Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Terminal de Cruzeiros de Leixões não quer ficar apenas a ver navios e vai adaptar-se para dar espectáculo

A Câmara de Matosinhos aprovou terça-feira parecer prévio para adaptação do terminal a espaço de eventos e espectáculos. Documento aprovado prevê a abertura de espaços de restauração de apoio e de um parque de estacionamento.

Governo programa 90 milhões de euros para dar terminal de cruzeiros a Viana

O novo programa de investimento estratégico do Governo prevê a realização de investimentos de 90 milhões de euros no Porto de Viana do Castelo. Entre as intervenções a realizar está um terminal de cruzeiros, que permita o desembarque de mais de 10 mil turistas por ano.

MAIS 23% DE PASSAGEIROS

Porto de Portimão continuou a crescer em 2018

O Terminal de Cruzeiros de Portimão continuou a crescer em 2018, ano em que recebeu 36.786 passageiros, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 23%. Embora tenha havido um ligeiro decréscimo no que diz respeito ao número de escalas face ao período homólogo (menos 5 escalas), os 66 navios que escalaram em Portimão em 2018 foram, em média, de maiores dimensões, já que o GT total registou uma variação homóloga de 14,7%.

Porto de Lisboa com novo record de passageiros de cruzeiros

Em 2018, o Porto de Lisboa bateu mais um recorde no número de passageiros de cruzeiro atingido os 577.603, mais 11% do que em 2017. Estes resultados fazem com que o anterior recorde de 558.040, que datava de 2013, tenha sido ultrapassado.

Faial com 25 escalas de navios de cruzeiro em 2018

A Portos dos Açores, S.A. anunciou em nota de imprensa que no ano de 2018 cerca de 16.000 pessoas provenientes do segmento do turismo de cruzeiros visitaram o Faial, o que equivale a um crescimento da procura de 19.7% face a 2017.
Segundo a Portos dos Açores, “a ilha do Faial contou com 25 escalas e perto de 16.000 passageiros, mais 19,7% do que 2017, tendo sido a terceira a ilha mais procurada pelo turismo de cruzeiros” nos Açores.

ESTA SEXTA-FEIRA

Açores na rota de World Cruise protagonizado pelo navio Columbus

Esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe a escala do Columbus, navio operado pela emergente Cruise & Maritime Voyages. O paquete está a realizar um World Cruise de 120 noites, que inclui 45 escalas, distribuídas por cinco continentes.

Portos dos Açores registam número record de passageiros em 2018

O ano de 2018 registou um novo máximo de visitantes provenientes do segmento do turismo de cruzeiros no arquipélago dos Açores, tendo o número de passageiros ultrapassado os 164 mil, o que equivale a um crescimento da procura de 21,5% face a 2017. De acordo com os dados da Portos dos Açores, S.A., foi, assim, ultrapassado o valor de referência verificado em 2015, ano em que se registaram 142 mil visitantes.

ESTA QUARTA-FEIRA

«Marco Polo» e «AIDAmar» no Porto de Lisboa

O Marco Polo escala Lisboa esta quarta-feira, dia 9, encontrando-se a realizar um cruzeiro de 70 noites pelo Atlântico e América do Sul, tendo Bristol como homeport
O AIDAmar, que pernoita em Lisboa de 9 para 10 , encontra-se a realizar um cruzeiro de 12 noites com inicio e fim em Palma de Maiorca, e escalas em Cádis, Lisboa, Puerto del Rosario, Arrecife, Cartagena e Valência.

Cruzeiros trazem aos Açores 190 mil passageiros e 82 mil tripulantes em 2019

A marca de 190.000 passageiros esperados poderá vir a constituir um marco histórico no que diz respeito ao turismo de cruzeiros nos Açores em 2019.
Este facto deve-se essencialmente à maior dimensão dos navios que visitarão o arquipélago no corrente ano, principalmente nos portos de Ponta Delgada e Praia da Vitória.

Viagens revitalizantes e partilha de experiências dominarão tendências nos cruzeiros

Em 2019, a partilha de experiências nas redes sociais e as viagens revitalizantes serão as principais tendências da indústria de cruzeiros, revela um relatório da Cruise Lines International Association (CLIA) citado pela Safety4Sea. E as viagens de cruzeiros deverão continuar a aumentar e a contribuir para a economia global, esperando-se um aumento nas vendas de viagens nos próximos 12 meses e oito dos 10 agentes de viagens certificados pela CLIA .

Mais de meio milhão de turistas de cruzeiros no Porto de Lisboa até Novembro

O terminal de cruzeiros de Lisboa recebeu, desde o início de 2018, 316 navios e 537 427 mil turistas, revela a administração portuária. De acordo com o Porto de Lisboa, os números já conhecidos representam crescimentos de 1,3% em embarcações e de 9,9% em passageiros, face ao mesmo período do ano passado.

A estreia do «AIDAnova» no Porto do Funchal

O “AIDAnova” fez domingo, dia 23 de dezembro, a primeira escala no Porto do Funchal, onde vai regressar já a 31, sendo um dos 10 navios presentes na baía durante a passagem de ano.
O navio veio de Las Palmas e, a bordo, trazia 6116 passageiros e 1408 tripulantes.
Pernoitou na Madeira e saiu na véspera de Natal, quando faltava um minuto para as 24h00, para Tenerife.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 24 a 30 de Dezembro

De 24 a 30 de dezembro o Porto de Lisboa recebe os navios de cruzeiro Ventura, Balmoral, Oriana, Queen Elizabeth, Mein Schiff 2 e Oceana.
O Ventura, Balmoral e Oriana, que escalam Lisboa no dia 24, encontram-se a realizar cruzeiros de 14, 15 e 16 noites, respetivamente, que têm Southampton como homeport, e Lisboa, Funchal e portos das ilhas Canárias como portos de destino.

AIDANOVA no Funchal

De acordo com o site da APRAM, o navio AIDAnova antecipou a chegada ao Funchal para as 18h30 de domingo. Estava previsto que o navio atracasse na Pontinha ao início da manhã desta segunda-feira, dia 24.

O navio, proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, vai permanecer no Funchal até às 23h59 da véspera de Natal, altura em que irá zarpar rumo a Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias.

MADEIRA

Portos apostam no aluguer de bicicletas

Os terminais de cruzeiro das ilhas da Madeira e do Porto Santo vão dispor de espaços destinados ao aluguer de bicicletas, uma decisão da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) que visa dinamizar o tecido empresarial e diversificar a oferta de serviços ao turismo.

PORTO DE LISBOA

Passageiros de cruzeiro recebidos com música de Natal

Cumprindo a tradição, e como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, uma vez mais, o Porto de Lisboa está a organizar uma acção de receção aos passageiros que viajam a bordo dos navios de cruzeiro Oriana, Ventura e Balmoral que chegam a Lisboa no dia 24 de dezembro.

AIDANOVA

Primeiro navio de cruzeiros movido a GNL escalou em Lisboa

Escalou em Lisboa, no dia 16, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL (gás natural liquefeito).

O lançamento do navio, que realizará cruzeiros nas ilhas do Atlântico e na Madeira, “marca o início de uma nova era na indústria dos cruzeiros, uma vez que se trata do primeiro de mais 18 navios de cruzeiro totalmente movidos a GNL que estão encomendados até 2027”.

ESTA QUARTA-FEIRA

Viking Sun de regresso a Ponta Delgada

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe esta quarta-feira, dia 19 de dezembro, o luxuoso paquete Viking Sun, que assim efectua a sua segunda escala em terras açorianas.
À semelhança de 2017, o navio da Viking Cruises volta a S. Miguel no âmbito de uma viagem transatlântica entre Lisboa e Miami.

LEIXÕES

Porto de Leixões volta a bater record de cruzeiros e de turistas

Em 2018, o Porto de Leixões voltou a bater recordes de cruzeiros e de passageiros ao abrir as portas a 101 navios, cerca de 117 mil turistas e 57 mil tripulantes, revelou esta segunda-feira a administração portuária nortenha, que se mostra optimista em relação a 2019.

Alemães são a nacionalidade que mais contribui para o crescimento dos cruzeiros em Lisboa

O Porto de Lisboa teve até ao fim de Novembro mais 21.789 passageiros de cruzeiros alemães que no período homólogo de 2017, o que faz da Alemanha o emissor que tem o maior aumento, atingindo o recorde para os primeiros onze meses de um ano, de 107.706.

Os alemães representaram, assim, 20% do total de passageiros de cruzeiros em Lisboa entre Janeiro e Novembro deste ano, ainda assim apenas metade dos britânicos, que apesar de uma quebra de 1,1% ou 2.470, se mantém a nacionalidade mais numerosa, com 219.022, o que equivale a 40,8% do total.

Total: 1107