Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Iberocruceros vai ter dois cruzeiros a sair de Lisboa em 2012

O navio Gran Mistral da Iberocruceros vai fazer dois cruzeiros à partida de Lisboa em 2012, o Lisboa – Lisboa, com partidas em Maio e Setembro e o Lisboa – Estocolmo com uma partida em Maio, disse ao PressTUR, Henrique Mateus, responsável de Promoção e Vendas em Portugal da companhia de cruzeiros.

Lisboa foi o primeiro porto de embarque do novo Splendour of the Seas

O Splendour of the Seas escalou Lisboa, o primeiro porto após a sua saída de Cádis, cidade e estaleiros onde sofreu obras de remodelação, de acordo com os standards mais actuais da companhia americana.

AÇORES

Navio de cruzeiros Queen Elizabeth regressa hoje às Portas do Mar

30 de Novembro marca o regresso (12.00h) aos Açores do navio Queen Elizabeth, a mais recente “jóia” da lendária companhia Cunard Line. Depois da estreia, a 2 de Janeiro deste ano, esta segunda escala em Ponta Delgada integra-se num cruzeiro de 23 dias às Caraíbas, com início e terminus em Southampton. A bordo deste requintado paquete viajam cerca de 2000 passageiros, na sua maioria britânicos, e 1000 tripulantes.

BLOGUE DO AZORES CRUISE CLUB DISPONIBILIZA OS CATÁLOGOS

Cruzeiros para 2012 - muito mundo a descobrir

A secção de catálogos e panfletos do blogue do Azores Cruise Club foi actualizada com os novos catálogos de 2012 das mais importantes companhias de cruzeiros. Escolha já o seu cruzeiro de sonho!

«ORCHESTRA» SÓ COMPRA FRUTA EM PORTUGAL

Sabia que um navio de cruzeiro precisa de 15 toneladas de fruta por semana?

Sabia que um navio de cruzeiro precisa de 15 toneladas de fruta por semana? E que o Orquestra, que atracou em Santa Apolónia no dia 22, só compra fruta em Portugal? O negócio dos cruzeiros vale muito.
 

Portimão assume-se na Conferência do Atlântico como a porta marítima do Algarve

Portimão vai marcar presença na Conferência do Atlântico, que hoje começa no Centro de Congressos de Lisboa, subordinada ao tema “Economia e Ciência Marítimas do Atlântico para um Desenvolvimento Sustentável da Europa”.
O município estará representado pela ATP – Associação Turismo de Portimão, num espaço onde será realçado o facto de ser a porta marítima do Algarve e reforçado o posicionamento do município no contexto da economia do mar, com destaque para o Porto de Portimão.

QUEEN ELISABETH

Um dos maiores cruzeiros do mundo em Leixões

Um dos maiores e mais luxuosos navios do mundo, o cruzeiro Queen Elizabeth, esteve esta sexta-feira pela primeira vez no novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões. Com 294 metros de comprimento, 32 metros de largura, 16 andares de altura e capacidade para mais de dois mil passageiros e mil tripulantes, o Queen Elizabeth é um dos mais imponentes cruzeiros que alguma vez atracou em Leixões.

ATÉ AO FINAL DO ANO

Porto de Portimão recebe mais de 4 mil visitantes

Até ao final do ano, o Porto de Portimão recebe mais cinco navios de cruzeiros, num total de mais de quatro mil visitantes. A primeira escla desta série ocorreu a 25 de Novembro, através do “Wind Star”, da companhia Windstar Cruises, com 148 passageiros e 90 tripulantes.
Segue-se, este domingo, dia 27, o “Amadea” (Phoenix Reisen), que pela primeira vez passa por Portimão, transportando 600 turistas e 280 tripulantes, enquanto no dia seguinte escalará este porto o “Maasdam” (Holland America Line) com 1258 passageiros e 580 tripulantes, e a 29 de Novembro será a vez do “Black Watch” (Fred Olsen Cruise Lines), com um total de 804 passageiros e uma tripulação de 330 elementos.

«Estou voltando para casa. E levo a vida na mala»

Brasileiros aproveitam paquetes que partem de Lisboa. Enchem a bagagem e despedem-se da Europa com viagem de duas semanas.

RTP

Turismo de cruzeiros está a crescer em Portugal

O turismo de cruzeiros está a crescer em Portugal. No porto de Portimão, nos últimos quatro anos, o número de passageiros aumentou sete vezes. No porto de Lisboa, há expectativa de se atingir este ano atingir mais de meio milhão de visitantes.
 

PORTO DE LISBOA

Escalas de navios de cruzeiro para Novembro

O Porto de Lisboa, situado nas margens do amplo estuário do Tejo, tem na sua história uma longa tradição no mercado dos cruzeiros. Com um canal de acesso com 15.5 metros de profundidade e mais de 1 500 metros de cais acostáveis com fundos entre os -8 e os -10 m, Lisboa é há muito porto de abrigo para muitos navios de cruzeiro.
 

CRUZEIROS

Escalas do «Europa» nos Açores em risco

Navios de cruzeiro podem cancelar as escalas em Portugal devido à greve geral de 24 de Novembro, alerta o director da Associação dos Agentes de Navegação (AGEPOR), Belmar da Costa, em declarações à agência Lusa.
 

Porto de Setúbal recebe escala do «Wind Spirit»

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal recebeu o navio de cruzeiros “Wind Spirit”, no dia 12 de Novembro, numa escala para a realização do Ciclotur Setúbal – Arrábida – Lisboa, um evento destinado exclusivamente aos passageiros do cruzeiro.
Participaram no passeio cicloturístico a quase totalidade dos cento e quarenta e quatro passageiros, na sua maioria de nacionalidade norte americana, que partiram do Terminal Ro – Ro para cumprirem um itinerário que passou pela cidade de Setúbal, pela Serra da Arrábida, por Azeitão, até Lisboa.

«LE GRAND BLEU» JÁ FOI DE ABRAMOVICH

Mega-iate de luxo no Porto do Funchal

O mega-iate "Le Grand Bleu", um dos maiores do mundo, deixou esta sexta-feira o Porto do Funchal, onde esteve durante dois dias para reabastecimento e descanso da tripulação, uma escala incluída na viagem transatlântica de reposicionamento da Europa para as Caraíbas.
O "Le Grand Bleu" tem 114 metros de comprimento e foi construído na Alemanha no ano 2000, nos estaleiros Vulkan, em Bremen. Entre 2002 e 2006 pertenceu ao bilionário russo Roman Abramovich.

AÇORES

«Arcadia» em Ponta Delgada

O navio de cruzeiros Arcadia, da P&O Cruises, realizou esta semana a segunda escala prevista para 2011 em Ponta Delgada. Escala integrada no final de um cruzeiro de 24 dias às Caraíbas, durante os quais os passageiros tiveram a oportunidade de visitar emblemáticas ilhas daquela região como Antigua & Barbuda, St. Maarten, St. Kitts, St. Lucia ou Barbados. Trazia 1951 passageiros a bordo, a maioria dos quais britânicos.

DESPEDE-SE HOJE DOS AÇORES

Luxuoso navio de cruzeiros «Europa» em Ponta Delgada e Madalena do Pico

Entre os dias 23 e 25 do corrente mês, as ilhas de S. Miguel e do Pico serão visitadas pelo mais bem cotado navio de cruzeiro da actualidade. Procedente de Lisboa, o luxuoso "Europa", da companhia alemã Hapag Lloyd Cruises, vai permanecer em Ponta Delgada entre o final do dia 23 e o dia 24 de Novembro, rumando em seguida para a Madalena, na ilha-montanha. Depois da visita aos Açores, o Europa vai prosseguir o cruzeiro que está a realizar de volta ao Mundo, que teve início a 21 de Novembro em Lisboa e terminará no Dubai a 6 de Abril de 2012.

«MSC CRUZEIROS» com crescimento de 4% em 2011

A MSC Cruzeiros em Portugal apresenta um crescimento de 4% em relação ao ano passado, com o número de passageiros portugueses a aumentar para mais de 8.300 até ao final de 2011. Segundo Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal, “os cruzeiros mais procurados pelos Portugueses são os do Mediterrâneo e Norte da Europa, sendo os cruzeiros com saídas e chegadas a Veneza, Kiel ou Copenhaga e Barcelona os mais vendidos. No entanto, os passageiros que embarcam em Lisboa e no Funchal, já correspondem a mais de 1/3 dos passageiros a viajar com a MSC Cruzeiros em Portugal”.

Douro Azul ganha novo contrato de 20,5 milhões e vai construir outro navio

O crescimento da Douro Azul entrou em velocidade de cruzeiro. Em contraciclo com a recessão económica portuguesa, a maior operadora de cruzeiros turísticos no rio Douro aposta no reforço da sua frota. Depois de ter lançado à agua, em Abril passado, o seu quinto navio-hotel, num investimento de 12,4 milhões de euros, e de ter anunciado a intenção de contratar a construção de mais um barco, a empresa acaba de firmar, em Inglaterra, a decisão de duplicar a encomenda a adjudicar até ao final deste ano.

Outubro foi o melhor mês de sempre em movimento de cruzeiros no Porto de Lisboa

Lisboa teve em Outubro o melhor mês de sempre em passageiros de cruzeiros no seu porto, com um total de 86.923; não só travou uma sequência de quatro meses consecutivos de quedas homólogas, como ficou com um novo ano-record ao alcance, como perspectiva a APL - Administração do Porto de Lisboa.

VÍDEO

«Queen Elizabeth» atravessa o Canal do Panamá

Vinte dias depois da sua escala inaugural em Ponta Delgada, o Queen Elizabeth atravessou o Canal do Panamá. Aconteceu a 22 de Janeiro e o vídeo belíssimo testemunha uma experiência inolvidável para todos os passageiros.

Total: 1142