Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUINTA-FEIRA, 26 DE MAIO

Oceanário de Lisboa promove acção sobre potencial do mar

O Oceanário de Lisboa realiza, pela primeira vez, esta quinta-feira, 26 de Maio, o workshop “Mar de Oportunidades”, dedicado ao potencial dos oceanos como uma oportunidade de criar valor e riqueza. A iniciativa revela a importância económica, social e cultural do mar para o Homem.
O workshop é especificamente dirigido a educadores e professores, de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, e desenvolve várias actividades pedagógicas originais que podem ser aplicadas e adaptadas em contexto escolar.

NO OCEANÁRIO DE LISBOA

«Tartarugas marinhas. A viagem»

O Oceanário de Lisboa comemorou ontem, 23 de Maio, o Dia Mundial da Tartaruga; para assinalar a data, convida a uma experiência emocionante de descoberta da história de sobrevivência das tartarugas marinhas, através de uma espantosa jornada. Na exposição temporária "Tartarugas marinhas. A viagem." os encontros com estes animais são surpreendentes...

Projecto do CCMAR distinguido com bolsa da National Geographic Society

O projecto Deep Reefs, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), foi distinguido pelo programa de atribuição de bolsas da National Geographic Society/Fundação Waitt. O projecto agora galardoado foca-se no mapeamento da biodiversidade marinha em recifes rochosos profundos. O Deep Reefs teve início em 2010, graças ao esforço de voluntários e ao apoio de diversas instituições públicas e privadas, e irá prolongar-se até 2014.

«Sementes» no mar deram vida aos oceanos depois da morte dos dinossauros

O asteróide que bateu na Terra há 65 milhões de anos e dizimou os dinossauros também matou as plantas ao tapar o Sol com a poeira que lançou no ar. Mas quando o pó assentou, as sementes que germinavam no solo puderam crescer. No mar, algo semelhante pode ter acontecido a parte do fitoplâncton, a base dos ecossistemas marinhos, e que fornece metade do oxigénio à Terra. O princípio ficou demonstrado por uma equipa da Universidade da Copenhaga que germinou indivíduos adormecidos há 100 anos. O estudo foi publicado esta semana na Nature Communications.

Pequenas Delicadezas do Fundo do Mar

Naqueles mergulhos em que a macro-fauna não abunda começamos a reparar nos pequenos organismos fixos nas rochas e tentamos adivinhar o que são. Como todos os novatos dentro de uma nova ciência ficamos abismados com a nossa própria ignorância. Tentamos agrupar os organismos, mas rapidamente verificamos que é demasiado complexo. Todos nos parecem algas, mas por outro lado não devem ser...

Conheça o Projecto «MACAIS»

O projecto ”MACAIS” (Macaronésia Automatic Identification System), de parceria transnacional e co-financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B 2000-2006 AÇORES-MADEIRA-CANÁRIAS, tem por objectivo principal dotar as três Regiões do mais moderno Sistema de Identificação Automático de todos os navios com arqueação significativa que navegam nas águas circundantes às ilhas, até uma distância da ordem das 20 milhas náuticas.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ESTRATÉGIA PORTUÁRIA ARRANCA JÁ NO PRÓXIMO DIA 23 DE MAIO

APDL e ENIDH assinam protocolo de colaboração

Hoje, dia 11 de Maio, teve lugar no Porto de Leixões a Assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e a Escola Náutica Infante D.Henrique (ENIDH), que teve por principal objectivo criar as condições técnicas e regulamentares para formação especializada em Gestão Portuária, a realizar no Centro de Formação do Porto de Leixões, em parceria e com a responsabilidade técnico-científica da ENIDH.

Lisboa acolhe Jornadas Luso-Brasileiras de Engenharia Naval

O Instituto Superior Técnico (IST) e a Ordem de Engenheiros organizam esta sexta-feira, 13 de maio, as Jornadas Luso-Brasileiras de Engenharia Naval, no âmbito da Martech 2011. Nesta 1ª Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia Marítima, além de representantes da SINAVAL e universidades brasileiras, também estarão representantes do Estaleiro Atlântico Sul.

TEM INÍCIO HOJE, NO CENTRO DE CONGRESSOS DO ISCTE, EM LISBOA

MARTECH 2011 - Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia Marítima

Entre os dias 10 e 12 de Maio realiza-se no Centro de Congressos do IST, em Lisboa, a Martech 2011, uma Conferência Internacional, de Engenharia e Tecnologia Marítima. Esta Conferência de prestígio e relevância internacional, resulta de uma colaboração conjunta entre o Instituto Superior Técnico e o Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros.

IGP presente no VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras

O IGP esteve presente no VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras, através do investigador António Alves da Silva, que para o efeito obteve uma bolsa da FCT.

ARTEMAR ESTORIL 2011

Actividades de educação ambiental

Na edição de 2011, o Artemar Estoril traz também várias actividades de educação ambiental, como ateliês de malabarismo, de cidadania ambiental, de roda criativa e de escultura. As acções são gratuitas, e destinam-se às escolas do Concelho e ao público em geral.

As profissões ligadas ao mar

Recurso pedagógico, destinado especialmente aos mais jovens, e disponibilizado pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM). Aceda aqui ao documento (103 páginas, formato pdf).

SUGESTÃO PARA PAIS E PROFESSORES

Visitas Escolares à Caravela Vera Cruz

O Programa de Visitas Escolares à Caravela Vera Cruz contempla uma aula de História ao vivo a bordo da nau, réplica de uma caravela quinhentista usada na época dos Descobrimentos, utilizando métodos de interacção com os alunos.
A visita a bordo oferece aos alunos uma viagem ao passado, permitindo-lhes compreender e dominar melhor as matérias relacionadas com a Expansão Portuguesa do século XV.
 

Guia das Escolas e Profissões do Mar

A Fórum Estudante lançou recentemente o guia das escolas e profissões do mar. Em destaque 28 licenciaturas, 39 pós-graduações e um sem número de cursos profissionais. Um mar de oportunidades, consulta obrigatória para quem pretende envederar por uma profissão na área.

A 3 DE MAIO, EM PAÇO DE ARCOS

Workshop «A-Guidance e Ecossistemas de Transporte»

A 3 de Maio próximo vai realizar-se no Auditório do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, um workshop subordinado ao tema "A-Guidance e Ecossistemas de Transporte". A iniciativa é do IPTM, estando o início previsto para as 09:30.

DE 25 A 30 DE JULHO

Lagoas Costeiras em discussão na Universidade de Aveiro

Entre os dias 25 e 30 de Julho, realiza-se na Universidade de Aveiro o 5.º Simpósio Europeu de Lagoas Costeiras (5º EUROLAG), dedicado ao tema «As Lagoas Costeiras num Ambiente em Mudança». A organização, composta por investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia, convida os interessados a submeterem comunicações até 30 de Abril.

EMAM na Semana Verde de Belas

A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) esteve em Belas, onde montou um atelier de actividades que animaram cerca de 400 crianças das escolas EB1/JI Quinta da Fonteireira e EB1 Belas n.º 1. Estes estabelecimentos de ensino pertencem ao Agrupamento de Escolas Mário Cunha Brito, cujos ATLs tiveram a responsabilidade de organizar e dinamizar a Semana Verde, no âmbito do Projecto Eco-Escolas.
 

HOJE, PELAS 16 HORAS, SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA ENIDH

«The New Challenges for Shipping and Port Industry»

A ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique promove hoje a realização de um Seminário subordinado ao tema “The New Challenges for Shipping and Port Industry”. O seminário conta com a participação do Prof. Doutor Shuo Ma, Vice-Reitor da Universidade Marítima Mundial, de Malmo, na Suécia.

HOJE, QUARTA-FEIRA, 6 DE ABRIL

Workshop sobre «Segurança nos Estaleiros Navais»

O Colégio de Engenharia Naval da Região Sul promove hoje, 6 de Abril, pelas 18h30, a realização de um Workshop dirigido aos Membros da Ordem dos Engenheiros sobre "Segurança nos Estaleiros Navais".
Pretende-se, com esta iniciativa, informar os técnicos que têm intervenção neste tipo de indústria sobre os riscos mais comuns, as suas possíveis consequências e as formas de os prevenir, através da apresentação de um caso prático: a Lisnave.

INSCRIÇÕES TERMINAM A 20 DE ABRIL

Concurso Nacional Kit do Mar 2011

No âmbito da implementação do projecto “Kit do Mar”, a EMAM - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar - e o Centro de Ciência Viva de Estremoz, organizam o 2º Concurso Nacional para a atribuição de prémios aos melhores trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo 2010/2011. O concurso destina-se a todas as escolas dos ensinos pré-escolar e básico e entidades públicas e privadas que se encontrem a desenvolver trabalhos no âmbito dos temas propostos no projecto “Kit do Mar”.

Total: 700