Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«CRUZEIROS MARÍTIMOS – UM SECTOR EM FORTE CRESCIMENTO»

Fotos e apresentações da conferência disponíveis na web

Já está disponível no site http://www.fem.pt/cc a reportagem fotográfica e o conjunto das apresentações efectuadas na conferência “Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento”, que se realizou dia 5 de Julho, numa iniciativa do Fórum Empresarial da Economia do Mar e do jornal "Oje".

Porto do Funchal lidera em escalas e passageiros no primeiro semestre deste ano

O Porto do Funchal cresceu no primeiro semestre deste ano 5% no movimento de passageiros e 3% nas escalas, tendo registado 164 escalas, mais cinco que no mesmo período do ano anterior e 303.615 passageiros, mais 14.300 que nos primeiros seis meses de 2011. A Presidente da APRAM, Administração dos Portos da Madeira, Alexandra Mendonça salienta que estes números confirmam a liderança nacional do Porto do Funchal, tanto a nível de escalas como de passageiros.

«OCEAN COUNTESS» hoje no Porto de Leixões

Está prevista para hoje, sábado, dia 21 de Julho, a visita do navio de Passageiros Ocean Countess, da companhia inglesa Cruise and Maritime Voyages. O navio, de 164m de comprimento, transporta mais de 750 passageiros, maioritariamente de origem inglesa, embora viajem igualmente a abordo passageiros de origem canadiana, alemã e polaca, entre outras.
A escala no porto de Leixões é a primeira paragem após o embarque dos passageiros no passado dia 18 de Julho no porto de Greenock, na Escócia.

COM PARTIDA DE LISBOA A 22 DE OUTUBRO

MSC Magnifica destaca Barcelona no seu itinerário

O navio MSC Magnifica vai fazer a 22 de Outubro um itinerário de 10 dias com partida e chegada a Lisboa e escala em Casablanca, Barcelona, Génova, Marselha e novamente Barcelona. O MSC Magnifica ficará um dia e meio na cidade espanhola, permitindo aos passageiros explorarem mais profundamente a cidade.

«AZURA» no Porto de Leixões

No Porto de Leixões esteve esta quinta-feira o AZURA, em viagem inaugural. O majestoso navio de cruzeiro mede 290 metros de cumprimento, 36 metros de boca, 8 metros de profundidade, conseguindo transportar até 3100 passageiros que são servidos por 1300 tripulantes; atinge os 23 nós de velocidade máxima, graças aos seus seis potentes motores diesel wartsila.

Os cruzeiros marítimos são um sector para Portugal continuar a apostar

A Conferência Cruzeiros Marítimos, promovida pelo FEEM em parceria com o jornal OJE, que se realizou dia 5 de julho, no Salão Nobre da Associação Comercial de Lisboa e da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, não deixou margem para dúvidas: o sector está em forte crescimento e é preciso aproveitar esta onda positiva numa altura em que o país está mergulhado numa grave crise.

Queen Elizabeth 2 vai ser um hotel no Dubai

A proprietária do Queen Elizabeth 2, Istithmar World, subsidiária da Dubai World no Dubai, anunciou que o antigo navio da Cunard será um hotel de 300 quartos e ficará em Port Rashid.
O destino "de hotel" do antigo transatlântico já era conhecido desde que foi vendido pela Cunard em 2007 por cem milhões de dólares, mas ficaria estacionado na base da ilha Palm Jumeirah após a conversão que duraria 16 meses.

Costa Cruzeiros marca presença na Expo 2012

A Costa Cruzeiros é um parceiro-chave do Pavilhão de Itália na Expo 2012, a exposição mundial que está a decorrer na cidade sul-coreana de Yeosu. A companhia pretende expandir as suas operações na Ásia e promover o estilo de cruzeiros italianos aos visitantes da Expo.

NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012

Leixões mais do que duplica número de passageiros de cruzeiros

Cerca de 29.000 passageiros de navios de cruzeiro passaram pelo Porto de Leixões durante o primeiro semestre de 2012, mais do dobro dos 13.000 passageiros registados em igual período do ano passado. O aumento de 123% no número de passageiros teve por base o aumento do número de navios de cruzeiros acolhidos e a dimensão dos mesmos.

Passam cada vez mais cruzeiros no Tejo

A crise financeira na Europa e os reflexos do acidente com o navio italiano Costa Concordia não parecem ter tido reflexos no negócio dos cruzeiros, bem pelo contrário. O Porto de Lisboa anunciou que voltou a bater mais um recorde no que diz respeito à actividade de cruzeiros no 1º semestre de 2012.

COM PARTIDA E CHEGADA A LISBOA NO VERÃO DE 2013

MSC CRUZEIROS reforça posição em Portugal com novos cruzeiros

A MSC Cruzeiros reforça a sua presença no mercado português com novos cruzeiros com partida e chegada a Lisboa. A grande novidade será a presença do navio MSC Opera durante o Verão de 2013, que fará 8 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa num itinerário de 11 dias, com escala em Bilbau (Espanha), Le Havre (França), Southampton (Reino Unido), IJmuiden/Amesterdão (Holanda), St Peter Port (Reino Unido) e Vigo (Espanha). As partidas serão a 11, 21 e 31 de Julho, 10, 20 e 30 de Agosto e 9 e 19 de Setembro, no navio da Classe Lirica, com capacidade para 2199 passageiros.

O barco que Isabel II usou no Jubileu vai reinar no Douro

A Douro Azul anunciou ter adquirido o "Spirit of Chartwell", um barco-hotel que recentemente esteve sob os holofotes mundiais: foi declarado barcaça real e escolhido para transportar a rainha Isabel II pelo Tamisa durante as celebrações do Jubileu. Em Setembro, muda-se para o Douro.

Indústria dos cruzeiros gera 36,7 mil milhões de euros na Europa em 2011

De acordo com um estudo do European Cruise Council sobre os contributos do turismo de cruzeiros nas economias europeias em 2011, divulgado em Bruxelas, o impacto económico da indústria dos cruzeiros na economia europeia foi de 36,7 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 4% relativamente a 2010, ano em que o impacto económico se situou nos 35,2 mil milhões. Em 2011 a indústria dos cruzeiros na Europa gerou, ainda, mais de 315 mil empregos e 9,8 mil milhões de euros de massa salarial.
O trabalho conclui, ainda, que por cada milhão de euros gasto na indústria de cruzeiros são gerados 2,45 milhões de euros de volume de negócio.

ESTA QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO, EM LISBOA

Conferência «Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento»

O Fórum Empresarial da Economia do Mar e o jornal OJE organizam a conferência que se realiza esta quinta-feira, 5 de Julho, no Salão Nobre da Associação Comercial de Lisboa - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, na Rua das Portas de Sto. Antão, 89, em Lisboa, sob o tema: "Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento".

NAVIO FAZ VOLTA AO MUNDO, DE 104 DIAS

Sun Princess pela primeira vez em Lisboa, esta quarta-feira, 4 de Julho

O Sun Princess, um dos 16 navios de cruzeiro que constituem a frota do operador Princess Cruises , escala Lisboa pela primeira vez hoje, 4 de Julho, por ocasião de uma viagem de volta ao mundo em 104 dias com início e fim em Sydney, na Austrália.
A primeira escala do Sun Princess, tal como aconteceu com os nove navios que já se estrearam em Lisboa durante o ano de 2012, será assinalada com a recepção ao navio com rebocadores da empresa Svitzer e a entrega ao comandante da habitual placa alusiva à ocasião.

TERCEIRA, AÇORES

Terminal de Cruzeiros deve ter projecto revisto

O Conselho da Ilha da Terceira emitiu, dia 27, um parecer sobre o Terminal de Cruzeiros que está previsto construir em Angra do Heroísmo, onde instiga as autoridades a rever o projecto para que se acautelem aspectos ligados à segurança portuária e à sua própria rentabilidade.

SUN PRINCESS E DOIS TURNAROUND MARCAM O MÊS

Porto de Lisboa recebe 13 escalas em Julho

O Porto de Lisboa tem previstas 13 escalas de navios de cruzeiro para Julho, sendo a estreia do Sun Princess e dois turnarounds os destaques deste mês.
Em Julho, segundo os dados da Administração do Porto de Lisboa, a capital portuguesa recebe esta terça-feira o Aida Vita, da Aida Cruises, uma marca que está essencialmente dedicada ao mercado alemão. O navio chega a Lisboa vindo de Cádis e repete a visita no dia 24.

CRUZEIROS

Queen Elizabeth e Queen Victoria juntam-se na Noruega pela primeira vez

A Noruega juntou dia 28, pela primeira vez, os navios Queen Elizabeth e Queen Victoria durante a passagem pelo Fjords at Flaam, perto de Sognefjord, onde fizeram escala.
Durante o cruzamento os dois navios da Cunard saudaram-se mutuamente com os respectivos apitos, como é habitual fazerem na companhia.

Ministro da Economia elogia aposta da Douro Azul na construção naval portuguesa

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, elogiou a aposta na produção nacional por parte da Douro Azul, empresa que explora navios turísticos no rio Douro e que, até 2014, pretende construir quatro navios-hotel e dois barcos rabelos.
De visita ao estaleiro da Navalria, em Aveiro, onde estão a ser construídos dois navios-hotel da Douro Azul, Álvaro Santos Pereira destacou a importância destes projectos serem integralmente produzidos em Portugal.

MSC Cruzeiros participa na conferência «Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento»

A MSC Cruzeiros marca presença na conferência “Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento”, que se realiza a 5 de Julho, em Lisboa.
Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal, fará parte do painel de convidados da conferência e afirma que “segundo os dados mais recentes da European Cruise Council, Portugal é 6º destino europeu mais visitado por passageiros europeus de cruzeiros e sabemos que ainda há muito mais por onde crescer".

Total: 1141