Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA A BORDO

Vídeo da «Carnival»

Divulgamos vídeo exibido a bordo de toda a frota da "Carnival", empresa detentora da "Costa Cruzeiros". O vídeo destina-se a prestar informações aos passageiros quanto aos procedimentos a seguir em caso de emergência.

VÍDEO-FOTO COM 100 IMAGENS

Tragédia do COSTA CONCORDIA

Divulgamos vídeo-foto com 100 imagens reportando a tragédia com o paquete "Costa Concordia", da Costa Cruzeiros, a 13 de Janeiro de 2012.

ACIDENTE NA ILHA DE GIGLIO

«COSTA CROCIERE» mobiliza batalhão de 1.100 pessoas para gerir a crise

A informação surge no site oficial da empresa, versão português do Brasil: "Em todo o mundo, cerca de 1.100 pessoas da Costa Crociere estão trabalhando na gestão deste terrível acidente desde a noite de sexta feira. Nossa prioridade foi dar suporte às operações de salvamento e assistência aos hóspedes e à tripulação, conduzindo-os em segurança de volta às suas próprias residências".

 

Encontrado disco rígido do Costa Concordia que poderá esclarecer as causas do naufrágio

O disco rígido do navio Costa Concordia, naufragado há uma semana em águas italianas, foi encontrado este sábado por uma equipa de buscas, podendo vir a fornecer mais dados sobre o acidente.
As mesmas equipas tinham encontrado, também no sábado, o décimo segundo corpo - de uma mulher - na estrutura do Concordia, onde descobriram também o disco rígido que poderá fornecer imagens captadas pelas câmaras de segurança mostrando o que se passou na ponte de comando.
Duas dezenas das 4.229 pessoas que se encontravam a bordo do navio quando ocorreu o acidente continuam desaparecidas.
 

CRÓNICA DO NAUFRÁGIO

Quem comanda o navio?

Tomemos o caso do navio que hoje jaz imóvel, como uma mastodôntica baleia, com o ventre esventrado, recostada em agonia junto à pequena ilha de Giglio. É uma história que começa com um brinde e acaba com incompreensíveis erros humanos, indecisão, descoordenação, incompetências e negligências (é irresistível a comparação com o desgoverno da Europa em crise).

 

EXPRESSO

No mar também se sai da estrada

Um barco, mesmo que seja um navio de cruzeiro para milhares de pessoas, é como um automóvel, mesmo que seja apenas um ligeiro para governo da família. Pondo as coisas simplesmente: os carros de hoje têm melhores travões, motores e materiais. No entanto, os condutores continuam a ignorar as regras e a utilizar mal as ferramentas, causando acidentes , diz Amadeu AIbuquerque, capitão de navios de cruzeiro, com 40 anos de mar, 26 dos quais em embarcações de passageiros.

COSTA CONCORDIA

Como é possível?

A pergunta é de Bruno Rodrigues, do Azores Cruise Club. "Será que era o mesmo comandante em 2011 ? Será que mais navios fizeram esta rota suicida ? No caso concreto, com ou sem a anuência da Costa Cruzeiros?"

REALIZADOR FAZ DE UM CRUZEIRO O CENTRO DO MUNDO E DA HISTÓRIA PARA REDISCUTIR IMAGENS E SIGNIFICADOS

Último filme de Godard foi rodado no «Costa Concordia»

A última longa metragem do francês Jean Luc-Godard, "Film Socialisme", foi filmado no navio Costa Concordia, que naufragou na costa de Itália. O navio aparece na primeira parte do filme, na qual se mostram as histórias de alguns turistas num cruzeiro pelo Mediterrâneo, com roteiro diferente da última viagem do Concordia.
No filme, as paragens acontecem em Nápoles (Itália), Alexandria (Egipto) e Argel (Argélia).

COSTA CONCORDIA

Encontrado mais um cadáver, balanço do naufrágio sobe para 12 mortos

As equipas de busca encontraram sábado à tarde, 21 de Janeiro, o cadáver de uma mulher na estrutura do Costa Concordia, o navio de cruzeiro naufragado há uma semana em águas italianas, elevando o balanço do acidente para 12 mortos.
O cadáver foi encontrado pelos mergulhadores da guarda costeira "na ponte número quatro cerca das 13:30 locais (12:30 TMG e Lisboa)", na parte de trás do navio, segundo um responsável da polícia citado pela agência France Presse.

COSTA CONCORDIA

Lei não obriga capitão a ficar no navio, dizem especialistas

Actuação do capitão do Costa Concordia, que abandonou o navio antes da saída de todos os passageiros, é controversa. Mas especialistas dizem não haver lei que obrigue comandantes a sair por último em caso de naufrágio.

COSTA CONCORDIA

Bilhetes para uma nova viagem à venda dois dias após o naufrágio

Dois dias após o naufrágio ainda eram vendidas passagens para o Costa Concordia. O caso é particularmente insólito dado que um jornalista não só conseguiu comprar os bilhetes, como recebeu um mapa do percurso e foi informado em que cabine iria pernoitar.

Especialistas avaliam se Costa Concordia deve ser consertado ou desmontado

O que acontecerá com o Costa Concordia? Especialistas sugerem que o navio seja consertado. A solução é apontada como a mais elegante e mais económica, embora extremamente complicada.
O Costa Concordia continua à deriva sobre um rochedo próximo à pequena ilha italiana de Giglio. Ainda não se sabe o que vai acontecer com a enorme embarcação danificada. É possível que seja consertada ou que seja cortada em partes e transportada para outro local. "Existem estas duas possibilidades", diz Stefan Krüger, professor de construção naval da Universidade Técnica de Hamburgo-Harburg.

DIÁRIO «PÚBLICO»

«CONCORDIA - O comandante cobarde»

Sempre ouvimos dizer que o comandante é o último a abandonar o navio, mas Francesco Schettino saiu quando ainda estavam 300 pessoas a bordo, conseguindo tornar-se no homem mais odiado de Itália.
No "Público", 4 páginas subordinadas a um título duro: "CONCORDIA - O comandante cobarde".

COSTA CONCORDIA | COM VÍDEO

Dominika, a bailarina que defende o comandante

O mistério está parcialmente resolvido. Dominika Cermortan, a loira que viajou sem registo no Costa Concordia, e que as autoridades acreditam que estava com o comandante na hora do naufrágio, apareceu. A mulher de 25 anos, bailarina de profissão, regressou à Moldávia depois do acidente e começou a dar entrevistas. À Jurnal TV, assegurou ser uma tripulante do cruzeiro e defendeu Francesco Schettino com unhas e dentes.
«Eu acho que tem feito um excelente trabalho. Toda a tripulação está em solidariedade com ele e acha que ele salvou mais de três mil pessoas», afirmou.

CONTERRÂNEOS RECEBEM COMANDANTE DO COSTA CONCORDIA COMO UM HERÓI

«Não fumo, não bebo, não me drogo»

Apesar de ter passado o tempo ideal para a aplicação do teste de álcool em Schettino, quando foi submetido aos exames toxicológicos, afirmou: "Não fumo, não bebo, não me drogo". Schettino, o 'capitão cobarde', como é chamado por muitos, colocou a Itália nas capas dos jornais numa posição vergonhosa, segundo os analistas, que insistem na proibição das 'saudações' dos cruzeiros italianos que se aproximam tanto da costa, pondo os navios em perigo.

COSTA CONCORDIA

Oficial que repreendeu comandante de navio vira herói em Itália

O oficial da Guarda Costeira italiana que ordenou ao comandante do navio naufragado que regressasse imediatamente a bordo tornou-se um herói em Itália, digno de crédito por ter salvo a honra nacional numa das noites mais sombrias do país.

COMANDANTE DO COSTA CONCORDIA

«Caí acidentalmente num bote salva-vidas e não consegui voltar»

Francesco Schettino, comandante do cruzeiro Costa Concordia, que afundou na passada sexta-feira ao largo da ilha de Giglio, disse em tribunal que não abandonou o navio, mas que caiu num bote salva-vidas e não conseguiu regressar.

Familiar de vítima do Titanic sobrevive a naufrágio do Costa Concordia

ROMA - Uma das sobreviventes do naufrágio do Costa Concordia, Valentina Capuano, é sobrinha-neta de uma das 1.513 pessoas que morreram quando o Titanic afundou, a 14 de abril de 1912. O irmão da avó de Valentina morreu no naufrágio, ocorrido há quase um século.

COSTA CONCORDIA

T-shirts com a frase «Volte a bordo, c…!» à venda em Itália

ROMA – Numa resposta rápida e bem-humorada ao diálogo entre o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, e a Capitania dos Portos, os italianos começaram a vender diferentes modelos de t-shirts com a frase “Volte a bordo, c…!” (“Vada a bordo, cazzo!”, no original). Num dos sites de vendas, um modelo custa quase 13 euros.
Entre os modelos de camisetas há uma branca com os dizeres em preto na frente, e a palavra “cazzo” (palavra ofensiva em italiano, referente ao membro sexual masculino) em destaque.

ONZE MORTOS CONFIRMADOS, 18 DESAPARECIDOS

Comandante do Costa Concordia colocado em prisão domiciliária

O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, foi colocado em prisão domiciliária, após três horas de audiência perante um juiz. Negou ter abandonado o navio quando este encalhou, adornou e começou a meter água. No desastre morreram 11 pessoas e 18 estão desaparecidas.

Total: 1044