Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ATÉ 3 DE MARÇO

APDL marca presença na feira QUALIFICA

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está presente, até 3 de março, na QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que decorre na Exponor, em Matosinhos.

Um dos objetivos fundamentais é a divulgação das potencialidades do Centro de Formação da APDL para contribuição da melhoria dos níveis de formação profissional certificada em domínios específicos do setor marítimo portuário, desenvolvendo a empregabilidade da comunidade local. Por outro lado, dá-se a conhecer atividades profissionais específicas dentro da infraestrutura portuária, capazes de suscitar interesse dentro de jovens em fase de fazer as suas opções profissionais.

Porto de Lisboa recebeu visita de alunos da Escola Básica e Secundária de Cascais

A 19 de Fevereiro, o Porto de Lisboa voltou a ser anfitrião da juventude: o porto da capital recebeu a visita de trinta e três alunos provenientes da Escola Básica e Secundária de Cascais.

Os alunos, que frequentam o décimo ano, no Curso Profissional de Turismo, assistiram pela manhã a uma apresentação «com enfoque na multiplicidade de actividades que se desenvolvem no Porto de Lisboa.

FIGUEIRA DA FOZ

Escola Azul nas Regalheiras

A Escola do 1.° Ciclo do Ensino Básico (EB1) das Regalheiras foi certificada como Escola Azul. Aquela certificação, com direito a respectivas bandeira e placa, é atribuída a estabelecimentos de ensino com envolvimento activo da comunidade escolar na "compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano", esclarece o Agrupamento do Paião.

APDL divulga Plano de Formação para 2019

O plano de formação para 2019, que já está disponível e pode ser consultado aqui, dá particular destaque a toda a formação certificada a desenvolver no setor da Operação e Segurança Marítima, incluindo a marítimo-turística, nos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo e na Via Navegável do Douro. Para tanto, é determinante a recente instalação de um Full Mission Bridge Simulator de manobra, com capacidade para ministrar treino e formação na operação com navios, rebocadores e VTS (Vessel Traffic Service).

Com a disponibilização deste novo equipamento, que deverá estar pronto a funcionar no segundo trimestre do ano, a região norte do País fica dotada de uma oferta formativa até agora inexistente e que, para além daqueles setores, pode também abranger outros potenciais interessados, designadamente, do setor da pesca, marinha mercante, empresas de rebocadores, entre outros.

Embaixadora do Panamá reuniu com a ENIDH e realçou «qualidade e excelência de ensino»

No dia 12 de Fevereiro, a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) recebeu, em reunião, a Embaixadora do Panamá, lka Varela de Barés. O encontro realizou-se no âmbito «da estratégia de reforço das parcerias internacionais da ENIDH», adiantou a própria entidade, através das redes sociais.

Porto de Lisboa promove Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

Ciente da importância da proteção dos trabalhadores, a APL, SA integrou no seu Plano de Formação o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direcionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 73 profissionais da Direção de Segurança e Pilotagem.

Sessão de sensibilização sobre Legionella decorreu no Porto de Aveiro

Decorreu na APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A., a 6 de fevereiro, uma sessão de sensibilização sobre Legionella, que contou com a colaboração da Administração Regional de Saúde de Aveiro.
A iniciativa teve por objectivo alertar a Comunidade Portuária para as obrigações de cada empresa no cumprimento da Lei n.º 52/2018, de 20 de Agosto, que estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários, designadamente o registo, a avaliação de risco e a elaboração do programa de manutenção dos sistemas de transferências de calor especificados na referida lei, bem como a manutenção das redes prediais de água e dos sistemas de rega/arrefecimento.
 

Alunos da Escola Lima de Freitas visitam Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu nos dias 30 e 31 de janeiro a visita de 90 alunos do 9º ano da Escola Secundária Lima de Freitas, Setúbal, no âmbito das atividades de exploração vocacional, ao abrigo do Serviço de Psicologia e Orientação da escola, com o objetivo de conhecer o porto, a sua importância para a economia da região de Setúbal, bem como, observar de perto várias profissões relacionadas diretamente com a atividade portuária.

Porto de Setúbal com Formação em Salvamento Marítimo e Sobrevivência no Mar

O Porto de Setúbal está a ser anfitrião de acções de formação em Salvamento de Marítimo e Sobrevivência no Mar, a cargo do Instituto de Socorros a Naufragos (ISN) distribuídas por 4 períodos de 3 dias, em janeiro, de 22 a 24 e de 29 a 31 e, em fevereiro, de 19 a 21 e de 26 a 28.

A formação decorre nas infraestruturas portuárias, sendo a parte operacional efetuada a partir do Trem Naval e nas lanchas de pilotagem. É uma ação destinada a pilotos e tripulantes das lanchas e visa dotar os participantes de ferramentas que permitam fazer face aos riscos inerentes à profissão que exercem.

Porto de Leixões recebe primeiro curso «Resgate e Salvamento no Mar»

O Porto de Leixões está a ser palco do primeiro curso de “Resgate e Salvamento no Mar”, iniciativa que conta com um total de cinco edições e envolve 60 profissionais do setor marítimo e portuário.

Destinado a pilotos, mestres, marinheiros de lanchas e rebocadores dos portos de Leixões e Viana do Castelo, o curso termina no próximo mês fevereiro e visa reforçar as competências dos profissionais no que diz respeito à sobrevivência no mar e ao resgate de vítimas.

Programa de literacia do mar arranca este ano para o primeiro ciclo do ensino básico

A Fundação Oceano Azul, o Oceanário de Lisboa e a Direção-Geral da Educação lançaram esta quarta-feira em Mafra um programa pioneiro de literacia do mar, que vai chegar este ano aos alunos do primeiro ciclo.

O programa vai começar a ser desenvolvido nas escolas dos concelhos de Mafra, Cascais (distrito de Lisboa), Peniche, Nazaré (distrito de Leiria) e Portalegre, onde os professores estão já a receber formação, informou a Fundação Oceano Azul à agência Lusa.

A 10 DE JANEIRO, NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

LEME | Geoestratégia Marítima

A PwC apresenta a 9ª edição do estudo "LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)" e a 4ª edição de "Circum-navegação: LEME Mundo", a 10 de janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O primeiro com um nível de análise de enfoque nacional e o segundo numa perspectiva global.

Diversos especialistas da PwC e oradores convidados estarão, nesta ocasião, a analisar e debater o rumo da Economia do Mar em Portugal, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC.

Porto de Lisboa recebeu 2000 visitantes em 2018

A Administração do Porto de Lisboa promove e incentiva visitas gratuitas, que abrangem os mais variados públicos nacionais e internacionais, como escolas básicas, secundárias, universidades, universidades sénior, instituições de apoio social, associados de clubes recreativos e desportivos ou grupos de particulares inseridos ou não em parcerias culturais entre a APL e autarquias da região. Em 2018 o Porto de Lisboa registou com agrado 2000 visitantes nas variadas tipologias de visita.

7 DE ABRIL, DIA NACIONAL DOS MOINHOS

MOINHOS DE MARÉ | Como funcionam, para que servem

Os moinhos de maré são habitualmente construídos em rios, perto da sua foz, onde a acção das marés é mais forte. É aproveitada a existência de uma enseada, isto é, de uma reentrância no terreno, natural ou artificial, onde a água da maré cheia possa ser armazenada. Esta enseada é separada do resto do rio por um açude. No enfiamento do açude fica o próprio edifício do moinho, por baixo do qual existem aberturas para a passagem da água: uma passagem para a água que sobe e outra ou outras para a água que desce, onde se encontram os rodízios que fazem girar as mós.

«A pesca por um mar sem lixo» arranca na Figueira da Foz

Depois do arranque em Peniche, Ilha da Culatra e Aveiro, o projecto “A pesca por um mar sem lixo” foi agora alargado ao porto de pesca da Figueira da Foz, numa iniciativa do Ministério do Mar que está a ser desenvolvida pela Docapesca em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

Na Figueira da Foz a iniciativa conta com a adesão das organizações de produtores e associações do sector que operam neste porto (arrasto, cerco e pesca artesanal), tendo sido criados cinco pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra.

Calendário do Mar

Pretende-se com este desafio, alertar para a conservação da biodiversidade marinha através da criação de ilustrações para um calendário.
Os trabalhos criados com recurso à técnica de colagem ou collage, deverão representar a biodiversidade marinha – elementos ou ecossistemas.

FIGUEIRA DA FOZ

Escola (Azul) das Abadias ensina literacia marítima

A Escola do 1.° Ciclo das Abadias é a única Escola Azul do concelho, por promover a literacia dos oceanos e combater o lixo marinho. O estabelecimento de ensino do Agrupamento da Zona Urbana candidatou-se no âmbito das atividades que já desenvolvia. As visitas às poças de maré e a uma exposição sobre lixo marinho no Núleo Museológico do Mar, bem como a pedagogia da biodiversidade exercida junto dos seus alunos, abriram a Escola Azul a este estabelecimento de ensino da Figueira da Foz.

ADSA visita o Porto de Aveiro

Integrada na actividade “O Mar Português”, trinta e oito Academistas de Aveiro fizeram uma visita de estudo ao Porto de Aveiro.
Foi durante a manhã do dia 26 de Outubro de 2018, que muitos Aveirenses tomaram conhecimento, pela primeira vez, com a realidade do Porto de Aveiro em plena laboração.

Porto de Setúbal recebe alunos do IST

O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de 25 alunos do IST – Instituto Superior Técnico, inserida no programa curricular da cadeira de Transporte Marítimo e Portos I, do Curso de Engenharia Naval.

A 12 DE NOVEMBRO, NA ENIDH

A Prova Valoração, credibilização e especificidades do probatório no contencioso marítimo

Segunda-feira, 12 de novembro, pelas 14h30, no Auditório situado no Campus da ENIDH, vai realizar-se o seminário intitulado “A Prova Valoração, credibilização e especificidades do probatório no contencioso marítimo”, que terá como oradora. Brígida Sousa e Silva, juíza do Tribunal Marítimo de Lisboa.

Total: 700