Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA SEXTA-FEIRA

«Silver Cloud» no Porto de Lisboa

Esta sexta-feira, dia 27, o Silver Cloud termina em Lisboa um cruzeiro com início em Tema e escalas em Takoradi, Abidjan, Freetown, Banjul, Dakar e Safi. No mesmo dia inicia uma nova viagem com destino final Londres e escalas em Leixões, La Corunha, Gijon, Bilbao, Belle Isle, Saint Malo e Le Havre.

Esta semana Ponta Delgada recebe 17 navios de cruzeiro e mais de 46 mil visitantes

Numa semana verdadeiramente alucinante no que concerne ao movimento de navios de cruzeiros nos Açores, Ponta Delgada assume particular protagonismo por dar as boas vindas a nada mais, nada menos que 17 navios de cruzeiros.
Inevitavelmente, todas as atenções se vão centrar nos dias 23 e 24, quando o Porto de Ponta Delgada receber, respetivamente, quatro e cinco navios de cruzeiros, em simultâneo. Além deste feito, acresce referir que, exceção feita ao dia 27, em todos os restantes dias, entre 23 e 29 do corrente, vão estar dois ou mais paquetes atracados no porto micaelense.
 

Lisboa duplica número de passageiros de cruzeiro no primeiro trimestre

A atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou, no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 103 por cento em termos de passageiros. O crescimento record foi motivado pela nova gare de cruzeiros e pelos designados passageiros em ‘turnaround’, que iniciam e terminam a viagem na capital.

Nos primeiros três meses de 2018, passaram pela capital 52.583 passageiros, um aumento relativamente aos 29.908 registados no mesmo período do ano passado. As escalas também aumentaram para as 34, face às 19 no período homólogo de 2017, o que significa um crescimento de 79 por cento.

AÇORES

Três navios de cruzeiro com 12500 visitantes este fim de semana

Este fim de semana traz a duas ilhas açorianas um interessante movimento de navios de cruzeiro, isto porque estão agendadas três escalas de turismo resultantes dos habituais itinerários transatlânticos desta época.
A primeira visita ocorre este sábado, dia 21 de abril, em Ponta Delgada, e será protagonizada pelo Norwegian Breakaway, um dos recentes membros da frota da Norwegian Cruise Line, que assim se estreia em águas açorianas. Curiosamente, o mais recente, o Norwegian Bliss, vai visitar Ponta Delgada, também pela primeira vez, já no dia 25 de abril.

28 navios de cruzeiro passam nos portos dos Açores até ao final do mês

Nos últimos quinze dias de Abril, os Açores estabelecem um autêntico recorde de escalas e de número de passageiros nos diversos paquetes que visitarão o arquipélago e em especial Ponta Delgada, que irá receber, neste período, 24 escalas que deverão trazer a esta ilha perto de 50.000 passageiros e mais de 21.000 tripulantes.

ESTA QUINTA-FEIRA

MSC PREZIOSA estreia-se em Ponta Delgada com três mil brasileiros a bordo

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe esta quinta-feira, dia 19 de abril, a aguardada escala inaugural de um dos referenciados navios de cruzeiro da galardoada frota da MSC Crociere, o MSC Preziosa. Esta estreia em portos açorianos resulta do itinerário transatlântico de 21 dias entre São Paulo e Kiel, viagem essa que inclui visitas a Salvador da Baía, Tenerife, Lisboa, Vigo, Le Havre, Southampton e Zeebrugge. É aguardado no porto açoriano pelas 08:00 horas de amanhã e vai rumar à capital portuguesa pelas 16:00 horas. A bordo encontram-se cerca de 3473 passageiros, três mil dos quais são brasileiros, o que certamente vai trazer uma animação muito especial à cidade.

Via navegável do Douro chega ao máximo histórico de 1,2 milhões de turistas

A via navegável do Douro atingiu um máximo histórico no transporte de passageiros de 1,2 milhões turistas em 2017, nas embarcações que atravessam o rio. Os dados apresentados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) revelam uma subida de 35% em relação a 2016, excedendo as expetativas que apontavam para um milhão de turistas no final de 2017.

Miami terá novo terminal futurista para cruzeiros

O conselho de comissários do porto de Miami (Miami-Dade County Board of County Commissioners) aprovou por unanimidade os planos para o novo Terminal B da Norwegian Cruise Line no porto de Miami (na Flórida, Estados Unidos) e que é um terminal futurista, revelou o Seatrade Cruise News. A construção deve iniciar-se em Maio.

ESTE SÁBADO, 14 DE ABRIL

Três navios de cruzeiro no Porto de Lisboa

Este sábado, dia 14, entram em porto três navios, o Wind Surf em turnaround, e o Oosterdam e o Viking Sea em trânsito. O Wind Surf termina em Lisboa um cruzeiro transatlântico com origem em Bridgetown. Em Lisboa inicia um cruzeiro de 8 noites com escalas em Tanger, Málaga, Almeria, Cartagena, Ibiza e Tarragona, e destino final Barcelona.

AÇORES

3 navios de cruzeiro esta sexta-feira em Ponta Delgada

Brilliance of the Seas, Midnatsol e Star Flyer são os três navios de cruzeiro aguardados esta sexta-feira no principal porto micaelense. Três tipologias de navio, três formas distintas de desfrutar de uma viagem marítima mas um denominador comum: Açores. De facto, este encontro em Ponta Delgada será uma interessante oportunidade para constatarmos que a região evidencia uma crescente e diversificada atratividade para este cada vez mais relevante sector do turismo.

VÍDEO

Cresce o número de passageiros de cruzeiros nos portos dos Açores

O mês de Abril será o mais importante de sempre em termos de movimento de navios de cruzeiro na Região. Estão previstas quase meia centena de escalas e há aumento de visitantes nos três portos principais, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

MADEIRA

Março cresce 50% em escalas e passageiros face a 2017

O Porto do Funchal continua a apresentar números em 2018 que evidenciam uma recuperação assinalável quanto aos últimos dois anos. Desta feita, o mês de Março terminou com resultados que, ainda que a confirmar oficialmente, mostram crescimento tanto em escalas de navios de cruzeiro como no movimento de passageiros de assinalar.

LÍGIA CORREIA, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA APRAM - PORTOS DA MADEIRA:

Não é apenas um destino que faz o sucesso de um cruzeiro

"Estamos sempre nas opções dos Itinerary Planners, quem planifica percursos ou rotas.
Vamos continuar. Ninguém visita um porto! Um porto integra um itinerário. Daí a grande importância em mantermos todas as parcerias.
Não podemos ficar isolados. Temos potencial e apostamos continuamente nos transatlânticos, importantes no nosso negócio".

Koningsdam e Riviera trazem a Ponta Delgada cinco mil visitantes

Na crescente dinâmica que o turismo de cruzeiros tem vindo a evidenciar nos Açores, abril continua a assumir-se como o expoente máximo dessa realidade, situação que se traduz, por exemplo, já nesta quinta-feira, dia 5 de abril, com a escala do Midnatsol na Praia da Vitória, associada à dupla visita protagonizada, em Ponta Delgada, pelos navios Koningsdam e Riviera.

SYMPHONY OF THE SEAS

Há uns 150 portugueses no maior navio de cruzeiros do mundo

Primeira viagem do Symphony of the Seas começou a 31 de Março em Barcelona. Mais de uma centena dos cerca de 5500 turistas são portugueses. Dia 31 iniciou a primeira temporada de Verão com cruzeiros pelo Mediterrâneo ocidental a partir de Barcelona, o primeiro dos quais, o inaugural, com mais de 130 portugueses de um total de pelo menos 5494 turistas a bordo, indo depois durante o inverno navegar pelas Caraíbas, num total de 52 partidas anuais.

4 DE ABRIL DE 2020

APRAM prepara programa dos «Four Fred´s in Funchal»

A Administração dos Portos da Madeira reuniu em Fort Lauderdale com representantes da Fred Olsen para preparar o programa em terra do encontro dos 4 Fred, que reúne no dia 4 de abril de 2020, na baía do Funchal, os quatro navios oceânicos da companhia: “Balmoral”, “Boudicca”, “Braemer” e “Black Watch”.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 2 a 8 de abril

De 2 a 8 de abril o Porto de Lisboa recebe o Queen Victoria, o Ventura, o Star Breeze e o Costa Favolosa.
A escala em Lisboa do Queen Victoria no dia 5 faz parte de um cruzeiro de 12 noites com início e fim em Southampton e escalas no Funchal, Tenerife, Gran Canaria, Puerto del Rosario e Lisboa.

Seatrade Global Cruise: APRAM sempre presente

A Seatrade Global Cruise, onde mais uma vez a Administração dos Portos da Madeira marcou presença, foi não só o local para contactos com operadores e armadores, como também para reunir os parceiros da APRAM em matéria de cruzeiros.

A mais antiga parceria vem de 1995, com os Portos de Canárias, sob a marca “Cruise in the Atlantic Islands”, uma rota que tem crescido muito e que em 2017 totalizou um movimento de 2 783 800 passageiros e 1474 escalas, sendo hoje uma das principais rotas mundiais de cruzeiro de inverno.

Porto do Funchal: Dois primeiros meses de 2018 fantásticos

O Porto do Funchal cresceu em todas as variantes nos meses de janeiro e fevereiro, tendo registado, neste último mês, um aumento percentual de passageiros na ordem dos 30% e mais de 14% em escalas, em comparação com mês homólogo de 2017.

REPORTAGEM DA REVISTA «SÁBADO»

Já conhece a nova empregada do Porto de Lisboa?

Quando chega, pelas 7 da manhã, ainda está frio e nublado. A estrutura de vidro, que rodeia o terraço, está embaciada: é o momento ideal para fazer voar a águia: "Só assim é que ela consegue ver o vidro e situar-se no espaço", explica Hugo Sousa. O tratador ainda está nos primeiros dias do novo trabalho com cenário privilegiado: de um lado tem a vista desafogada sobre Lisboa, do outro o rio Tejo. Está no topo do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, que contratou o serviço do especialista e de duas águias antes de arrancar a época alta, com o habitual corre-corre de navios e turistas.

Total: 1116