Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NAVIOS DE CRUZEIRO

Em Setembro perto de 15 mil passageiros nos Açores

Depois do interregno de Verão, o mês de Setembro vai trazer aos principais portos do arquipélago nove navios de cruzeiro, que globalmente farão 13 escalas.
Ponta Delgada com 7 escalas é naturalmente a cidade mais visitada, seguindo-se a Horta com quatro, sendo as restantes em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

COM 315 METROS DE COMPRIMENTO

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebe o maior navio de sempre

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu, esta segunda-feira, o maior navio de sempre a escalar este porto. O navio Mein Schiff 1 tem 315 metros de comprimento e transporta cerca de 4 mil passageiros e tripulantes.

A operação foi de grande importância para o Terminal de Cruzeiros. A entrada do Mein Schiff 1, com 315m, veio permitir ultrapassar o limite até agora operado de navios até 300m, habilitando o porto de Leixões a receber navios ainda maiores, alargando a frota de navios com possibilidade de escalar o porto, um desafio para futuras operações.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa com mais navios e passageiros em Julho

O Observatório do Turismo de Lisboa publicado esta quinta-feira, que cita dados da Administração do Porto de Lisboa, indica que no mês em análise se registou um crescimento de 12,5% em relação ao número de navios de cruzeiros que aportaram na capital, e uma subida de 49,2% de passageiros, que totalizaram quase 39 mil.

Primeiro navio de cruzeiro a GNL entra ao serviço este ano

Nos próximos tempos, apenas um dos novos navios de cruzeiro a entrar ao serviço serão movidos a gás natural liquefeito (GNL), refere o World Maritime News, citando a associação ambientalista alemã Nature And Biodiversity Conservation Union’s (NABU). O navio será o AIDAnova, da AIDA Cruises, que deverá começar a operar ainda este ano.

Com 180 mil toneladas e capacidade para 6.600 passageiros, o navio fará alguns testes e começará a sua época inaugural em Dezembro, nas Ilhas Canárias. Antes disso, estará em Hamburgo.

Cruzeiros. Há cem mil empregos à sua espera

Oportunidades de emprego não faltam e os portugueses, pelo seu profissionalismo, são bem-vindos. Salários podem ser 200% superiores aos pagos em terra.

A indústria mundial de cruzeiros está a registar um crescimento exponencial. Os números são ilustrativos. Só neste ano vai colocar 27 novos navios em operação, prevendo transportar 28 milhões de passageiros. Em dez anos, o número de turistas de cruzeiros aumentou 57%, segundo dados da Cruise Lines International Association (CLIA). Os estaleiros não têm mãos a medir, com encomendas asseguradas para a construção de mais de cem navios. Nos próximos anos, este ritmo de crescimento vai potenciar a criação de cem mil empregos.

Alemanha, Itália, Reino Unido e EUA são os emissores que fazem crescer os cruzeiros em Lisboa

O crescimento dos cruzeiros em Lisboa nos primeiros sete meses deste ano assenta em quatro mercados emissores, a Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos, que em conjunto estão com mais 55,4 mil passageiros que há um ano.

LÍGIA CORREIA:

Navios de cruzeiro maiores exigem ampliação da Pontinha

O prolongamento do molhe da Pontinha insere-se no projeto estratégico para o mercado de cruzeiros. Não é por acaso que a Madeira foi a primeira região do país a definir, em 2005, um porto turístico, no Funchal, e um porto de mercadorias, no Caniçal, assumindo a diferença destes nichos de mercados com total separação da área de intervenção.

APRAM espera atingir meta das 300 escalas de navios

A Administração de Portos da Madeira (APRAM), que está actualmente na dependência da vice-presidência do Governo Regional refere que o registo do corrente ano não é o mais baixo que se pode verificar nos três meses da época baixa, "pois existem registos iguais em anos anteriores (como por exemplo, no ano de 2012, um ano excepcional com 336 escalas e cerca de 600 mil passageiros)". Para 2018, a previsão da APRAM aponta para às 300 escalas na Região e aos 550 mil passageiros.

Que tendências seguem os cruzeiros europeus?

De acordo com o Cruise Industry News Annual Report 2018-2019, as grandes empresas de cruzeiro europeias, apesar de circularem pelo mundo, continuam a preferir a Europa, especialmente o Mediterrâneo, o norte da Europa e as Ilhas Canárias.

A MSC Cruzeiros, por exemplo, tem 47,9% da sua capacidade na Europa, em comparação com os 21,9% nas Caraíbas, ou os 10,7% na América do Sul. Líder europeia, a companhia continua com muito mercado na Europa, ainda que vá para outros locais, como o Dubai, principalmente no Inverno.

ESTREIA

Lisboa escolhida para cerimónia de baptismo de navio de cruzeiro

Mais um feito para o turismo nacional: Lisboa foi escolhida pelos alemães da Tui Cruises como a cidade anfitriã da cerimónia de baptismo de um navio de cruzeiro, o Mein Schiff 2, a 9 de fevereiro de 2019, revela o Porto de Lisboa.

Em comunicado, “a Administração do Porto de Lisboa, S.A. e a Lisbon Cruise Port congratulam-se com a escolha, pela primeira vez, da cidade de Lisboa para o batismo de um navio de cruzeiros acabado de sair de estaleiro”. Segundo o Porto de Lisboa, o evento “destaca a importância crescente da capital portuguesa como centro de cruzeiros”.

Açores receberam mais 41% de passageiros de cruzeiros no primeiro semestre de 2018

Os portos açorianos registaram, nos primeiros seis meses do corrente ano, novos máximos resultantes do movimento de navios de turismo. Quando comparado a período homólogo de 2017, esta situação representou aumentos na ordem dos 41% para o número de passageiros - 80 mil para 112 mil - e de 37,5% relativamente a tripulações, 36 mil para 50 mil. Também ao nível das escalas se verificou um aumento de 95 para 97, ou seja, de 2%. A atratividade do destino, o posicionamento nas rotas transatlânticas e a cada vez maior afirmação no Corredor Atlântico têm sido fatores determinantes e que justificam o crescimento.

Cruzeiros europeus movimentam record de ‎47 bilhões de euros

De acordo com a Clia Europa, a indústria de cruzeiros contribuiu com um valor record de 47,86 bilhões de euros para a economia europeia, um aumento de 16,9% em relação ao último valor divulgado para o continente, em 2015. Em 2017, os gastos diretos gerados por esse segmento chegaram a 19,70 bilhões de euros, também acima dos 16,9 bilhões em 2015.

Negociações entre Portugal e EUA para terminal de cruzeiros na Praia da Vitória

O presidente do conselho de administração da "Portos dos Açores" revelou que "estão a decorrer negociações" com os Estados Unidos para a criação do terminal de cruzeiros para o porto de Praia da Vitória, na ilha Terceira.

"Decorrem negociações até ao mais alto nível, até com o Governo (da República); essas negociações têm sido encetadas e têm sido acompanhadas pela Portos dos Açores e esperamos uma solução que venha resolver o problema do terminal de cruzeiros, o que era uma grande satisfação", adiantou Fernando Nascimento, na delegação de Ponta Delgada do parlamento açoriano.

UMA DAS MAIORES FEIRAS DE CRUZEIROS DO MUNDO | ENVOLVE 4 A 5 MIL PARTICIPANTES

Seatrade Cruise Med 2018 | Lisboa, 19 e 20 de Setembro

A Seatrade Cruise Med é um evento bienal de dois dias e meio muito focado no Mediterrâneo e nos seus mares adjacentes, o segundo destino mundial de cruzeiros. Trata-se de uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo.

Expositores de todo o mundo, incluindo várias novas empresas de cruzeiro, reúnem-se para mostrar os seus produtos e as inovações do setor. Este evento internacional é dos mais importantes na área de cruzeiros, e envolve entre quatro a cinco mil participantes, incluindo armadores e representantes de autoridades portuárias, além de cerca de 200 expositores.

Movimento de passageiros em Leixões cresce 38% no primeiro semestre do ano

No mesmo dia [23.07.2018] em que o Terminal de Cruzeiros de Matosinhos assinala três anos, registando mais de 300 mil passageiros e 426 navios, é conhecido o balanço semestral do movimento de passageiros e cruzeiros em Leixões.

Entre janeiro e junho deste ano, passaram por este porto mais de 50 mil turistas, registando um incremento de 38% no primeiro semestre face a igual período do ano anterior.

“Hoje estamos de parabéns e é com grande entusiasmo que o afirmamos. Ao longo dos últimos três anos temos captado a atenção e o interesse das maiores companhias de cruzeiro mundiais. Temos sido uma das principais portas de entrada na região e temos renovado, ano após ano, o recorde de movimento de navios e passageiros.”, afirma a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 29 de Julho

Até 29 de julho o Porto de Lisboa recebe os navios de cruzeiro Ventura, Disney Magic, Marella Spirit, Independence of the Seas e Navigator of the Seas.
A escala em Lisboa do Ventura, esta terça-feira, dia 24, faz parte de um cruzeiro de 7 noites que tem Southampton como homeport e Guernsey, Leixões, Lisboa e Vigo como portos de escala.

MADEIRA

Navios de cruzeiro registam aumento no número de passageiros pelo oitavo mês consecutivo

Os navios de cruzeiro tiveram um aumento de 29,5%, em abril, no número de passageiros em trânsito, confirmado a tendência iniciada há oito meses, diz a Direcção Regional de Estatística (DREM).

Este é o oitavo mês consecutivo em que os navios de cruzeiro apresentam um aumento nos número de passageiros em trânsito nos portos da Madeira.

LEIXÕES

APDL investe 1,6 milhões de euros na Zona Portuária do Leverinho (Gondomar)

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) assinou hoje o auto de consignação para o projeto na Zona Portuária do Leverinho, em Gondomar, que resulta de um investimento de 1,6 milhões de euros.

MINISTRA DO MAR:

NOVA LIGAÇÃO POR FERRY ENTRE FUNCHAL E PORTIMÃO ASSEGURA O «PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE TERRITORIAL»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve esta terça-feira no Porto de Portimão para a cerimónia de recepção ao ferry "Volcán de Tijarafe", que iniciou recentemente as ligações semanais entre o Funchal, na Madeira, e Portimão, no Algarve.

Na sua intervenção, a Ministra do Mar realçou que a nova ligação por ferry entre a Madeira e o Continente é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério do Mar e o Governo Regional da Madeira, destacando ainda o papel da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão e do Grupo Sousa, que opera o navio através da ENM - Empresa de Navegação Madeirense.

LISBOA

Passageiros de cruzeiros sobem 15% no primeiro semestre de 2018

A actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa cresceu 15% em número de passageiros e 11% em escalas durante o primeiro semestre de 2018, o que corresponde a um total de 221.072 passageiros e 148 escalas contra os 192.685 passageiros e 133 escalas registadas em igual período de 2017.

“O aumento de 15% do número de passageiros foi determinado pelos crescimentos de 5% dos passageiros em turnaround -19 468 contra 20 518 -, e de 16% dos passageiros em trânsito que passaram de 173.217 para 200.554”, lê-se no comunicado do Porto de Lisboa.

Total: 1141