Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EM JULHO

Visitas teatralizadas à fragata D. Fernando II e Glória

A Fragata D. Fernando II e Glória, atracada em Cacilhas, vai ser palco, em julho, de visitas guiadas teatralizadas, que prometem ser uma experiência memorável para os visitantes. O “Marinheiro Peixoto” guiará a visita, contando a história do último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa, na primeira pessoa. O grande objetivo passa por proporcionar aos visitantes uma pequena teatralização, de modo a que se sintam envolvidos na História, destacando algumas curiosidades que enaltecem a história do navio.

DE 3 A 26 DE JULHO

Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo

O Programa Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo, decorre entre os dias 3 e 26 de julho, proporcionando momentos de aprendizagem e diversão, para crianças dos 6 aos 12 anos. As actividades são muito variadas, incluindo diversas oficinas que recorrem à expressão plástica, dramática e corporal, bem como oficinas de cozinha, visitas especiais e jogos.

A 2 E 5 DE JULHO

Actividades de Educação Ambiental na Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou no dia 30 de abril a atribuição, em 2019, da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS, que têm vindo a ser distinguidos com este galardão de forma ininterrupta desde 2007 e 2008, respetivamente.
Neste âmbito, terão lugar nos dias 2 e 5 de julho uma série de iniciativas no âmbito da Educação Ambiental, que irão decorrer na Praia Vasco da Gama e no Porto de Recreio, cujo principal objetivo será o de sensibilizar miúdos e graúdos para a necessidade de garantir o desenvolvimento sustentável no Planeta Terra, através da preservação dos oceanos. As atividades propostas para este ano serão desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal, decorrendo entre as 10H e as 18H.
 

Concurso Nacional de Fotografia Escola Azul

EB1 de Regalheiras em destaque

As professoras Carolina Baptista e Paula Coelho participaram nas Jornadas Escola Azul, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Dois dias muito enriquecedores e de partilha de experiências! As jornadas tiveram a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Aí foram expostas as fotografias do concurso nacional Escola Azul, tiradas pelos alunos como envolvimento da família. Num total de doze fotografias expostas, houve três alunos da EB1 de Regalheiras que se destacaram.

A 25 DE JUNHO

Conferência Fernão Magalhães e os 500 anos da viagem de circum-navegação

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante vai levar a efeito uma Conferência sobre Fernão Magalhães e os seus 500 anos da viagem de circum-navegação.
De registar a preseença do Coronel João Santos Fernandes, que no Dia Mundial do Homem do Mar abordará o maior feito da navegação por mar.

Alunos da «Coimbra Business School» no Porto de Aveiro

A 8 de Junho decorreu uma visita de estudo de oito alunos da Pós-Graduação em "Logística e Gestão de Transportes" do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra - Coimbra Business School, ao Porto de Aveiro, num contexto de Seminário, no âmbito do encerramento do 3.º módulo curricular.

ESTA TERÇA-FEIRA, 11 DE JUNHO

FINANCIAMENTO DA ECONOMIA DO MAR EM DISCUSSÃO

Numa iniciativa liderada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que está a promover uma série de Workshops temáticos junto dos vários setores do Mar com vista à preparação e elaboração de uma nova Estratégia Nacional do Mar para o período 2020-2030, realiza-se na terça-feira, dia 11 de junho, uma sessão subordinada ao tema “Financiamento”. A sessão terá lugar no Auditório Magalhães, no IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, e decorrerá entre as 09h30 e as 13h00.

Escola Alfredo da Silva faz chegar a 450 os alunos que visitaram o Porto de Setúbal desde Janeiro

O Porto de Setúbal recebeu a visita de 46 alunos dos 10º e 11º anos da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, do Barreiro, no âmbito das atividades da disciplina de Geografia com o objetivo de conhecer o porto, o seu papel na economia da região de Setúbal e a ligação da atividade portuária com as indústrias da sua área de influência.

São já 450 os alunos que desde o início do ano visitaram o Porto de Setúbal.

ATÉ DOMINGO

Fragata Corte-Real aberta a visitas

A fragata Corte-Real encontra-se aberta ao público, no âmbito da Regata de Portugal, até domingo, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia.

O NRP Corte-Real é um navio escolta oceânico do tipo fragata, que se caracteriza por ser uma plataforma de média dimensão e tonelagem, dispondo de significativa polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego, boa auto-sustentação e cujo potencial combatente assume a plenitude quando integrado em forças navais.

Curso inclui visita ao terminal de regaseificação de Sines

Grupo Sousa participa no curso «Pontos essenciais do GNL: novos usos e novos mercados»

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de visitar o terminal de regaseificação do Porto de Sines, onde testemunharão a operação de enchimento de isocontentores de GNL da GasLink. O curso permitirá o estudo da função do GNL em pequena escala com vista à satisfação da crescente procura por um transporte mais ecológico.

A 22 DE MAIO

Seminário sobre ERRO HUMANO a bordo dos navios

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante leva a efeito no auditório da sua sede em Lisboa um Seminário sobre o “Erro Humano nos Acidentes no Mar“, tema a ser desenvolvido pelo Capitão da Marinha Mercante João Rocha Ramos.

Alunos da Escola Secundária do Pinhal Novo visitam Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu [a visita de 120 alunos do 8º ano da Escola Secundária Pinhal Novo no âmbito das atividades da disciplina de Geografia com o objetivo de conhecer o porto, o seu papel na economia da região de Setúbal e a ligação da atividade portuária com as indústrias da sua área de influência.

Os grupos foram recebidos no auditório do edifício sede da APSS, para apresentação do Porto de Setúbal e visionamento do vídeo institucional, seguindo-se deslocações aos terminais portuários Tersado, Sadoport e Ro-Ro/Autoeuropa.

Porto de Aveiro presente nas Jornadas Nacionais Escola Azul

O Porto de Aveiro marca presença nas Jornadas Nacionais Escola Azul, que decorrem, esta sexta e sábado, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
As Jornadas Nacionais são uma iniciativa do Ministério do Mar, com organização a cargo da DGPM e da APDL. A sessão de abertura contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Esta sexta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Ministra do Mar abre as Jornadas Nacionais da Escola Azul

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta sexta-feira na cerimónia de abertura das Jornadas Nacionais da Escola Azul, evento que terá lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 10h00.

Alunos da Escola Secundária du Bocage visitam Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu a visita de perto de uma centena de alunos do 8º ano da Escola Secundária du Bocage, no âmbito das atividades da disciplina de Geografia, com o objetivo de conhecer o porto, a sua importância para a economia da região de Setúbal e a ligação da atividade portuária com as indústrias da sua área de influência. Releva-se o facto de estas visitas terem decorrido no dia em que se assinalou o 70º Aniversário do edifício atual desta emblemática escola da cidade de Setúbal.

ENIDH equaciona «projectos de cooperação» com universidades norueguesas

Nos dias 15 e 16 de Abril, os professores noruegueses Oivind Andersen (oriundo da Norwegian University of Science and Technology) e Per Haavardtun (proveniente da University of Southwest Norway), visitaram a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).
A visita realizou-se «no âmbito do projecto pré-definido EEA Grants, proposto pela Escola».

ESTA QUARTA-FEIRA, 1 DE MAIO

NRP Viana do Castelo aberto a visitas em Ponta Delgada

O Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo está aberto ao público para visitas esta quarta-feira, 1 de maio, no período das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 horas, no cais comercial nº 4 em Ponta Delgada.

AGENDA DE MAIO

Centro de Formação da APDL

Vocacionado para a prestação de serviços de formação profissional e de consultoria, o Centro de Formação da APDL dispõe de uma oferta formativa variada e vários espaços preparados para o desenvolvimento da actividade formativa, seminários e outros eventos.

Alunos do curso de Pilotagem da ENIDH subiram a bordo do navio «Hamburg»

Os alunos do 2.º ano da Licenciatura do curso de Pilotagem da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) tiveram a oportunidade de subir a bordo do navio "Hamburg".

Professores de Geografia no Porto de Aveiro

No âmbito do XXXIII Encontro Nacional de Professores de Geografia, subordinado ao tema "Coesão territorial. Cidades Médias. Mobilidade", que decorreu em Aveiro, nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Porto de Aveiro recebeu a visita de um grupo de professores.
Na ocasião, os docentes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação da empresa, visitando ainda os principais terminais.

Total: 700