Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

70 navios de cruzeiro previstos em Novembro

Os últimos meses de 2012 serão muito positivos, em termos de movimentação de navios de cruzeiro no Funchal. Segundo as previsões dos Portos da Madeira, estarão 70 navios em Novembro e 52 em Dezembro.
Até ao final de Outubro, está prevista a escala de mais 12 navios de cruzeiros no Porto do Funchal, oque irá totaliza 35 embarcações neste mês, um número superior ao ano passado, cujo mês registou 29. De hoje até ao dia 31, estão previstos 12, com uma média de 1.800 passageiros cada, num total de 21.600 turistas.

GRANDES VIAGENS MSC

MSC realiza 8 grandes cruzeiros com actividades especiais

Luis Miguel Correia, historiador e fotógrafo português participa numa palestra no cruzeiro com destino a Santos que parte de Lisboa a 31 de Outubro.

Lisbon Cruise Club já conta com 32 membros associados e tem novo logótipo

A 18 de outubro realizou-se a segunda reunião ordinária do Lisbon Cruise Club, um projeto da iniciativa do porto de Lisboa criado em fevereiro de 2012, em conjunto com 17 entidades públicas e privadas de todos os sectores intervenientes na atividade de cruzeiros, e que tem como principal objetivo a dinamização do sector dos cruzeiros em Lisboa.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM PONTA DELGADA

3.º maior navio de cruzeiros do mundo nas Portas do Mar

Esta quinta-feira, 25 de Outubro, entre as 07.00 e as 17.00 horas, está previsto o regresso às Portas do Mar do navio de cruzeiros Norwegian Epic, pertença da companhia Norwegian Cruise Line. Este imponente navio encontra-se em viagem transatlântica entre Barcelona e Miami, incluindo o seu roteiro a visita a Ponta Delgada e a St. Thomas, nas Caraíbas.

ALEXANDRA MENDONÇA, PRESIDENTE DA APRAM

Turismo de cruzeiros representa 50 milhões de euros por ano

AlexandraMendonça, presidente da Administração dos Portos da RAM, revela, ementrevista ao JM, que o turismo de cruzeiros representa, actualmente, cerca de 50 milhões de euros. Por outro lado, Alexandra Mendonça sai emdefesa da opção do Governo Regional para a zona do depósito de inertes, lembrando que «as decisões até agora tomadas baseiam-se não em opiniões avulsas mas, sim, em estudos elaborados por especialistas que garantem a viabilidade do projecto».

Cruzeiros deixam 6 milhões por ano nos Açores

O navio de cruzeiros ‘Bremen’ foi a escala número 100 este ano nos Açores, um recorde que já traz retorno para a Região. Os navios de cruzeiro, que já perfizeram a centésima escala nos Açores este ano (em todo o ano de 2011 houve apenas 94 escalas) deixam neste momento na Região uma receita contabilizável de cerca de 6 milhões de euros por ano.
A Portos dos Açores estima para este ano um total de 125 escalas, ultrapassando a fasquia dos 100 mil passageiros.

FUNCHAL

Cruzeiros desembarcam 12 mil passageiros

O Porto do Funchal recebeu este fim-de-semana cinco navios de cruzeiros, que trouxeram à região mais de 12 mil passageiros.

MSC CRUZEIROS marca presença no Congresso «Âncora - O Mar com os pés assentes em Terra»

A MSC Cruzeiros participa no congresso “Âncora – O mar com os pés assentes na Terra” que se realiza esta 2ª feira, dia 22 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.
Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal será um dos oradores participantes neste congresso do Fórum Empresarial da Economia do Mar, cujo objectivo passa por consciencializar os portugueses para a relevância do Mar no âmbito da economia nacional.

ARTANIA hoje em Ponta Delgada

Os dias 19 e 20 de Outubro assinalam,na Horta e em Ponta Delgada, a dupla escala inaugural do navio de cruzeiros Artania, da operadora alemã Phoenix Reisen. Estas duas visitas ao arquipélago constam de um itinerário de 25 dias que liga Montreal a Génova, durante o qual os 736 passageiros a bordo tiveram a oportunidade de visitar conhecidas cidades como Halifax, Saint John, Boston, Nova Iorque, entre outras.

ESTA QUINTA-FEIRA

100ª escala de navios de cruzeiro nos Açores em 2012

A visita do navio de cruzeiros de expedição Bremen assinala um importante facto para a Região, uma vez que será a centésima escala de navios de cruzeiros nos Açores, em 2012. Na senda de um assinalável crescimento verificado nos últimos anos, este momento traduz o sucesso do inequívoco esforço na promoção dos portos açorianos e do destino Açores, cada vez mais um referência para a indústria mundial. Até ao final do ano estão agendadas ainda mais 27 escalas de cruzeiros nos Açores.

MSC CRUZEIROS REALIZA A TRADICIONAL CERIMÓNIA DA MOEDA NO MSC PREZIOSA

O 13º navio da companhia será baptizado em Génova a 23 de Março de 2013

Honrando uma tradição marítima intemporal, na passada manhã de 11 de Outubro realizou-se uma cerimónia nos estaleiros STX em Saint-Nazaire, França, durante a qual duas moedas comemorativas foram soldadas ao mastro do radar do MSC Preziosa, um significativo marco na construção do navio.

Oito portos atlânticos unidos para fomentar turismo de cruzeiros

Leixões, Lisboa, Corunha, Biibau, Brest, St. Maio, Cork e Dover trabalham juntos no projecto Cruise Atlantic Europe. O objetivo é atrair mais cruzeiros à costa atlântica e durante mais tempo. Portugal já é o sexto maior recetor de cruzeiros e quer crescer neste mercado.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Azura e Celebrity Eclipse trazem a Ponta Delgada 6000 passageiros

Esta 2ª feira, dia 15 de Outubro, visita Ponta Delgada o navio de cruzeiros Azura, da operadora britânica P&O Cruises. Com itinerário iniciado em Southampton, efetua escala Ponta Delgada num trajeto com destino às Caraíbas, onde tem previsto visitas a Antigua, Tortola, St. Maarten, St. Lucia, Grenada e Barbados. É aguardado nas Portas do Mar pelas 13.00 horas e prevê-se que permaneça até às 20.00 horas, altura em que retomará a viagem com destino a St. John’s, capital de Antigua e Barbuda.

FUNCHAL

Mais dez escalas inaugurais até final do ano no porto

O porto do Funchal continua a registar uma procura muito interessante de navios de cruzeiros que cruzam os mares da Madeira, registando-se até final do ano um total de 10 escalas inaugurais, duas das quais no mesmo dia, a 6 de Novembro próximo.
Assim, dos quatro navios que estão previstos fazerem escala no porto do Funchal nessa primeira terça-feira, dois vão fazê-lo em estreia. O MS Columbus 2 e o Saga Sapphire.

Record absoluto de escalas de navios de cruzeiros nos Açores ultrapassado dia 2 de Outubro

A visita do navio de cruzeiros Celebrity Eclipse na terça-feira, dia 2 de Outubro de 2012, assinalou o superar do número record de escalas obtido no final do ano transato. De facto, os valores finais de 2011 apontaram para um número de escalas nos portos açorianos na ordem das 94 visitas, cifra entretanto já suplantada quando ainda nos faltam 3 meses até ao final do corrente ano. No que aos passageiros concerne, até ao momento visitaram o arquipélago cerca de 65283 turistas, cerca de mais 10 mil pessoas em relação ao período homólogo do ano passado.

PORTO DE LISBOA

Actividade de cruzeiros atinge recorde em Outubro

Apesar dos transtornos causados pela greve dos pilotos da barra nas últimas semanas, provocando mais de uma dezena de desvios, desistências ou adiamentos de escalas de navios de cruzeiro no porto lisboeta, a Administração do Porto de Lisboa (APL) emitiu ontem um comunicado optimista. "Outubro assume-se assim como o mês recorde do ano de 2012 ao registar o maior número de passageiros, que corresponderão a 13% do total de 520 mil passageiros previstos para este ano", adianta o comunicado da APL.

Porto de Portimão recebeu maior navio de sempre

Portimão recebeu domingo, dia 7, a escala dos navios «Seabourn Pride» e «Balmoral», com destaque para este último, que se transformou no maior navio em comprimento a atracar no porto algarvio. Com 218,18 metros, o «Balmoral» é o navio-almirante da frota de quatro navios da companhia de cruzeiros Fred. Olsen Cruise Lines, arqueando 43,537 toneladas.

FUNCHAL

Cinco grupos querem construir novo cais

São cinco as propostas concorrentes à empreitada de construção do novo cais de cruzeiros na frente de protecção marítima do depósito de inertes, criado à nascente do cais da cidade do Funchal.

Porto do Funchal mantém tendência de crescimento

O Porto do Funchal mantém a tendência de crescimento dos últimos anos, tendo crescido de janeiro a setembro deste ano 4%, tanto a nível de escalas como de passageiros.
Nos primeiros nove meses de 2012, o Porto do Funchal registou 186 escalas, mais sete que no mesmo período do ano passado, e um movimento de 339.199 passageiros, número que em setembro do ano passado se situou nos 326.341.

Disney procura portugueses para trabalhar em cruzeiro

Nos dias 24 e 25 de outubro, a Disney estará em Portugal para procurar candidatos para o sector de restauração dos navios. Em comunicado, a Disney afirma que procura pessoas "entusiásticas e motivadas" para trabalharem como empregados de mesa ou de bar. Os candidatos devem ter excelentes conhecimentos de inglês e também dominar o setor das bebidas (vinhos e cocktails).

Total: 1109