Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MADEIRA

Substituição dos cabeços da Pontinha em fase de adjudicação

A obra de substituição dos 36 cabeços de amarração existentes nos cais 2 e 3 do Porto do Funchal, por outros de 150 toneladas de capacidade, encontra-se em fase de adjudicação, devendo estar no terreno no primeiro semestre deste ano. A intervenção no Porto do Funchal vai desenvolver-se em três anos, 2019, 2020 e 2021, um faseamento que visa garantir a operacionalidade permanente do porto.

NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES

11 escalas nos próximos quinze dias com mais de 20 mil passageiros

Os últimos quinze dias do mês de Abril irão trazer a alguns portos do arquipélago diversos navios de cruzeiros que nesta época do ano regressam das Caraíbas, onde estiveram na época de Inverno

Destaque natural para Ponta Delgada, em que se registarão, nesse período, 11 escalas, que deverão trazer a esta ilha mais de 20.000 passageiros e cerca de 19.400 tripulantes.

APRAM presente em Miami

A Administração dos Portos da Madeira voltou a estar presente na Seatrade Cruise Global, a maior feira da indústria de cruzeiros do mundo, que regressou a Miami, ao recém renovado Centro de Convenções, de 8 a 11 de abril.
A APRAM esteve duplamente representada, no stand do “Cruise in the Atlantic Island”, uma marca com mais de 20 anos que junta as Autoridades Portuárias de Canárias e da Madeira, e no stand da Cruise Portugal, a marca dos portos portugueses.

ESTA QUINTA-FEIRA

Sea Spirit pela primeira vez em Lisboa

Esta quinta-feira, 18 de abril, o navio de expedição de luxo Sea Spirit estreia-se na capital Portuguesa, onde termina uma viagem pelas ilhas atlânticas, seguindo para Cadiz, onde será alvo de reparação.
Anteriormente designado de Spirit of Oceanus, o Sea Spirit, pertencente à Poseidon Expeditions, foi construído em 1991 e remodelado em 2010 e 2017.

Porto de Leixões espera 19 cruzeiros e 18 mil turistas em Abril

Até ao final do mês, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões espera receber 19 navios de cruzeiro e mais de 18 mil passageiros, naquele que deverá ser um dos melhores meses do ano para a infraestrutura, segundo nota informativa da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Porto do Funchal cresce em escalas e passageiros no primeiro trimestre

O Porto do Funchal cresceu em todas as variantes no primeiro trimestre deste ano, tendo registado um aumento de 3,4% em escalas e de 14,3% em passageiros face ao período homólogo do ano passado.

De acordo com dados da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), “o movimento de passageiros subiu de 183.429 para 209.641 e as escalas subiram de 89 para 92”.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 21 de Abril

Até 21 de Abril o Porto de Lisboa recebe 18 navios de cruzeiro – Braemar, Silver Spirit, Club Med 2, Sea Cloud, Balmoral, Seabourn Odyssey, Azura, Britannia, Astor, Mein Schiff 1, MSC Preziosa, Sea Spirit, Aidasol, Zenith, Costa Favolosa, Amsterdam, MSC Meraviglia e Le Champlain.

Cruise Portugal na maior feira de cruzeiros do mundo

Unidos sob a marca Cruise Portugal, os portos portugueses de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira e agentes económicos nacionais estão presentes na Seatrade Cruise Global, a maior feira de cruzeiros a nível internacional, que ternina esta quinta-feira, 11 de abril, no recém renovado Centro de Convenções de Miami Beach, após um período de três anos no Centro de Convenções de Fort Lauderdale.

AÇORES

«Serenissima» inicia esta quarta-feira cruzeiro de 9 noites com escalas em todas as ilhas

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar, em Ponta Delgada, recebe esta quarta-feira o SERENISSIMA, da operadora Noble Caledónia, empresa vocacionada para cruzeiros temáticos por muitos locais inacessíveis aos grandes navios.

Porto de Lisboa apresenta-se em Miami

O Porto de Lisboa está presente na 35.ª edição do maior evento mundial da indústria dos cruzeiros com a designação de Seatrade Cruise Global, que volta ao renovado Centro de Convenções de Miami Beach, até 11 de abril, após um período de três anos no Centro de Convenções de Fort Lauderdale.
É a 22ª vez que o Porto de Lisboa marca presença neste evento e a 15ª vez consecutiva que participa integrado num espaço nacional (stand 1 011), onde estão representados os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores, e Madeira sob a marca CRUISE PORTUGAL, bem como diversos agentes económicos.

NAUFRÁGIO FAZ 107 ANOS ESTE DOMINGO

A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro?

Será que a tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? A "Notícias Magazine" viajou de porto em porto pelo Mediterrâneo e confirmou: não! A única coisa na mente de milhares de pessoas num hotel flutuante é mesmo o descanso. E as actividades a bordo, claro. Quanto ao Costa Concordia, essa é uma memória mais presente, mas que quem pagou umas férias no mar nem quer recordar.

Recuperamos, nesta newsletter temática, alguns dos artigos publicados no portal da APP aquando do centenário do terrível naufrágio.

Da Douro Azul para a Antártida:

Navios de Mário Ferreira esgotados até 2023

O negócio dos cruzeiros de Mário Ferreira, empresário que detém o grupo Mystic Invest, não pára de crescer. Ano após ano aumenta a frota, as vendas e o número de passageiros. Prestes a batizar o seu novo navio, o que acontecerá este sábado – uma aposta para viagens oceânicas e expedições na Antártida e no Ártico, num investimento de 70 milhões de euros -, Mário Ferreira admite que irá ultrapassar este ano a fasquia dos 100 mil passageiros e atingir vendas da ordem dos 182 milhões. As viagens já estão esgotadas.

Porto de Lisboa realiza 10.ª edição da entrega de prémios da actividade de cruzeiros

Realizou-se dia 25 março, no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa a 10.ª edição da entrega de prémios da atividade de cruzeiros, tendo feito parte integrante da reunião anual de trabalho sobre a atividade de cruzeiros.
Da agenda fizeram parte também o balanço da época de 2018, as novidades e perspetivas para 2019, para o qual se preveem novos records.

Porto de Lisboa «homeport» de cruzeiro do Midnatsol

Lisboa será o homeport para um cruzeiro de 14 dias do Midnatsol, com início a 31 de março e fim a 14 de abril, e com escalas em Ponta Delgada, Horta, Santa Maria, Funchal, Porto Santo, Funchal, Santa Cruz de Tenerife e La Gomera.

Cruzeiros no Douro duplicaram nos últimos cinco anos

Desde que, em 2013, o Douro foi eleito o melhor destino fluvial da Europa, o número de passageiros de cruzeiros duplicou e os operadores continuam a investir em novas embarcações. Dia 20 abriu a época da líder europeia em cruzeiros no Douro, com a viagem inaugural do MS Amália Rodrigues. Em Abril, a empresa de Mário Ferreira inaugura dois novos navios.

4ª feira da APORMAR recebeu 600 visitantes

Cerca de 600 pessoas, das quais 90% da área de hotel, 6% da área de convés e 4% do segmento de máquinas, visitaram a 4ª Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio, promovida pela APORMAR no dia 7 de Março. Já as apresentações públicas realizadas durante o evento tiveram a presença de 400 pessoas, segundo dados da associação.

Três dias, quatro navios de cruzeiro e treze mil visitantes em Ponta Delgada

Com o intensificar das visitas de navios de cruzeiros aos Açores, os dias 24, 25 e 26 de março vão registar um assinalável movimento na cidade de Ponta Delgada. Nesse período estão programados quatro navios, que deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de treze mil pessoas.

INCLUINDO MELHOR DESTINO DE CRUZEIROS

Lisboa de novo nomeada para os World Travel Awards 2019

Os World Travel Awards (WTA), considerados os Oscars do turismo, voltam a nomear Lisboa, a nivel europeu, desta vez em cinco categorias.Para esta 26.ª edição dos prémios, Lisboa concorre para "Melhor Cidade Destino", "Melhor Destino para City Break", e "Melhor Destino de Cruzeiros" da Europa. Também a Associação Turismo de Lisboa integra a lista de nomeados, para "Melhor Tourist Board".

Sector dos cruzeiros é um dos que apresenta maior crescimento na criação de riqueza na Região de Lisboa

De acordo com o Estudo de impacte Macroeconómico do Turismo na Cidade e na Região de Lisboa em 2017, realizado pela Deloitte Consultores, S.A., para a ATL – Associação de Turismo de Lisboa, e apresentado no dia 25 de fevereiro, o sector dos cruzeiros apresenta grande vitalidade e é, entre os estudados, um dos que apresenta maior crescimento relativo na criação de riqueza.
Os cruzeiros, uma das atividades da cadeia de valor do Sector do Turismo, são considerados pelo referido Estudo um produto-âncora da centralidade da Região de Lisboa em crescimento.

386 NAVIOS, MAIS DE MEIO MILHÃO DE CAMAS

Cruzeiros: uma indústria em expansão nos próximos anos

No mercado mundial, há hoje 386 navios de cruzeiro a funcionar que equivalem a 563 mil camas. Em 2023, esse número sobe para 459 navios e em 2027, será de 472, o que significa 746 mil e 784 mil camas, respetivamente, segundo dados recentes da CLIA, a Associação das Companhias de Cruzeiro. Só em 2019, deverão ficar concluídos e entregues 24 novos navios que representam 42 488 novas camas.

Total: 1142