Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NA SEMANA PASSADA

Passageiros dos navios que fizeram escala em Lisboa terão gasto mais de 1 milhão de euros

Os cerca de 15 mil passageiros dos sete navios que fizeram escala em Lisboa na semana passada terão gasto mais de um milhão de euros durante a sua visita à capital portuguesa, de acordo com dados hoje divulgados pela SIBS.
Segundo a gestora da rede Multibanco, o valor médio das transações (levantamentos e compras) com cartões estrangeiros no dia 12 de setembro correspondeu a 71 euros por visitante.

MADEIRA

Cruzeiros poderão procurar o Porto do Funchal durante eventos do Turismo

As companhias de cruzeiro poderão elaborar os seus itinerários, já em 2015, com base no calendário de eventos promovido pelo Turismo da Madeira. Esta é uma das conclusões da participação da APRAM na 10.ª Seatrade Med Cruise Convention que decorreu até quinta feira, em Barcelona.

Porto de Lisboa promove destino da capital junto de operadores mundiais de cruzeiros

A APL - Administração do Porto de Lisboa promoveu o destino da capital e as infra-estruturas portuárias junto de grandes operadores mundiais de navios de cruzeiro ao marcar presença na ‘Seatrade Med Cruise Convention', que decorreu em Barcelona.

PORTO DO FUNCHAL

Stefen Hawking chegou a bordo do «Oceana»

Stephen Hawking, um dos mais conceituados cientistas da atualidade na área da teoria física e da cosmologia, esteve quinta feira na Madeira, pela primeira vez, onde chegou a bordo do navio "Oceana", num cruzeiro que se iniciou em Southampton.

Cruzeiros trazem hoje 15 mil turistas a Lisboa

O Porto de Lisboa volta a registar hoje mais uma enchente de navios de cruzeiros e de turistas; está prevista a escala de sete navios de cruzeiro em simultâneo no porto da capital, que trazem à cidade de Lisboa cerca de 15 mil visitantes, entre 11 mil passageiros e quatro mil tripulantes.

FUNCHAL E DISCOVERY

Fim de semana com dois emblemáticos paquetes nos Açores

O regresso do Funchal aos Açores coincide com o início da segunda época de assinalável movimento de navios de cruzeiro previsto para este ano nos Açores. Das 39 escalas agendadas no arquipélago até ao final do ano, inevitável destaque para este emblemático navio, o último dos paquetes portugueses, intimamente ligado à vivência e história dos açorianos, principalmente na década de 60 e 70 do século passado.

Lisbon Cruise Terminals gere actividade de cruzeiros em Lisboa

A LCT – Lisbon Cruise Terminals (LCT) é desde o dia 26 de agosto de 2014 responsável pela gestão da atividade de cruzeiros no porto de Lisboa, até agora sob a responsabilidade da APL – Administração do Porto de Lisboa. A mudança do modelo de gestão da atividade de cruzeiros no porto de Lisboa, que é agora da responsabilidade de um gestor privado, resulta do Contrato de Concessão de Serviço Público no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, assinado no passado dia 17 de julho.

Grupo de folclore madeirense relembra a sua primeia vez e atua para os passageiros do «Funchal»

O navio "Funchal" teve sexta feira uma surpresa na sua chegada à Madeira. É que o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova decidiu comemorar os seus 49 anos, atuando perante os passageiros daquele navio, aproveitando a sua escala no porto da capital madeirense, tal como aconteceu a 15 de agosto de 1965.

MADEIRA

Portos já receberam mais de 7.2 milhões de turistas

A história do Porto do Funchal como destino de cruzeiros já tem várias décadas, mas a verdade é que os dados disponíveis só se reportam a 1976, ano em que estas ilhas passaram a ser uma região com autonomia política e administrativa. Desse modo, nestes cerca de 37 anos, sete meses e 10 dias de números referentes ao turismo de cruzeiros, há dois dados que se destacam: o número de navios que já fez escala no Funchal (mais tarde também acompanhado pelo Porto Santo) está perto de atingir a fasquia dos oito mil; e o número de passageiros (cruzeiristas) contabilizados já supera os sete milhões e 242 mil.

CRUZEIROS

Leixões com mais 28% de passageiros

Durante o primeiro semestre deste ano, o Porto de Leixões registou 33 escalas de navios de cruzeiro, o que representa um crescimento de 22% face às 27 escalas registadas no período homólogo do ano passado. No que diz respeito aos passageiros, Leixões registou um crescimento de 28% neste mesmo período do ano, tendo recebido 24 401 passageiros contra os 18 997 do ano anterior.
 

APS adjudica estudo para o desenvolvimento do Porto de Portimão

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. adjudicou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) um estudo que tem como objetivo melhorar as condições de acesso marítimo do Porto de Portimão.

GARANTIA DE PIRES DE LIMA

Novo terminal de cruzeiros de Lisboa vai gerar centenas de milhões de euros

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou que o novo terminal de cruzeiros de Lisboa poderá gerar receitas turísticas de centenas de milhões de euros.
António Pires de Lima presidiu no dia 17 à assinatura do contrato de concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa, entregue a um consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri, pelo Grupo Sousa, pelo Royal Caribbean Cruises e pelo Creuers del Port de Barcelona.

ESTA QUARTA-FEIRA, 18 DE JUNHO

MEIN SCHIFF 3 escolhe o Porto de Leixões na sua viagem inaugural

Esta quarta-feira, dia 18 de Junho, o Mein Schiff 3 entra, pela primeira vez, no Porto de Leixões. O navio escolheu Leixões como porto de escala na sua viagem inaugural. Trata-se assim, da viagem inaugural do navio, da escala inaugural do navio no porto e da primeira operação da Tui Cruises em Leixões.

FUNCHAL

Cruzeiristas alemães estão acima dos do Reino Unido até Março

Por esta altura (até ao 1.º trimestre de 2014) e por nacionalidades, assinala-se que a maioria dos passageiros em trânsito nos navios de cruzeiro que passaram pelo porto do Funchal são alemães (77.983) , seguidos dos provenientes do Reino Unido (43.304). Essas são as duas nacionalidades que, de longe, dominam o destino Madeira dos turistas que chegam por mar. Os italianos, por exemplo, ficaram-se pelos 7.628.

MADEIRA

Porto do Funchal já tem 332 escalas para 2015

As previsões iniciais de escalas de navios de cruzeiro nos portos do Funchal e Porto Santo apontam 2015 como um dos melhores anos de sempre, com a última actualização no site da APRAM a apontar para 332 escalas ao longo do próximo ano.

CRUZEIROS NA MADEIRA

Porto do Funchal: mais passageiros de janeiro a maio

O movimento de passageiros de janeiro a maio no Porto do Funchal registou um acréscimo de 15%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior. Nestes cinco meses, verificaram-se 142 escalas, menos uma que no ano transato, que movimentaram um total de 234.361 passageiros.

Luxuoso navio de cruzeiros EUROPA vista quatro ilhas açorianas

De hoje, quarta, até sábado, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Madalena do Pico e Horta, recebem um dos mais bem cotados navios de cruzeiro da atualidade. O luxuoso Europa, da companhia alemã Hapag Lloyd Cruises, está a realizar um cruzeiro de 16 dias intitulado “Colourful Volcanic Islands of the Atlantic”, périplo esse que teve início a 25 de maio, em Barcelona e vai findar no próximo dia 10 de junho, em Lisboa.

«Norwegian Star» hoje em Ponta Delgada

Depois de um domingo movimentado no porto de Ponta Delgada, com a chegada do Gazalle, navio que transportou os veículos para o Sata Rallye 2014, do destroyer americano USS Carney, e do pipe carrier NSO Champion, esta segunda-feira será a vez do navio de cruzeiros Norwegian Star, que assim realiza a primeira de duas escalas agendadas para 2014, nos Açores.

Três rainhas levam Lisboa a bater recorde de turistas de cruzeiros

Os turistas terão deixado ontem um milhão de euros na capital O porto de Lisboa recebeu ontem seis navios de cruzeiro, somando um total de 13 mil turistas, a que se juntam cerca de cinco mil tripulantes, um número que torna este o melhor dia de sempre em termos de recepção de cruzeiros.

AÇORES

Visita do Royal Princess envolve mais de cem pessoas

Domingo, a mais recente estrela da frota da Princess Cruises visitou Ponta Delgada, numa escala que levou quase dois anos a ser preparada e envolveu mais de uma centena de pessoas na operação de bastidores em São Miguel.

Total: 1141