Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto do Funchal continua a crescer

O Porto do Funchal consolidou, no final do primeiro trimestre, a liderança entre os portos portugueses, com 175.420 passageiros, mais 28 por cento do que em igual período do ano passado. Nos três primeiros meses deste ano houve 90 escalas de navios de cruzeiro, mais 15 que em 2010, o que representa um crescimento de 20 por cento, em relação ao ano anterior.

E que tal um cruzeiro pelo Alaska?

No Alasca, a experiência mais marcante pode ser uma excursão de três horas de Juneau para Taku Lodge, que é acessível apenas por hidroavião. Depois de voar sobre um glaciar, mareamos gentilmente em frente de uma pousada e somos saudados pela visão de ursos negros vagueando ao redor da propriedade e também pelo cheiro incrível do salmão a grelhar sobre uma grade ao ar livre. Os funcionários gentilmente afugentaram os ursos para longe mas os ursos voltam sempre.

ESTE DOMINGO, 10 DE ABRIL

«Marina» em Ponta Delgada

Ponta Delgada recebe este domingo, 10 de Abril, a escala inaugural de um dos mais recentes e mais luxuosos navios de cruzeiro da actualidade. A inclusão da cidade como escala no itinerário confirma o reconhecimento das principais operadoras de turismo de cruzeiros quanto às excelentes condições e valências do Terminal “Portas do Mar”, visitando-o com os seus mais emblemáticos navios.

DOURO SPIRIT ENTREGUE ESTE DOMINGO À «DOURO AZUL»

Novo navio-hotel lotado até 2015

O novo navio-hotel construído em Aveiro, que a Douro Azul recebe este domingo, começa a operar no final de Abril e já tem a ocupação completamente vendida a turistas estrangeiros até 2015, anunciou a empresa.
"O Douro Spirit destina-se ao mercado internacional, estando já integralmente vendida a sua ocupação para clientes estrangeiros entre 2011 e 2015, e irá operar cruzeiros de uma semana no Douro", revelam os responsáveis da "Douro Azul".

 

Porto de Portimão recebe seis mil passageiros em Abril

O porto de Cruzeiros de Portimão recebe a 8 e 20 de Abril as escalas do “Silver Wind”, navio da companhia Silversea Cruises com capacidade para 296 passageiros e 156 tripulantes, iniciando assim o movimento da infra-estrutura portuária este ano. No total, no mês de Abril, o porto de Cruzeiros prevê receber oito escalas, que trarão à cidade cerca de seis mil passageiros e 2400 tripulantes.

Mercado de cruzeiros em alta no Funchal

O mercado de cruzeiros voltou a registar uma subida nos primeiros meses deste ano, no Funchal. A rota do Mediterrâneo continua a ser uma das mais procuradas.
Telejornal-Madeira, RTP Madeira, 3 de Abril de 2011.
 

Acesso livre ao Porto do Funchal

Acesso livre ao Porto do Funchal deverá acontecer já no final de Abril. Declarações de Bruno Freitas, Presidente do conselho de administração da APRAM.
Telejornal-Madeira, RTP Madeira, 3 de Abril de 2011.
 

Oferta de cruzeiros a partir do Funchal vai aumentar

Durante um mês vai aumentar a oferta de cruzeiros a partir do Funchal. O navio “Empress”, da Pullmantur, vai fazer uma série de viagens de uma semana pelas Canárias e Marrocos.
Telejornal-Madeira, RTP Madeira, 3 de Abril de 2011.
 

AÇORES

«Queen Victoria» hoje em Ponta Delgada

Abril, um dos meses mais movimentados quanto a escalas de navios de cruzeiros nos Açores, marca o regresso do Queen Victoria a Ponta Delgada.
Esta escala nos Açores (hoje, 5ª feira, 7 de Abril - 07:00/14:00), insere-se num roteiro iniciado em Ft. Lauderdale e com destino final a Southampton. Antes visitou a Bermuda e, depois de deixar o terminal das Portas do Mar, o Queen Victoria ruma a Lisboa, seguindo-se Cork, Le Havre e, finalmente, Southampton.
 

PORTOS DOS AÇORES

28 escalas de navios de cruzeiro previstas para Abril

Abril, o mês em que os Açores pela sua posição estratégica voltam a estar na rota de muitos navios de cruzeiros que procuram o início de mais um época média/alta na Europa, agora que o Inverno começa a chegar às Caraíbas e América do Sul. A realidade açoriana passa, na generalidade, por estes cruzeiros de reposicionamento, mas também será conveniente elucidar que os cruzeiros pelas várias ilhas do arquipélago começam a aumentar significativamente a partir deste ano com alguns itinerários importantes.

 

AGENTES DO TURISMO REUNIDOS NO PORTO DE LEIXÕES

Conferência Internacional analisou impacto do novo terminal de cruzeiros na região

O Auditório Infante D. Henrique mostrou-se pequeno para albergar a forte afluência de participantes que acorreu a Leixões para a Conferência “O NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES, QUE PERSPECTIVAS PARA O TURISMO”, que decorreu ontem, 29 de Março.
Com a expectativa da abertura do novo Cais de Cruzeiros do porto de Leixões, em que para 2011 estão já previstas 70 escalas de navios e 60 mil passageiros, a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, colocou em debate um conjunto de temas ligados ao acolhimento, mobilidade no centro urbano e às novas ofertas turísticas da região.

 

TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

Obra vai potenciar o turismo da região

“O Terminal de Cruzeiros é um projecto que transcende a comum das funções atribuídas a um porto. As pessoas não vêm cá para visitar o Porto de Leixões, mas para visitar as cidades e a região. Por isso, é importante que, do lado de terra, surjam mais produtos diferentes que assegurem o interesse da Área Metropolitana do Porto e de Leixões como espaço para a escala destes navios”, considera Matos Fernandes, Presidente da APDL.
 

Madeirenses têm aderido à campanha da MSC

Uma média de 145 madeirenses tem embarcado neste mês de Março nos navios da MSC que escalam o Porto do Funchal - MSC Fantasia e MSC Splendida.
Na passada terça-feira, mais 144 pessoas embarcaram no Fantasia, registando-se 149 desembarques.

SIC NOTÍCIAS

Primeiro programa «Cruzeiros» disponível na web

O primeiro programa "Cruzeiros" emitido pela SIC Notícias, já se encontra disponível na web, no canal da VIAGENS ABREU no YOUTUBE."CRUZEIROS’ é a nova aposta da estação de Pinto Balsemão, um programa pioneiro a nível internacional, estreado 19 de Março.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ANALISA IMPACTO DO NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS NA REGIÃO - HOJE, 29 DE MARÇO

Leixões prepara agentes turísticos para a chegada de grandes cruzeiros

A um mês da abertura do novo cais de cruzeiros de Leixões, a APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões organiza hoje, terça-feira, dia 29 de Março, a Conferência Internacional “O NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS, QUE PERSPECTIVAS PARA O TURISMO”, primeira iniciativa de um vasto programa que visa capacitar os agentes turísticos do Norte de Portugal para os novos fluxos de procura turística gerados pelo novo Terminal de Cruzeiros de Leixões.

 

Indústria de cruzeiros prevê crescimento de 6,6% no mundo em 2011

A indústria de cruzeiros prevê que, apesar do impacto dos altos custos do combustível, mobilizará 16 milhões de passageiros em 2011, o que representa um crescimento de 6,6% em relação a 2010.

SUGESTÃO DE VISITA

Ship Parade

Aqui fica a sugestão para uma visita à “Ship Parade”, revista online dedicada aos cruzeiros. Se é amante dos cruzeiros, acumulando com o gosto pela fotografia, a “Ship Parade” oferece-lhe a possibilidade de publicar as imagens de que mais gosta. Entre outros recursos de interesse, saliência para o Top 10 dos navios mais “hot”. Em Fevereiro de 2011, o top era encabeçado pelo “Allure of the Seas”.

AMANHÃ, SÁBADO

«Seabourn Odyssey» nas Portas do Mar - Ponta Delgada

Amanhã, 26 de Março, estreia nas Portas do Mar o navio de cruzeiros de luxo "Seabourn Odyssey". Esta escala surpresa insere-se numa viagem com destino a Lisboa proveniente do famoso porto americano de Fort Lauderdale.
O "Seabourn Odyssey" mede 198 metros de comprimento, 26 metros de largura, desloca 32,200 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 450 passageiros, com 330 tripulantes.
 

PODEMOS ACOMPANHAR, EM TEMPO REAL, O QUE ACONTECE DENTRO DOS DOIS MAIORES NAVIOS DO MUNDO

Royal Caribbean oferece aplicativo para iPad em português

A Royal Caribbean acaba de disponibilizar o seu aplicativo para iPhone e iPad em português, tendo alcançado mais de 18.000 downloads em apenas três dias. O aplicativo possibilita a realização de consultas sobre os navios da empresa, destinos e roteiros oferecidos, além de apresentar preços na moeda do país. Por meio de uma das ferramentas é possível acompanhar, em tempo real, o que acontece dentro dos dois maiores navios do mundo - Oasis of the Seas e Allure of the Seas -, que contam com uma câmara instalada a bordo.

 

Porto do Porto Santo volta a receber navios de cruzeiro

Depois de três anos sem qualquer escala de navios de cruzeiro, o Porto do Porto Santo recebeu esta quarta-feira o navio de luxo “Vistamar” que navega com 217 passageiros alemães, procedente do Porto do Funchal. Como este navio mede 120,8 de comprimento por 16,8 de boca (largura), foi possível manter o ferry “Lobo Marinho” no cais.

Total: 1141