Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




JORNAL DE NEGÓCIOS

Turistas de cruzeiros vão pagar dois euros para pisar terra

Os turistas que cheguem a Portugal Continental por mar vão pagar dois euros se quiserem pisar terra. A nova taxa, fixada numa portaria publicada a 17 de Dezembro pelo Ministério da Administração Interna, entra em vigor já a partir de 1 de Janeiro de 2011.
"É uma perfeita loucura. Tenho a certeza que nos arriscamos a perder um volume enorme de escalas de cruzeiros" afirma António Belmar da Costa, director executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), ao Negócios.

 

DIÁRIO ECONÓMICO

Armadores contra subida das taxas para turistas de cruzeiros

Os maiores armadores internacionais de cruzeiros iniciaram já uma contestação à medida do Governo de aumentar a partir de 1 de Janeiro as taxas a cobrar aos turistas que utilizem navios de cruzeiro em escalas portuguesas. Segundo uma recente portaria do Ministério da Administração Interna, publicada em Diário da República a 17 de Dezembro, cada passageiro embarcado terá de pagar três euros. A autorização para vir a terra custa mais dois euros.

REGIÃO RECEBE MEIO MILHÃO DE TURISTAS POR ANO VIA NAVIOS DE CRUZEIRO

Madeira teme prejuízos graves com as novas taxas

A Associação de Agentes de Navegação diz que as novas taxas portuárias, representam um retrocesso para o turismo de cruzeiros. As novas tarifas começam a ser cobradas em Janeiro pelo SEF, e a Madeira teme prejuízos graves . Declarações de João Welsh, da Associação de Agentes de Navegação.

Leixões quer inundar o Norte com turistas a partir do novo terminal

O Porto de Leixões quer seguir (e incrementar) o sucesso do Aeroporto Sá Carneiro e tornar-se numa importante porta de entrada de turistas na região. Em 2010, 15 paquetes de grandes dimensões vão estrear o novo terminal de cruzeiros.

Um milhão de turistas chega pelo mar a Portugal

A lutar por uma quota relevante dos 17 milhões de turistas que anualmente fazem férias em alto mar,
o país já recebia pelos seus portos, em 2009, oito por cento do total de 12 milhões de pessoas que, todos os anos, nos visita.
 

JORNAL DE NOTÍCIAS

CRUZEIROS - Viagens já marcadas não pagam novas taxas

As novas taxas que vão ser cobradas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a partir de Janeiro aos turistas que façam escala num porto do Continente, só se aplicam a viagens compradas depois da entrada em vigor da portaria e não se aplicam às ilhas.
Segundo o SEF, "a portaria está integrada no Regulamento do Sistema Tarifário dos Portos do Continente e, por conseguinte, não se aplica às Regiões Autónomas". O SEF assegura, ainda, que "a aplicação (das taxas) será efectuada às viagens adquiridas a partir da data da entrada em vigor da Portaria", que é Janeiro de 2011.

 

A PARTIR DE JANEIRO DE 2011

Cruzeiros com taxas agravadas em mais de 60%

A partir de Janeiro, os cruzeiros que entrem nos portos portugueses vão ter de desembolsar uma taxa que pode chegar aos oito mil euros. O agravamento das taxas, segundo a Associação dos Agentes de Navegação (Agepor), ultrapassa os 60 por cento.
 

Porto de Lisboa presenteia passageiros de cruzeiro com música alusiva ao Natal

No dia 24 de Lisboa o porto de Lisboa recebeu três navios de cruzeiro, o Independence of the Seas, o Artemis e o Balmoral.
Como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, o Porto de Lisboa organizou uma acção de recepção aos passageiros que viajavam a bordo dos referidos navios.
 

NAVIOS DE CRUZEIRO NO PORTO DO FUNCHAL

Crescimento de 14% entre Janeiro e Novembro

O movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que visitam o Porto do Funchal cresceu 14% entre Janeiro e Novembro deste ano, enquanto as escalas subiram 7% no mesmo período, em comparação com os mesmos meses do ano anterior.
Nos primeiros onze meses do corrente ano, 254 navios escalaram o Porto do Funchal, mais 15 que no ano anterior.
 

PORTO DE LISBOA

Já disponível a previsão de escalas de navios de cruzeiro para 2011

O Porto de Lisboa disponibiliza, aos interessados, a previsão de escalas de navios de cruzeiro em 2011.

HOJE, TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO

Pacific Princess em Ponta Delgada

A Princess Cruises volta a visitar Ponta Delgada, hoje, dia 14 de Dezembro, cabendo esta presença ao navio Pacific Princess. Trata-se da estreia deste navio na região. O Pacific Princess faz parte de um conjunto de oito embarcações de luxo, construídos em St. Nazaire, França, para integrar a defunta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises. Tinha então a designação de R Three, e, após a falência daquela companhia, a Princess adquiriu-o e baptizou-o Pacific Princess.
Desloca 30 mil toneladas, mede 181m de comprimento e 25m de largura, tendo capacidade para 800 passageiros e 373 tripulantes. A escala insere-se numa viagem entre Roma e Ft. Lauderdale.
A chegada está prevista para as 07:00 e a partida ocorrerá pelas 14:00.
 

ESTA TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO, NO FUNCHAL

Lançamento da nova revista Cruzeiros

A nova revista Cruzeiros vai ser apresentada no Funchal esta terça-feira, 14 de Dezembro, e em Lisboa no dia 18. Os eventos vão decorrer a bordo do Independence Of the Seas, navio da classe Freedom da Royal Caribbean. De acordo com os responsáveis da nova publicação, a revista vem preencher uma lacuna num sector em franco crescimento em todo o mundo, mas que não tinha uma publicação em português direccionada exclusivamente para o mundo dos navios de cruzeiros.
 

ESTE DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO

Marco Polo regressa a Ponta Delgada

Regressa este domingo a Ponta Delgada o navio Marco Polo, ao serviço da Cruise & Maritime Voyages. O blog do "Azores Cruise Club" recorda um pouco da história deste navio.
 

NAS VÉSPERAS DE SE DAREM A CONHECER EM CANNES

«Portugal and Atlantic Isles» inclui 7 portos portugueses

De 19 de Novembro a 7 de Dezembro o navio de cruzeiros Saga Pearl II realiza um cruzeiro cujo itinerário inclui escalas em 7 portos portugueses, Leixões, Lisboa, Portimão, Funchal, Ponta Delgada, Horta e Praia da Vitória. Com início e fim em Southampton, em Inglaterra, a viagem do Saga Pearl II contempla, para além dos portos nacionais, apenas o porto de Sevilha.
O facto de o operador Saga Cruises lançar no mercado uma viagem de cruzeiro intitulada "Portugal and Atlantic Isles", corrobora a importância crescente que Portugal tem vindo a assumir enquanto destino de cruzeiros.
O Saga Pearl II está hoje, dia 24, em Portimão; a 25 e 26 em Sevilha; 28 e 29 no Funchal, seguindo-se Ponta Delgada (1 de Dezembro), Horta (2 de Dezembro), Praia da Vitória (3 de Dezembro), regressando neste mesmo dia a Southampton, onde chegará a 7 de Dezembro.

Passageiros de cruzeiros no Porto de Leixões aumentam 56%

Os passageiros de cruzeiros que passaram até Outubro pelo Porto de Leixões atingiram os 22.405, mais 56% do que em igual período do ano passado, anunciou a administração do porto nacional.
"O aumento de turistas a chegar ao Norte de Portugal por via marítima justifica-se pelo acréscimo significativo do número de navios de cruzeiros a fazer escala em Leixões", refere a administração.

Funchal supera meio milhão de turistas

Apesar da crise, o sector do turismo de cruzeiros continua em alta e a bater recordes. No Funchal, espera-se bater este ano a barreira dos 500 mil cruzeiristas.
Entre Janeiro e Outubro, o principal porto da Madeira recebeu mais 20,4% passageiros do que no período homólogo do ano passado, e as reservas já agendadas garantem que serão mais de meio milhão os que chegarão à Madeira a bordo de navios de cruzeiro.
 

Total: 1116