Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Movimento de passageiros em Leixões cresce 38% no primeiro semestre do ano

No mesmo dia [23.07.2018] em que o Terminal de Cruzeiros de Matosinhos assinala três anos, registando mais de 300 mil passageiros e 426 navios, é conhecido o balanço semestral do movimento de passageiros e cruzeiros em Leixões.

Entre janeiro e junho deste ano, passaram por este porto mais de 50 mil turistas, registando um incremento de 38% no primeiro semestre face a igual período do ano anterior.

“Hoje estamos de parabéns e é com grande entusiasmo que o afirmamos. Ao longo dos últimos três anos temos captado a atenção e o interesse das maiores companhias de cruzeiro mundiais. Temos sido uma das principais portas de entrada na região e temos renovado, ano após ano, o recorde de movimento de navios e passageiros.”, afirma a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 29 de Julho

Até 29 de julho o Porto de Lisboa recebe os navios de cruzeiro Ventura, Disney Magic, Marella Spirit, Independence of the Seas e Navigator of the Seas.
A escala em Lisboa do Ventura, esta terça-feira, dia 24, faz parte de um cruzeiro de 7 noites que tem Southampton como homeport e Guernsey, Leixões, Lisboa e Vigo como portos de escala.

MADEIRA

Navios de cruzeiro registam aumento no número de passageiros pelo oitavo mês consecutivo

Os navios de cruzeiro tiveram um aumento de 29,5%, em abril, no número de passageiros em trânsito, confirmado a tendência iniciada há oito meses, diz a Direcção Regional de Estatística (DREM).

Este é o oitavo mês consecutivo em que os navios de cruzeiro apresentam um aumento nos número de passageiros em trânsito nos portos da Madeira.

LEIXÕES

APDL investe 1,6 milhões de euros na Zona Portuária do Leverinho (Gondomar)

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) assinou hoje o auto de consignação para o projeto na Zona Portuária do Leverinho, em Gondomar, que resulta de um investimento de 1,6 milhões de euros.

MINISTRA DO MAR:

NOVA LIGAÇÃO POR FERRY ENTRE FUNCHAL E PORTIMÃO ASSEGURA O «PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE TERRITORIAL»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve esta terça-feira no Porto de Portimão para a cerimónia de recepção ao ferry "Volcán de Tijarafe", que iniciou recentemente as ligações semanais entre o Funchal, na Madeira, e Portimão, no Algarve.

Na sua intervenção, a Ministra do Mar realçou que a nova ligação por ferry entre a Madeira e o Continente é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério do Mar e o Governo Regional da Madeira, destacando ainda o papel da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão e do Grupo Sousa, que opera o navio através da ENM - Empresa de Navegação Madeirense.

LISBOA

Passageiros de cruzeiros sobem 15% no primeiro semestre de 2018

A actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa cresceu 15% em número de passageiros e 11% em escalas durante o primeiro semestre de 2018, o que corresponde a um total de 221.072 passageiros e 148 escalas contra os 192.685 passageiros e 133 escalas registadas em igual período de 2017.

“O aumento de 15% do número de passageiros foi determinado pelos crescimentos de 5% dos passageiros em turnaround -19 468 contra 20 518 -, e de 16% dos passageiros em trânsito que passaram de 173.217 para 200.554”, lê-se no comunicado do Porto de Lisboa.

ESTE DOMINGO

«Sirena no Porto de Lisboa»

No dia 8 Lisboa será o destino final de uma viagem transatlântica de 15 noites do navio Sirena, que tem início em Miami e escalas em St George, Tenerife, Arrecife e Funchal. Lisboa será também o porto de embarque para uma nova viagem de 10 noites do Sirena com destino ao Mediterrâneo, passagem Sevilha, Gibraltar, Almeria, Valência, Ibiza, Palma de Maiorca, e Port Mahon, e desembarque em Barcelona.

Nova política tarifária no Douro em vigor a 1 de Agosto

A partir de 1 de Agosto entra em vigor a nova política tarifária da Via Navegável do Douro, assente no princípio do utilizador-pagador, informou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). Terá uma “aplicação gradual, ao longo dos próximos quatro anos”, período durante o qual será avaliada anualmente, “com o objectivo de a tornar o mais equilibrada possível”, refere a APDL.

LÍDIA SEQUEIRA

Seatrade Cruise Med é «consagração de Lisboa como um dos grandes portos de cruzeiro europeus»

Em Setembro e Outubro, Portugal vai receber quatro eventos marítimos mundiais, com destaque para a Seatrade Cruise Med, “uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo”, cuja realização na capital portuguesa representa um “momento privilegiado para a consagração de Lisboa como um dos grandes portos de cruzeiro europeus”, considera Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.

PRIMEIRA VIAGEM A 2 DE JULHO

Ferry Madeira-Portimão: Bilhetes já disponíveis

O navio Volcán de Tijarafe, com capacidade para cerca de 1000 passageiros, que fará o triângulo Madeira, continente, Canárias, começa a operar a 2 de julho, mas só vai fazer 12 viagens por ano.

As 12 viagens semanais programadas para este ano começam sempre aos domingos com a saída do porto de Tenerife (20h00) e terminam na quinta-feira seguinte em Las Palmas (08h00). Pelo meio, há partidas Funchal-Portimão às segundas-feiras (10h30) e Portimão-Funchal às terças-feiras (12h30). A última viagem deste ano está marcada para 20 de setembro.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 15 de Junho

A escala em Lisboa do Aegean Odyssey no dia 13 faz parte de um cruzeiro de 27 noites com inicio em Civitavecchia, fim em Londres e escalas em Livorno, Portoferraio, Bonifacio, Ajaccio, Port Mahon, Palma de Maiorca, Málaga, Cádis, Sevilha, Lisboa, Leixões, Vigo, Bordéus, Falmouth, Dartmouth e Honfleur.

ATÉ SÁBADO

4 navios de cruzeiro no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do Marella Spirit no dia 7 faz parte de um cruzeiro de 7 noites que tem Málaga como homeport e Leixões, Lisboa, Portimão, Cádis e Gibraltar como portos de escala.
No dia 8 o Harmony G termina em Lisboa um cruzeiro que tem início em Málaga e escalas em Porto Banus, Gibraltar, Sevilha, Cádis e Portimão. No dia seguinte inicia um novo cruzeiro no sentido inverso.

EM ABRIL

Aumento exponencial de passageiros e navios no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa movimentou durante o mês de Abril 65.846 passageiros em cruzeiros, contra os 51.339 verificados no mesmo período do ano anterior, o que corresponde a uma subida de 28,3%, enquanto o número de navios passou de 42 para 49, numa variação positiva de 16,7%.

De acordo com o Observatório do Turismo de Lisboa, que cita dados da Administração do Porto de Lisboa, à semelhança do mês anterior, o número de passageiros em turnaround registou um aumento exponencial, desta vez, na ordem dos 122,5%, tendo sido transportadas 9.641pessoas, quando no mesmo mês de 2017 o número tinha sido de 4.334. Já o número de passageiros em trânsito cresceu 19,6% face a Abril de 2017, ascendendo a 56.205.

ESTE SÁBADO

«BOUDICA» no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do Boudicca no dia 2 faz parte de um cruzeiro de 22 noites que tem Dover como homeport e Lisboa, Port Mahon, Nápoles, Amalfi, Civitavecchia, Livorno, Portofino, Génova, San Remo, Cartagena, Málaga e Vigo como portos de escala.

ESTE SÁBADO

«Seabourn Ovation» e «Harmony G» no Porto de Lisboa

O Seabourn Ovation, o mais recente navio de cruzeiros ultra luxuoso, chega a Lisboa pela primeira vez este sábado, 26 de maio, onde termina uma viagem de 14 noites com início em Barcelona e escalas em Sete, Tarragona, Málaga, Gibraltar, Casablanca, Tanger, Cádis e Portimão.

Leixões abriu portas a quatro cruzeiros com 4 mil turistas num só dia

Esta terça-feira, 22 de maio, o Porto de Leixões abriu as portas a quatro cruzeiros. Estes navios transportavam cerca de 4 mil turistas, que aproveitaram o dia para conhecer a região.

O Porto Cruise Terminal e a Estação de Passageiros de Leça da Palmeira receberam duas escalas inaugurais, quer de um novo cruzeiro, o Marella Spirit, quer de uma nova companhia, a Norwegian Cruise Line.

APDL recebe pedido de uso de cais de acostagem na Via Navegável do Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu “um pedido para atribuição de título de utilização privativa para utilização de um posto de acostagem de embarcações existente a montante do Cais da Régua, na margem direita do rio Douro”, ao quilómetro 100 da Via Navegável do Douro, em área da sua jurisdição em Peso da Régua, conforme se lê no edital publicado em Diário da República.

ESTE DOMINGO

DISNEY MAGIC com 3 mil visitantes em Ponta Delgada

A capital micaelense volta a receber, pelo terceiro ano consecutivo, a visita do navio de cruzeiros Disney Magic. Esta escala resulta de um cruzeiro transatlântico de 13 noites, entre Miami e Barcelona. A bordo viajam 2144 passageiros e 1063 tripulantes que são aguardados pelas 06h15 deste domingo e vão permanecer na cidade até cerca das 15h15, altura que prossegue viagem rumo a Lisboa. Até ao destino final, este navio vai ainda visitar Cadiz, Malaga e Ibiza.

Lisboa espera 150 executivos para evento Seatrade Cruise Med

A cidade de Lisboa espera a chegada de 150 executivos para a realização do evento ‘Seatrade Cruise Med’, que se vai realizar na capital a 19 e 20 de setembro, inserido na Portugal Shipping Week.

Desses, 29 executivos já estão confirmados, representando operadores de navios de cruzeiro, nomeadamente a AIDA Cruises, Azamara, Carnival UK, Disney Cruise Line, MSC Cruises, Mystic Cruises, Norwegian Cruise Line, Royal Caribbean International, Sea Cloud Cruise Line, Silversea, TUI e Viking Ocean Cruises.

Megaiates páram cada vez mais na Madeira

De janeiro a abril deste ano, o Porto do Funchal recebeu 21 super ou mega iates, mas a grande concentração foi em abril, a 12, quando chegaram a estar em porto, seis megaiates, o que foi inédito.
A APRAM tem vindo a apostar neste mercado, com a participação nas maiores mostras mundiais do sector, contactando com os agentes de iates, divulgando o que a Madeira tem para oferecer a este tipo de clientes.

Total: 1107