Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




OS FARÓIS VISTOS POR PABLO NERUDA

Solo guardas tinieblas

Faróis? São os gumes da espada que corta a noite. Aos gomos parece que cai, a noite precipita-se em sombras no mar.
É densa a noite mas parece elástica quando o farol revolve o escuro das íntimas gavetas.

DE 23 A 30 DE SETEMBRO, EM BARCELOS

IV Festival Internacional de Filmes de Turismo

De 23 a 30 do corrente mês de Setembro, decorre em Barcelos a quarta edição do Festival Internacional de Filmes de Turismo. Organizado e promovido pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia, contou, na edição de 2010, com a inscrição de 285 filmes provenientes de mais de 30 países, consolidando-se como um dos maiores festivais de filmes de turismo do mundo.

MÚSICAS DE VERÃO

The Beatles- Here Comes The Sun

Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos. Beatles, "Here comes the sun", versão original, também em ritmo de reggae...

MÚSICAS DE VERÃO

All Jarreau com George Benson: Summer Breeze

Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos.
Para hoje, o VJ de serviço seleccionou All Jarreau com George Benson: "Summer Breeze".
 

KURIKUTELA | DO PORTO DO LOBITO AO LUAU

O comboio celebrado pelo Duo Ouro Negro

Comboio-Mala é uma das canções, mas a que ficou no ouvido de todos foi “Kurikutela”. O “Duo Ouro Negro” contava, em “Kurikutela”, a estória de uma viagem no Caminho de Ferro de Benguela.
Kurikutela foi a música de estreia de Raul e Milo no Cinema Restauração, em Luanda, e mais tarde no Cinema Roma, em Lisboa.

MÚSICAS DE VERÃO

Ben Harper: «She's only happy in the Sun»

Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos. Destaque para Ben Harper, "She's only happy in the Sun"...

MÚSICAS DE VERÃO

Robbie Williams: Morning sun

Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de amanheceres tranquilos

MÚSICAS DE VERÃO

Mungo Jerry - In The Summertime

Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…

MÚSICA DE PRAIA

Too hot

O calor parece ter vindo para ficar. Quente, muito quente, ou as férias na praia não tinham valido a pena. Calor a ser acompanhado pelos "Kool and the Gang" (Too Hot), e já agora, por Gloria Estefan e os "Miami Sound Machine" (Hot Summer Nights).

POESIA NOS CONTENTORES EM LEIXÕES

Ode Marítima, de Álvaro de Campos

Os navios que entram a barra,
Os navios que saem dos portos,
Os navios que passam ao longe
(Suponho-me vendo-os duma praia deserta) -
Todos estes navios abstractos quase na sua ida
Todos estes navios assim comovem-me como se fossem outra coisa
E não apenas navios, navios indo e vindo.

MÚSICA DE PRAIA

«Summer Song», de Joe Satriani

A nossa sugestão de hoje vai para o virtuoso, para o mago guitarrista de rock instrumental Joe Satriani. "Summer Song", para os que preferem um Verão mais agitado.

A HISTÓRIA DE UM MARINHEIRO ENGOLIDO POR UM PEIXE GIGANTE

Maior animação stop-motion de sempre foi feita com telemóvel

A Nokia produziu a animação stop-motion em maior escala de sempre com um telemóvel N8. Realizada num período de cinco dias, a curta-metragem Gulp visou demonstrar as capacidades tecnológicas do smartphone da empresa finlandesa.

Pinturas Murais na Marina da Horta - Arte,Tradição ou Superstição?

É hábito arreigado as tripulações dos veleiros que fazem escala na Horta, ali deixarem uma recordação da sua passagem.
Este tipo de registo inicia-se nos anos cinquenta do século passado, quando as tripulações dos navios da marinha de guerra nacional ali em serviço, deixavam o respectivo registo nos paredões do porto.
Com a construção da marina, o número de veleiros de cruzeiro que passavam nos Açores e mais concretamente no Faial cresceu a cada ano. Nas suas por vezes perigosas travessias, foi-se acentuando a ideia ou a superstição de que quem ali deixasse gravado no molhe a alusão a essa passagem, seria beneficiado pela providência e nenhum mal lhe aconteceria.

Liscont patrocina exposição de arte contemporânea com contentores

A Liscont, empresa do Grupo Mota-Engil, investiu 50 mil euros no patrocínio da 2.ª edição do projecto de arte contemporânea CONTENTORES. A Liscont apresenta-se, assim, como um parceiro estratégico natural do projecto que nasceu de uma parceria entre a empresa P28 Associação de Desenvolvimento Artístico e Criativo, o Centro Cultural de Belém (CCB) e o Museu Colecção Berardo.

MÚSICA DE PRAIA

O Mare e Tu

Agosto está à porta, mês de praia por excelência em Portugal. Pretexto, mero pretexto para ouvir o que se pode ouvir todo o ano. Sugerimos "O Mare e Tu", Andrea Bocelli e Dulce Pontes.

Sardinhas com estilo

Não são para as brasas, não são de comer, só para deliciar a vista. Sardinhas de João Maia Pinto, André Carrilho, Henrique Cayate, Bela Silva, Pedro Proença, Nuno Saraiva e Luís Henriques.

Faróis em papel de parede

Se é apaixonado por faróis - há muita gente que é! -, e procura wallpapers para forrar o seu desktop, encontra aqui bastantes.

HÁ LODO NO CAIS

Barthes, Marlon Brando e o isolamento dos portos

Roland Barthes descreve Marlon Brando em “Há Lodo no Cais”, filme de 1954 dirigido por Elia Kazan, como um estivador “indolente e ligeiramente bruto”. O filme apresenta-nos o personagem como um simpatizante dos criminosos que controlam o sindicato dos trabalhadores do porto, resignado com a condição de sujeição à situação.

MOLICEIROS

Painéis picantes e outros nem tanto

Uma das características dos moliceiros é a sua riqueza em termos decorativos. Nas extremidades do costado, à proa e à popa, situam-se os painéis decorativos, característica mais original deste barco, motivo principal da sua conservação e tema de estudos etnográficos. Estas admiráveis iluminuras, pinturas naif (com figuras contornadas a negro), são uma verdadeira arte de sabor popular, e formam uma mensagem ilustrada e escrita, tornada indivisível.

COMEÇA HOJE A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO

Solstício de Verão às 17:16

No entardecer dos dias de Verão, às vezes,
Ainda que não haja brisa nenhuma, parece
Que passa, um momento, uma leve brisa...
Mas as árvores permanecem imóveis
Em todas as folhas das suas folhas
E os nossos sentidos tiveram uma ilusão (...)
ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)

Total: 266
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14