Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




2019

Costa Cruzeiros cresce 12% em Portugal

Apesar de não estarem ainda fechados os resultados deste ano, a Costa Cruzeiros deverá crescer cerca de 12% em número de passageiros transportados de Portugal, face a 2018, anunciou o director de Vendas da companhia no nosso país, Henrique Mateus. eM 2018, a Costa Cruzeiros movimentou à volta de 10 mil passageiros a partir do nosso país.

Madeira quer ter mais operações «turnaround» no Porto do Funchal

O Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, garantiu esta quinta-feira que a Região, através da Administração dos Portos da Madeira, pretende atrair mais operações de ‘turnaround’, como ocorrida no Porto do Funchal.

Mais de 2.500 passageiros desembarcam ou embarcam no navio de cruzeiros ‘Mein Schiff Herz’, que se encontra atracado no cais sul (molhe da Pontinha) desde a noite de Natal e ali permanece até sexta-feira, pelas 14 horas, quando partir rumo a Santa Cruz de La Palma.

CRUZEIROS

Barcelona foi o primeiro porto a receber o Costa Smeralda

Barcelona foi a primeira escala técnica do Costa Smeralda, o navio da Costa Cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), uma inovação na indústria dos cruzeiros que reduz significativamente o impacto ambiental da sua actividade no planeta.

«AIDAmar» esta quarta-feira no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do AIDAmar esta quarta-feira, dia 18, onde pernoita, faz parte de um cruzeiro de 12 noites que tem Palma de Maiorca como homeport e Cádis, Lisboa, Puerto del Rosario, Arrecife, Málaga, Cartagena e Valência como portos de escala.

ESTE DOMINGO

«Mein Schiff 4» e «Viking Sky» no Porto de Lisboa

No dia 15 encontram-se em porto o Mein Schiff 4 e o Viking Sky.
O Mein Schiff 4 encontra-se a realizar um cruzeiro de 10 noites que tem Palma de Maiorca como homeport e Cádis, Lisboa, Gibraltar, Málaga, Valência, e Barcelona como portos de escala.
O Viking Sky termina em Lisboa um cruzeiro de 12 noites com início em Civitavecchia e escalas em Livorno, Mónaco, Marselha, Sete, Barcelona, Valencia, Cartagena, Málaga e Cádis. No dia seguinte inicia uma viagem transatlântica de 11 noites com destino final a Miami e escalas em Ponta Delgada e St George.

PORTO DO FUNCHAL

Operação «turnaround» foi reprogramada

O primeiro turnaround com o “Mein Schiff Herz” estava previsto para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, mas foi cancelado devido às condições atmosféricas adversas.

O turnaround médio total, de 1000 a 1500 passageiros, programado com a TUI, será o primeiro do género da APRAM.

A Presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, considera este evento “estratégico para a Madeira”, pois permite que o passageiro possa ficar mais tempo na cidade do embarque e/ou desembarque, o que traz mais-valias à Região.

Porto do Funchal atingiu quase meio milhão de passageiros em 11 meses

O Porto do Funchal recebeu 496.231 passageiros, entre Janeiro e Novembro, nas 244 escalas dos navios de cruzeiro que visitaram a região, destacando-se o mês de Novembro como o melhor dos últimos cinco anos.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, registaram-se crescimentos que ultrapassaram os 10% no movimento de passageiros e 3% no número de escalas.

HOJE E SEXTA-FEIRA, NO PORTO DO FUNCHAL

Tudo pronto para o 1.º Turnaround médio total

A sala de embarque da Gare Marítima da Madeira está pronta para receber o primeiro turnaround médio total, de 1000 a 1500 passageiros, do navio “Mein Schiff Herz”, a acontecer estas quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, um novo desafio para a APRAM que até agora assegurou turnarounds até 500 passageiros.

TUI Cruises inicia este domingo importante operação de inverno nos Açores

Os portos da Praia da Vitória e de Ponta Delgada recebem este domingo e na segunda-feira a escala inaugural do MEIN SCHIFF HERZ, um dos navios de cruzeiros da conceituada operadora alemã TUI Cruises,.

A operadora inicia pela primeira vez um interessante programa de Inverno, com base em Santa Cruz de Tenerife e com a duração de 14 noites, contemplando escalas nos portos da Praia da Vitória, Ponta Delgada, Funchal, La Gomera, La Palma, Arrecife e Gran Canária.

RECEBIDO COM FOLCLORE

Navio com 3514 passageiros e 1500 tripulantes fez estreia no Porto do Funchal

O navio Sky Princess visitou pela primeira vez o Porto do Funchal. Chegou de Lisboa, tendo seguido para Port Everglades, na Flórida.
Os passageiros foram brindados com folclore e produtos regionais à chegada ao porto, além de uma cerimónia, a bordo do navio, com representantes da Capitania do Funchal, GNR, SEF, APRAM, Clube de Entusiastas de Navios e agente Blatas Shipping, para apresentação de cumprimentos ao comandante, o finlandês Laakkonen Juhani.

Cruzeiros querem diminuir pegada ecológica nas cidades

Há empresas a prometer neutralidade carbónica até 2030. Caso da MSC, que acaba de lançar um navio que reduz em 97% a libertação de óxido de enxofre.

Porto do Funchal continua a dar sinais positivos

O Porto do Funchal continua a dar sinais positivos de que 2019 deverá ser melhor do que 2018, tanto no que toca ao número de escalas de navios de cruzeiro, como quanto ao movimento de passageiros.

Há um novo parque de diversões no mar das Caraíbas

O Encore, o mais recente navio de Norwegian Cruise Line, tem um espaço repleto de actividades para quem procura entretenimento e diversão em alto mar. A Fugas embarcou na sua viagem inaugural.

ESTA QUARTA-FEIRA

«Queen Victoria» no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do Queen Victoria no dia 13 faz parte de um cruzeiro de 12 noites que tem Southamptom como homeport e Funchal, St Cruz de la Palma, Gran Canaria, Arrecife e Lisboa como portos de escala.

Mais de 6 mil pessoas em quatro navios no Porto do Funchal

O Porto do Funchal esteve este domingo com “lotação esgotada” em navios de cruzeiro. Foram quatro e um deles, o “Mein Schiff Herz”, será protagonista de um serviço que o porto do Funchal vai levar a efeito, a 4, 5 e 6 de dezembro, o “Turnaround”, o primeiro total, que junta a ligação porto/aeroporto. Além disso, fez a estreia de escalas com esta designação, pelo que a APRAM decidiu brindar os turistas com flores e folclore.

ATÉ QUARTA-FEIRA

Milhares de turistas de cruzeiros em Ponta Delgada

Até ao final do corrente mês os Açores irão receber onze escalas de navios de cruzeiros, com especial incidência para Ponta Delgada com oito escalas, seguindo-se a Praia da Vitória com duas e a Horta com uma.

«MSC Divina» este domingo no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do MSC Divina no dia 10, onde vai ser possível os passageiros embarcarem, faz parte de uma viagem transatlântica de 22 noites com início em Barcelona, fim em Miami, e escalas em Marselha, Génova, Civitavecchia, Valência, Lisboa, Ponta Delgada, Bridgetown, Fort de France, Philipsburg e San Juan.

Porto de Setúbal vai receber mais dois cruzeiros em 2020

A cidade de Setúbal vai receber pelos menos dois navios cruzeiro em 2020 no Molhe Exterior da Doca dos Pescadores. A revelaçao foi feita pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, na reunião pública do executivo municipal.

A bordo do navio de expedições de Mário Ferreira

O “World Explorer” é o primeiro navio de passageiros a ser construído em Portugal. Tem bandeira portuguesa e custou mais de 80 milhões de euros à Mystic Invest, do empresário da Douro Azul.

Porto do Funchal: Novembro poderá ter record de passageiros

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., Paula Cabaço salientou esta terça-feira que Novembro será um mês excelente para o Porto do Funchal que espera registar um record de mais de 100 mil passageiros.
Foi durante a cerimónia de boas vindas a bordo do “Marella Explorer 2”, onde estiveram presentes representantes da APRAM, da Agência de Navegação e do Clube de Entusiastas de Navios, recebidos pelo Comandante Richard Watkins.

Total: 1214