Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NAVIO FAZ VOLTA AO MUNDO, DE 104 DIAS

Sun Princess pela primeira vez em Lisboa, esta quarta-feira, 4 de Julho

O Sun Princess, um dos 16 navios de cruzeiro que constituem a frota do operador Princess Cruises , escala Lisboa pela primeira vez hoje, 4 de Julho, por ocasião de uma viagem de volta ao mundo em 104 dias com início e fim em Sydney, na Austrália.
A primeira escala do Sun Princess, tal como aconteceu com os nove navios que já se estrearam em Lisboa durante o ano de 2012, será assinalada com a recepção ao navio com rebocadores da empresa Svitzer e a entrega ao comandante da habitual placa alusiva à ocasião.

TERCEIRA, AÇORES

Terminal de Cruzeiros deve ter projecto revisto

O Conselho da Ilha da Terceira emitiu, dia 27, um parecer sobre o Terminal de Cruzeiros que está previsto construir em Angra do Heroísmo, onde instiga as autoridades a rever o projecto para que se acautelem aspectos ligados à segurança portuária e à sua própria rentabilidade.

SUN PRINCESS E DOIS TURNAROUND MARCAM O MÊS

Porto de Lisboa recebe 13 escalas em Julho

O Porto de Lisboa tem previstas 13 escalas de navios de cruzeiro para Julho, sendo a estreia do Sun Princess e dois turnarounds os destaques deste mês.
Em Julho, segundo os dados da Administração do Porto de Lisboa, a capital portuguesa recebe esta terça-feira o Aida Vita, da Aida Cruises, uma marca que está essencialmente dedicada ao mercado alemão. O navio chega a Lisboa vindo de Cádis e repete a visita no dia 24.

CRUZEIROS

Queen Elizabeth e Queen Victoria juntam-se na Noruega pela primeira vez

A Noruega juntou dia 28, pela primeira vez, os navios Queen Elizabeth e Queen Victoria durante a passagem pelo Fjords at Flaam, perto de Sognefjord, onde fizeram escala.
Durante o cruzamento os dois navios da Cunard saudaram-se mutuamente com os respectivos apitos, como é habitual fazerem na companhia.

Ministro da Economia elogia aposta da Douro Azul na construção naval portuguesa

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, elogiou a aposta na produção nacional por parte da Douro Azul, empresa que explora navios turísticos no rio Douro e que, até 2014, pretende construir quatro navios-hotel e dois barcos rabelos.
De visita ao estaleiro da Navalria, em Aveiro, onde estão a ser construídos dois navios-hotel da Douro Azul, Álvaro Santos Pereira destacou a importância destes projectos serem integralmente produzidos em Portugal.

MSC Cruzeiros participa na conferência «Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento»

A MSC Cruzeiros marca presença na conferência “Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento”, que se realiza a 5 de Julho, em Lisboa.
Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal, fará parte do painel de convidados da conferência e afirma que “segundo os dados mais recentes da European Cruise Council, Portugal é 6º destino europeu mais visitado por passageiros europeus de cruzeiros e sabemos que ainda há muito mais por onde crescer".

Porto do Funchal registou crescimento na última época alta

O movimento de passageiros registado na última época alta do Porto do Funchal, iniciada em Setembro de 2011 e terminada em Maio de 2012, cresceu 7%, em relação ao período homólogo anterior, o que se traduziu num aumento de 37.948 turistas de cruzeiro.

NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

Arquipélago dos Açores recebeu 81 navios de cruzeiro

O arquipélago dos Açores recebeu durante o primeiro semestre deste ano 81 navios de cruzeiro, mais 18 do que em igual período de 2011, que transportaram 58 mil turistas, anunciou esta segunda-feira Filipe Macedo, da empresa Portos dos Açores.
"Temos registado um número cada vez maior de escalas nos portos dos Açores, tornando a região num destino turístico e não apenas num local de passagem", afirmou Filipe Macedo, acrescentando que "todas as ilhas têm registado um crescimento genérico de escalas de navios".

MSC CRUZEIROS disponibiliza novo catálogo de cruzeiros portugueses

A MSC Cruzeiros lançou um novo catálogo de cruzeiros portugueses, disponível online, que reúne 47 cruzeiros de 5 a 15 dias, que partem, na sua maioria, de Lisboa e Funchal, com datas até Abril de 2013.
“Este catálogo digital pretende facilitar a vida aos passageiros que pretendem um cruzeiro como modo de viajar, mas que preferem optar por viagens com menos voos e transfers, afirma Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

«Queen Victoria» em Leixões

No Porto de Leixões esteve esta quarta-feira o QUEEN VICTORIA. Baptizado pela Duquesa de York, no Porto de Southampton em Inglaterra, o majestoso navio de cruzeiro, com 90 mil toneladas, é capaz de transportar 1.980 passageiros, em 985 cabines, espalhadas por doze andares; tem 294 metros de comprimento e 55 metros de altura.

REGATTA

Luxuoso navio de cruzeiros visita Horta e Ponta Delgada

Os dias 19 e 20 de Junho assinalam, respectivamente na Horta, e em Ponta Delgada (7:00-14:00 horas), a dupla escala do luxuoso navio de cruzeiros Regatta, da operadora norte-americana Oceania Cruises. Estas duas visitas ao arquipélago constam de um itinerário que liga Miami a Barcelona, que teve início a 11 de Junho, na Florida, e que contempla ainda escalas nas Bermudas, Motril e Valência.

Melhoramentos no Porto de Portimão são urgentes

Os deputados que constituem a Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas visitaram em Maio o Porto de Portimão, tendo sido sensibilizados para o seu potencial de desenvolvimento e para os constrangimentos que travam esse crescimento.
O grupo reuniu com representantes do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e da Câmara Municipal de Portimão, ficando a par das principais lacunas existentes e que são consideradas como investimentos fundamentais.

«Big Eagle» na Marina da Figueira da Foz

Esteve, esta segunda-feira, na Marina da Figueira da Foz, o iate “Big Eagle”. A embarcação, que pode classificar-se como iate de luxo, pertence a uma companhia privada que opera em vários locais do mundo, principalmente nas Caraíbas; a viagem à Europa é uma estreia para a companhia.
O comando cabe a uma mulher, a californiana Christiana Virgilio.

Riviera estreou-se em Lisboa

O Riviera, o mais recente navio de cruzeiros da Oceania Cruises, escalou Lisboa pela primeira vez este sábado, 16 de Junho, onde terminou uma viagem com início em Barcelona e passagem pelos portos de Palma, Valencia, Motril, Funchal, Santa Cruz de la Palma, Arrecife, Agadir, Casablanca e Cádiz. Depois de pernoitar na capital portuguesa, o Riviera seguiu viagem com destino final em Civitavecchia e escalas em Gibraltar, Casablanca, Motril, Valencia, Barcelona, Marselha, Monte Carlo e Livorno.

«AURORA» no Porto de Leixões

Este domingo esteve em Leixões o navio de cruzeiro "AURORA", do armador inglês P&O Cruises.Com 270 metros de comprimento, o cruzeiro desloca 76.152 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1.870 passageiros.
Vindo de Malta, partiu ainda no domingo rumo a Southampton.

NAVIOS DE CRUZEIRO NO PORTO DO FUNCHAL

Novo record de Janeiro a Maio

O Porto do Funchal bateu novo recorde no número de escalas e de passageiros dos navios de cruzeiro nos primeiros cinco meses deste ano, totalizando 162 escalas, mais 11 que no mesmo período do ano anterior e 300.630 turistas, mais 23.400 passageiros relativamente ao mesmo período de 2011.

«OCEANA» no Porto de Leixões

Sexta-feira esteve em Leixões o navio de cruzeiro "OCEANA", do armador inglês P&O Cruises.Com 261 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, o cruzeiro desloca 77,499 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2200 passageiros, com 890 tripulantes. Possui dez decks de passageiros, cm 975 cabines, 603 com vista para o exterior e 372 interiores.

BOUDICCA em Leixões

Esta quarta-feira, em Leixões, a presença habitual do “BOUDICCA”, da companhia Fed Olsen Cruises Lines. Com 205 metros e 28.372 tons, o navio tem capacidade para receber 839 passageiros. É um navio elegante e confortavél, com motores novos e renovados e cabines mais espaçosas com varandas. Procedente de Greenock, no Reino Unido, rumou ainda ontem a Lisboa.

«Princess Danae» no Porto de Leixões

Esta segunda-feira esteve em Leixões o navio de cruzeiro "Princess Danae", da companhia de cruzeiros Classic International Cruises. Chegou de Lisboa e partiu, ainda a 11, cerca das 23 horas, para o Porto de Vigo. Este navio de cruzeiro foi construído em 1955, nos estaleiros de Harland & Wolff, Belfast, Reino Unido. Começou como navio de carga, tendo depois sido transformado em navio de cruzeiro, navegando actualmente para a Classic International Cruises, com o nome de Princess Danae.

«HAMBURG» no Porto de Leixões

Sexta-feira esteve em Leixões o navio de cruzeiro "HAMBURG". Com 144 metros de comprimento, tem capacidade para transportar 421 passageiros. Trata-se do ex-C. Columbus, que pertencia ao operador Hapag Lloyd Cruises.
O HAMBURG chegou de Lisboa e seguiu no mesmo dia para o porto espanhol de VillaGarcia de Arousa.
 

Total: 1107