Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Meio milhar de estudantes visitou o Porto de Leixões nos últimos 3 dias

Só nos últimos três dias, mais de meio milhar de estudantes passou pelo Porto de Leixões em visitas de estudo. Entre a passada quarta-feira e o dia 8 de Julho, 540 participantes da “Universidade Júnior” da Universidade do Porto, da “Universidade Sénior Florbela Espanca” e das colónias de férias da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira tiveram a oportunidade de conhecer por dentro a actividade do maior porto marítimo do Norte de Portugal.

Estudantes da Universidade da Madeira em visita aos marégrafos

Conhecer os vários tipos de marégrafos, analógicos e digitais existentes na ilha da Madeira foi o objectivo da recente visita de 15 alunos e três professores do Curso de Especialização Tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica, da Universidade da Madeira.
A visita foi orientada por Pedro Santos e Mário Cocharra, responsáveis pelos equipamentos maregráficos no Instituto Hidrográfico.

 

ATÉ 18 DE SETEMBRO, NO «VOLCAN DE TIJARAFE»

Porto de Portimão será ponto de partida e chegada de alunos da ENIDH

Nos próximos meses, o porto de Portimão vai ser o ponto de partida e chegada dos alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), que irão estagiar no ferry “Volcan de Tijarafe”, acedendo ao conhecimento de técnicas e metodologias de navegação, como suplemento prático da sua formação teórica.

DE 3 A 6 DE SETEMBRO

APORVELA no «CREOULA»

Em 2011 a Aporvela volta a efectuar uma viagem no Creoula no âmbito do programa “Jovens e o Mar” que todos os anos faz embarcar dezenas numa aventura inesquecível em grandes veleiros, tanto em Portugal como no estrangeiro.
De 3 a 6 de Setembro, para acabar o Verão em grande, os jovens vão poder aprender tudo sobre o que é estar no Mar: ver cartas náuticas, estar ao leme, lavar o convés, ajudar a preparar as refeições, fazer turno...s, ver o nascer do sol no Mar, aprender a fazer nós e a trabalhar em equipa. E vão fazê-lo num dos mais belos veleiros do mundo e autêntico repositório da tradição marítima portuguesa.

 

COMEÇA EM SETEMBRO

Novo Curso de Especialização Tecnológica em Turismo Náutico

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique criaram o Curso de Especialização Tecnológica em Turismo Náutico. O objectivo é “formar profissionais altamente qualificados capazes de programar, promover, organizar, operacionalizar e gerir actividade lúdico-desportivas na área do Turismo Náutico”.
Uma das mais-valias destacadas neste curso é que o formando, através da escolha de frequência das unidades curriculares de opção disponibilizadas a título gratuito, pode ter acesso à obtenção da Carta de Patrão de Alto Mar.

 

HOJE, SÁBADO, 25 DE JUNHO

3ª Sessão do Ateliê «Modelismo e Arqueologia Naval»

A 3ª Sessão do Ateliê “Modelismo e Arqueologia Naval” realiza-se hoje, 25 de Junho de 2011, com um programa especial que inclui navegação no varino Amoroso (embarque no cais do Seixal às 9h30 e regresso às 12h30, ao mesmo local) sujeito a confirmação, tendo em conta as condições meteorológicas.

OCEANA RANGER

Estudando montanhas e canhões submarinos

A Oceana iniciou quinta-feira, 23 de Junho, a sua Expedição 2011 depois da saída do catamarã de investigação Oceana Ranger do porto de Burriana (Valença). A expedição percorrerá, durante dois meses, as águas do Atlântico português e do Mediterrâneo para estudar montanhas e canhões submarinos, ambientes que, apesar da sua rica biodiversidade, estão pouco explorados devido à sua profundidade e complicada orografia.
Com a ajuda de um robot submarino (ROV), serão documentados locais pouco explorados do Mediterrâneo e do Atlântico, como o Banco de Gorringe em Portugal

 

EM PORTUGAL

Entre 2002 e 2010 morreram 177 crianças por afogamento

Só em 2010 morreram vinte e duas crianças vítimas de afogamento. Os números foram divulgados pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil e segundo um relatório entre 2002 e 2010 morreram 177 menores... O mesmo documento indica que quase metade dos afogamentos, ocorreram em tanques, poços e piscinas. Os restantes casos registaram-se em praias, rios, ribeiras ou lagoas. Em Leiria ensinam-se pais e filhos a lidar melhor com os dias à beira da água.

EXPEDIÇÃO TERMINA A 25 DE JULHO

EMAM regressa ao Mar

A16 de Junho teve início a nova expedição científica realizada pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM). A Campanha EMAM/PEPC_M@rBis/2011 terá como destino as Ilhas Desertas e do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, e o Ilhéu das Formigas, nos Açores. Dezenas de investigadores e especialistas de diversas áreas estarão a bordo do NTM Creoula até ao dia 25 de Julho, data em que termina a expedição.

AUTO-ESTRADAS DO MAR

Curso Gloss evidencia o valor da co-modalidade

Realizou-se entre os dias 11 a 14 de Junho mais uma edição do curso Gloss - Global Operations of Shortsea Shipping, a bordo de um navio da Grimaldi Lines, entre os portos de Barcelona e Civitavecchia (Roma) e dirigido ao mercado português.
Organizado pela Escola Europeia de Short Sea Shipping, esta edição teve como objectivo dar a conhecer o conceito de co-modalidade, como ferramenta de melhoria na gestão do transporte, e oferecer formação e informação aos agentes envolvidos na gestão de cadeias logísticas, em que as Auto-Estradas do Mar se apresentem como uma alternativa rentável por serviço, custo e tempo.
 

ESTE SÁBADO, EM MIRA

DO NORTE E DO SUL, DA TERRA E DO MAR: a Gândara de Mira no Povoamento dos Litorais Portugueses e no «Descobrimento Marítimo de Portugal»

Hoje, 18 de Junho, vai ser apresentada por Alfredo Pinheiro Marques (Centro de Estudos do Mar - CEMAR), uma comunicação subordinada ao título "DO NORTE E DO SUL, DA TERRA E DO MAR: a Gândara de Mira no Povoamento dos Litorais Portugueses e no 'Descobrimento Marítimo de Portugal", no decorrer do colóquio "Mira: Diferentes Olhares" que se realizará no auditório da Biblioteca Municipal de Mira.

HOJE, EM SESIMBRA

Recriação histórica na Praia do Ouro

Sesimbra e o Mar, um Tesouro a Preservar foi o tema escolhido pelo Agrupamento de Escolas de Sesimbra Castelo Poente para assinalar hoje, 17 de Junho, o final do ano lectivo. A actividade, que decorre na Praia do Ouro, recria vários quadros históricos da Vila de Sesimbra no século XIX, como a antiga lota e a venda de produtos do campo.

Kit do Mar reúne mais de 500 alunos e professores em Estremoz

Criatividade, pedagogia e muita animação! Foi assim a 2.ª edição do Concurso Nacional Kit do Mar que reuniu 442 alunos e 69 professores no Centro Ciência Viva de Estremoz. Oriundos de 25 escolas, os grupos de alunos vieram um pouco de todo o país e contribuíram com o seu entusiasmo para um Dia da Criança (1 de Junho) único e inesquecível.

ATÉ 14 DE JUNHO

Curso «Motorways of Sea Training»

Curso realizado a bordo do navio Cruise Roma, da companhia Grimaldi Group Lines, de 11 a 14 de Junho de 2011. Saída e a chegada a partir do Porto de Barcelona.
Dar a conhecer o conceito de comodalidade como ferramenta de melhoria na gestão do transporte;  oferecer a formação e informação necessária aqueles que venham a decidir e gerir cadeias logística em que as Auto-Estradas do Mar possam ser uma alternativa rentável por serviço, custo e tempo, são alguns dos objectivos do curso.

 

ÍLHAVO

Projecto Educativo «Filho de Peixe Sabe Nadar»

Criado no âmbito do Plano Municipal de Intervenção Educativa 2010/2011, “Filho de Peixe Sabe Nadar” foi um projecto do Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo, que se destinou aos alunos do 4.º Ano de Escolaridade, do 1ºCiclo do Ensino Básico do Município de Ílhavo.
O projecto teve como objectivos dar a conhecer e fomentar o interesse pela cultura e patrimónios marítimos; envolver a comunidade local; promover o diálogo intergeracional das gentes de Ílhavo.

HOJE, NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ÍLHAVO

Conferência «Íhavo, do Infante Dom Pedro à Pesca do Bacalhau: Seis Séculos de Mar e de História»

Hoje, dia 7 de Junho de 2011, decorre na Escola Secundária de Ílhavo uma conferência de Alfredo Pinheiro Marques (Centro de Estudos do Mar - CEMAR), subordinada ao tema "Íhavo, do Infante Dom Pedro à Pesca do Bacalhau: Seis Séculos de Mar e de História". A organização desta iniciativa é da Escola Secundária de Ílhavo e do Clube Natureza e Aventura de Ílhavo.
 

O uso de uma estratégia de aprendizagem humana por um peixe

Até há pouco tempo atrás, pensava-se que o “montanhismo” (do inglês hill-climbing), era uma técnica de aprendizagem social exclusivamente humana, mas recentemente foi descoberto que uma espécie europeia de peixe é capaz de utilizá-la. O peixe em causa dá pelo nome de Pungitius pungitius, nine -spined stickleback em inglês, e ocorre em vários países da Europa, embora não esteja presente na Península Ibérica.
 

CONCURSO NACIONAL KIT DO MAR 2011

Já são conhecidos os vencedores

No âmbito da implementação do projecto “Kit do Mar”, a EMAM - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar - e o Centro de Ciência Viva de Estremoz, organizaram o 2º Concurso Nacional para a atribuição de prémios aos melhores trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo 2010/2011. Os vencedores já são conhecidos.
 

HOJE, 1 DE JUNHO, EM ESTREMOZ

Concurso Nacional Kit do Mar 2011

No âmbito da implementação do projecto “Kit do Mar”, a EMAM - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar - e o Centro de Ciência Viva de Estremoz, organizam o 2º Concurso Nacional para a atribuição de prémios aos melhores trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo 2010/2011.

Balhacus, cabozes, apara-lápis e marachombas

Estes nomes não lhe dizem nada? Ou dizem muito pouco? E se os traduzirmos por Sphoeroides marmoratus, Gobius cobitis, Gobius cruentatus, Gobius paganellus, Macrorhamphosus scolopax, Parablennius pilicornis, Lipophrys pholis e Lipophrys trigloides? Também não?

Total: 700