Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Temporada de cruzeiros de 2020 nos Açores com mais escalas e mais passageiros

O ano que agora começa será de crescimento no que respeita às escalas de navios de Cruzeiros nos portos da Região. Conforme se pode ler numa nota enviada pela Portos dos Açores, “o turismo de cruzeiros irá crescer em 2020 cerca de 28% em número de passageiros desembarcados relativamente a 2019 e 25% em número de escalas previstas.

Cruzeiros com Partida e Chegada a Lisboa 2020

Não serão muitos mas serão bons. A Pullmantur, a Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros têm boas escolhas para os portugueses que prefiram embarcar em Lisboa e, assim, dispensando a deslocação aérea para outros portos de embarque.

Douro Azul recruta 200 trabalhadores e aumenta salário mínimo para mil euros

A Douro Azul quer recrutar 200 trabalhadores para a época de 2020, comprometendo-se a pagar aos colaboradores dos seus navios um ordenado mínimo "sempre superior a mil euros", disse o fundador da empresa de cruzeiros fluviais à Lusa.

Porto Santo vai duplicar número de visitas de navios de cruzeiro em 2020

Estão previstas 16 escalas de navios de cruzeiros ao longo do corrente ano na ilha do Porto Santo, mais do dobro das escalas (7) registadas em 2019. Também há boas perspectivas para o porto do Funchal, com 288 paquetes já com reserva de cais. No ano passado registaram-se 296 escalas de navios de cruzeiro na capital madeirense, mais 13 do que em 2018. Um artigo de balanço anual a este sector de navegação faz manchete do DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA.

Porto de Lisboa com mais passageiros em Novembro

No penúltimo mês do ano, o Porto de Lisboa viu aumentar número de cruzeiristas, registando uma subida homóloga de 29%. Em turnaround foram contabilizados 10.661 passageiros, isto é, mais 2.315 do que no período homólogo (+27,7%). Em relação aos passageiros em trânsito, também se verificou um aumento, de 42.493 verificados em Novembro de 2018 para 54.921 no penúltimo mês de 2019.

ESTA SEXTA-FEIRA

Black Watch, Balmoral e Queen Victoria no Porto de Lisboa

Esta sexta-feira, dia 3, encontram-se em porto o Black Watch, o Balmoral e o Queen Victoria.
O Black Watch e o Balmoral têm Southampton como homeport, ambos cruzeiros de 15 noites, sendo que o Black Watch tem Funchal, Santa Cruz de La Palma, Tenerife e Lisboa como portos de escala, e o Balmoral escala Casablanca, Tenerife, Santa Cruz de La Palma, Funchal e Lisboa
O Queen Victoria tem igualmente Southampton como homeport para um cruzeiro de 14 noites e Arrecife, Gran Canaria, Tenerife, St Cruz de La Palma, Funchal, e Lisboa como portos de escala.

PORTO DO FUNCHAL

Fim de ano com record de escalas e passageiros

Pela primeira vez, numa passagem de ano, o Porto do Funchal recebe 13 navios de cruzeiro que trazem um total de quase 25 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
A APRAM, em parceria com a AP, preparou para a manhã desta terça-feira, acções de charme e de promoção deste destino, no cais sul, cais norte e no cais de recreio do Porto do Funchal, onde vão desembarcar os passageiros dos navios fundeados.

2019

Costa Cruzeiros cresce 12% em Portugal

Apesar de não estarem ainda fechados os resultados deste ano, a Costa Cruzeiros deverá crescer cerca de 12% em número de passageiros transportados de Portugal, face a 2018, anunciou o director de Vendas da companhia no nosso país, Henrique Mateus. eM 2018, a Costa Cruzeiros movimentou à volta de 10 mil passageiros a partir do nosso país.

Madeira quer ter mais operações «turnaround» no Porto do Funchal

O Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, garantiu esta quinta-feira que a Região, através da Administração dos Portos da Madeira, pretende atrair mais operações de ‘turnaround’, como ocorrida no Porto do Funchal.

Mais de 2.500 passageiros desembarcam ou embarcam no navio de cruzeiros ‘Mein Schiff Herz’, que se encontra atracado no cais sul (molhe da Pontinha) desde a noite de Natal e ali permanece até sexta-feira, pelas 14 horas, quando partir rumo a Santa Cruz de La Palma.

CRUZEIROS

Barcelona foi o primeiro porto a receber o Costa Smeralda

Barcelona foi a primeira escala técnica do Costa Smeralda, o navio da Costa Cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), uma inovação na indústria dos cruzeiros que reduz significativamente o impacto ambiental da sua actividade no planeta.

«AIDAmar» esta quarta-feira no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do AIDAmar esta quarta-feira, dia 18, onde pernoita, faz parte de um cruzeiro de 12 noites que tem Palma de Maiorca como homeport e Cádis, Lisboa, Puerto del Rosario, Arrecife, Málaga, Cartagena e Valência como portos de escala.

ESTE DOMINGO

«Mein Schiff 4» e «Viking Sky» no Porto de Lisboa

No dia 15 encontram-se em porto o Mein Schiff 4 e o Viking Sky.
O Mein Schiff 4 encontra-se a realizar um cruzeiro de 10 noites que tem Palma de Maiorca como homeport e Cádis, Lisboa, Gibraltar, Málaga, Valência, e Barcelona como portos de escala.
O Viking Sky termina em Lisboa um cruzeiro de 12 noites com início em Civitavecchia e escalas em Livorno, Mónaco, Marselha, Sete, Barcelona, Valencia, Cartagena, Málaga e Cádis. No dia seguinte inicia uma viagem transatlântica de 11 noites com destino final a Miami e escalas em Ponta Delgada e St George.

PORTO DO FUNCHAL

Operação «turnaround» foi reprogramada

O primeiro turnaround com o “Mein Schiff Herz” estava previsto para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, mas foi cancelado devido às condições atmosféricas adversas.

O turnaround médio total, de 1000 a 1500 passageiros, programado com a TUI, será o primeiro do género da APRAM.

A Presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, considera este evento “estratégico para a Madeira”, pois permite que o passageiro possa ficar mais tempo na cidade do embarque e/ou desembarque, o que traz mais-valias à Região.

Porto do Funchal atingiu quase meio milhão de passageiros em 11 meses

O Porto do Funchal recebeu 496.231 passageiros, entre Janeiro e Novembro, nas 244 escalas dos navios de cruzeiro que visitaram a região, destacando-se o mês de Novembro como o melhor dos últimos cinco anos.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, registaram-se crescimentos que ultrapassaram os 10% no movimento de passageiros e 3% no número de escalas.

HOJE E SEXTA-FEIRA, NO PORTO DO FUNCHAL

Tudo pronto para o 1.º Turnaround médio total

A sala de embarque da Gare Marítima da Madeira está pronta para receber o primeiro turnaround médio total, de 1000 a 1500 passageiros, do navio “Mein Schiff Herz”, a acontecer estas quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, um novo desafio para a APRAM que até agora assegurou turnarounds até 500 passageiros.

TUI Cruises inicia este domingo importante operação de inverno nos Açores

Os portos da Praia da Vitória e de Ponta Delgada recebem este domingo e na segunda-feira a escala inaugural do MEIN SCHIFF HERZ, um dos navios de cruzeiros da conceituada operadora alemã TUI Cruises,.

A operadora inicia pela primeira vez um interessante programa de Inverno, com base em Santa Cruz de Tenerife e com a duração de 14 noites, contemplando escalas nos portos da Praia da Vitória, Ponta Delgada, Funchal, La Gomera, La Palma, Arrecife e Gran Canária.

RECEBIDO COM FOLCLORE

Navio com 3514 passageiros e 1500 tripulantes fez estreia no Porto do Funchal

O navio Sky Princess visitou pela primeira vez o Porto do Funchal. Chegou de Lisboa, tendo seguido para Port Everglades, na Flórida.
Os passageiros foram brindados com folclore e produtos regionais à chegada ao porto, além de uma cerimónia, a bordo do navio, com representantes da Capitania do Funchal, GNR, SEF, APRAM, Clube de Entusiastas de Navios e agente Blatas Shipping, para apresentação de cumprimentos ao comandante, o finlandês Laakkonen Juhani.

Cruzeiros querem diminuir pegada ecológica nas cidades

Há empresas a prometer neutralidade carbónica até 2030. Caso da MSC, que acaba de lançar um navio que reduz em 97% a libertação de óxido de enxofre.

Porto do Funchal continua a dar sinais positivos

O Porto do Funchal continua a dar sinais positivos de que 2019 deverá ser melhor do que 2018, tanto no que toca ao número de escalas de navios de cruzeiro, como quanto ao movimento de passageiros.

Há um novo parque de diversões no mar das Caraíbas

O Encore, o mais recente navio de Norwegian Cruise Line, tem um espaço repleto de actividades para quem procura entretenimento e diversão em alto mar. A Fugas embarcou na sua viagem inaugural.

Total: 1201