores exóticas coloridas, acaba num portão alto de madeira, ladeado por muros subidos de cimento. Numa imponente placa de madeira pintada com letras brancas lê-se: “Karibu Breezes”, que é como quem diz, “Bem-vindo ao Breezes”, em suaíli. Estou na ilha de Zanzibar.

PORTO DE VIANA DO CASTELO

Concurso para concessão das marinas não será retomado em 2013

A gestão das marinas de recreio de Viana do Castelo vai continuar a ser assegurada pela administração portuária depois de fracassado o concurso para a concessão lançado em 2012, que não será retomado no próximo ano.
A garantia foi avançada pela Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), assumindo que a possibilidade de retomar o concurso anulado em maio, por incumprimento do vencedor, está colocada de parte.

SEGUNDO A «CONDÉ NAST TRAVELER»

Madeira é a 2.ª melhor ilha da Europa para passar férias

A revista de viagens Condé Nast Traveler considerou a Madeira como a segunda melhor ilha europeia para passar férias. Segundo as escolhas dos leitores deste guia de viagens internacional, a ilha turca de Bozcaada ocupa o primeiro lugar, logo seguida pela Madeira, de acordo com um ranking denominado “Top 10 Islands in Europe”.

Novembro, Mês do Mar em Peniche

Em Novembro ocorre mais uma edição do Mês do Mar, organizado pela a Câmara Municipal de Peniche e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria.
Novembro Mês do Mar 2012 pretende dinamizar um conjunto de iniciativas e ações em torno de um dos maiores recursos do concelho de Peniche. Pretende-se abordar o mar em múltiplas dimensões, desde a ciência ao turismo, da cultura à educação, passando pela sensibilização ambiental, pelo desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras e pelo desporto.

Destinos Náuticos

Para além das marinas e portos de recreio mais conhecidos, Portugal tem vários destinos que valem a pena ser visitados pela Náutica de Recreio. É baseado neste pressuposto que surge o site "Destinos Náuticos", prometendo "permanente actualização e enriquecimento com os contributos de várias entidades e particulares", dando a conhecer esses destinos, incentivando os nautas de recreio a usufruir das grandes riquezas ao seu dispor.

17 deixas a Margarida Rocha

Margarida Rocha, 28 anos, nasceu no Porto e reside em Gaia. É Gestora de Projecto e autora do blogue "Porto Cruzeiros". Aceitou o repto para reagir às 17 deixas que lhe propusemos.

MUSUBMAR - PORTIMÃO

Marinha proíbe fazer mergulho

Um dia depois do afundamento, a Autoridade Marítima proibiu a prática de mergulho junto ao navio-patrulha ‘Zambeze’, a antiga embarcação de guerra que foi colocada no fundo mar, anteontem ao largo de Alvor, em Portimão e que integra um parque subaquático.

Empresa de Viana do Castelo quer afundar avião para atrair mergulhadores

A submersão, ao largo de Viana do Castelo, de um avião com 60 metros de comprimento e a deslocação para alto-mar de uma traineira actualmente afundada na doca comercial da cidade são dois dos projectos através dos quais a empresa Costa Norte - Centro de Actividades Marítimas pretende criar, na capital do Alto Minho, um centro de mergulho com potencial para atrair praticantes de todo o mundo.

Avião submerso no mar Negro para virar atracção turística

Um avião do ex-ditador búlgaro Todor Zhivkov foi submerso no Mar Negro, em Varna, na Bulgária, para se transformar numa atracção turística subaquática. O Tupolev de 48 metros formará um artificial destinado a atrair mergulhadores.

ESTA TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO

Navio-escola Sagres comemora 75 anos

Esta terça-feira, dia 30 de Outubro, o Navio-escola Sagres comemora 75 anos do seu lançamento à água. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas actividades de natureza social e cultural, com o Navio atracado no cais do Jardim do Tabaco.

Navio «Bounty» apanhado pelo furacão Sandy

Proprietário do navio construído para o filme "Revolta na Bounty" e que surge em "Piratas das Caraíbas" disse ter perdido o contacto com a tripulação. Em Nova Iorque, 375.000 pessoas foram retiradas das zona mais baixa de Manhattan.

MAU TEMPO PROVOCA ADIAMENTO

Afundamento da Corveta «Oliveira e Carmo» passa para 1 de novembro

O afundamento da Corveta «Oliveira e Carmo» foi adiado para o dia 1 de novembro, «devido às condições meteorológicas adversas previstas para 27 de outubro», a data originalmente apontada para colocar no fundo do Mar o primeiro dos três navios da Marinha Portuguesa que integram o projeto Ocean Revival.

ESTE FIM DE SEMANA

«Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz

O Lugre histórico de quatro mastros, Navio de Treino de Mar “SANTA MARIA MANUELA” está de visita à cidade da Figueira da Foz este fim de semana, encontrando-se aberto a visitas no Sábado e no Domingo, das 10:00 às 22:00.

EU E O MAR

Manuela Nunes, escritora

Manuela Nunes vê no mar inúmeras potencialidades, nomeadamente a de proporcionar bem-estar. Considera que este recurso podia ser bem aproveitado através do investimento em spas e na criação de espaços para massagens a preços acessíveis.

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

O futuro do sol e mar é ser mais do que praia

Entre o microturismo ou o turismo de luxo, em que é que Portugal deveria apostar no futuro? Numa coisa especialistas concordam: só sol e mar já não chega como produto isolado.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

17 deixas a Isabel Ramos

Isabel Ramos, 37 anos, nasceu e reside em Aveiro; uma filha. Desempenha as funções de Business Development Manager na Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.). Aceitou o repto para reagir às 17 deixas que lhe propusemos.

PÚBLICO AFLUIU EM MASSA AO DIA DO PORTO

Mais de 15 mil pessoas comemoraram Leixões

Sábado, 15 de Setembro, mais de 15.000 pessoas visitaram o Porto de Leixões. As comemorações tiveram início às 9h30 com uma Caminhada ente o Auditório Infante D. Henrique e o Molhe Sul passando pelas ruas de Leça e Matosinhos.
Desde essa altura o público não parou de afluir aos vários momento e actividades que o Porto de Leixões organizou para este grande Dia.

DE 21 A 23 DE SETEMBRO

Navio-Escola Sagres visita Portimão

De 21 a 23 de setembro a cidade de Portimão recebe o Navio-Escola Sagres, no âmbito da Viagem de Adaptação dos Candidatos à Escola Naval e no ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água e 50 anos ao serviço de Portugal possibilitando também à população desta região dar os parabéns à barca neste ano particularmente simbólico.

Total: 533