Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Nova estação de passageiros do Porto de Leixões inaugurada no segundo semestre

A nova estação de passageiros do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2014, resultando de um investimento de 24,8 milhões de euros, que vai permitir que o Porto de Leixões receba um maior número de passageiros de cruzeiro.

CRUZEIROS

Consórcio que venceu concessão do porto de Lisboa cria empresa para operar infra-estrutura

As quatro empresas que integram o consórcio que venceu a concessão do terminal de cruzeiros do porto de Lisboa constituíram uma nova sociedade, com o objectivo de explorar a infra-estrutura.

2014 será um ano de crescimento para os Cruzeiros em Leixões

O ano 2013 fechou com 67 escalas navios de passageiros, o que correspondeu a 46.620 passageiros e 24.000 tripulantes a passar pelo Porto de Leixões. O decréscimo que se verificou quando comparado com o excepcional ano de 2012, ficou a dever-se, fundamentalmente, à recepção de navios de menor dimensão.

Porto de Lisboa ultrapassa 550 mil passageiros de cruzeiro e atinge novos recordes

O Porto de Lisboa registou em 2013 novos recorde na atividade de cruzeiros, com 353 escalas e 558.040 passageiros de cruzeiros. O porto supera, assim, as 330 escalas contabilizadas em 2011 (até agora, o melhor ano em termos de escalas) e os 522,6 mil passageiros registados em 2012.

Grupo turco quer fazer de Lisboa um centro mundial de cruzeiros

Arpak Demircan, administrador executivo da Global Ports Holding, que ganhou o concurso para o novo terminal de cruzeiros de Lisboa, explica a estratégia para crescer.

As 12 estreias de paquetes em 2014 na Madeira e no Porto Santo

Os portos da Região Autónoma da Madeira vão conhecer este ano 12 novas escalas. Em concreto, o Porto do Funchal terá em 2014 oito estreias de navios de cruzeiros. Para o porto do Porto Santo, estão programadas 4 novas escalas.

Concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa adjudicada ao único concorrente

A Administração do Porto de Lisboa anunciou esta quinta-feira que adjudicou a concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa ao consórcio que junta Global Liman Isletmeleri, Grupo Sousa, Royal Caribbean Cruises e Creuers del Port de Barcelona, o único concorrente.

PORTO DO FUNCHAL

Semana começou com quatro navios

Segunda-feira estiveram no Porto do Funchal quatro navios de cruzeiro. Trouxeramc erca de 8.000 pessoas, entre passageiros e tripulação. Na terça-feira mais três paquetes visitaram a Ilha da Madeira.

Rebocador de Setúbal auxilia atracação do paquete «Funchal» no Porto de Portimão

O rebocador “Guardião”, da Atlantic Tugs, que opera no Porto de Setúbal, auxiliou, no dia 5 de janeiro, a manobra de atracação do paquete “Funchal” no porto de Portimão, para desembarque de 400 passageiros participantes num cruzeiro de fim-de-ano na ilha da Madeira.

ESTA SEXTA-FEIRA

Navio de cruzeiros BLACK WATCH nas Portas do Mar

Esta sexta-feira, dia 10 de janeiro, tem início a nova temporada de cruzeiros nos Açores, assinalada com a escala do Black Watch nas Portas do Mar. Mais uma vez, as honras da primeira visita do ano cabem à Fred Olsen Cruise Lines, operadora que em 2014 tem previstas 13 escalas na Região.

Lisboa voltou a ser em 2013 o 1.º destino português em cruzeiros

Lisboa foi a cidade portuguesa com mais escalas e mais passageiros de cruzeiros no ano de 2013, superando o Funchal, que é tradicionalmente a n.º 1 em Portugal, como já é possível calcular dos dados publicados pelas respectivas administrações portuárias, a APL e a APRAM.

Portos da Madeira com mais escalas este ano

Os Portos da Madeira prevêem superar, este ano, o número de escalas em relação a 2013. Para 2014 estão previstas 314 escalas, mais 23 do que em 2013, ano em que foram registadas 291 escalas.

EM 2013

Cruzeiros batem novos recordes em Lisboa

O ano de 2013 será o melhor de sempre no Porto de Lisboa relativamente à atividade de cruzeiros. Segundo a APL – Administração do Porto de Lisboa, prevê-se “um crescimento de 13 por cento ao nível das escalas e de 8 por cento ao nível dos passageiros, correspondendo a um total de 355 escalas e de 564 mil passageiros, face às 314 escalas e 522 604 passageiros registados em 2012”.

Porto do Funchal e os cruzeiros são tema do fogo-de-artifício na Madeira

Em festa desde 1 de Dezembro, a Madeira atinge o ponto alto das comemorações da quadra natalícia com o fogo-de-artifício que celebra a entrada no novo ano, e cujo tema vai estar relacionado com os cruzeiros e o 100º aniversário do Porto do Funchal.

PORTO DE LISBOA

Turcos da Global Liman Isletmeleri com 40% do consórcio para os cruzeiros

O único consórcio que apresentou proposta para a concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa tem como principais accionistas os turcos da Global Liman Isletmeleri, com 40%, e o madeirense grupo Sousa, com 30%. Agrupamento não tem líderes e é representado pelo grupo Sousa.

PORTO DE LISBOA

Uma única proposta a concurso para o terminal de cruzeiros

Três consórcios estavam na corrida à construção e exploração do terminal de cruzeiros de Lisboa, mas decidiram unir-se e apresentar uma única proposta. São eles os consórcios liderados pela Royal Caribbean, pela Creuers de Barcelona e pelos turcos da Global Liman Istetmeleri (anteriormente designados Global Ports Holding).

Dezembro é mês de «rainhas» no Porto de Lisboa

O Oriana, da P&O Cruises, é o último navio a fazer escala em Lisboa em 2013, encerrando um mês de Dezembro em que o Porto da capital portuguesa é visitado por três ‘rainhas’ da Cunard, os Queen Mary 2, Queen Elizabeth e Queen Victoria.

Turnaround para navio de luxo no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu neste último sábado um turnaround de 600 pessoas, entre embarques e desembarques, no navio MS Europa, classificado como um 5*+1, eleito várias vezes o "melhor cruzeiro do mundo."

Câmara de Setúbal quer terminal de cruzeiros

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal quer encontrar “uma zona onde se possa construir um cais para navios turísticos” e lembra que “está a decorrer um programa de ação territorial para modernizar a cidade e a frente ribeirinha”. Vítor Caldeirinha, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), garante que o porto de Setúbal tem condições para receber cruzeiros, mas defende que é preciso “desenvolver um mercado que chegue à cidade por via marítima” apostando-se em “atividades náuticas, de recreio e lazer”.

AÇORES

Tripla escala do navio Saga Ruby

O início desta semana assinala a última escala do Saga Ruby em Ponta Delgada e na Horta, navio que nos últimos anos foi um assíduo visitante do arquipélago. Com 40 anos de atividade, o clássico paquete será retirado de serviço no final de dezembro. No entanto, as três escalas previstas para os dias 18 (Ponta Delgada), 19 (Horta) e 20 (Praia da Vitória) do corrente não representam a despedida definitiva dos mares açorianos, uma vez que no dia 11 de dezembro de 2013 o Saga Ruby volta a efetuar escala na ilha Terceira, esta sim a última por estas paragens.

Total: 1142