Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ATÉ 8 DE ABRIL

CEIIA E ESTUDANTES DA FEUP JUNTOS EM MARATONA TECNOLÓGICA PELA SUSTENTABILIDADE DOS OCEANOS

O CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, em parceria com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEEC) organizam, de 1 a 8 de abril, a segunda edição do NEEEIL IT, uma maratona tecnológica que envolve 50 alunos dos cursos de Engenharia Eletrónica, Engenharia Física e Engenharia Informática.

Organizados em 10 equipas, os estudantes terão como desafio construir um protótipo de um veículo autónomo capaz de navegar por um ou mais percursos com obstáculos, simulando uma tarefa real como a recolha de lixo ou salvamento nos oceanos.

Porto de Lisboa celebra a Primavera com visitas escolares

Celebrando a chegada da Primavera, o Porto de Lisboa acolheu em março cerca de 300 visitantes oriundos de várias escolas nacionais, bem como de grupos de particulares e universidades sénior.
Consoante a tipologia de visita, quer aos painéis de Almada Negreiros (Gare Marítima de Alcântara) ou no auditório do Centro de Formação da APL, (Gare Rocha Conde D´Óbidos), no âmbito do programa da disciplina de Geografia, os alunos assistiram a apresentações do Porto de Lisboa, sua multifuncionalidade e a sua importância para o desenvolvimento da economia regional e nacional.

COLABORE RESPONDENDO AO INQUÉRITO!

Projecto de manual de navegação inovador

No âmbito de uma dissertação de mestrado da Escola Naval, para elaboração de um projecto de manual de navegação inovador, decorre um estudo para recolha das percepções dos navegantes e profissionais relacionados com a navegação marítima.
Neste sentido, convidam-se todos os interessados a participar no estudo, especialmente orientado para as necessidades da comunidade marítima portuguesa.

A 10 DE ABRIL

Seminário «Escola Náutica - passado, presente e futuro»

O COMM leva a efeito o Seminário «Escola Náutica – passado, presente e futuro», no seu Auditório, dia 10 de Abril às 17 Horas. Será orador o Engº M. M. João Emílio.

24 A 26 DE MARÇO | ABERTO A VISITAS ESTE DOMINGO

Veleiro Von Humboldt no Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebe o navio Alexander Von Humboldt 2, deste domingo a terça-feira, 24 a 26 de março. O veleiro fica atracado no Cais 2, abrindo para visitas públicas no período da tarde do dia 24, entre as 14h00 e as 16h30.

Esta escala enquadra-se no trabalho que tem sido desenvolvido pela APSS e CMS, em colaboração com a Aporvela, para atrair embarcações emblemáticas a Setúbal e proporcionar à população da região o contacto com as tripulações e os saberes de navegação marítima.

Associação de construção e Universidade de Coimbra realizam estudo sobre sector naval

A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), está a realizar um estudo de mercado para “avaliar as necessidades de qualificação das empresas ligadas ao sector naval”, refere o consórcio INOV C 2020.

Recorde-se que o consórcio, chefiado pela UC, é co-financiado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de Abril de 2017 e 17 de Outubro de 2019, e concedeu apoio financeiro a este estudo de mercado, no âmbito de um projecto candidato designado HUB Naval (um dos 9 projectos complementares que integram a Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação INOV C 2020).

Mestrado do Mar da NOVA em terceiro lugar à escala mundial

O Mestrado em Direito e Economia do Mar da Universidade NOVA Direito foi eleito o terceiro melhor do mundo pela EDUniversal na área de Maritime Management.

A 29 DE MARÇO

Porto de Setúbal recebe a II Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania

Realiza-se, a 29 de Março, no Auditório de Edifício Sede da APSS, SA, uma sessão temática, no âmbito da Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania, subordinada ao tema geral “Gestão do Risco e Alterações Climáticas” e que visa a reflexão da problemática do Risco no contexto da implementação do Quadro de Acção de Sendai 2015-2030.

Alunos da Escola Secundária de Palmela visitam o Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu, nos dias 12 e 13 de março, a visita de 116 alunos do 8º ano da Escola Secundária de Palmela, com o objetivo de conhecerem o porto, a sua importância para a economia da região de Setúbal, a sua organização, tipologia dos principais terminais e observar algumas das principais características das operações portuárias em diferentes modos de carga e as suas necessidades especificas em termos de mão-de-obra.

SEMINÁRIO A 13 DE MARÇO, EM LISBOA

«DESCARBONIZAÇÃO - O Maior Desafio Tecnológico do Shipping»

O COMM – Clube dos Oficiais da Marinha Mercante leva a efeito o Seminário intitulado “DESCARBONIZAÇÃO – O Maior Desafio Tecnológico do Shipping (impactes tecnológicos e sociais), sendo orador convidado Jorge Antunes.

O Seminário realiza-se no Auditório do Clube dos Oficiais da Marinha Mercante, na Trav. de São João da Praça, nº 21, em Alfama, Lisboa, com início programado para as 17 horas.

Português foi escolhido para integrar programa de formação da ONE

Eduardo Costa Rebelo, de 21 anos e licenciado em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), foi o seleccionado pela ONE Portugal para integrar o seu recente programa de recrutamento e formação, o SAIL – Shipping Apprenticeship and International Learning Program e é o primeiro português a integrar esta iniciativa.

Instituto Universitário Militar visitou o Porto de Sines

Esta quinta-feira, 7 de Março, os Auditores do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG) do Instituto Universitário Militar visitaram o Porto de Sines com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento desta infraestrutura portuária.
A visita ao Porto de Sines é habitual para os militares que integram o curso pois representa um ativo estratégico do país, enquanto porta de entrada de produtos energéticos (petróleo, gás natural e carvão), assim como plataforma de apoio às exportações e importações nacionais de carga contentorizada.

Porto de Lisboa recebe visitas de alunos das escolas secundárias de Alverca e do Cacém

O Cacém e Alverca visitaram o Porto de Lisboa: através das escolas secundárias Gago Coutinho (de Alverca) e Ferreira Dias do Cacém; o universo escolar ‘escalou’ o porto da capital e ficou a conhecer as suas particularidades, valências e infra-estruturas.

Comissão Europeia reconhece projeto Onboard como uma boa prática

O projeto Onboard - Desenvolvimento de perfis profissionais e currículos de formação para o setor de portos e logística – celebrou o primeiro ano de implementação no final de 2018, tendo sido reconhecido pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia (EACEA) como uma boa prática.

ATÉ 3 DE MARÇO

APDL marca presença na feira QUALIFICA

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está presente, até 3 de março, na QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que decorre na Exponor, em Matosinhos.

Um dos objetivos fundamentais é a divulgação das potencialidades do Centro de Formação da APDL para contribuição da melhoria dos níveis de formação profissional certificada em domínios específicos do setor marítimo portuário, desenvolvendo a empregabilidade da comunidade local. Por outro lado, dá-se a conhecer atividades profissionais específicas dentro da infraestrutura portuária, capazes de suscitar interesse dentro de jovens em fase de fazer as suas opções profissionais.

Porto de Lisboa recebeu visita de alunos da Escola Básica e Secundária de Cascais

A 19 de Fevereiro, o Porto de Lisboa voltou a ser anfitrião da juventude: o porto da capital recebeu a visita de trinta e três alunos provenientes da Escola Básica e Secundária de Cascais.

Os alunos, que frequentam o décimo ano, no Curso Profissional de Turismo, assistiram pela manhã a uma apresentação «com enfoque na multiplicidade de actividades que se desenvolvem no Porto de Lisboa.

FIGUEIRA DA FOZ

Escola Azul nas Regalheiras

A Escola do 1.° Ciclo do Ensino Básico (EB1) das Regalheiras foi certificada como Escola Azul. Aquela certificação, com direito a respectivas bandeira e placa, é atribuída a estabelecimentos de ensino com envolvimento activo da comunidade escolar na "compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano", esclarece o Agrupamento do Paião.

APDL divulga Plano de Formação para 2019

O plano de formação para 2019, que já está disponível e pode ser consultado aqui, dá particular destaque a toda a formação certificada a desenvolver no setor da Operação e Segurança Marítima, incluindo a marítimo-turística, nos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo e na Via Navegável do Douro. Para tanto, é determinante a recente instalação de um Full Mission Bridge Simulator de manobra, com capacidade para ministrar treino e formação na operação com navios, rebocadores e VTS (Vessel Traffic Service).

Com a disponibilização deste novo equipamento, que deverá estar pronto a funcionar no segundo trimestre do ano, a região norte do País fica dotada de uma oferta formativa até agora inexistente e que, para além daqueles setores, pode também abranger outros potenciais interessados, designadamente, do setor da pesca, marinha mercante, empresas de rebocadores, entre outros.

Embaixadora do Panamá reuniu com a ENIDH e realçou «qualidade e excelência de ensino»

No dia 12 de Fevereiro, a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) recebeu, em reunião, a Embaixadora do Panamá, lka Varela de Barés. O encontro realizou-se no âmbito «da estratégia de reforço das parcerias internacionais da ENIDH», adiantou a própria entidade, através das redes sociais.

Porto de Lisboa promove Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

Ciente da importância da proteção dos trabalhadores, a APL, SA integrou no seu Plano de Formação o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direcionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 73 profissionais da Direção de Segurança e Pilotagem.

Total: 674