Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ELAS ADORAM VIAJAR DE NAVIO

Mulheres a bordo

“O bichinho do cruzeiro me pegou faz tempo”, diz Izabel Monteni. Hoje com 55 anos e aposentada, fez a sua primeira viagem de navio em 1985, percorrendo o Caribe com uma amiga. Gostou tanto que, desde então, já embarcou noutros oito cruzeiros pela América do Sul, Europa e costa brasileira. Como Izabel, muitas outras turistas se tornaram adeptas desse estilo de viagem cada vez mais popular no Brasil: são as cruzeiristas. Apaixonadas por turismo marítimo, embarcam num novo roteiro sempre que possível –e passam o resto do tempo planeando a próxima viagem em alto mar.

HOJE, DIA 20

Novo Disney Fantasy em Ponta Delgada, para escala técnica

Esta segunda-feira, 20 de Fevereiro, Ponta Delgada recebe o novíssimo navio de cruzeiros Disney Fantasy, naquele que será um dos momentos mais marcantes da temporada de 2012, relativa a escalas de paquetes de turismo nos Açores. Muitos açorianos terão o privilégio de apreciar o magnífico paquete ainda antes deste efectuar a viagem inaugural com passageiros, que se vai realizar a 31 de Março.

Comandante do «Saga Pearl II» referencia positivamente escalas nos Açores

Comandante do Saga Pearl II com boas referências às escalas em Ponta Delgada e Praia da Vitória (Açores), no seu diário de bordo online.

FALTAM 98 DIAS PARA O BAPTISMO

«MSC Divina» em contagem decrescente

A MSC Cruzeiros e o estaleiro STX Europe, em Saint-Nazaire, França, começaram quinta-feira, 16 de Fevereiro, a contagem decrescente dos últimos 100 dias até ao há muito aguardado baptismo do MSC Divina, que terá lugar a 26 de Maio de 2012 em Marselha.

HOJE

Navio de cruzeiros «Boudicca» em Ponta Delgada

Hoje, 19 de Fevereiro, o navio de cruzeiros Boudicca, do armador inglês Fred Olsen Cruise Lines, realiza a primeira de duas escalas previstas para este ano nos Açores. Proveniente de St. Maarten, nas Caraíbas, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de realizar a travessia do Canal do Panamá e apreciar algumas ilhas caribenhas como Curaçau, Jamaica, Barbados e Cuba.

ESTE FIM DE SEMANA

Navio de cruzeiros Marco Polo na Horta e Ponta Delgada

Este fim de semana assinala o regresso de um habitual visitante dos portos açorianos. A dupla visita do navio Marco Polo aos Açores, com escalas na Horta e Ponta Delgada, a 11 e 12 de Fevereiro, insere-se num cruzeiro de 45 noites denominado Amazon, West Indies & The Azores.

ESCREVE O COMANDANTE DO «SAGA RUBY» NO BLOG DO NAVIO

Lisboa, um dos portos mais espectaculares da Europa

O Comandante do navio de cruzeiros "Saga Ruby" não poupa elogios ao Porto de Lisboa, que considera um dos mais espectaculares no espaço europeu. Confissão feita aquando da última passagem do navio pela capital portuguesa, no passado mês de Janeiro.

SAGA PEARL II na Praia da Vitória

Cancelou a sua escala no porto da Horta, e houve a possibilidade de entrar na Praia da Vitória na segunda-feira, gorada pelo facto de não existir disponibilidade de cais. Voltou quarta, para alegria dos habitantes da localidade: é sempre aliciante ver este tipo de navios de linhas clássicas.

«Saga Pearl II» hoje no Porto da Praia da Vitória

Por volta das 20h40 desta segunda-feira deu entrada no porto de Ponta Delgada o navio de cruzeiros Saga Pearl II, da Saga Shipping, depois de não ter obtido condições favoráveis para atracagem no porto da Horta durante a manhã.
O Saga Pearl II chegou de St. John's nas Caraíbas, e realizará escala hoje no porto da Praia da Vitória (chegada pelas 7h30), na ilha Terceira, antes de rumar ao porto Southampton, onde termina a viagem com os seus cerca de 440 passageiros.

PONTA DELGADA, AÇORES

«Oceana» nas Portas do Mar

Hoje, dia 8 de Fevereiro, o navio de cruzeiros Oceana, do armador inglês P&O Cruises, realiza a primeira escala nas Portas do Mar, não obstante já ter estado em Ponta Delgada no período anterior à construção daquele empreendimento.
Proveniente de Charleston, na Carolina do Sul, visita a Ilha de S. Miguel no final de um cruzeiro de 35 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar as paradisíacas Caraíbas, bem como algumas cidades da costa sul e leste dos EUA. Com 1937 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, prevê-se a chegada a Ponta Delgada pelas 13.15 horas e estima-se que permaneça até às 19.00, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton.

«Saga Pearl II» em Ponta Delgada

Proveniente das Caraíbas (St. John, Antigua), o navio de cruzeiros Saga Pearl II está a realizar um itinerário designado Islands of the Azores, durante o qual deveria visitar as três cidades açorianas e Lisboa, numa viagem de regresso a Southampton. Contudo, as más condições atmosféricas que se fazem sentir no Grupo Central, inviabilizaram as escalas previstas para segunda e terça-feira, pelo que o navio optou por seguir viagem para Ponta Delgada, onde permanecerá até amanhã.

COMANDANTE DA ZONA MARÍTIMA DA MADEIRA:

«Está a ser a ultimado um plano integrado de salvamento marítimo para a Região»

Já foram ouvidos todos os intervenientes externos no processo de elaboração do documento que vai deixar escrito o que fazer se um acidente como o do Costa Concordia acontecer nas águas da Madeira. Amaral Frazão está a ultimar o texto.

PORTIMÃO

Porto já tem reservas para 45 navios de cruzeiro em 2012

O Porto de Portimão já tem reservas para 45 navios de cruzeiro no corrente ano, mas o número de escalas deverá aumentar nas próximas semanas.
O primeiro navio a escalar será o Prinsendam, com 204 metros de comprimento, dia 23 de Março.

RUBY PRINCESS

Vírus ataca a bordo de cruzeiro da mesma empresa do Costa Concordia

Mais de 100 passageiros que integravam um cruzeiro da Carnival Corp foram infectados com um vírus gastrointestinal. O incidente envolve um navio da mesma empresa de cruzeiros responsável pelo Costa Concordia, que encalhou e adornou em Janeiro na costa de Itália.
Ao todo, 90 passageiros e 13 elementos da tripulação do navio Ruby Princess contraíram norovírus, o tipo de vírus mais comum em viagens de barco e que pode ser transmitido pela ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas.

INTERROGATÓRIO DUROU 6 HORAS

«Sim, eu amo-o», confessou a mulher que foi vista com o comandante do Costa Concordia

Foram vistos juntos na noite da tragédia, beberam vinho. E agora a moldava Domnica Cemortan não poupa palavras de afecto para Francesco Schettino, o comandante do Costa Concordia que é hoje um dos homens mais odiados em Itália. “Sim, eu amo-o, e não é justo que estejam a destruir a sua imagem.”

ARTURO PÉREZ-REVERTE | EL PAÍS

Capitanes valientes, o no

(...) Escrito há um século, o texto de Joseph Conrad poderia aplicar-se quase literalmente ao desastre do "Costa Concordia". Apesar do tempo passado e dos avanços técnicos entre o naufrágio do TITANIC e o do navio da Costa Crociere, muitas são as lições não aprendidas, as arrogâncias culpáveis e as incompetências evidentes para qualquer homem do mar; o mesmo não vale, infelizmente, para os armadores e engenheiros navais.

CRUZEIROS

Royal Caribbean passa a fazer exercícios de evacuação antes das partidas

A Royal Caribbean vai passar a realizar os exercícios obrigatórios de evacuação a bordo dos navios da Royal Caribbean, Celebrity e Azamara antes das partidas dos cruzeiros, em consequência do acidente com o Costa Concordia.
Em declarações ao jornal "TTG", o vice-presidente sénior das operações marítimas para a Royal Caribbean diz que em 99,5% das partidas os exercícios são feitos antes do navio sair do porto, mas que por vezes é difícil por causa dos passageiros que chegam tarde devido a atrasos dos voos.

«Independence of the Seas» viaja com Nossa Senhora do Monte

Um grupo de trabalhadores da Administração de Portos da Madeira (APRAM) entregou no passado domingo uma imagem de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Madeira, ao "Independence of the Seas" que agora está exposta na capela do navio.

ESTUDO

Lisboa prevê novo recorde de cruzeiros ao longo de 2012

O Porto de Lisboa deverá receber este ano cerca de 560 mil passageiros em navios de cruzeiro, o que representa um novo recorde neste segmento de actividade do porto da capital. Recorde-se que, já no ano passado, tinha sido atingido outro recorde de passageiros de navios de cruzeiro em Lisboa, com um total de 502.644 pessoas a desembarcarem, o que representou um aumento 12% comparativamente a 2010.

Cada sobrevivente do Costa Concórdia vai receber 14 mil euros

A empresa Costa Crociere, proprietária do navio Costa Concórdia, anunciou que vai oferecer aos sobreviventes do naufrágio do passado dia 13 de Janeiro uma indemnização que ronda os 14 mil euros por passageiro. Segundo a ADOC, organização italiana de consumidores que representou o Comité de Náufragos do Concórdia e que negociou o acordo com a Costa Crociere, "o acordo diz respeito a 3.000 passageiros de 60 países, entre eles 900 italianos". A ADOC acredita que, pelo menos 85% dos passageiros deverão aderir a este acordo.

Total: 1116