Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Lançado guia para promoção do Alto Minho como centro de atividades náuticas desportivas e de recreio

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou esta quinta-feira um guia náutico para potenciar a promoção do futuro Centro de Mar de Viana do Castelo e toda a actividade e percursos da região.
O guia aponta a região como "Um Mundo de Experiências Náuticas" e foi apresentado na Exponor, na abertura do "Fórum do Mar".
Agrega a oferta de todas as actividades náuticas do Alto Minho no mesmo documento.

Onda da Nazaré ganha «Óscar» do surf

A Praia do Norte, na Nazaré, foi galardoada com o prémio de Maior Onda Surfada do Ano, dos Billabong XXL Awards, considerados os "Óscares" do surf de ondas grandes. A onda surfada por Garrett McNamara em Portugal foi distinguida no Grove Theater de Anaheim, na Califórnia.
A 1 de Novembro de 2011, McNamara surfou um colosso que as medições preliminares colocam muito perto dos 90 pés – aproximando-se da barreira mítica dos cem pés, o Santo Graal dos surfistas mais radicais. Terá sido a maior onda jamais surfada no planeta e, de repente, a costa portuguesa passou a contar com mais um argumento de peso na sua crescente afirmação como destino de eleição para o surf.

VÍDEO

Surf no Tejo na onda do catamarã

Junto à estação do Barreiro, à hora de ponta, sempre que a maré permite, o improvável acontece: em pleno Tejo, nas pranchas, um grupo de amigos espera que os catamarãs passem para surfar as ondas que levantam.

«Porto de Aveiro» confirma qualidade

A galardoada embarcação de Delmar Conde, patrocinada pelo Porto de Aveiro, triunfou na Figueira da Foz, num evento organizado por um clube conimbricense
 

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 27 DE MARÇO

Porto acolhe reunião do NEA2

A reunião plenária do projecto europeu NEA2 “Náutica Espaço Atlântico 2”, para a qual está confirmada a presença de cerca 30 representantes de 11 regiões Atlânticas, decorre de 25 e 27 de Março, no Porto. O evento é organizado pela Intercéltica e pelo Conselho Regional da Bretanha, com o apoio da CCDR-N e da Autoridade de Gestão do Programa de Cooperação Transnacional do Espaço Atlântico.

EQUIPA DE VELA AVEIRENSE «DELMAR CONDE CONSTRUÇÕES NAVAIS – PORTO DE AVEIRO»

Triunfo na II Regata do Infante

Com organização conjunta da Associação Náutica de Recreio e do Sport Club do Porto, realizou-se no dia 10 de Março a 2ª edição da Regata do Infante, que contou com a inscrição de 37 veleiros e mais de 170 participantes em prova.
A participação da embarcação “Delmar Conde Construções Navais - Porto de Aveiro”, de Delmar da Silva Conde, patrocinada pela Administração do Porto de Aveiro, triunfou na classe ORC Clube, obtendo o 1.º lugar em tempo real, tendo sido o barco mais rápido da regata.
 

Confraria Europeia de Vela homenageia portugueses

A Intercéltica participou numa cerimónia organizado pela Confraria Europeia de Vela (CEV), com o apoio da Marinha Portuguesa, no Museu da Marinha, em Lisboa, no passado dia 4. Esta associação civil espanhola tem como principal objectivo a defesa da tradição e a promoção da vela, o desenvolvimento da cultura marítima e do conhecimento do mar em geral e sensibilizar a sociedade, e principalmente os jovens, para a importância do mar do ponto de vista desportivo, social e ecológico.

LANÇADOS PRIMEIROS GUIAS DE TURISMO NÁUTICO EM PORTUGAL

Turismo náutico português em destaque na Rede Atlântica

A Intercéltica continua a promover Portugal como destino de turismo náutico. Recentemente participou na cerimónia da Confraria Europeia de Vela, no Museu da Marinha, em Lisboa, e na BTL, onde apresentou o Guia Turismo Náutico da AMP. Também no âmbito do projecto NEA2, foi apresentado nesta mesma Feira Internacional o Guia de Turismo Náutico Baixo Mondego. O Secretário de Estado de Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, considera estes suportes como uma excelente ferramenta de promoção das potencialidades de Portugal como destino náutico de excelência.

ESPERADOS UM MILHÃO DE VISITANTES

The Tall Ships Races 2012 Lisboa

Contagem decrescente para The Tall Ships Races Lisboa 2012. De 19 a 22 Julho, a capital portuguesa vai ser invadida por sessenta Grandes Veleiros e respectivos cerca de cinco mil tripulantes.
Durante os quatro dias do evento, cerca de um milhão de visitantes são esperados no recinto de animação entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio. Com entrada livre, o público terá a oportunidade de visitar os Grandes Veleiros (Tall Ships), assistir a concertos e espectáculos, assim como participar em conferências e workshops sobre o Mar e sobre a cidade de Lisboa. São grandes os motivos de interesse para se ser parte activa das The Tall Ships Races 2012 Lisboa, com destaque para o desfile das tripulações pela Rua Augusta, a 20 de Julho.

THE TALL SHIP RACES

Tudo começou em Lisboa, em 1956

Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das ”The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato. Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras. Desta forma, amantes da vela perspectivaram nestas regatas a oportunidade de renascer as suas tradições, permitindo às gerações vindouras a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades através de treino de mar em grandes veleiros.

FUNCHAL

Europeu de RS:X preparado para os duelos no mar

Durante quase toda esta quinta-feira os 79 velejadores, que hoje vão entrar na água para discutirem, ao longo de sete dias, o título de campeão europeu de 2012 de vela, da classe RS:X, tiveram intenso trabalho para ultimar os pormenores para o evento que pela primeira vez é disputado na Madeira, mais propriamente no Funchal.

INTERCÉLTICA

A fileira náutica no centro da economia do mar

A Intercéltica continua a colocar a náutica na agenda, nacional e europeia, do mar, reforçando a importância deste sector para o desenvolvimento económico de Portugal. Participou activamente na recente edição da Nauticampo, na FIL, em Lisboa, onde também teve lugar a apresentação das próximas edições dos Atlantic Games. Em Março próximo promoverá, no Porto, a última reunião plenária do NEA2, cujo êxito faz deste projecto uma referência para a Estratégia Marítima Atlântica.

Centro Náutico abre em Algés

O novo Centro Náutico de Algés já iniciou a sua actividade, com a chegada das primeiras embarcações para trabalhos de manutenção e reparações.
Este equipamento náutico é gerido pela entidade criada em conjunto pela Marina de Lagos/MSF e Sopromar, vencedora do concurso público promovido pela Administração do Porto de Lisboa (APL) em 2011 para a construção e gestão do Centro Náutico de Algés, em regime de concessão por 27 anos. O valor do investimento em curso é de 2,7 milhões de euros.

VELA

Campeonato Europeu da Classe Olímpica de RS:X na Madeira

Mais de uma centena de velejadores de 24 países participam de 23 de Fevereiro a 1 de Março no Campeonato Europeu da Classe Olímpica de RS:X que decorre na Madeira, numa organização do Clube Naval do Funchal.
Durante sete dias, poderão ser vistas regatas em alguns pontos do Porto do Funchal e ao fim da tarde no Village RS:X, no Posto de S.Lázaro, onde os visitantes poderão experimentar simuladores de Windsurf e degustar sabores da Madeira, com música ambiente.

APORVELA na NAUTICAMPO

A APORVELA (Associação Portuguesa de Treino de Vela) está representada, na NAUTICAMPO 2012, que decorre até 12 de Fevereiro.
Durante os cinco dias do certame, a APORVELA vai sortear uma viagem a bordo do Creoula durante as “The Tall Ships Races 2012 Lisboa” e oferecer um fim-de-semana a bordo da Caravela Vera Cruz às primeiras 20 pessoas que se inscreverem para embarcar naquele que será o Grande Evento do Ano em Portugal.

AMANHÃ, 8 DE FEVEREIRO, EM LISBOA

Fórum do Mar organiza Conferência «Náutica – Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima»

O Fórum Empresarial da Economia do Mar, o Gabinete do Secretário de Estado do Mar, a AIP/FIL, o Turismo de Portugal e a Oceano XXI, estão a organizar um ciclo de Conferências sobre o Mar durante a Nauticampo, que decorre na FIL de 8 a 12 de Fevereiro no Parque das Nações em Lisboa.
A primeira Conferência, “Náutica – Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima”, decorre amanhã, dia 8 de Fevereiro, e conta com a participação dos principais actores com intervenção na náutica tendo em vista a identificação e organização de um conjunto de propostas de acção para o desenvolvimento desta actividade em Portugal e sua promoção no exterior, assim como a apresentação de casos de sucesso.

Quando o surf muda vidas

Gente qualificada radica-se, cada vez mais, em Aljezur e Vila do Bispo, atraída pelo apelo da Natureza e do oceano ali à mão. VEJA A GALERIA DE FOTOS da "VISÃO" e conheça alguns casos.

VIANA DO CASTELO

Assinados contratos de Financiamento dos projectos do Centro de Mar

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Comissão Directiva do ON 2 – O novo Norte (Programa Operacional Regional do norte) assinaram na semana finda os contratos de financiamento destinados ao remo, canoagem e vela. Na cerimónia, presidida pelo Secretário de estado do Desporto e da Juventude, o Presidente da Câmara Municipal defendeu que os equipamentos fazem parte da estratégia de afirmação de Viana do Castelo como cidade náutica.

DE 8 A 12 DE FEVEREIRO, EM LISBOA

Série de conferências e seminários de promoção da Náutica em Portugal

De 8 a 12 de Fevereiro, por ocasião da Nauticampo, numa organização conjunta do Gabinete do Secretário de Estado do Mar, AIP/FIL, Turismo de Portugal, Fórum Empresarial da Economia do Mar e Oceano XXI, vai realizar-se uma série de conferências e seminários de promoção da Náutica em Portugal.

TRANSQUADRA 2011 / 2012

Preparativos para a 2ª etapa – Madeira – Martinica (Le Marin)

A menos de 1 semana da largada da 2ª etapa transat TRANSQUADRA que ligará a Madeira à Martinica num percurso de 2700 milhas náuticas, a azáfama concentra-se nas marinas e estaleiros em Porto Santo e na Madeira, com as tripulações e preparadores técnicos concentrados em últimas reparações e instalação de diversos equipamentos de ajuda à navegação, em resultado dos testes aos barcos na 1ª etapa que ligou Saint Nazaire à Madeira em Julho de 2011. Estas intervenções técnicas implicaram um agrupamento antecipado de todo o material em França e envio de 2 contentores para a Madeira e Porto Santo em Dezembro passado.

Total: 372
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14 15 16 17 18 19