Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

Apitos dos navios de cruzeiro fazem concerto inédito

A baía do Funchal vai ser palco de um concerto inédito dia 31 de Dezembro, pelas 19h15, com os apitos dos navios de cruzeiro a serem os instrumentos do "2012 Last Sunset Symphony", do compositor Francisco Loreto. A ideia surgiu em conversas de amigos no Facebook, ganhou contornos e entusiasmos, mas o cumprimento dos Queen´s - Queen Victoria e Queen Elizabeth, que no início de novembro estiveram juntos no Funchal e se despediram em grande profusão sonora - foi determinante.

Calendário 2013 de escalas em Ponta Delgada

O blog do Azores Cruise Club disponibiliza mapa de escalas dos navios de cruzeiro em Ponta Delgada, para 2013. A consultar aqui.

DOCUMENTÁRIO

Bastidores do «Queen Mary II»

Uma prolongada viagem pelos bastidores do célebre "Queen Mary II", 45 minutos de documentário que pode ver aqui.

EXPRESSO

O Funchal é agora um navio-fantasma

Um navio preso ao cais há dois anos, sem comandante nem tripulantes, sem gasóleo nem luz, ainda é um navio? António Morais, que em 2010 assumiu o comando do Funchal , acredita que sim. E é por isso que usa o verbo desembarcar - sair do barco - quando conta o que fez, definitivamente , na segunda-feira, atrás do maquinista e de um marinheiro. O navio foi entregue à bandeira. Não havia quaisquer condições de permanecermos a bordo , explicou.

EM 2013-2014

Açores é novo destino de Inverno para a Thomson Cruises

Os Açores vão estar na rota dos navios da Thomson Cruises, do Grupo TUI na temporada de inverno de 2013/2014 como novo destino da programação, a par de Eilat no Egipto. Os itinerários Azorean Enchantments, no Thomson Spirit, e o Atlantic Explorer, no Thomson Dream, irão contemplar escalas em Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta.

Paquete «Funchal» com página de apoio no Facebook

O paquete FUNCHAL, cuja empresa proprietária tem ao todo cinco navios de cruzeiro confiscados por dívidas a fornecedores, e cuja tripulação abandonou o barco esta semana, tem agora direito a uma página no Facebook. "Salvem o clássico navio Funchal", assim se intitula a página de apoio ao clássico navio de cruzeiros português.

MADEIRA

Cruzeiros renderam 40,8 milhões até Novembro

Os mais de 511 mil turistas em trânsito que passaram pelo porto do Funchal até o passado mês de Novembro derramaram na economia regional qualquer coisa como 40 milhões e 880 mil euros.

Comandante e tripulação abandonam paquete Funchal

Sem salários, gasóleo, água e luz, foi assim que viveram nos últimos meses, o comandante do paquete Funchal e alguns tripulantes que resistiram a bordo do navio acostado no cais da Matinha, em Lisboa. A "tempestade" atingiu a empresa proprietária, que tem ao todo cinco navios de cruzeiro confiscados por dividas a fornecedores.

Porto de Lisboa coloca vigilante a bordo do paquete Funchal

A administração do Porto de Lisboa tomou este decisão uma vez que recai sobre si responsabilidades caso aconteçam «incidentes ou poluição se o navio for assaltado ou incendiado».

Adjudicado novo cais de cruzeiros do Funchal, obra de 17,8 milhões de euros

O novo cais de cruzeiros do Funchal, obra de 17,8 milhões de euros, foi adjudicado na semana passada, revelou dia 13 à Lusa a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM). "A empresa que ganhou o concurso é um consórcio entre a Somague e a Etermar", afirmou a presidente da APRAM, Alexandra Mendonça, explicando que "não houve reclamações" no decurso da audiência prévia dos concorrentes.

FUNCHAL E PORTO SANTO

Meio milhão de passageiros até Novembro

Os portos do Funchal e Porto Santo registaram em Novembro a presença de 65 navios de cruzeiros, que trouxeram à Madeira 100.615 passageiros-turistas.
De acordo com os dados tornados públicos pela Administração de Portos da Madeira (APRAM), o principal porto português de cruzeiros está a registar um ano recorde, quer no número de navios, quer no de passageiros.

NAVIOS DE CRUZEIRO

Açores ultrapassam a barreira dos 100.000 turistas

A dupla escala dos navios Bouddica e Crown Princess, a ocorrer esta quarta-feira, dia 12 de Dezembro, assinala um marco importante no crescimento do movimento de turismo de cruzeiros na Região. Depois de no ano transato se ter estabelecido um novo máximo com 87009 passageiros, o presente ano ultrapassa em cerca de 16 mil turistas (+ 18%) aqueles valores, situando-se, pela primeira vez, acima da fasquia dos 100 mil passageiros.

POR MARGARIDA ROCHA

A animação turística e o turismo de cruzeiros

A importância da animação turística para a indústria dos cruzeiros é bem percetível com a noite de passagem de ano no Porto do Funchal, na Madeira. Graças ao espetáculo de fogo-de-artifício o Porto do Funchal atrai muitos navios de cruzeiros nessa noite para que os seus passageiros possam aproveitar e usufruir da experiência.

ANDREIA VENTURA, PORTO DE LISBOA

Mês de Dezembro vai ser o melhor de sempre em escalas feitas por cruzeiros

Este poderá mesmo ser o ano recorde de passageiros. Desembarcaram na capital portuguesa mais de 25 mil pessoas do que no ano passado.

Mais de 500 trabalhadores de cruzeiros arrestados sem ordenado desde Outubro

Quatro navios portugueses da Classic International Cruises (CIC) estão arrestados em portos europeus por dívidas, com cerca de 100 dos 500 trabalhadores ainda a bordo, que não recebem desde outubro, informa o sindicato, à agência Lusa. O secretário-geral da Fesmar-Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Mar, Alexandre Delgado, disse que a centena de funcionários, entre os quais alguns portugueses, aguarda o repatriamento para os respetivos países. Os restantes regressaram a "expensas próprias" aos países de origem à medida que os navios iam parando, por ordem do tribunal.

Costa Cruzeiros fecha escritório em Portugal

A Costa Cruzeiros deixou hoje de operar em Portugal com escritórios próprios, passando a estar representada por um agente geral de vendas, confirmou ao PressTur Jorge Carreiras, ex-responsável da empresa em Portugal e actual director da Line C, o novo agente geral de vendas da companhia.
"A Costa Cruzeiros, com 1,5 milhões de passageiros por ano, entendeu que Portugal, com os seus 8.000 passageiros, tem um peso relativo e pode ser gerido de forma autónoma", disse o executivo.

PORTO DE LISBOA

Melhor Dezembro de sempre em cruzeiros

O Porto de Lisboa prevê que o mês de Dezembro de 2012 seja o melhor de sempre ao registar o maior número de escalas de cruzeiro e de passageiros no mês, ou seja, 24 escalas e cerca de 40 mil passageiros.
Estes valores vêm, assim, reforçar a evidência constatada nos últimos anos de prolongamento da época ao longo do último trimestre, com o consequente esbatimento da sazonalidade da actividade de cruzeiros.

5 DE DEZEMBRO

«Adonia» regressa às Portas do Mar

Esta 4ª feira, 5 de Dezembro, assinala o regresso a Ponta Delgada do Adonia, a mais recente aquisição da conhecida operadora britânica P&O Cruises. Proveniente das Caraíbas e com destino a Southampton, esta visita insere-se num itinerário de 28 noites, que teve início a 11 de Novembro e, mais uma vez, contemplou um extenso périplo por algumas conhecidas ilhas daquelas paragens.

APL

O melhor porto de cruzeiros

O Porto de Lisboa recebeu mais 500 mil passageiros de cruzeiro em 2011 e aumentou a mercadoria exportada.

APRAM INTEGRA A DIRECÇÃO

Med Cruise: grande aposta na promoção

A direcção da Med Cruise, uma associação de portos do Mediterrâneo, do Atlântico e do Mar Negro está a dinamizar a promoção e divulgação dos portos associados, estando neste momento a ser implementado um novo site, um vídeo promocional e a ser finalizado um estudo, tendo algumas das conclusões sido já apresentadas aos participantes na 41.ª Assembleia Geral desta associação que decorreu esta semana, em Marselha.

Total: 1149