Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Paquete Funchal regressa aos Açores

O regresso do Funchal aos Açores, cerca de três décadas depois da última escala nesta região, assinala o início da segunda época de intenso movimento de navios de cruzeiro previsto para este ano nas ilhas. Das 44 escalas agendadas no arquipélago até ao final do ano, inevitável destaque para este emblemático navio, o último dos paquetes portugueses, intimamente ligado à vivência e história dos açorianos, principalmente nos anos 60 e 70 do século passado.

REPORTAGEM RTP

DECK 4

Dwie Kundala é camareira num cruzeiro. Trabalha sempre com um sorriso para realizar um sonho: “ garantir o futuro do filho”. Narayana de 5 anos ficou na Indonésia.
António Costa sente-se o “maior felizardo”. Viaja com a mulher e 2 casais amigos. Todos emigrantes em França.
Francesco e Elisa casaram a bordo numa cerimónia atribulada.

Resgate do Costa Concordia concluído esta terça-feira

A operação de resgate do Costa Concordia só estará concluída esta terça-feira. "A noite será longa", afirmava Franco Gabrielli, da Defesa Civil, durante a tarde, ao anunciar que a operação prosseguiria durante toda a noite até a manhã desta terça-feira.

Navio de cruzeiros Voyager estreia-se em Lisboa

Dia 6 de setembro, o navio de cruzeiros Voyager estreou-se na capital Portuguesa, após ter efectuado paragem em Leixões.
Anteriormente designado de Alexander von Humboldt, foi adquirido pelo armador All Leisure Holidays em 2009, proprietário dos operadores, Hebridean Island Cruises, Swan Hellenic e Voyages of Discovery.

Indústria dos cruzeiros contribui para a economia europeia com 37,9 milhões de euros

De acordo com o estudo da CLIA Europe – Cruise Lines International Association, divulgado em Bruxelas, o impacto económico da indústria dos cruzeiros na economia europeia foi de 37,9 mil milhões de euros em 2012, o que representa um crescimento de 3% relativamente a 2011, ano em que o impacto económico se situou nos 36,7 mil milhões.

Três propostas e oito empresas candidatas ao novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa

As três candidaturas à construção e exploração do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco, foram abertas pelo júri no dia 22 de Agosto.

CRUZEIROS TRAZEM 16 MIL PASSAGEIROS

Porto de Portimão tem agendadas 24 escalas até ao final do ano

A Câmara de Portimão prevê que até ao final do ano passem pela cidade 16 mil passageiros que viajam em cruzeiros, com a reabertura da época típica deste tipo de turismo.

Porto de Lisboa vai receber escala inaugural do AIDAstella

No dia 2 de setembro, o navio de cruzeiro AIDAstella fará a sua estreia em Lisboa, numa viagem com início em Hamburgo, passagem por Dover, Le Havre, Santander, La Coruña, Cadiz, Casablanca, e Santa Cruz de Tenerife, e destino final em Las Palmas.

PORTO DE LISBOA

APL recebeu três candidaturas para a construção do novo terminal de cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa (APL) recebeu três candidaturas para a construção e exploração do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia.
O concurso internacional foi lançado pelo Governo a 6 de Junho. A adjudicação deverá ocorrer até ao final do ano.
 

Via navegável do Douro registou 250 mil passageiros entre janeiro e julho de 2013

A via navegável do Douro registou 250 mil passageiros entre janeiro e julho deste ano. É através do rio que grande parte dos turistas conhece o Douro Vinhateiro. A via navegável foi inaugurada em 1990. São 210 km desde o Porto até Barca D´Alva.

«QUEST FOR ADVENTURE» em Leixões

O "QUEST FOR ADVENTURE" esteve segunda-feira em Leixões, tendo seguido para Lisboa. Com 164 metros e 18.591 tons, o navio transporta 446 passageiros e 252 tripulantes.

Porto de Lisboa saúda o regresso do Paquete Funchal ao mundo dos cruzeiros

O paquete Funchal, várias vezes apelidado de jóia da coroa da marinha mercante nacional, foi oficialmente inauguradoa 1 de Agosto no Porto de Lisboa pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, tendo na ocasião desejado que este fosse "um recomeço cheio de esperança para muitos que olham o mar não apenas como forma de reclamar soberania, mas como meio de poder acrescentar futuro, esperança e valor às suas vidas e à economia".

EDUARDO CABRITA:

Um terço dos passageiros portugueses da MSC faz cruzeiros Lisboa–Lisboa e Funchal-Funchal

Os cruzeiros da MSC com partida e chegada a Lisboa e ao Funchal são a preferência de um terço do total dos passageiros portugueses que viajam a bordo da companhia italiana, segundo a estimativa do director-geral para Portugal da companhia.

«Valerie» em Leixões

O "Valerie" esteve segunda-feira em Leixões, tendo seguido para o Porto de Portimão. Trata-se de um mega iate de cruzeiros de luxo, tem de cumprimento 80 metros e 14 de largura.

BROGUEIRA DIAS | PORTO DE LEIXÕES

Cruzeiros vão dar à região 11 milhões de euros anuais

Os novos cais de cruzeiros e a estação de passageiros de Leixões vão abrir mais uma porta de entrada de turistas para a região. O investimento global é de 50 milhões de euros e já começou a dar frutos.

ATÉ 19 DE SETEMBRO

MSC Opera com partidas de Lisboa com destino ao Norte da Europa

Até 19 de setembro o navio de cruzeiros MSC Opera, do operador MSC Cruises, efetua o itinerário “Norte da Europa” com uma duração de 11 dias/10 noites, tendo previstas 8 escalas em Lisboa. Com partida de Lisboa, de 10 em 10 dias, o navio visitará diversos portos, nomeadamente Bilbao, Le Havre, Southampton, Ijmuiden, St. Peter Port e Vigo, prevendo-se que cada viagem leve a bordo cerca de 250 turistas portugueses a embarcarem e a desembarcarem no porto de Lisboa.

Lisboa vai atingir este ano novo recorde de passageiros de cruzeiros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) anunciou que tendo em conta a actividade prevista no segundo semestre, com mais de 200 escalas e mais de 340 mil passageiros, anulando a queda verificada na primeira metade do ano, perspectiva que em 2013 se atingirá um novo recorde, com mais 41 escalas e mais cerca de 37 mil passageiros que em 2012.

Tribunal condena cinco co-responsáveis pelo acidente do Costa Concordia

A justiça italiana condenou, este sábado, cinco pessoas co-responsáveis pelo acidente do navio de cruzeiros Costa Concordia, que provocou a morte de 32 pessoas, há um ano e meio. O julgamento do comandante Francesco Schettino só será retomado a 23 de Setembro.

Onze interessados no terminal de cruzeiros de Lisboa

Onze empresas/consórcios já levantaram o procedimento concursual para a concessão do terminal de cruzeiros do porto de Lisboa e, ao que a Transportes em Revista apurou, alguns dos interessados são portugueses.

VÍDEO

«Portas do Mar» tornou-se uma referência em Ponta Delgada

Inaugurado há 5 anos, na ilha de São Miguel, o empreendimento Portas do Mar tornou-se uma referência na cidade de Ponta Delgada e tem recebido muitos milhares de turistas.

Total: 1141