Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CRUZEIROS NOS AÇORES

Calendário 2012 de escalas em Ponta Delgada

Consulte o calendário com as escalas de navios de cruzeiro previstas para 2012 em Ponta Delgada. Um trabalho de Rúben Amorim disponibilizado pelo Azores Cruise Club.

PORTO DO FUNCHAL

Nove navios para a passagem de ano

Nove navios de cruzeiro com um total de 14.638 turistas a bordo, além de 5644 tripulantes, vão assistir ao espectáculo de fogo-de-artíficio que assinala a passagem do ano na Madeira.
Os navios vão estar atracados ou fundeados no Porto do Funchal. Apenas um, o "Saga Ruby" com 582 turistas estará de passagem à meia noite, fazendo coincidir com o espectáculo pirotécnico que ilumina o anfiteatro do Funchal, tornando-o um espectáculo único, conhecido mundialmente.

CAPITAL MUNDIAL DE CRUZEIROS PARA A PASSAGEM DO ANO

Funchal e Copacabana disputam o ceptro

Não havendo desistências ou algum desvio de rota de última hora para assistir aos respectivos espectáculos pirotécnicos, Funchal e Copacabana voltam este ano a disputar o trono da capital mundial de cruzeiros para a passagem de ano. Os dois mais privilegiados destinos para acolher navios de cruzeiro na passagem de ano, pela beleza das festividades, andam empatados. Se contabilizarmos navios, o Funchal assumiria como rei o trono mas, se formos a contar o número de passageiros pela capacidade máxima dos navios, teremos Copacabana como vencedora com 17.452 passageiros contra 15.878 do Funchal.

«Queen Elisabeth» no Porto de Leixões

Esteve, esta sexta-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Queen Elisabeth". Com 294 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 89.500 tons, tem capacidade para transportar 2092 passageiros.
Proveniente de La Coruña, seguiu ainda ontem para o Porto de Lisboa.
 

Porto de Lisboa presenteia passageiros de cruzeiro em véspera Natal

Cumprindo a tradição, o Porto de Lisboa recebe três navios de cruzeiro na véspera de Natal: o Queen Elizabeth, em Alcântara, o Marco Polo no Jardim do Tabaco e o Oceana em Santa Apolónia.
Como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, o Porto de Lisboa está a organizar uma acção de recepção para os mais de 4.500 passageiros que viajam a bordo dos referidos navios.

PORTO DO FUNCHAL

Dias de intenso movimento de paquetes e turistas

O mês de Dezembro está a ser muito movimentado no Porto do Funchal, com dias em que escalaram três paquetes num só dia, culminando no dia 31, quando deverão visitar este porto nove navios de cruzeiro para assistirem ao espectáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano na Madeira.

AÇORES

Navio de cruzeiros ASTOR esta quinta-feira em Ponta Delgada

O terminal Portas do Mar recebe esta 5ª feira, 22 de Dezembro, o último navio de cruzeiros previsto para este ano nos Açores. Escala efectuada pelo Astor, da operadora Transocean Tours, que se encontra a realizar um cruzeiro de 16 dias entre Las Palmas, nas Canárias, e La Guaira, na Venezuela. Para além de Ponta Delgada, o itinerário inclui vistas a Tenerife, St. Kitts, Martinique, St. Lucia e Grenada. A chegada ao porto micaelense está prevista para as 07.00 horas, estimando-se que permaneça até às 14.00 horas.

SEGUNDO A SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES

Funchal é dos portos mais competitivos do Atlântico

“Na zona do Atlântico – que compreende os arquipélagos de Madeira, Canárias, Açores, Portugal Continental e Costa Africana – o Porto do Funchal posiciona-se como o terceiro porto que maior crescimento teve nos últimos quatro anos. A politica tarifária, determinada pelo Governo Regional para a captação deste tipo de negócios, através da Administração dos Portos da Madeira, assim como a estratégia promocional que foi seguida ao longo destes últimos anos, contribuiu para estes resultados e para que aumentasse, significativamente, o interesse das companhias pelo destino Madeira”, afirma a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes.

Representante da República no Porto do Funchal

O Representante da República para a Madeira visitou esta quarta-feira o Porto do Funchal, uma infra-estrutura que disse “funcionar muito bem” e que é muito importante para o turismo, um sector da economia que Irineu Barreto considera ser fundamental para a Região.
Irineu Barreto reconheceu que o mercado de cruzeiros é muito importante para a Madeira, um mercado que tem vindo a crescer, devendo no final deste ano mais de 500 mil cruzeiristas terem visitado a Região.

MSC CRUZEIROS promove roadshow de 10 de Janeiro a 2 de Fevereiro

A MSC Cruzeiros vai realizar o seu roadshow entre os dias 10 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2012, em doze cidades de Norte a Sul do País e Ilhas. Ponta Delgada, Lisboa, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Funchal, Leiria, Faro, Portimão e Évora recebem as grandes novidades da companhia italiana.
Durante as sessões serão apresentados os itinerários 2012, o novo navio MSC Divina e as estratégias de política comercial com base no novo tarifário, novos segmentos e novas promoções.
Será também abordada a evolução do MSC Online, o eficiente sistema de reservas online criado pela MSC Cruzeiros para os agentes de viagens.

HOJE, QUINTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO

«Aurora» em Ponta Delgada

Esta 5ª feira, dia 15 de Dezembro, assinala o regresso do Aurora a Ponta Delgada. Com 1789 passageiros a bordo, maioria britânicos, o emblemático navio de cruzeiros da operadora P&O Cruises vai realizar a quarta escala prevista para este ano naquela cidade, escala essa integrada num cruzeiro de 37 dias, iniciado a 14 de Novembro, em Southampton, com destino às Caraíbas.

Movimento no Porto do Funchal sobe em todas as variantes

O movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que escalam o Porto do Funchal subiu nos primeiros onze meses deste ano 11% ou seja, houve mais 44.682 passageiros, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O número de escalas subiu 1,2%, o que significa que houve mais três escalas de navios de cruzeiro do que nos primeiros onze meses do ano anterior.

Cruzeiros turísticos no Douro em crescimento acelerado

Em três anos, segundo o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, os cruzeiros em barco-hotel no Douro cresceram 30%, chegando, no ano passado, a 22 mil passageiros. Isto, segundo Mário Ferreira, da Douro Azul, ainda é apenas uma "gota" do potencial do rio.

Reveillon em velocidade CRUZEIRO

O fim d'ano está aí à porta e as ofertas para uma entrada em 2012 a bordo de um navio de cruzeiro são bastantes. Há ofertas para Portugal, outras lá por fora. Os preços variam, naturalmente, havendo propostas para bolsas remediadas e outras para carteiras mais fartas.
Nada como espreitar o que os promotores nos propõem para este ano.

Queen Elizabeth em Lisboa na véspera de Natal

O mês de Dezembro no Porto de Lisboa será marcado por 22 escalas de navios, três das quais no dia 24, com as visitas dos navios Marco Pólo, da Cruise Maritime Voyages, Queen Elizabeth, da Cunard, e Oceana, da P&O.
A véspera de Natal será também um dos dias do mês em que o Porto de Lisboa receberá mais visitas de navios, que na sua total capacidade trarão 5.444 turistas.

Baixos níveis da água no Danúbio e no Reno complicam cruzeiros

Os operadores de cruzeiros de rio na Europa deparam-se actualmente com baixos níveis da água nos rios Reno e Danúbio, após um Outono seco. Na semana passada o porto de Budapeste foi encerrado e os passageiros dos cruzeiros transportados em autocarros para os tradicionais mercados de Natal a partir do último porto navegável, Kamarom, a 60 milhas de Budapeste.

Turistas de cruzeiro visitam festival de artesanato dos Açores

Os passageiros que estiveram em Ponta Delgada, a bordo do navio Celebrity Equinox, aproveitaram o pretexto para visitar o festival de artesanato que decorre nas Portas do Mar.

FUNCHAL

COSTA PACIFICA estreia em viagem transatlântica

O navio de cruzeiros italiano COSTA PACIFICA esteve este domingo, dia 4, no Funchal pela primeira vez, em viagem transatlântica para o Brasil onde ficará a operar durante o inverno. Chegou cedo pela manhã, procedente de Lisboa e largou ao final da tarde para o Recife, logo após a atracação do AIDA SOL.É um dos mais recentes navios da companhia, baptizado em Junho de 2009 no porto de Trieste, numa cerimónia que valeu um lugar no livro de recordes do Guiness, dada a dimensão e organização do evento, onde também foi inaugurado simultaneamente o COSTA LUMINOSA.

CRUZEIROS

O País não fica a ver navios: ganha dinheiro

Quem vai ao mar avia-se em terra. É o caso dos cerca de 300 cruzeiros e 500 mil passageiros que anualmente chegam aos portos de Lisboa e de Leixões, gerando um negócio que já foi melhor mas continua a valer alguns milhões.

2 ANOS APÓS A ABERTURA DE ESCRITÓRIOS EM PORTUGAL

Eduardo Cabrita avalia o Sector dos Cruzeiros

A bordo do MSC Orchestra, Eduardo Cabrita, Director-Geral da MSC Cruzeiros, apresenta as novidades para o próximo ano, e aborda diversas outras questões relacionadas com a evolução do “Sector dos Cruzeiros” em Portugal, nos últimos anos.

Total: 1142