Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«MSC DIVINA» na Madeira a partir de Novembro

A MSC Cruzeiros vai reforçar a presença na Madeira após a chegada do seu novo navio, o MSC Divina, que será baptizado em Marselha dia 26 de Maio.
O 12º navio da companhia fará a sua primeira escala no Funchal a 20 de Novembro de 2012, tendo depois um calendário de 13 cruzeiros com saída e/ou chegada ao Funchal. Os cruzeiros de 12dias/11 noites, fazem escala em Málaga, Civitavecchia, Génova, Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife.

Sea Cloud II realiza segundo cruzeiro temático nos Açores

Hoje, dia 17 de Abril, Ponta Delgada volta a receber o luxuoso veleiro de cruzeiros Sea Cloud II. Procedente da ilha de Santa Maria, tem a chegada prevista para as 12:30, finalizando assim o primeiro de dois cruzeiros no arquipélago.

HOJE, 15 DE ABRIL

Navio de cruzeiros Aurora em Ponta Delgada

Este domingo, 15 de Abril, o Aurora vai estar em Ponta Delgada. Com 1856 passageiros a bordo, na maioria britânicos, o navio da P&O Cruises vai realizar a primeira escala prevista para o corrente ano na cidade açoriana, escala integrada num cruzeiro de 22 noites, iniciado a 12 de Abril, em Southampton, com destino às Caraíbas.

PORTO DO FUNCHAL

Cruzeiros floridos na Festa da Flor

Promete ser um belo dia na cidade do Funchal; a par do cortejo da Festa da Flor, a 22 de Abril, a capital madeirense conhece um dia singular pela escala simultânea de dois navios da Holland America Line, o Ryndam e o Eurodam (que pela primeira vez escala este porto), com o primeiro a pernoitar.

7 navios de cruzeiro pernoitam em Lisboa durante o mês de Abril

Durante o mês de Abril, sete navios de cruzeiro vão passar a noite em Lisboa, aquele que será o destino final e o início de viagens de cruzeiro a realizar por quatro destes navios.

PONTA DELGADA

«Grand Princess» gera movimento recorde de autocarros para excursões

Esta sexta-feira, 13 de Abril, o terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe 2484 passageiros, a maioria dos quais americanos, a bordo do navio de cruzeiros Grand Princess, da Princess Cruises. O navio encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Southampton, incluindo no seu roteiro visitas a Ponta Delgada, Greenock, Dublin, Falmouth e Le Havre.

Gare Marítima da Madeira veste-se para a Festa da Flor

A Gare Marítima da Madeira está já ornamentada para a Festa da Flor, um dos maiores cartazes turistícos da região; a decorrer entre 19 e 25 de Abril, tem como ponto alto o cortejo alusivo, este ano sob o tema "Hino à Madeira em flor".

NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012

Cruzeiros trouxeram 66 mil turistas a Lisboa

99,5% dos passageiros de cruzeiros que estiveram no Porto de Lisboa no primeiro trimestre deste ano são turistas estrangeiros, com forte predomínio de britânicos e alemães, que em conjunto perfizeram 87,2% dos 69.983 passageiros contabilizados pela APL - Administração do Porto de Lisboa.

PORTO DO FUNCHAL

Escala inaugural do «Mein Schiff 2»

O navio "Mein Schiff 2", que desde 2011 está na TUI Cruises, escalou esta terça-feira, pela primeira vez, o Porto do Funchal, com mais de 1700 passageiros a bordo, a maioria alemães. O comandante do navio, o finlandês Kjell Holm, recebeu a Administração dos Portos da Madeira, o agente de navegação e uma representação do Clube dos Entusiastas dos Navios, CEN, numa cerimónia onde foram trocadas crestas e oferecidos outros presentes da região.

ESTA QUARTA-FEIRA

«Sea Cloud II» em Ponta Delgada

Esta quarta-feira, 11 de Abril, Ponta Delgada recebe o luxuoso veleiro de cruzeiros Sea Cloud II.
A escola insere-se na realização de dois cruzeiros temáticos nos Açores, ou seja, dois cruzeiros com início e terminus em Ponta Delgada, privilegiando a visita a várias ilhas açorianas.

Nieuw Amsterdam e Braemar nos Açores

Os dias 9 e 10 de Abril, respectivamente na Horta e Ponta Delgada, assinalam a estreia do Nieuw Amsterdam, navio-almirante da centenária companhia Holland America Line. As escalas nas duas ilhas açorianas constam de um itinerário que liga Ft. Lauderdale a Barcelona, incluindo ainda paragens em Lisboa, Portimão, Cádiz e Málaga.

«AIDA SOL» NO FUNCHAL

Festa de adeus que afinal, é até breve

O navio AidaSol fez esta segunda-feira, 9 de Abril, a última escala da temporada no Porto do Funchal, com direito a uma despedida especial, promovida por Inácio Freitas, um guia de montanha de 40 anose grande entusiasta da companhia com que trabalha frequentemente.
Os mais de dois mil passageiros foram obsequiados com a música do Grupo Etnográfico da Boa Nova, com fumos coloridos e fogo de estalo e enquanto o navio se afastava, com passageiros e tripulantes nas varandas a acenarem; no cais, mãos gigantes, construídas pelo Inácio, diziam adeus, até Setembro, o mês que o AidaSol regressa à Madeira.

CRUZEIROS

Portos nacionais começam ano a crescer

No movimento de navios de cruzeiros, os primeiros meses de 2012 foram positivos para as infra-estruturas portuárias, que esperam bater recordes este ano.

Seatrade Miami positiva para Portugal

Aquela que é a maior feira de cruzeiros revelou-se positiva para os portos nacionais, que marcaram presença em Miami.
“A Cruise Shipping Miami é sempre palco de acontecimentos relevantes para a indústria, onde é possível estabelecer importantes contactos, uma vez que estão presentes muitos dos principais intervenientes no sector e muitas decisões são tomadas em consequência do que é dado a conhecer nestas feiras”, afirma Manuela Patrício, directora de cruzeiros da Administração do Porto de Lisboa (APL), para quem “os operadores aproveitam estas oportunidades para efectuar novos contactos, pedir informação e esclarecer algumas questões operacionais pendentes para as escalas dos seus navios já previstas nos diversos destinos".

Cruzeiros de Porto e Gaia em maré alta

A procura dos cruzeiros no Douro entre as margens de Gaia e do Porto cresceu 20% em 2011, mas houve menos 16 mil pessoas a navegar para lá de Crestuma. Acima da barragem, as viagens no rio atraíram 28 mil turistas.

ESTA QUARTA-FEIRA, EM PONTA DELGADA

Escala inaugural do navio de cruzeiros ADONIA

Esta quarta-feira, 4 de Abril, marca a estreia em Ponta Delgada da mais recente aquisição da P&O Cruises. No 175.º aniversário da companhia, a escala inaugural nas Portas do Mar é protagonizada pelo último navio de uma série de oito embarcações de luxo, construídos em St. Nazaire, França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises.

PORTOS DOS AÇORES

70 escalas de navios de cruzeiro previstas para Abril e Maio

Estão previstas 70 escalas de navios de cruzeiro para os portos dos Açores ao longo de Abril e Maio, sendo 40 em Abril e 30 em Maio. Ponta Delgada, com 31 escalas, é o porto com mais procura. Seguem-se os portos da Horta (10 escalas), Terceira (7 escalas), Pico (6 escalas), Praia da Graciosa e Vila do Porto em Santa Maria (4 escalas cada), Velas de São Jorge e Lajes das Flores (3 escalas cada) e Corvo (2 escalas).

CRUZEIROS NO PORTO DO FUNCHAL - 9.407 PASSAGEIROS EM DOIS DIAS

Março confirma-se como um dos melhores meses

O Porto do Funchal deverá totalizar no fim deste mês 47 escalas de navios de cruzeiro, confirmando-se março como um dos melhores meses no que toca ao movimento de navios e passageiros. Esta quinta feira escalaram o Porto do Funchal três navios: o "Norwegean Jade" com 2454 passageiros, o "Queen Victoria" com 1928 passageiros e o "Marina", com 1235 passageiros.
Hoje, sexta-feira esperam-se mais dois navios de cruzeiro na Pontinha: o Balmoral, com 1300 passageiros e o Costa Mediterranea, com 2490 passageiros.

Porto do Funchal cresce nos dois primeiros meses de 2012

O Porto do Funchal recebeu nos dois primeiros meses deste ano 58 escalas, mais oito que em janeiro e fevereiro de 2011, e um movimento de 123.538 passageiros, mais 24.523 turistas que em igual período do ano passado. O mês de fevereiro manteve o mesmo número de escalas em relação ao mês homólogo de 2011, ou seja 23, mas registou um aumento em quase 18% no número de passageiros.

Porto do Funchal recebe sete navios em dois dias

Esta segunda e terça feira são dias de grande movimento no Porto do Funchal, que em apenas 48 horas recebe sete navios com mais de 9.500 passageiros a bordo.
Ontem, dia 26, estiveram três navios em porto: o AidaSol, o Grand Celebration e o Thmpson Destiny. Este último movimentou 1824 passageiros ( mais de mil argentinos, uma centena de brasileiros, entre outras nacionalidades).

Total: 1142