Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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VEJA O VÍDEO
Aquário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Para quem não conhece, aqui fica uma apresentação, em vídeo, do Aquário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA). Para abrir o apetite a uma visita.
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HOJE, EM AVEIRO, NUMA INICIATIVA DO ISCIA
«Geopolítica e História»
O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), inicia hoje um ciclo de palestras subordinadas ao tema “GEOPOLÍTICA e…”.
“Geopolítica e História” é o tema da palestra de abertura, esta terça-feira, pelas 18:30, no Auditório da Assembleia Municipal de Aveiro.
É orador o Tenente-Coronel de Infantaria Nuno Correia Barrento de Lemos Pires.
“Geopolítica e Economia”, “Geopolítica e Geografia”, “Geopolítica e Antropologia”, “Geopolítica e Mundos Linguísticos” e “Geopolítica e Ciberespaço” completam o ciclo.
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VÍTOR CALDEIRINHA
«Portos não são fardo para a economia mas também não a estão a alavancar»
Considerando que "os portos nacionais não são um fardo para a nossa economia mas também não a estão a alavancar", Vítor Caldeirinha vincou que é importante que os portos portugueses contribuam para as exportações nacionais, antes de se pronunciar em relação às oportunidades que se avizinham para o setor: "O posicionamento estratégico dos nossos portos e o Canal do Panamá poderão ser oportunidades a aproveitar se bem que o alargamento do Canal do Panamá poderá constituir-se igualmente como uma ameaça".
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HOJE, DIA 3, EM LISBOA
«Mercadorias e Logística» em debate
“Mercadorias e Logística” é o tema da conferência que se realiza hoje, dia 3 de Janeiro, no Palácio da Independência, em Lisboa. Promovida pela Associação Seaborne Portugal, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes (Adfersit) e pela Cargo Edições, esta conferência é a segunda do ciclo “Transportes ao serviço da economia”, iniciado dia 13 de Dezembro.
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O Mar - Caminho ou destino ?
Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro, na sala de conferências do IDJC-Instituto D. João de Castro, no Restelo, em Lisboa, uma palestra intitulada “O Mar – Caminho ou Destino ?” Foi orador o Almirante Francisco Vidal Abreu, CEMA no período de 2002 a 2005, oceanógrafo prestigiado e personalidade de reconhecida competência neste âmbito.
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PONTO DE INTERROGAÇÃO
Pepinos do mar - um legume ou um animal?
Apesar das suas semelhanças com os pepinos das nossas hortas, os pepinos do mar são animais marinhos aparentados com as estrelas-do-mar e com os ouriços-do-mar, possuindo um conjunto de características particularmente interessantes e inesperadas.
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UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Isabel Ramos lecciona Aula Aberta sobre Logística e Portos
Isabel Ramos, da Área de Desenvolvimento de Negócio dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, foi convidada pela Faculdade de Economia e Gestão da UBI, no âmbito da Disciplina de Logística do Curso de Gestãoo (1.º Ciclo), a leccionar aula aberta sobre Logística e Portos.
A iniciativa vai repetir-se nos próximos, estando também prevista uma visita dos estudantes ao Porto de Aveiro, já em 2012.
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PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que é um TEU?
Uma Unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU), é uma medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor.
Um TEU representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. A altura de um TEU pode variar de uma baixa de 4,25 pés (1,30 m) para os mais comuns 8,5 pés (2,6 m) a 9,5 pés (2,9 m).
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Explorando a noção e significado de Tracking
O termo tracking contém, em si mesmo, uma dupla noção: a primeira refere-se à distância constante entre um par de rodas, e a segunda contempla a possibilidade em seguir uma pista que deixa marcas visíveis no terreno. Deste carácter bi-fronte do tracking emergem quatro pontos chave: (1) presença de indicadores no terreno, (2) estabilidade das pistas, (3) facilidade em seguir uma pista, e (4) antecipar pontos da pista a partir de outros previamente conhecidos.
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TRACKING
Seguindo as mercadorias
Este processo tem como foco manter actualizada a informação relevante sobre a localização/posição da mercadoria que se encontra em trânsito de acordo com o plano traçado dos itinerários e os timings contratados com o cliente ou seu representante; tem como objecto/missão atender de forma eficaz a todos os pedidos de informação solicitados pelos clientes sobre a sua mercadoria. Como arma interna, este processo permite aprender e consequentemente incorporar melhorias importantes, já que se trata de atender a expectativas de clientes.
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DOCÊNCIA EM ACTIVIDADES MARÍTIMO-PORTUÁRIAS
Escola Naval, ENIDH e ISCIA já podem atribuir título de «Especialista»
Foi assinado, na ESCOLA NAVAL, no Alfeite, a 12 de Dezembro, um Protocolo EN + ISCIA + ESNIDH para atribuição do Título de Especialista na área da Docência em Actividades Marítimo-portuárias.
A partir deste momento, as três Instituições de Ensino Superior Portuguesas que têm valências na área das actividades navais, marítimas e portuárias estão em condições de, em conjunto, atribuir o grau de Especialista de acordo com a actual legislação.
As três instituições de ensino começam, a partir de agora, a poder receber candidaturas dos seus docentes ou docentes de outras instituições que necessitem de tal título.
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ESTA QUINTA-FEIRA, NO INSTITUTO DA DEFESA NACIONAL
Seminário «Parceria UE- África para a Paz e Segurança»
Com início às 9:15, realiza-se esta quinta-feira no Auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional (IDN), um seminário sob a epígrafe "Parceria UE- África para a Paz e Segurança".
O seminário decorre da parte da manhã e integra dois painéis subordinados aos seguintes temas:
-Estratégia Nacional sobre Segurança e Desenvolvimento: desafios e propostas;
-Parceria UE-África para a Paz e Segurança: que papel para Portugal?
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REGIÕES MARÍTIMAS DO VELHO CONTINENTE
Metade dos europeus vive a menos de 50 kms do mar
A Europa está rodeada de oceanos e mares. A UE tem cerca de 70 000 km de orla marítima e aproximadamente metade dos seus cidadãos vivem a menos de 50 km do mar. Quase 40% do PIB da UE é gerado nas regiões marítimas e 90% do seu comércio externo é feito por via marítima.
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PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que é o Fundo Europeu das Pescas?
O Fundo Europeu das Pescas (FEP) financia a indústria pesqueira e as comunidades costeiras para facilitar a sua adaptação à evolução do sector e para que se tornem economicamente fortes e ecologicamente sustentáveis.
O FEP tem um orçamento de 4 300 milhões de euros para o período 2007-2013. Podem ser financiadas todas as actividades: pesca marítima e interior, aquicultura (criação de peixe, crustáceos e moluscos e cultura de plantas aquáticas) e transformação e comercialização de produtos da pesca. As comunidades pesqueiras mais afectadas pelas recentes mudanças vividas no sector beneficiam de especial atenção.
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FORNECIDAS ANUALMENTE POR CERCA DE 90 MIL EMBARCAÇÕES DE PESCA EUROPEIAS
Mais de 6 milhões de toneladas de produtos derivados do peixe
Todos os anos, cerca de 90 000 embarcações de pesca europeias fornecem mais de 6 milhões de toneladas de produtos derivados do peixe, enquanto a aquicultura excede os 1,3 milhões de toneladas . No entanto, a maior parte das reservas de peixe exploradas pelas frotas europeias estão a esgotar-se e esta é a razão que justifica medidas restritivas aprovadas pelo Conselho das Pescas.
Com 6% da captura mundial, no valor de 6 mil milhões de euros por ano, a Europa é a terceira maior produtora mundial de produtos de pesca.
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Lonely Planet destaca o Oceanário como local a visitar em família
"É o mais próximo que estará de mergulhar sem ter que vestir um fato de mergulho. O Oceanário de Lisboa é simplesmente impressionante. Os maiores adjectivos que possam ser utilizados para o aclamar como o segundo maior aquário da Europa, onde 8.000 organismos vivem em sete milhões de litros de água salgada, far-lhe-ão justiça".
É assim que o guia Lonely Planet descreve o Oceanário e recomenda-o como ponto de passagem obrigatória, no destaque que dá a Lisboa no seu ranking Top 10 City Breaks com crianças.
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POR VÍTOR CALDEIRINHA
Marketing de Terminais de Contentores
Uma adequada decisão em marketing estratégico e nas políticas de preço, produto, comunicação e distribuição deve ter como base a prévia a compreensão do mercado e das necessidades e requisitos dos clientes.
As principais técnicas utilizadas nesta vertente do marketing são:
a) estudos de viabilidade; b) previsão/objectivos de procura; c) análise da satisfação do cliente.
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POR LUÍS SOUSA
O MAR TERRITORIAL - Da «Lei Tiro de Canhão» ao alcance do míssil Harpoon?
Não existe campo onde o Direito Internacional Marítimo demonstre mais claramente o seu carácter consuetudinário como na definição conceptual e geodésica de “Mar Territorial”.
Em Maio de 1493 o Papa Alexandre VI emitiu as Bulas Inter Caetera, que entre ou assuntos dividia os recursos marinhos entre Portugal e Espanha. Este Papa era natural de Valencia e estas Bulas defendiam essencialmente interesses dos Reis Fernando e Isabel de Espanha o que não deixou os portugueses satisfeitos.
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Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal
Realizou-se nos dias 7 a 9 de Novembro o curso Life Rail, uma organização da Escola Europeia de Shortsea Shipping 2E3S sedia da em Barcelona, com o suporte financeiro da União Europeia e o apoio de formadores da Logimaris, Cp Carga, Portucel, MSC, APSS e da Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.
O curso realizou-se entre Bilbao-Santander-Bilbao - no interior do comboio de bitola métrica Expreso de la Robla, que possui uma carruagem de formação certificada -, e incluiu a visita a dois portos espanhóis e zonas intermodais respectivas.
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SEMANA «AO SABOR DO MAR» | ATÉ 16 DE NOVEMBRO, EM VILA DO CONDE
Hoje é dia de construir um algário
No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar (16 de Novembro), o CMIA de Vila do Conde preparou a Semana "Ao Sabor do Mar", a decorrer desde o passado dia 10 e prolongando-se até 16 de Novembro, iniciativa repleta das mais diversas actividades.