Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Marco Polo fez overnight em Ponta Delgada

O clássico Marco Polo, da Cruise & Maritime Voyages, esteve esta semana em Ponta Delgada, na recta final de um grande cruzeiro ao Rio Amazonas iniciado no passado dia 10 de Janeiro em Tilbury, na Inglaterra. Ao longo da viagem, o navio passou por 18 portos, entre os quais Amesterdão, Lisboa, Tenerife, Mindelo, Belém, Manaus, Santarém, Ilha do Diabo e Bridgetown.
Ponta Delgada foi o último porto de escala nos 43 dias de viagem, levando consigo 700 passageiros e 350 tripulantes.

 

Passageiros de cruzeiros no Funchal e Lisboa aumentam 23% em Janeiro

Os portos do Funchal e de Lisboa, que são os dois maiores portos de cruzeiros portugueses, tiveram em Janeiro um aumento médio do número de passageiros em 23,1%, para 67.296, com aumentos de 13,7%, para 53.627, na Madeira e de 82%, para 13.669, na capital, de acordo com os dados da APRAM e da APL.

Televisão japonesa filma no Porto do Funchal

Uma equipa da TV japonesa esteve esta quarta feira na Madeira a bordo da navio de cruzeiros "Costa Concórdia", onde gravou para um programa intitulado de "O cruzeiro de luxo à volta do mundo", o único programa do género da televisão daquele país.
Trata-se de um programa de turismo e cultura, emitido todas as quartas feiras, num horário considerado nobre, destinado a uma audiência entre os 30 e os 60 anos e que atinge uma audiência de 4.800.000 telespectadores.

HOJE, QUARTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO

Marco Polo e Oriana em Ponta Delgada

Esta quarta-feira, 16 de Fevereiro, Ponta Delgada recebe a visita dos navios Oriana e Marco Polo. Ambos têm chegada prevista para as 8h00, sendo que o navio clássico Marco Polo deverá atracar no porto comercial, no seguimento da política de privilegiar a atracagem dos navios com maior número de passageiros no terminal Portas do Mar (neste caso o Oriana).

Rota de Madeira e Canárias continua em crescimento

O movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que escalaram os portos do Funchal e de Canárias ascendeu no ano passado a 1.904.279 turistas, mais 17,35% em comparação com o ano anterior.
O Porto do Funchal continua a liderar em número de escalas com 294, enquanto Santa Cruz deTenerife registou 253, Arrecife de Lanzarote 179 e Las Palmas de Gran Canaria 172.

 

«Oriana» regressa a Ponta Delgada na próxima quarta-feira

Ponta Delgada recebeu esta terça-feira a primeira das três escalas do navio Oriana previstas para 2011. Este emblemático navio da P&O Cruises, chegou das Bahamas pelas 7h00 na recta final de um cruzeiro de 35 noites às Caraíbas, percorrendo no total 13 portos em 9 países. Ponta Delgada foi a última escala antes da chegada a Southampton no próximo dia 12.
A saída do navio, com os seus cerca de 1800 passageiros e 760 tripulantes, deu-se pelas 18h00.
 

HOJE, 8 DE FEVEREIRO

«Oriana» nas Portas do Mar

Esta terça-feira, 8 de Fevereiro, o Oriana, da P&O Cruises, realizará a primeira de três escalas previstas para 2011, em Ponta Delgada.
A viagem iniciou-se em Southampton e, depois de visitar as Caraíbas, está um dia completo em Ponta Delgada, antes de regressar às ilhas britânicas. A chegada está prevista para as 8 horas e a partida ocorrerá pelas 18:00.

PORTUGAL FIXA NOVOS RECORDES NOS CRUZEIROS E RECEBE MAIS 13% DE PASSAGEIROS

Portos nacionais alcançam máximos no número total de escalas e passageiros de cruzeiro

Em 2010, o movimento de passageiros dos navios de cruzeiro nos portos portugueses superou a barreira de 1 milhão, ao atingir os 1 066 963 passageiros de cruzeiro, o maior número de sempre, ultrapassando, assim, os 945.738 turistas que visitaram Portugal por navio de cruzeiros em 2009, o que representa um crescimento de 13%.

«ALLURE OF THE SEAS» HOJE, NA GRANDE REPORTAGEM SIC

A Cidade Flutuante

O Allure of the Seas é o maior navio de cruzeiros do mundo. A Grande Reportagem SIC viajou nesta cidade flutuante, onde cabem 10 Barcos do Amor.
Um trabalho da jornalista Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva e edição de Imagem de Andrés Gutierrez. Passa hoje, domingo, dia 30 de Janeiro, logo após o Jornal da Noite.
Há um hospital, um casino, um heliporto, um centro de reciclagem, um canal interno de televisão, uma tipografia, um cinema 3D, 12 mil plantas, um carrocel, salas de espectáculo, salões de beleza, paredes de escalada, caixas multibanco, galerias de arte, lojas de roupa, lojas de brinquedos, ourivesarias, mini-golfe, ginásios, piscinas, jacuzzis, restaurantes, bares, discotecas.

Turismo de Cruzeiros volta a crescer em 2011

Os cinco principais portos portugueses esperam bater recordes este ano, ao receberem, no total, mais de 1,2 milhões de passageiros e perto de 900 escalas de navios de cruzeiros.
 

PORTOS

Cobrança de taxa aos turistas de cruzeiros foi adiada seis meses

O Governo recuou nas taxas a aplicar aos turistas de cruzeiros. Inicialmente, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), fixou uma taxa de dois euros, a cobrar desde o início do ano, a cada turista que decidisse pisar terra durante as escalas dos navios de cruzeiro em Portugal. Agora, acabou por adiar a entrada em vigor desta medida.
O SEF, depois das reclamações apresentadas pela Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (Agepor), decidiu suspender esta taxa durante os seis primeiros meses deste ano.
 

PORTO DO FUNCHAL

Novas mangas a funcionar já em Março

As novas mangas de embarque e desembarque dos passageiros dos navios de cruzeiro que atracam no Porto do Funchal deverão estar a funcionar em pleno no próximo mês de Março, decorrendo neste momento uma acção de formação para 15 funcionários da APRAM.

HOJE, 16 DE JANEIRO

Azores Cruise Club em Assembleia Geral

O Azores Cruise Club realiza hoje, sexta-feira, 14 de Janeiro, a sua primeira Assembleia Geral. Para além do pedido de aprovação da lista de corpos sociais do recém-criado clube, será apresentado por parte da direcção o plano de actividades para 2011. O plano de actividades pretende seguir os objectivos gerais delineados nos Estatutos do clube.

 

MOVIMENTO NACIONAL DE PASSAGEIROS DE NAVIOS-CRUZEIRO

Porto do Funchal sublinha record em 2010

O Porto do Funchal continua a liderar o movimento nacional de passageiros dos navios de cruzeiro ao registar um novo recorde em 2010 com 495.323 passageiros, mais 13,65% que em 2009, quando totalizou 435.821 passageiros.
No que se refere às escalas, continua a ser o segundo porto nacional, tendo-se verificado no ano passado 294 escalas, mais 6% que no ano anterior, sendo 14 novas escalas, quatro delas de novos navios.
 

EM 2010

Porto de Lisboa atinge novo recorde de passageiros de cruzeiro

Em 2010, com 448 497 passageiros de cruzeiro o Porto de Lisboa registou um novo recorde transpondo, assim, os 415 758 turistas contabilizados em 2009, o que traduz um crescimento de 8%.
Este crescimento foi particularmente determinado pelo aumento de 19% do número de passageiros em trânsito, que totalizaram 395 884, retomando-se, assim, a trajectória crescente registada neste segmento de mercado até 2008.

 

TURISTAS DE CRUZEIROS EM LISBOA

Têm mais de 50 anos e gastam 40 euros, em média

Por norma, os passageiros mais frequentes dos cruzeiros lisboetas, têm mais de 50 anos, são casados e têm filhos. Além disso, são pessoas activas, embora, o número de turistas reformados tenha vindo a aumentar e seja já significativo, com cerca de 35 por cento.
Os turistas que efectuam cruzeiros por Lisboa, gastam, em média, cerca de 40 euros, em artesanato, pastéis, vinho e postais de Lisboa e de Portugal.
 

ESTE SÁBADO, 8 DE JANEIRO

«Arcadia» em Ponta Delgada

Este sábado, dia 8 de Janeiro, o famoso navio Arcadia, da P&O Cruises, realizará a primeira de três escalas previstas para este ano em Ponta Delgada. O cruzeiro iniciou-se em Southampton e, depois de visitar Ponta Delgada, dirige-se a várias ilhas das Caraíbas, concluindo o seu itinerário em Inglaterra.

CRUZEIROS NOS AÇORES

Divulgação de Escalas Junto do Comércio

O Azores Cruise Club iniciou na última semana de 2010 uma acção de divulgação das escalas previstas para Ponta Delgada no primeiro semestre de 2011, junto de estabelecimentos comerciais e taxistas da cidade.

 

«Aurora» hoje em Ponta Delgada

Esta quarta-feira, 5 de Janeiro, volta a visitar Ponta Delgada o navio de cruzeiros Aurora, da companhia centenária britânica, P&O. A sua passagem pelos Açores está inserida numa viagem de 23 noites às Caraíbas, sendo Ponta Delgada o último porto de escala antes do terminus do cruzeiro em Southampton. Trata-se da primeira de quatro escalas previstas para este navio, em Ponta Delgada, no corrente ano de 2011.

REPORTAGEM DA RTP AÇORES

«Queen Elizabeth» nas Portas do Mar, Ponta Delgada

Este domingo, 2 de Janeiro de 2011, entre as 7.00 e as 13.00 horas, registou-se a escala inaugural nos Açores do novo navio da Cunard Line, o Queen Elizabeth. A paragem em Ponta Delgada antecedeu a conclusão de um roteiro que teve como destino principal as Caraíbas. Depois de deixar o Terminal das Portas do Mar, o Queen Elizabeth rumou a Southampton.
 

Total: 1142