Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Celebrity Constellation» no Porto de Leixões

No Porto de Leixões esteve esta terça-feira o "Celebrity Constellation". Com 294 metros, arrastando 90.280 tons, o navio tem capacidade para transportar 2.038 passageiros. Seguiu para Southampton, no Reino Unido.

DE 27 A 29 DE NOVEMBRO

Portos dos Açores na Seatrade MedCruise

Os Portos dos Açores vão estar representados na Seatrade MedCruise, um dos maiores certames de cruzeiros na Europa, que se realiza entre 27 e 29 de Novembro no Palácio de Congressos de Marselha, em França. A feira é especificamente dirigida à indústria do turismo de cruzeiros.

CRUZEIROS

Mais de 5.300 passageiros em Ponta Delgada, esta semana

Esta semana estão agendadas as duas últimas escalas de navios de cruzeiros para o corrente mês de Novembro. Ambas ocorrem em Ponta Delgada e logo com significativo movimento de passageiros, uma vez que um dos navios envolvidos é precisamente o Independence of the Seas, 6.º maior navio de cruzeiros do mundo. A visita acontece esta terça-feira, dia 27 de Novembro, seguindo-se, na quinta-feira, dia 29, a escala do habitual Arcadia, da P&O Cruises.

MSC DIVINA TRARÁ MAIS DE 50.000 PASSAGEIROS AO FUNCHAL

12º navio da MSC Cruzeiros fará escalas na Madeira até Março de 2013

O MSC Divina, o mais recente navio da frota da MSC Cruzeiros fez terça-feira a sua primeira escala no Funchal. O Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim e a Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, estiveram a bordo do MSC Divina, juntamente com cerca de 150 convidados da companhia e imprensa, que assistiram à troca de placas com o Comandante Mario Stiffa e as autoridades portuárias locais, seguidos de uma visita e almoço a bordo.

HOJE, 21 DE NOVEMBRO

«Saga Sapphire» estreia nos Açores

Esta quarta-feira, 21 de Novembro, as Portas do Mar recebem a escala inaugural da mais recente aquisição da Saga Cruises, o Saga Sapphire. A estreia antecipada na cidade micaelense integra-se num cruzeiro de 32 dias com destino às Caraíbas, onde vai realizar um extenso périplo a várias ilhas do afamado destino de cruzeiros.

Porto de Leixões continua a crescer exponencialmente nos cruzeiros

Mais de 66 400 passageiros de navios de cruzeiro passaram pelo Porto de Leixões desde o início de 2012, praticamente o dobro dos 33 800 passageiros registados em igual período do ano passado.
O aumento de 94% no número de passageiros teve por base o aumento do número de navios de cruzeiros acolhidos e a dimensão dos mesmos. Se, de janeiro a outubro deste ano, atracaram em Leixões mais 15 navios do que no ano anterior (64 navios em 2012 contra os 49 no ano anterior), a tonelagem dos navios acolhidos quase duplicou das 1.448 mil toneladas em 2011 para as 2.743 mil toneladas no corrente ano.

MSC DIVINA

Novo navio da MSC Cruzeiros chega à Madeira esta terça-feira

O MSC Divina, o mais recente navio da frota da MSC Cruzeiros, com capacidade para 4.345 passageiros, partiu dia 15 de Barcelona, fazendo escala em Casablanca e Tenerife antes da sua primeira escala no Funchal, esta terça-feira, 20 de Novembro. Já no Funchal, o MSC Divina recebe a bordo 150 pessoas, convidados da companhia e imprensa, para visitar o navio e assistir à habitual troca de placas com o Comandante e as autoridades portuárias locais.

AÇORES

«Black Watch» realiza «overnight» em Ponta Delgada

Proveniente de St. Cruz de La Palma, nas Canárias, é aguardado ao início da tarde deste sábado em Ponta Delgada o navio de cruzeiros Black Watch. Este clássico paquete da Fred Olsen Cruise Lines encontra-se a realizar um cruzeiro de 15 dias designado The Azores & The Canaries, durante o qual os 743 passageiros tiveram oportunidade de visitar as principais ilhas daquele arquipélago espanhol e ainda Ponta Delgada e Lisboa.

CRUZEIROS

Porto do Funchal com novo recorde

O Porto do Funchal continua a crescer no movimento de escalas e de passageiros dos navios de cruzeiro, tendo batido mais um recorde no acumulado de janeiro a outubro deste ano.
O aumento percentual situou-se nos 8%, tanto a nível das escalas como do número de passageiros, em comparação com o período homólogo de 2011.

Cruzeiros com resultados recorde em 2012

O movimento de cruzeiros está a ter este ano resultados recorde nos portos nacionais, que em 2011 receberam globalmente 850 escalas de navios movimentando mais de 1,2 milhões de passageiros. Na semana finda, o porto de Lisboa recebeu nove navios de cruzeiros com 17 mil passageiros, e o do Funchal recebeu 17 navios com 31 mil passageiros. Lisboa prevê fechar o ano com 322 escalas totalizando 522 mil passageiros, mais 20 mil que em 2011. O porto de Funchal prevê chegar aos 600 mil passageiros com 340 escalas.

PORTO DE LISBOA

Escalas dos navios de cruzeiro Grand Holiday e MSC Fantasia adiadas para o dia 15 de novembro

Informam-se os interessados que, devido à greve geral agendada para o dia 14 de Novembro, as escalas dos navios de cruzeiros Grand Holiday e MSC Fantasia previstas para esse dia no Porto de Lisboa foram adiadas para o dia 15 de Novembro.

«Saga Ruby» no Porto de Leixões

Esteve, esta quinta-feira, no Porto de Leixões, o navio Saga Ruby, do armador Saga Shipping. Com lotação máxima para 655 passageiros e 379 tripulantes, o Saga Ruby mede 191 metros de comprimento, 25 metros de largura e desloca 24,400 toneladas de arqueação bruta. Possui 9 decks para passageiros, com um total de 376 cabines, 324 das quais são exteriores e 52 interiores simples.

DOIS QUEEN NO FUNCHAL

Madeira rainha dos cruzeiros

Dois Queens no Porto do Funchal, o Queen Victoria que chegou ao fim da tarde de quarta feira e permaneceu até às 13h00 de quinta feira e o Queen Mary 2 que deixou a Madeira ao fim da tarde de quinta feira. Os dois navios da Cunard chamaram a atenção quer de madeirenses como de turistas e foram muitos aqueles que os quiseram fotografar, sobretudo quando o Queen Victoria deixava o porto e se cruzava com o "irmão" Queen Mary 2.

Maior navio de vela do mundo fez escala em Portimão

Dia 7 de novembro, o Porto de Cruzeiros de Portimão voltou a receber a visita do “Royal Clipper” da Star Clippers que, com os seus cinco imponentes mastros e 5202 m² de área vélica, faz com que seja considerado o maior navio do mundo no seu género.
Com capacidade para 227 passageiros e 106 tripulantes, este cruzeiro transatlântico iniciou a viagem a 26 de outubro em Civitavechia, o porto de Roma, e tem como destino final Bridgetown (Barbados) no dia 23 de novembro.

Quatro navios de cruzeiros visitam os Açores até sexta-feira

Entre esta quarta-feira (7 de novembro) e sexta-feira (9 de novembro), os portos de Ponta Delgada e Horta vão ser o palco de mais quatro escalas de navios de cruzeiros previstas para o corrente mês. Trata-se da estreia nas Portas do Mar do Rotterdam e do Rotterdam 2, para a terceira escala este ano do Prinsendam na Horta e ainda o regresso do bem conhecido Grand Princess a Ponta Delgada, segundo informação disponibilizada pelo Porto de Ponta Delgada.

Celebrity Eclipse pela 4ª vez este ano nos Açores

O primeiro dia de Novembro assinala a quarta visita do Celebrity Eclipse a Ponta Delgada, navio que tem atracagem prevista nas Portas do Mar pelas 09.00 horas, estimando-se que prossiga viagem por volta das 18.00 horas. Assinale-se que no espaço de um mês este luxuoso navio da Celebrity Cruises realizou três escalas na cidade de Ponta Delgada e quase sempre na máxima lotação, o que não deixa de ser muito significativo para a projecção e afirmação dos Açores.

FUNCHAL

70 navios de cruzeiro previstos em Novembro

Os últimos meses de 2012 serão muito positivos, em termos de movimentação de navios de cruzeiro no Funchal. Segundo as previsões dos Portos da Madeira, estarão 70 navios em Novembro e 52 em Dezembro.
Até ao final de Outubro, está prevista a escala de mais 12 navios de cruzeiros no Porto do Funchal, oque irá totaliza 35 embarcações neste mês, um número superior ao ano passado, cujo mês registou 29. De hoje até ao dia 31, estão previstos 12, com uma média de 1.800 passageiros cada, num total de 21.600 turistas.

GRANDES VIAGENS MSC

MSC realiza 8 grandes cruzeiros com actividades especiais

Luis Miguel Correia, historiador e fotógrafo português participa numa palestra no cruzeiro com destino a Santos que parte de Lisboa a 31 de Outubro.

Lisbon Cruise Club já conta com 32 membros associados e tem novo logótipo

A 18 de outubro realizou-se a segunda reunião ordinária do Lisbon Cruise Club, um projeto da iniciativa do porto de Lisboa criado em fevereiro de 2012, em conjunto com 17 entidades públicas e privadas de todos os sectores intervenientes na atividade de cruzeiros, e que tem como principal objetivo a dinamização do sector dos cruzeiros em Lisboa.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM PONTA DELGADA

3.º maior navio de cruzeiros do mundo nas Portas do Mar

Esta quinta-feira, 25 de Outubro, entre as 07.00 e as 17.00 horas, está previsto o regresso às Portas do Mar do navio de cruzeiros Norwegian Epic, pertença da companhia Norwegian Cruise Line. Este imponente navio encontra-se em viagem transatlântica entre Barcelona e Miami, incluindo o seu roteiro a visita a Ponta Delgada e a St. Thomas, nas Caraíbas.

Total: 1105