Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Um quinto dos cruzeiristas britânicos são fiéis a uma companhia

Um estudo feito pela agência online de cruzeiros britânica Bonvoyage.com indica que metade dos cruzeiristas britânicos são leais aos operadores de cruzeiros, dendo que um quinto deles só fizeram cruzeiros numa única companhia; 16% diz que é leal a um navio específico.

VIAGEM PELA HISTÓRIA

Paquete «Funchal» é o ex-líbris da frota da Companhia de Cruzeiros Classic International

O paquete “Funchal” vai regressar ao mar em 2012, integrado na frota de cruzeiros Classic International Cruises, fundada por George Potamianos, com sede em Lisboa e que integra mais quatro navios (“Princess Danae”, “Arion”, “Princess Daphne” e “Athina”). São hoje os únicos a navegar com bandeira portuguesa e todos têm linhas clássicas.
Apaixonado por Portugal, George Potamianos reconhece a qualidade da tradição marítima portuguesa "Adorei os tripulantes portugueses, este pessoal não há em lado nenhum do mundo".

APRAM ESPERA ULTRAPASSAR AS 300 ESCALAS EM 2011

Nove navios de cruzeiro na baía do Funchal no final do ano

A baía do Funchal volta a receber um elevado número de paquetes no último dia do ano. O espectáculo pirotécnico que assinalará a entrada em 2012 será acompanhado no mar por 9 navios de cruzeiro.
O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração dos Portos da Madeira à margem da recepção a bordo do paquete 'Mariner of the Seas'. Em 2011, o porto do Funchal deverá ultrapassar pela primeira vez a barreira das 300 escalas, um valor absoluto que esteve perto de ser atingido em 2010.

PORTO DE LEIXÕES

Estrelas britânicas

No contexto dos portos nacionais vocacionados para receber navios de cruzeiros, merece destaque o porto de Leixões por motivo do sucesso que tem vindo a ter, nos últimos tempos, materializado pelas estreias de navios e de armadores.
O movimento que tem acolhido indicia perspectivas animadoras para o futuro, potenciadas pelo novo terminal de cruzeiros construído no molhe sul e já em operação.

«Queen Mary 2» de novo no Funchal

Sete anos depois, o Queen Mary 2 voltou a demandar a ilha da Madeira, desde Southampton. O Funchal foi a 15 de Janeiro de 2004 o primeiro porto de escala do cruzeiro inaugural do navio-amirante da Cunard, então o maior paquete do mundo. O Queen Mary 2 voltaria à Madeira a 7 de Abril, numa viagem transatlântica da América para a Europa, tendo passado a noite atracado ao molhe da pontinha, onde esteve em simultâneo com o Caronia, ex-Vistafjord. Desde então, nunca mais voltou ao Funchal fazendo agora esta escala [ontem, 2 de Novembro], num cruzeiro às ilhas atlânticas, antes de seguir para os estaleiros Blom & Voss, em Hamburgo, onde vai ser submetido a algumas beneficiações.

Royal Caribbean entrega Prémios de Vendas 2011

Com a presença de Helen Beck, Regional Sales Director da Royal Caribbean Crises Ltd, Francisco Teixeira Diretor Geral da companhia em Portugal entregou, juntamente com a sua equipa, os Prémios de Vendas 2011 para Agentes de Viagensa bordo do Adventure of the Seas, em Lisboa.
Num momento em que os cruzeiros têm vindo a conquistar um papel importante na economia da cidade de Lisboa, com cerca de 330.000 turistas a passarem pela capital portuguesa (entre Janeiro e Setembro de 2011), cerca de 25% destes foram trazidos por navios do grupo Royal Caribbean, de acordo com as palavras de Francisco Teixeira (RC International, Azamara e Celebrity Cruises).

 

«MSC LIRICA» chega a Abu Dhabi

Abu Dhabi atingiu um novo marco no desenvolvimento do turismo de cruzeiros com a chegada ao novo terminal temporário de cruzeiros de Mina Zayed do luxuoso MSC Lirica – o primeiro a ter como porto base a capital dos Emirados Árabes Unidos.

HOJE, DOMINGO

«Ruby Princess» nas Portas do Mar | Ponta Delgada

Este domingo, dia 30 de Outubro, está previsto o regresso às Portas do Mar do navio de cruzeiros Ruby Princess, da companhia Princess Cruises. A mais recente aquisição da subsidiária da Carnival Corp. encontra-se em viagem transatlântica entre Veneza e Miami. O navio, que transporta 2983 passageiros, deverá permanecer em Ponta Delgada entre as 9 e as 18 horas.

Um imensoooooooooo navio de cruzeiros

O navio Solstício é imenso! Pesando cerca de 134 mil tonelada,s o Solstice tem mais de mil pés (304 m) de comprimento e pode transportar até 4.250 passageiros (cerca de 3 mil clientes pagantes). É óbvio que quem viaja a 45 km/h com todo este estilo não está interessado no transporte em si, antes na experiência que o ambiente de luxo da embarcação proporciona.

MSC Cruzeiros apresenta sugestões para a época festiva

A MSC Cruzeiros preparou, para a época de Natal e Ano Novo, uma variedade de cruzeiros de 8, 10 ou 12 dias, nas zonas mais atraentes do planeta. Desde o Mediterrâneo e Caraíbas, os novos destinos em Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos, ou os espectaculares cruzeiros na África do Sul e América do Sul, os passageiros podem escolher entre os 11 navios da companhia e navegar em grande estilo pelos mais belos cantos do mundo.

Pullmantur conquista idosos da Santa Casa da Misericórdia de Portimão

A convite da Pullmantur, tornou-se possível um pequeno sonho para um grupo de 10 idosos (entre 69 e 92 anos) da Santa Casa da Misericórdia de Portimão. Embarcaram naquela cidade, no navio Empress, para um cruzeiro até Lisboa, situação nova para quase todos.

MADEIRA

Tripulantes dos navios de cruzeiro: discretos, mas bons consumidores

As tripulações dos navios de cruzeiro que escalam a Madeira são clientes habituais do comércio tradicional da baixa do Funchal, sobretudo da zona histórica, havendo já neste momento lojas que anunciam descontos dirigidos a este tipo de público.
Esta quinta-feira, 27 de Outubro, estiveram ancorados no Porto do Funchal o "Independence of de Seas" e o estreante "Ryndam", navios que trouxeram um total de 5400 turistas e 2018 tripulantes.

O NAVIO QUE APRESENTA OS MENUS EM IPAD

Celebrity Silhouette pela primeira vez em Lisboa

O Celebrity Silhouette, o mais recente e mais moderno navio da Celebrity Cruises, escalou Lisboa pela primeira vez no passada quarta-feira, 26 de Outubro, por ocasião de uma viagem transatlântica com início em Civitavecchia, em Itália, e destino final Nova Iorque.
O Celebrity Silhouette, construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg na Alemanha, e baptizado a 21 de Julho em Hamburgo, é o quarto navio da classe Solstice, depois do Celebrity Solstice, do Celebrity Equinox e do Celebrity Eclipse.

Cais de Cruzeiros de Angra do Heroísmo adiado

Sessenta milhões de euros, é quanto deverá custar o futuro cais de cruzeiros de Angra do Heroísmo. A obra foi adiada.
O projecto idealizado para o terminal de cruzeiros de Angra do Heroísmo inclui um cais com comprimento de 350 a 400 metros, fundos de serviço - com 12 metros -, uma plataforma de apoio de 20 metros de largura, terrapleno de 20.000 m², rampa para navios ferry roll on-roll off e uma gare que servirá os passageiros do terminal de cruzeiros e o transporte de passageiros inter-ilhas.
 

AMANHÃ, 27 DE OUTUBRO

Porto de Ponta Delgada recebe 5 mil passageiros

Esta quinta-feira, dia 27 de Outubro, o Porto de Ponta Delgada recebe 5000 passageiros, aquando da escalas dos navios de cruzeiro Norwegian Epic e Oriana. Pelas 7.00 horas está prevista a chegada do navio-almirante da Norwegian Cruise Line, que deverá permanecer nas Portas do Mar até às 17.00 horas. Já o Oriana, da companhia britânica P&O Cruises, é aguardado pelas 11.00, tendo a partida agendada para as 18.00 horas.

INTERNATIONAL CRUISE SUMMIT COMEÇA AMANHÃ

Madrid recebe pela primeira vez encontro mundial do sector de cruzeiros

Madrid vai receber pela primeira vez o “International Cruise Summit”. O evento, que “pretende fortalecer o potencial de Espanha como destino de cruzeiros”, vai juntar companhias de cruzeiros, autoridades portuárias, administração pública, agências de viagens e operadores de cruzeiros no Meliá Avenida América Conventions Center.
O programa inclui painéis destinados a discutir os novos itinerários de cruzeiros, o impacto do sector, promoção, bem como o primeiro fórum nacional sobre comercialização do produto cruzeiro.

Navio Bremen inicia cruzeiro na Madeira e inclui as ilhas Selvagens na rota

O navio alemão Bremen efectuou esta sexta-feira um turnaround no Porto do Funchal, tendo desembarcado 102 passageiros e 26 tripulantes e embarcado 85 passageiros e 25 tripulantes, num cruzeiro designado de "Madeira-Dakar" que se iniciou no Funchal e que inclui uma paragem nas ilhas Selvagens.

Porto de Portimão em grande este domingo

Neste domingo fazem escala simultânea no porto de Portimão três navios de passageiros, transportando um total de cerca de mil turistas.
Para além do ferry “Volcán de Tijarafe”, que partirá nesse dia rumo ao Funchal com 500 passageiros a bordo, em mais uma das suas viagens semanais, transitam por Portimão o “Silver Cloud”, da companhia Silversea Cruises, com 296 turistas e 222 tripulantes, bem com o “Seadream II” (Seadream Yacht Club), que transporta 110 passageiros e uma tripulação de 95 elementos.

«BREMEN» despede-se dos Açores, rumando à Madeira

O pequeno Bremen deu por terminado o seu circuito nos Açores, estando já a caminho do Funchal, onde os passageiros serão desembarcados. Depois de partir da ilha do Pico o navio chegou quarta-feira, pelas 8 horas aos ilhéus das Formigas, tendo-os circundado durante 20 minutos.

SEADREAM I a pernoitar no porto do Funchal

O pequeno navio de cruzeiros Seadream I, da companhia Seadream Yacht Club, escalou o porto do Funchal no seu cruzeiro transatlântico da Europa para as Caraíbas, pernoitando na Pontinha para depois rumar a La Palma.
 

Total: 1116