Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto do Porto Santo volta a receber navios de cruzeiro

Depois de três anos sem qualquer escala de navios de cruzeiro, o Porto do Porto Santo recebeu esta quarta-feira o navio de luxo “Vistamar” que navega com 217 passageiros alemães, procedente do Porto do Funchal. Como este navio mede 120,8 de comprimento por 16,8 de boca (largura), foi possível manter o ferry “Lobo Marinho” no cais.

ATRAVÉS DE NAVIOS DE CRUZEIRO

Dez mil turistas num só dia no Funchal!

É, na verdade, um número que impressiona. Dez mil turistas em apenas um dia, no Funchal. A enchente adornou à ilha da Madeira trazida pelos navios de cruzeiro MSC Fantasia, Costa Concordia e AIDAblu.
Paquetes das companhias MSC, Costa e AIDA, curiosamente as que trazem mais turistas à Madeira durante a época de inverno, com cruzeiros regulares por esta região do Atlântico que incluem escalas no Funchal.

PORTO DO FUNCHAL

Feira de Miami perspectiva crescimento para os próximos dois anos

Nos próximos dois anos, o Porto do Funchal vai ter mais escalas, incluindo na época baixa e mais operações de turn around, (um interface porto/aeroporto), são os indicadores da APRAM, após a participação na Seatrade, em Miami, que decorreu de 15 a 17 deste mês.

Porto do Funchal aberto aos madeirenses

O Porto do Funchal vai abrir aos madeirenses. A administração do porto vai alterar as regras ainda esta semana e pôr fim às limitações em dias de atracação de navios de cruzeiro.
RTP Madeira - Telejornal Madeira, 16 de Março de 2011.
Vídeo disponível no Canal da Associação dos Portos de Portugal no Youtube.

Turismo deixa milhões de euros na Madeira

O turismo de cruzeiros deixa muito dinheiro na Madeira e faz movimentar o comércio tradicional.
RTP Madeira - Telejornal Madeira, 13 de Março de 2011.
Vídeo disponível no Canal da Associação dos Portos de Portugal no Youtube.

HOJE, 19 DE MARÇO

«Black Watch» em Ponta Delgada

O empreendimento Portas do Mar recebe hoje, sábado, 19 de Março, a visita do Black Watch, da Fred Olsen Cruise Lines. Construído em 1972, nos estaleiros Wärtsilä, na Finlândia, possui 205m de comprimento, 25m de largura e 28,8 mil toneladas. Nesta sua passagem pelos Açores, faz uma última escala de um cruzeiro às Caraíbas, rumo a Southampton, na Inglaterra.

 

NO BRASIL

Vantagens dos cruzeiros questionadas

A todo momento, vê-se na imprensa que a temporada de navios de turismo é um sucesso. Há dez anos, eram pouco mais de 100 mil passageiros, e, para a aCtual, que vai até maio, estão previstas 884 mil pessoas. Fala-se em entrada de dólares e gastos nos pontos de atracação, mas tudo é contestado.
Aproveitando-se do frio no hemisfério Norte, os transatlânticos atracam no Brasil, mas operam quase que exclusivamente com turistas nacionais. A percentagem de estrangeiros é inferior a 10% e, portanto, não ocorre a esperada entrada de divisas.

 

HOJE, 18 DE MARÇO

«Saga Pearl II» em Ponta Delgada

O empreendimento Portas do Mar recebe hoje, sexta-feira, 18 de Março, a visita do Saga Pearl II, da Saga Cruises, navio que com os seus 164m de comprimento, 22,6 m de largura e 18,5 mil toneladas de arqueação bruta, realiza uma escala em Ponta Delgada depois de visitar algumas ilhas das Caraíbas. Tem como destino final Southampton. 

PORTO DO FUNCHAL

Até ao fim do ano 11 escalas inaugurais

 De Abril e até final deste ano, o Porto do Funchal vai receber 11 novas escalas de navios de cruzeiro, de acordo com as reservas já efectuadas pelas companhias.
A primeira acontece a 11 de Abril com um navio de 1937, o “Nieuw Amsterdam” da Holland America Line, seguindo-se no dia 20 o “Ryndam” da mesma companhia.
 

Madeira na maior feira de cruzeiros, em Miami

A Autoridade Portuária e agentes de navegação da Madeira marcam presença na XXVII Seatrade, a maior feira mundial de cruzeiros que ontem teve início e se prolonga até 17 deste mês, em Miami.
O Porto do Funchal faz-se representar em dois stands: no de Portugal e com os portos de Canárias, no âmbito da Associação "Cruises in the Atlantic Islands", uma parceria entre os portos da Madeira e de Canárias, nascida nos anos 90 e que tem sido fundamental no crescimento destas rotas.
 

Futuro Terminal de Cruzeiros de Lisboa apresentado na Cruise Shipping Miami’11

O Porto de Lisboa marca presença na 27ª edição da Cruise Shipping Miami, o principal evento mundial da indústria dos cruzeiros, que decorre de 14 a 17 de Março em Miami.
Em conjunto com os portos do Douro e Leixões, de Portimão, Açores e Madeira, o Porto de Lisboa integrará o stand de Portugal, à semelhança do que tem vindo a acontecer em eventos internacionais da indústria.

 

«CRUZEIROS» estreia a 19 de Março na SIC Notícias

"CRUZEIROS’ é a nova aposta da SIC Noticias, um programa pioneiro a nível internacional, com estreia marcada para 19 de Março de 2011 e foi oficialmente apresentado na Gare da Rocha do Conde D’Óbidos.
A série terá de 20 programas, onde vão ser abordados os principais temas não só para os “cruzeiristas experientes” mas também para todos aqueles que ainda não embarcaram na inesquecível experiência que é fazer um cruzeiro e que ambicionam um dia realizar essa experiência.
 

Dois gigantes dos mares no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu esta quinta feira dois gigantes dos mares: o Independence Of The Seas e o Costa Concordia, que trouxeram mais de 6800 passageiros e cerca de 3000 tripulantes.
O Independence Of The Seas, um dos maiores navios de cruzeiro do mundo, escalou o Porto do Funchal no âmbito de um cruzeiro iniciado em Southampton que incluiu também escalas nos principais portos das ilhas Canárias. O navio saiu rumo ao Porto da Corunha, em Espanha, com 3841 turistas a bordo.

RIOS DA EUROPA

Navio fluvial AmaDagio entre os melhores do mundo

A revista americana Condé Nast Traveler - verdadeira bíblia do turismo mundial - acaba de publicar a lista com os melhores navios de cruzeiro fluvial do mundo. Entre eles, o AmaDagio, da AmaWaterways. Construído especialmente para realizar cruzeiros fluviais, o AmaDagio é um navio para 148 passageiros, atendidos por 41 tripulantes.

Costa Cruzeiros edita livro «Arte a Bordo»

A Costa Cruzeiros apresentou “Arte a Bordo”, um livro sobre as obras de arte distribuídas pelos 14 navios que compõem a frota da Costa Cruzeiros. A obra apresenta os artistas que contribuíram para o monumental projecto artístico da companhia. Há mais de 60 anos que a arte tem acompanhado a evolução do design a bordo dos navios Costa. Actualmente existem cerca de 4. 200 peças originais e 50 mil cópias a navegar nos 14 navios da frota. Estas verdadeiras galerias de arte flutuantes são visitadas anualmente por muitas centenas de milhar de passageiros que viajam com a Costa Cruzeiros.


 

NOS DOIS PRIMEIROS MESES DO ANO 180.724 TURISTAS VISITARAM A MADEIRA A BORDO DE 50 NAVIOS DE CRUZEIRO

Movimento do Porto do Funchal sobe em todas as variantes

Os movimentos de escalas e de passageiros no Porto do Funchal cresceram em todas as variantes no passado mês de Fevereiro, tendo o número de escalas subido 43,75% e o de passageiros 31,41%, em comparação com o ano passado. No mês em análise visitaram o Porto do Funchal 23 navios, mais sete que em 2010, e 45.388 passageiros, mais 10.543 turistas que no ano anterior.
Cresceu também o número de embarques, 799, enquanto em Fevereiro de 2010 foram 688, e aumentou igualmente o número de desembarques, 835 este ano, mais 196 pessoas que no mês homólogo do ano anterior.

 

ESTA QUARTA-FEIRA, 2 DE MARÇO

Boudicca nas Portas do Mar, em Ponta Delgada

Esta quarta-feira, 2 de Março, faz escala nas Portas do Mar, entre as 9 e as 16.30 horas, o navio de cruzeiros Boudicca. A visita a Ponta Delgada insere-se numa viagem de regresso a Southampton, depois da escala em várias ilhas das Caraíbas.

Carnaval passa pela Gare Marítima da Madeira

Uma exposição de vários fatos da Caneca Furada, das décadas de 80 e 90, algumas máscaras e um carro dos carreiros do Monte assinalam o Carnaval na Gare Marítima da Madeira, uma forma da Administração de Portos da Madeira (APRAM) se associar aos festejos regionais desta data, que integram o calendário turístico regional.

Gare Marítima da Madeira premiada

A Gare Marítima da Madeira ganhou uma menção honrosa na sexta edição dos Prémios Turismo de Portugal que destacou empreendimentos turísticos, equipamentos culturais, eventos de animação, monumentos e espaços públicos entre 147 candidatos de todo o país.
A cerimónia decorreu quinta feira na BTL e o Presidente da Administração de Portos da Madeira, Bruno Freitas, recebeu o galardão das mãos do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que considerou ser esta uma forma de reconhecer o contributo para a qualificação e inovação da oferta nacional durante o ano de 2010 de projectos turísticos públicos e privados.

PONTA DELGADA

Celebrity Eclipse em peso em 2011 e 2012

Em 2011, das nove travessias transatlânticas de navios da Celebrity Cruises (da América para a Europa na Primavera e em sentido inverso no Outono) apenas 2 não têm escala em Ponta Delgada (o ainda em construção Celebrity Silhouette da classe Solstice em Outubro e o Celebrity Constellation da classe Millennium em Novembro são as excepções). Os restantes navios da aclamada classe Solstice (Celebrity Solstice, Equinox e Eclipse) visitam Ponta Delgada nas duas épocas de reposicionamento mais o Celebrity Constellation na Primavera (num total de 7 escalas de navios desta companhia).
 

Total: 1142