Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«VENTURA» no Porto de Leixões

No Porto de Leixões esteve esta quinta-feira o VENTURA, uma verdadeira "fortaleza flutuante". O majestoso navio de cruzeiro mede 290 metros de cumprimento, 36 metros de boca, conseguindo transportar até 3600 passageiros que são servidos por 1200 tripulantes; foi construído em 2007-2008 pelos estaleiros Italianos de Fincantieri, e consegue atingir uma velocidade máxima de 23.5 nós.

Época alta à vista no Porto do Funchal

O paquete 'Ventura' encerrou dia 25 o ciclo de escalas que estava agendado para o porto do Funchal neste mês de Agosto e marca também o início da época alta no terminal madeirense. Assim, após três meses em que o Funchal recebeu a visita de apenas oito navios de cruzeiro, Setembro promete dar outra vida ao porto. No total estão agendadas 16 escalas de navios ao longo do próximo mês.

ESTE SÁBADO

«MS Ventura» no Funchal

Este sábado, dia 25, chega à Madeira o 'MS Ventura'. A bordo viajam perto de 3.200 passageiros, neste navio que navega pela 'P&O Cruises'. Vai estar apenas algumas horas no Funchal, tempo suficiente para os entusiastas apreciarem as linhas modernas de um navio que é considerado uma galeria de arte flutuante, já que a bordo contam com cerca de um milhão de libras, perto de 1,2 milhões de euros em obras de arte, fruto de uma parceira com o museu britânica 'Tate Modern Art'.

PORTO DE LISBOA COM 6 CRUZEIROS NUM SÓ DIA

Receitas para o país estimadas em 600 mil euros

O porto de Lisboa recebeu esta quarta-feira, dia 22 de agosto, seis navios de cruzeiro, que trouxeram à cidade 9.500 turistas. Andreia Ventura, da Administração do Porto de Lisboa, estima uma entrada de receitas, no país, de 600 mil euros.

Turistas de luxo chegam a Cascais pelo mar

Na manhã de quarta-feira, 22 de Agosto, chegou à baía de Cascais o primeiro paquete de luxo de muitos que estão previstos - doze - para o próximo ano e meio. São mais de 3 mil turistas para Cascais. Turistas que, à partida, trazem bolsos bem recheados. Há estudos que dizem que desembolsam 60 euros por dia em média.

Costa Concordia ainda incomoda ilha italiana meio ano após naufrágio

Seis meses após o acidente do Costa Concordia frente à ilha de Giglio, o navio é motivo de irritação dos hoteleiros locais, descontentes com os visitantes que visitam a ilha por um dia, só para ver a embarcação.

HOJE, 22 DE AGOSTO

Porto de Lisboa recebe seis navios de cruzeiro num só dia

O porto de Lisboa recebe esta quarta-feira, dia 22 de agosto, seis navios de cruzeiro, que trazem à cidade 9 500 turistas. Esta afluência de navios de cruzeiro num só dia durante o mês de agosto é uma situação atípica, pois normalmente registam-se nos meses de maiores picos, ou seja, abril/maio e setembro/outubro.

«Seven Seas Mariner» esta segunda-feira no Funchal

O porto do Funchal recebe em Agosto três cruzeiros, que trazem à Região perto de 4.500 turistas. O primeiro a chegar, com entrada prevista na baía da cidade para a manhã do dia 20, é o luxuoso 'Seven Seas Mariner', da companhia 'Regente Seven Seas Cruisers'.
O navio, construído em 2001, em França, traz a bordo 700 passageiros, todos eles acomodados em suites com varanda. O 'Seven Seas Mariner', que venceu em 2002 o 'Ship of the Year', dado pela imprensa especializada, é dos poucos cruzeiros que só conta com suites com varanda vista-mar, tendo os melhores rácios passageiro/tripulante.

ESCALA EM PONTA DELGADA CANCELADA DEVIDO AO FURACÃO GORDON

«Marco Polo» na Praia da Vitória, Açores

Com proveniência do Porto da Horta, o Marco Polo atracou este sábado no Porto Oceânico da Praia da Vitória, onde esteve entre as 7h25 e as 19h40. É o número 9 da contagem de 2012 de navios de cruzeiro nos portos da ilha Terceira.
Recorde-se que o clássico Marco Polo, da Cruise & Maritime Voyages, está a realizar um cruzeiro de 15 noites aos Açores e Madeira ("The Azores and Madeira") com origem em Tilbury, Reino Unido. Funchal e Leixões são as restantes escalas do itinerário.

Os números secretos a bordo de um navio da MSC Cruzeiros

A bordo dos 12 navios da frota da MSC Cruzeiros trabalham mais de 2.230 cozinheiros e pessoal de cozinha e cerca de 1.000 artistas, entre bailarinos e músicos.
Em toda a frota existem 110 canalizadores, disponíveis 24 horas por dia, prontos para qualquer tipo de problema, quer nos frigoríficos industriais a bordo, quer nas centenas de quilómetros de canalização que compõem os navios. Existe também uma tripulação de mais de 120 pessoas responsáveis por polir os vidros, lubrificar fechaduras e mecanismos. Existe ainda uma brigada de incêndio composta por 100 bombeiros em toda a frota da MSC Cruzeiros e cerca de 50 pessoas nas instalações médicas dos navios.

PORTO DO FUNCHAL

Fechar o ano 2012 com 600 mil passageiros

Apesar da crise , o porto do Funchal espera acabar o ano 2012 com um aumento do número de passageiros de navios de cruzeiros, tencionando chegar aos 600 mil, quase mais cem mil em comparação com o ano transacto. Durante a apresentação de um estudo sobre o sector dos cruzeiros em Canárias na temporada 2011-2012, no âmbito da parceria Cruises in the Atlantic Islands , a presidente da APRAM, Alexandra Mendonça, explicou ainda que, entre as autoridades portuárias de Las Palmas, Tenerife e Madeira, circularam, em 2011, cerca de dois milhões de passageiros.

Porto de Lisboa prevê 33 mil passageiros em Agosto

O Porto de Lisboa vai receber 21 navios de cruzeiro ao longo do mês de Agosto, que prometem encher a cidade de turistas. Num ano que tem sido marcado pelo crescimento no número de escalas e de passageiros, Agosto vai trazer à capital mais 33 mil passageiros.
Do total de escalas, o mês de agosto regista um aumento do número de escalas em turnaround (5 em 2012, face a 3 em 2011). Nestas cinco escalas são esperados cerca de 4 mil passageiros, que irão embarcar e desembarcar em Lisboa, representando assim um potencial contributo económico ao nível da restauração e da hotelaria, e reforçando também o impacto do destino turístico Lisboa.

ILHAS DO ATLÂNTICO

Terceira zona mundial de cruzeiros no inverno

As Autoridades Portuárias da Madeira e de Canárias, reunidas esta segunda feira no Funchal, continuam apostadas na dinamização da marca "Cruise in the Atlantic Islands", criada em meados dos anos 90, que junta os atrativos e sinergias dos dois arquipélagos atlânticos, permitindo que, fruto dessa promoção conjunta, estas ilhas sejam atualmente a terceira zona mundial de inverno nas rotas dos navios de cruzeiro, movimentando mais de dois milhões de turistas.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Autoridades portuárias da Madeira e das Canárias reúnem no Funchal

As autoridades portuárias da Madeira e das Canárias reúnem no Funchal esta segunda-feira, com o objectivo de acertarem agulhas sobre a estratégia promocional a desenvolver nos próximos anos.
O encontro, que decorre na Gare Marítima da Madeira, realiza-se no âmbito da parceria Cruises in the Atlantic Islands que as duas regiões acordaram, com o objectivo de se representarem conjuntamente nas feiras do sector de cruzeiros.

CARLOS CÉSAR:

Região é reconhecida como «local qualificado de escala» de navios de cruzeiro

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, destacou o facto de a região ter passado a ser reconhecida a nível internacional, como um "local qualificado de escala" de navios de cruzeiro. O governante, que falava na cerimónia inaugural do novo cais de passageiros da cidade da Horta, lembrou que o turismo de cruzeiro tem registado uma evolução "muito positiva", potenciada pela "acolhimento especializado" dos portos do arquipélago.

«CRUZEIROS MARÍTIMOS – UM SECTOR EM FORTE CRESCIMENTO»

Fotos e apresentações da conferência disponíveis na web

Já está disponível no site http://www.fem.pt/cc a reportagem fotográfica e o conjunto das apresentações efectuadas na conferência “Cruzeiros Marítimos – Um sector em forte crescimento”, que se realizou dia 5 de Julho, numa iniciativa do Fórum Empresarial da Economia do Mar e do jornal "Oje".

Porto do Funchal lidera em escalas e passageiros no primeiro semestre deste ano

O Porto do Funchal cresceu no primeiro semestre deste ano 5% no movimento de passageiros e 3% nas escalas, tendo registado 164 escalas, mais cinco que no mesmo período do ano anterior e 303.615 passageiros, mais 14.300 que nos primeiros seis meses de 2011. A Presidente da APRAM, Administração dos Portos da Madeira, Alexandra Mendonça salienta que estes números confirmam a liderança nacional do Porto do Funchal, tanto a nível de escalas como de passageiros.

«OCEAN COUNTESS» hoje no Porto de Leixões

Está prevista para hoje, sábado, dia 21 de Julho, a visita do navio de Passageiros Ocean Countess, da companhia inglesa Cruise and Maritime Voyages. O navio, de 164m de comprimento, transporta mais de 750 passageiros, maioritariamente de origem inglesa, embora viajem igualmente a abordo passageiros de origem canadiana, alemã e polaca, entre outras.
A escala no porto de Leixões é a primeira paragem após o embarque dos passageiros no passado dia 18 de Julho no porto de Greenock, na Escócia.

COM PARTIDA DE LISBOA A 22 DE OUTUBRO

MSC Magnifica destaca Barcelona no seu itinerário

O navio MSC Magnifica vai fazer a 22 de Outubro um itinerário de 10 dias com partida e chegada a Lisboa e escala em Casablanca, Barcelona, Génova, Marselha e novamente Barcelona. O MSC Magnifica ficará um dia e meio na cidade espanhola, permitindo aos passageiros explorarem mais profundamente a cidade.

«AZURA» no Porto de Leixões

No Porto de Leixões esteve esta quinta-feira o AZURA, em viagem inaugural. O majestoso navio de cruzeiro mede 290 metros de cumprimento, 36 metros de boca, 8 metros de profundidade, conseguindo transportar até 3100 passageiros que são servidos por 1300 tripulantes; atinge os 23 nós de velocidade máxima, graças aos seus seis potentes motores diesel wartsila.

Total: 1116