Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TURISTAS DE CRUZEIROS EM LISBOA

Têm mais de 50 anos e gastam 40 euros, em média

Por norma, os passageiros mais frequentes dos cruzeiros lisboetas, têm mais de 50 anos, são casados e têm filhos. Além disso, são pessoas activas, embora, o número de turistas reformados tenha vindo a aumentar e seja já significativo, com cerca de 35 por cento.
Os turistas que efectuam cruzeiros por Lisboa, gastam, em média, cerca de 40 euros, em artesanato, pastéis, vinho e postais de Lisboa e de Portugal.
 

ESTE SÁBADO, 8 DE JANEIRO

«Arcadia» em Ponta Delgada

Este sábado, dia 8 de Janeiro, o famoso navio Arcadia, da P&O Cruises, realizará a primeira de três escalas previstas para este ano em Ponta Delgada. O cruzeiro iniciou-se em Southampton e, depois de visitar Ponta Delgada, dirige-se a várias ilhas das Caraíbas, concluindo o seu itinerário em Inglaterra.

CRUZEIROS NOS AÇORES

Divulgação de Escalas Junto do Comércio

O Azores Cruise Club iniciou na última semana de 2010 uma acção de divulgação das escalas previstas para Ponta Delgada no primeiro semestre de 2011, junto de estabelecimentos comerciais e taxistas da cidade.

 

«Aurora» hoje em Ponta Delgada

Esta quarta-feira, 5 de Janeiro, volta a visitar Ponta Delgada o navio de cruzeiros Aurora, da companhia centenária britânica, P&O. A sua passagem pelos Açores está inserida numa viagem de 23 noites às Caraíbas, sendo Ponta Delgada o último porto de escala antes do terminus do cruzeiro em Southampton. Trata-se da primeira de quatro escalas previstas para este navio, em Ponta Delgada, no corrente ano de 2011.

REPORTAGEM DA RTP AÇORES

«Queen Elizabeth» nas Portas do Mar, Ponta Delgada

Este domingo, 2 de Janeiro de 2011, entre as 7.00 e as 13.00 horas, registou-se a escala inaugural nos Açores do novo navio da Cunard Line, o Queen Elizabeth. A paragem em Ponta Delgada antecedeu a conclusão de um roteiro que teve como destino principal as Caraíbas. Depois de deixar o Terminal das Portas do Mar, o Queen Elizabeth rumou a Southampton.
 

Navios de cruzeiro contratam 4 mil brasileiros para temporada

Rio de Janeiro - Cerca de 4 mil trabalhadores brasileiros estão sendo contratados para compor a tripulação dos 20 transatlânticos que integram a temporada de cruzeiros marítimos no país, iniciada em outubro passado e que se estenderá até maio de 2011.

 

7 navios de cruzeiro no fim do ano, no Porto do Funchal

Sete navios de cruzeiro vão estar presentes no Porto do Funchal, na última noite do ano.
Comentários de Bruno Freitas, presidente da Administração Portos da Região Autónoma da Madeira.

 

ESTE DOMINGO, 2 DE JANEIRO

«Queen Elizabeth» nas Portas do Mar, Ponta Delgada

Este domingo, 2 de Janeiro de 2011, entre as 7.00 e as 13.00 horas, registar-se-á a escala inaugural nos Açores do novo navio da Cunard Line, o Queen Elizabeth. A paragem em Ponta Delgada antecede a conclusão de um roteiro que teve como destino principal as Caraíbas. Depois de deixar o Terminal das Portas do Mar, o Queen Elizabeth ruma a Southampton.

APDL abre concurso público para empreitada avaliada em 28,3 milhões

O Porto de Leixões (APDL) abriu esta quinta-feira, 30 de Dezembro, o concurso público para a empreitada “Construção do edifício do terminal de cruzeiros/pólo de mar da universidade do Porto”.
O novo terminal de cruzeiros é a face mais visível da aposta estratégica do Porto de Leixões no turismo de cruzeiros, passando a poder acolher os navios de cruzeiro até 300 metros, transformando-se assim num novo porto de escala para milhares de turistas.

 

Açores com 108 escalas de cruzeiros em 2011

Os Açores recebem em 2011 108 escalas de cruzeiros, com mais de 90 mil turistas. O Queen Elizabeth inaugura e encerra a temporada deste tipo de navios no arquipélago. Declarações de Carlos Adalberto Silva, Pres. Adm. Portos dos Açores.

«Saga Ruby» esteve nas Portas do Mar, Ponta Delgada

Ontem, dia 30 de Dezembro, fez escala nas Portas do Mar o navio Saga Ruby, do armador Saga Shipping. Esta visita a Ponta Delgada foi efectuada praticamente no final de um itinerário realizado às Caraíbas.

JORNAL DE NEGÓCIOS

Turistas de cruzeiros vão pagar dois euros para pisar terra

Os turistas que cheguem a Portugal Continental por mar vão pagar dois euros se quiserem pisar terra. A nova taxa, fixada numa portaria publicada a 17 de Dezembro pelo Ministério da Administração Interna, entra em vigor já a partir de 1 de Janeiro de 2011.
"É uma perfeita loucura. Tenho a certeza que nos arriscamos a perder um volume enorme de escalas de cruzeiros" afirma António Belmar da Costa, director executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), ao Negócios.

 

DIÁRIO ECONÓMICO

Armadores contra subida das taxas para turistas de cruzeiros

Os maiores armadores internacionais de cruzeiros iniciaram já uma contestação à medida do Governo de aumentar a partir de 1 de Janeiro as taxas a cobrar aos turistas que utilizem navios de cruzeiro em escalas portuguesas. Segundo uma recente portaria do Ministério da Administração Interna, publicada em Diário da República a 17 de Dezembro, cada passageiro embarcado terá de pagar três euros. A autorização para vir a terra custa mais dois euros.

REGIÃO RECEBE MEIO MILHÃO DE TURISTAS POR ANO VIA NAVIOS DE CRUZEIRO

Madeira teme prejuízos graves com as novas taxas

A Associação de Agentes de Navegação diz que as novas taxas portuárias, representam um retrocesso para o turismo de cruzeiros. As novas tarifas começam a ser cobradas em Janeiro pelo SEF, e a Madeira teme prejuízos graves . Declarações de João Welsh, da Associação de Agentes de Navegação.

Leixões quer inundar o Norte com turistas a partir do novo terminal

O Porto de Leixões quer seguir (e incrementar) o sucesso do Aeroporto Sá Carneiro e tornar-se numa importante porta de entrada de turistas na região. Em 2010, 15 paquetes de grandes dimensões vão estrear o novo terminal de cruzeiros.

Um milhão de turistas chega pelo mar a Portugal

A lutar por uma quota relevante dos 17 milhões de turistas que anualmente fazem férias em alto mar,
o país já recebia pelos seus portos, em 2009, oito por cento do total de 12 milhões de pessoas que, todos os anos, nos visita.
 

JORNAL DE NOTÍCIAS

CRUZEIROS - Viagens já marcadas não pagam novas taxas

As novas taxas que vão ser cobradas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a partir de Janeiro aos turistas que façam escala num porto do Continente, só se aplicam a viagens compradas depois da entrada em vigor da portaria e não se aplicam às ilhas.
Segundo o SEF, "a portaria está integrada no Regulamento do Sistema Tarifário dos Portos do Continente e, por conseguinte, não se aplica às Regiões Autónomas". O SEF assegura, ainda, que "a aplicação (das taxas) será efectuada às viagens adquiridas a partir da data da entrada em vigor da Portaria", que é Janeiro de 2011.

 

A PARTIR DE JANEIRO DE 2011

Cruzeiros com taxas agravadas em mais de 60%

A partir de Janeiro, os cruzeiros que entrem nos portos portugueses vão ter de desembolsar uma taxa que pode chegar aos oito mil euros. O agravamento das taxas, segundo a Associação dos Agentes de Navegação (Agepor), ultrapassa os 60 por cento.
 

Porto de Lisboa presenteia passageiros de cruzeiro com música alusiva ao Natal

No dia 24 de Lisboa o porto de Lisboa recebeu três navios de cruzeiro, o Independence of the Seas, o Artemis e o Balmoral.
Como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, o Porto de Lisboa organizou uma acção de recepção aos passageiros que viajavam a bordo dos referidos navios.
 

NAVIOS DE CRUZEIRO NO PORTO DO FUNCHAL

Crescimento de 14% entre Janeiro e Novembro

O movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que visitam o Porto do Funchal cresceu 14% entre Janeiro e Novembro deste ano, enquanto as escalas subiram 7% no mesmo período, em comparação com os mesmos meses do ano anterior.
Nos primeiros onze meses do corrente ano, 254 navios escalaram o Porto do Funchal, mais 15 que no ano anterior.
 

Total: 1107