Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




INTERROGATÓRIO DUROU 6 HORAS

«Sim, eu amo-o», confessou a mulher que foi vista com o comandante do Costa Concordia

Foram vistos juntos na noite da tragédia, beberam vinho. E agora a moldava Domnica Cemortan não poupa palavras de afecto para Francesco Schettino, o comandante do Costa Concordia que é hoje um dos homens mais odiados em Itália. “Sim, eu amo-o, e não é justo que estejam a destruir a sua imagem.”

ARTURO PÉREZ-REVERTE | EL PAÍS

Capitanes valientes, o no

(...) Escrito há um século, o texto de Joseph Conrad poderia aplicar-se quase literalmente ao desastre do "Costa Concordia". Apesar do tempo passado e dos avanços técnicos entre o naufrágio do TITANIC e o do navio da Costa Crociere, muitas são as lições não aprendidas, as arrogâncias culpáveis e as incompetências evidentes para qualquer homem do mar; o mesmo não vale, infelizmente, para os armadores e engenheiros navais.

CRUZEIROS

Royal Caribbean passa a fazer exercícios de evacuação antes das partidas

A Royal Caribbean vai passar a realizar os exercícios obrigatórios de evacuação a bordo dos navios da Royal Caribbean, Celebrity e Azamara antes das partidas dos cruzeiros, em consequência do acidente com o Costa Concordia.
Em declarações ao jornal "TTG", o vice-presidente sénior das operações marítimas para a Royal Caribbean diz que em 99,5% das partidas os exercícios são feitos antes do navio sair do porto, mas que por vezes é difícil por causa dos passageiros que chegam tarde devido a atrasos dos voos.

«Independence of the Seas» viaja com Nossa Senhora do Monte

Um grupo de trabalhadores da Administração de Portos da Madeira (APRAM) entregou no passado domingo uma imagem de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Madeira, ao "Independence of the Seas" que agora está exposta na capela do navio.

ESTUDO

Lisboa prevê novo recorde de cruzeiros ao longo de 2012

O Porto de Lisboa deverá receber este ano cerca de 560 mil passageiros em navios de cruzeiro, o que representa um novo recorde neste segmento de actividade do porto da capital. Recorde-se que, já no ano passado, tinha sido atingido outro recorde de passageiros de navios de cruzeiro em Lisboa, com um total de 502.644 pessoas a desembarcarem, o que representou um aumento 12% comparativamente a 2010.

Cada sobrevivente do Costa Concórdia vai receber 14 mil euros

A empresa Costa Crociere, proprietária do navio Costa Concórdia, anunciou que vai oferecer aos sobreviventes do naufrágio do passado dia 13 de Janeiro uma indemnização que ronda os 14 mil euros por passageiro. Segundo a ADOC, organização italiana de consumidores que representou o Comité de Náufragos do Concórdia e que negociou o acordo com a Costa Crociere, "o acordo diz respeito a 3.000 passageiros de 60 países, entre eles 900 italianos". A ADOC acredita que, pelo menos 85% dos passageiros deverão aderir a este acordo.

Profissional de navios de cruzeiro considera que Porto de Aveiro pode explorar sector

O prolongamento do molhe Norte vai permitir a entrada de navios até 200 metros de comprimento e para quem trabalha na área dos navios de cruzeiro pode posicionar o porto de Aveiro para acolher embarcações dedicadas a este tipo de turismo. Augusto Amarante, maquinista que trabalha nesta indústria, diz que pode estar aí uma aposta de futuro uma vez que nota crescimento no sector com procura em diferentes níveis de poder de compra.
 

DECLARAÇÕES FEITAS PELO TELEFONE E ESCUTADAS PELA POLÍCIA

Comandante do Costa Concordia: «Quando me apercebi de que o navio estava inclinado, fui-me»

A polícia italiana interceptou uma conversa telefónica do comandante do Costa Concordia, um dia após o naufrágio, na qual Francesco Schettino admite ter abandonado o navio mal percebeu que este estava inclinado. Na mesma conversa, Schettino responsabiliza um “gerente” desconhecido das autoridades pela navegação na zona costeira.

19 navios de cruzeiro serão lançados em 2012

19 navios de cruzeiro serão lançados no corrente ano. O Carnival Breeze tem a sua estreia prevista para Junho e o Reflection vai juntar-se-lhe em Outubro.

COSTA CONCORDIA

O que levou o comandante a entrar em pânico?

A interrogação é do jornal "The Telegraph" e surge contra a corrente das notícias que vergastam Francesco Schettino sem dó nem piedade. Schettino, recorde-se, levava 30 anos de carreira, logo, deveria ser um profissional experiente. O seu comportamento carece de uma explicação desapaixonada, o que, provavelmente, só acontecerá daqui a uns tempos. Segundo o jornal, entrar em estado de choque, não sendo inevitável, é natural como reacção a um acidente. Terá sido o que se passou com Francesco Schettino?
 

COSTA CONCORDIA

Unesco pede que Itália restrinja grandes cruzeiros em parte de seu território

A Unesco solicitou esta segunda-feira que o Governo italiano restrinja o acesso dos grandes cruzeiros em áreas ecológicas e culturais importantes após o naufrágio do Costa Concordia no último dia 13 de Janeiro. A directora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Irina Bokova, afirmou em carta ao Ministério do Meio Ambiente de Itália que o "trágico acidente reforça a antiga preocupação sobre o risco que os cruzeiros representam para locais inscritos na lista do Património Mundial da Humanidade".

ENCONTRADO O DÉCIMO SEXTO CORPO

Intensificam-se as operações para extrair combustível do «Costa Concordia»

Onze dias depois do naufrágio do "Costa Concordia" começaram as operações preliminares para retirar o combustível que ameaça contaminar a ilha italiana de Giglio, sem que sejam interrompidas as buscas por desaparecidos que, esta terça-feira, permitiram encontrar outro corpo, o décimo sexto.
A equipa técnica da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada do bombeamento do combustível, deve estudar todas as possibilidades para extrair de maneira segura as 2.400 toneladas de combustível de dentro dos 23 tanques do navio.

TURISTAS DO HORROR

Navio afundado atrai enxurrada de turistas à ilha de Giglio

O desastre com o navio Costa Concordia levou a um inchaço de turistas nas proximidades de Porto Santo Stefano, na costa do Argentario, em frente à ilhota onde o incidente ocorreu, informa a imprensa italiana. De 130 turistas na semana passada, a pequena ilha de Giglio, em cuja costa o acidente ocorreu, acomoda hoje 1.080 turistas - sem contar as equipes de resgate.
Os turistas que querem ver o impressionante navio parcialmente submergido em frente a Giglio já estão sendo chamados de "turistas do horror".

COSTA CONCORDIA | VÍDEO

Imagens mostram buscas no fundo do mar, onde navio naufragou

As operações de busca por corpos de vítimas continuam. Os mergulhadores militares abriram um novo buraco no casco do barco, a cerca de 20 metros de profundidade, e localizaram o 16º corpo na ponte número 3, onde ficava grande parte dos botes salva-vidas. No total 16 pessoas continuam desaparecidas.

A rota seguida pelo COSTA CONCORDIA

Vídeo que mostra a rota seguida pelo paquete “Costa Concordia” no fatídico dia 13 de Janeiro de 2012.
O navio de cruzeiros "Costa Concordia", com mais de quatro mil ocupantes, encalhou num banco de areia na ilha de Giglio, no sul da região italiana da Toscânia, a 13 de Janeiro de 2012.
O acidente causou vários mortos e intensa polémica em torno do comportamento do comandante do paquete, que veio a ser detido pela polícia.
 

Mercado português dos cruzeiros incólume após acidente do Costa Concordia

O mercado português dos cruzeiros não irá ressentir-se da tragédia que aconteceu esta sexta-feira, 13 em Itália com o Costa Concórdia, pelo menos essa é a convicção dos responsáveis pelas companhias de cruzeiros presentes em Portugal de quem o PressTUR conseguiu recolher opiniões.
Todos foram unânimes em destacar a segurança da indústria sublinhando que este foi um caso pontual, dizendo inclusive que não tiveram cancelamentos e que continuam a receber reservas.
Em Portugal, dizem, será mais a conjuntura económica do que propriamente o desastre que poderá provocar algum impacto na actividade.

COSTA CONCORDIA

Veja a Ilha de Giglio em directo

Divulgamos o endereço de webcam da Ilha de Giglio, câmara apontada para as operações que continuam a decorrer no paquete "Costa Concordia".

ANTES DA TRAGÉDIA

Vídeo promocional mostra o interior do Costa Concordia

Era o maior e mais imponente navio de toda a frota da Costa Cruzeiros, com 112 mil toneladas, mais de 500 varandas privativas nas 1.500 cabines.
"O Costa Concordia simboliza paz e harmonia entre pessoas e países. Grandes cidades como Paris, Londres e Atenas, cidades europeias, são lembradas na identificação dos lugares do navio, assim como as pontes foram baptizadas com nomes em homenagem a países da Europa." - lia-se na promoção.
Divulgamos vídeo que lhe permitirá viagem ao esplendor do paquete, antes da fatídica sexta-feira, 13 de Janeiro.
 

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA A BORDO

Vídeo da «Carnival»

Divulgamos vídeo exibido a bordo de toda a frota da "Carnival", empresa detentora da "Costa Cruzeiros". O vídeo destina-se a prestar informações aos passageiros quanto aos procedimentos a seguir em caso de emergência.

VÍDEO-FOTO COM 100 IMAGENS

Tragédia do COSTA CONCORDIA

Divulgamos vídeo-foto com 100 imagens reportando a tragédia com o paquete "Costa Concordia", da Costa Cruzeiros, a 13 de Janeiro de 2012.

Total: 1142