Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CRUZEIROS

Porto Santo com 16 escalas em 2020

O Porto do Porto Santo recebe este ano 16 escalas de navios de cruzeiro, revelando o esforço promocional que a Administração dos Portos tem feito na promoção daquela ilha nas reuniões com as companhias de cruzeiro.

Porto do Funchal líder nacional em passageiros

O Porto do Funchal foi o porto português que recebeu mais turistas de navios de cruzeiros, em 2019, tendo-se verificado um movimento de 593 667 passageiros (+10,38%, em relação a 2018), nas 293 escalas registadas (+3,53%).

A tendência de crescimento registou-se em todas as variantes. O número de embarcados passou de 2 247 no ano anterior para 3 057, em 2019, e o número de desembarques subiu de 2 331, em 2018, para 2992 no ano transacto.

COM VÍDEO

Portos dos Açores quer saber o que gastam os turistas de cruzeiro na região

Os Açores vão ter este ano um número record de escalas de navios de cruzeiro. Em 2020 a região deve ser visitada por 177 navios, mais 35 do que no ano passado. Quando comparado por exemplo com 2010 são mais 117. Um aumento que a Portos dos Açores justifica com a promoção do destino.

A este aumento corresponde naturalmente mais passageiros e tripulantes. Este ano serão 190 mil cruzeiristas e 85 tripulantes a desembarcam nas várias ilhas. As despesas que fazem e o consequente impacto na economia local não são conhecido. As estimativas apontam para os 50 euros em média por pessoa, mas a Portos dos Açores quer apurar estes números.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 2 de Fevereiro

Esta terça-feira, dia 28, o Black Watch encontra-se a realizar um cruzeiro de 14 noites que tem Southampton como homeport e Funchal, St Cruz de la Palma, Tenerife, St Cruz de la Palma, Arrecife e Lisboa como portos de escala.
A escala em Lisboa do AIDAmar no dia 29, onde passa a noite, tem Palma de Maiorca como homeport para um cruzeiro de 12 noites e Cádis, Lisboa, Puerto del Rosario, Arrecife, Málaga, Cartagena e Valência como portos de escala.

Cruzeiros no Funchal atingiram novo record anual de passageiros em 2019

O Porto do Funchal bateu em 2019 o record anual de passageiros que vigorava desde 2012, com mais 732 que nesse ano, que continua a ter o recorde de escalas, com mais 43 que em 2019.

Os dados publicados pela APRAM, Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, indicam que no ano passado o Porto do Funchal teve 293 escalas de navios com um total de 593.667 passageiros.

MSC Cruzeiros anuncia vários novos navios incluindo dois protótipos

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique aumentaram a sua parceria de longo prazo, fazendo vários anúncios estratégicos numa cerimónia que se realizou no Palácio de Matignon, a residência oficial do Primeiro-Ministro Francês.

Primeiro, as duas companhias anunciaram a assinatura de contratos oficiais para a construção do terceiro e quarto navios MSC World Class, movidos a LNG, e que serão entregues em 2025 e 2027. As empresas reforçaram também a sua parceria ao longo da próxima década com o anúncio de dois projectos adicionais.

CRUZEIROS APOSTAM NUM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Porto de Lisboa cresce em passageiros turnaround

O Porto de Lisboa registou em 2019 um crescimento de 17% do número de passageiros de cruzeiro em turnaround, totalizando 72.830, face aos 62.089 registados em 2018. Este crescimento de turnaround resulta do crescimento de 19% do número de passageiros embarcados no Porto de Lisboa, para 36.558 (30.653 em 2018), e de 15% nos passageiros desembarcados, que passaram de 31.436 para 36.272 em 2019.
Recorde-se, a propósito, que o Outlook Report 2020 da CLIA, a maior associação mundial de operadores de navios de cruzeiro, indica que a despesa média por passageiro de navio de cruzeiro, antes de embarcar, é de 376 dólares. Por outro lado, a despesa média por passageiro em escala, é de 101 dólares.

Porto de Portimão , 50 Anos de Cruzeiros

O Porto de Portimão tem, ao longo dos tempos, vindo a ganhar uma importância acrescida no contexto regional. A 28 de Maio de 1941, o diário lisboeta “A Voz” consagrou num número especial dedicado a Portimão, que designou como “florescente e laboriosa cidade”; quanto ao movimento marítimo, também em 1939, entraram no porto de Portimão 302 navios com 193.744 t, 204 dos quais com propulsão mecânica.

AÇORES

Cruzeiros deixam mais de 1 milhão de euros por ano na Praia da Vitória

Em média, um passageiro de um cruzeiro deixa entre 45 e 50 euros na Praia da Vitória, segundo Tiago Ormonde. O vereador rejeita os "preconceitos" sobre o impacto deste tipo de turismo no ambiente.
 

DouroAzul recruta na 6ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A DouroAzul confirmou a presença da sua equipa de recrutamento na 6ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, evento que se realiza no dia 12 de março, na área de congressos do hotel Olissippo Oriente, no Parque das Nações em Lisboa.

Fundada em 1993, a DouroAzul é a empresa líder em cruzeiros fluviais em Portugal, e eleita, pela quinta vez a melhor empresa de Cruzeiros Fluviais da Europa ““Europe’s Leading River Cruise Company” pelos conceituados World Travel Awards.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 19 de janeiro

A escala em Lisboa do Oceana esta quinta-feira, dia 16, faz parte de um cruzeiro de 14 noites intitulado “Spain and Portugal” que tem Southampton como homeport e Vigo, Málaga, Barcelona, Valência, Cádis e Lisboa como portos de escala.

No dia 19 o Spirit of Discovery encontra-se a realizar um cruzeiro de 14 noites que tem Southampton como homeport e Funchal, St Cruz de la Palma, Tenerife, Gran Canaria, Arrecife e Lisboa como portos de escala.

NEGÓCIO VALE 286,7 MILHÕES DE EUROS

Martifer vai construir quatro navios para a Douro Azul

A Martifer fechou um contrato de muitos milhões de euros com o empresário Mário Ferreira. A West Sea Estaleiros Navais, sua participada, vai construir para a Mystic Cruises quatro navios de expedição polar.

Em comunicado enviado à CMVM, a empresa revela que “a construção de quatro navios de Expedição Polar Classe ‘ICE’ da gama Explorer” representam um negócio com um “valor total estimado de 286,7 milhões de euros”.

Temporada de cruzeiros de 2020 nos Açores com mais escalas e mais passageiros

O ano que agora começa será de crescimento no que respeita às escalas de navios de Cruzeiros nos portos da Região. Conforme se pode ler numa nota enviada pela Portos dos Açores, “o turismo de cruzeiros irá crescer em 2020 cerca de 28% em número de passageiros desembarcados relativamente a 2019 e 25% em número de escalas previstas.

Cruzeiros com Partida e Chegada a Lisboa 2020

Não serão muitos mas serão bons. A Pullmantur, a Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros têm boas escolhas para os portugueses que prefiram embarcar em Lisboa e, assim, dispensando a deslocação aérea para outros portos de embarque.

Douro Azul recruta 200 trabalhadores e aumenta salário mínimo para mil euros

A Douro Azul quer recrutar 200 trabalhadores para a época de 2020, comprometendo-se a pagar aos colaboradores dos seus navios um ordenado mínimo "sempre superior a mil euros", disse o fundador da empresa de cruzeiros fluviais à Lusa.

Porto Santo vai duplicar número de visitas de navios de cruzeiro em 2020

Estão previstas 16 escalas de navios de cruzeiros ao longo do corrente ano na ilha do Porto Santo, mais do dobro das escalas (7) registadas em 2019. Também há boas perspectivas para o porto do Funchal, com 288 paquetes já com reserva de cais. No ano passado registaram-se 296 escalas de navios de cruzeiro na capital madeirense, mais 13 do que em 2018. Um artigo de balanço anual a este sector de navegação faz manchete do DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA.

Porto de Lisboa com mais passageiros em Novembro

No penúltimo mês do ano, o Porto de Lisboa viu aumentar número de cruzeiristas, registando uma subida homóloga de 29%. Em turnaround foram contabilizados 10.661 passageiros, isto é, mais 2.315 do que no período homólogo (+27,7%). Em relação aos passageiros em trânsito, também se verificou um aumento, de 42.493 verificados em Novembro de 2018 para 54.921 no penúltimo mês de 2019.

ESTA SEXTA-FEIRA

Black Watch, Balmoral e Queen Victoria no Porto de Lisboa

Esta sexta-feira, dia 3, encontram-se em porto o Black Watch, o Balmoral e o Queen Victoria.
O Black Watch e o Balmoral têm Southampton como homeport, ambos cruzeiros de 15 noites, sendo que o Black Watch tem Funchal, Santa Cruz de La Palma, Tenerife e Lisboa como portos de escala, e o Balmoral escala Casablanca, Tenerife, Santa Cruz de La Palma, Funchal e Lisboa
O Queen Victoria tem igualmente Southampton como homeport para um cruzeiro de 14 noites e Arrecife, Gran Canaria, Tenerife, St Cruz de La Palma, Funchal, e Lisboa como portos de escala.

PORTO DO FUNCHAL

Fim de ano com record de escalas e passageiros

Pela primeira vez, numa passagem de ano, o Porto do Funchal recebe 13 navios de cruzeiro que trazem um total de quase 25 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
A APRAM, em parceria com a AP, preparou para a manhã desta terça-feira, acções de charme e de promoção deste destino, no cais sul, cais norte e no cais de recreio do Porto do Funchal, onde vão desembarcar os passageiros dos navios fundeados.

2019

Costa Cruzeiros cresce 12% em Portugal

Apesar de não estarem ainda fechados os resultados deste ano, a Costa Cruzeiros deverá crescer cerca de 12% em número de passageiros transportados de Portugal, face a 2018, anunciou o director de Vendas da companhia no nosso país, Henrique Mateus. eM 2018, a Costa Cruzeiros movimentou à volta de 10 mil passageiros a partir do nosso país.

Total: 1233