Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CONVITE DA APA E DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

Baptismo de mergulho esta sexta-feira na Praia do Farol

 A APA - Administração do Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro convidam os interessados a iniciarem-se no mergulho organizado pela Escola Trilhos d' Água, a comparecerem sexta-feira, dia 2 de agosto, na Praia Velha (Praia do Farol) das 14:00 às 16:00, para um BAPTISMO DE MERGULHO.
A participação é gratuita e serão “baptizadas” as primeiras 24 pessoas a comparecerem no local.
Esta iniciativa destina-se a maiores de 10 anos.

Aproveitem! O baptismo de mergulho é a entrada para o maravilhoso mundo oceânico.

 

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo

O CMIA proporciona acções de promoção dos valores naturais no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Este é um espaço natural que integra a caldeira de D. Prior alimentada diariamente pela ribeira de S. Vicente e pela água da maré.

INSCRIÇÕES ABERTAS

5ª edição do curso de especialização em «shipping & logistics management»

Estão abertas as candidaturas para o Curso de Especialização em “Shipping and Logistics Management”, ministrado no âmbito da Academia MSC/ENIDH. O período de candidaturas estende-se até dia 6 de setembro nos Serviços Académicos da ENIDH.

Quantos peixes é preciso pescar para ter um peixe no prato?

Pergunta “pertinente” e “provocadora” na opinião de alguns intervenientes na sala, a das duas alunas que fizeram uma breve apresentação na sessão da Vida Marinha, no Encontro da Ciência 2019. Explicando posteriormente o problema que tem sido tão mediático: em 2050 haverá mais plástico do que peixe. Entre as demais personagens da sociedade – um presidente, um director, um surfista, ou um investigador – as alunas demonstram, por estereótipos, quem se preocupa com o mar. Isto é de facto um problema? O que se pode fazer?

INSCRIÇÕES TERMINAM A 30 DE JULHO

De 3 a 5 de Dezembro - Portugal acolhe evento dedicado às Tecnologias Marinhas

O Instituto Hidrográfico realiza de 3 a 5 de dezembro a terceira edição do workshop dedicado às Tecnologias Marinhas, o Marinetech 2019.
Este ano o Marinetech terá lugar no Estoril e irá incluir o workshop internacional «Linking Earth Observation data and Sustainable Development across the Atlantic» que visa juntar diferentes partes interessadas relacionadas com o mar de países do Atlântico e peritos em Observação da Terra, com o objetivo de discutir e estabelecer ligações entre dados de satélite e o desenvolvimento sustentável.

CIÊNCIA VIVA - 26 DE JULHO E 19 DE AGOSTO

A vida na zona das marés

Viver entre as marés numa praia rochosa é ocupar um dos ambientes mais stressantes da Terra. Todos os dias os seres vivos que habitam as zonas entre-marés estão sujeitos a imersão, emersão e hidrodinamismo. A biodiversidade é grande e distribui-se num padrão de zonamento que decorre da distribuição vertical dos organismos, desde o nível da baixa-mar e a preia-mar.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

«Poluição em rios e mares» | Debate na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás

O município da Figueira da Foz promove esta segunda-feira, 22 de julho, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, no âmbito do programa de educação e sensibilização ambiental «Bandeira Azul 2019 - Do rio ao mar sem lixo», dinamizado pela Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, a sessão informativa «Poluição em rios e mares», orientada por Leonel Pereira (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra - Departamento de Ciências da Vida) e por Mário Verdelho (Laboratório MAREFOZ).

Ministra do Mar encerra 1.ª Edição do Curso de Operadores de VTS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta sexta-feira à sessão de encerramento da 1.ª Edição do Curso de Operadores de VTS (Vessel Traffic Service), realizada na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).
No curso participaram operadores provenientes da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, tendo, nesta sessão, sido entregues os diplomas aos formandos que concluíram a fomação com sucesso.

Antes de terminar missão

NRP Viana do Castelo abre a visitas ao público na ilha do Faial

O Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo estará aberto ao público para visitas este domingo, 21 de julho de 2019, no período das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 horas, no cais comercial na Horta, Ilha do Faial.

​Durante a permanência nos Açores, o navio foi visitado por mais de um milhar de​ pessoas e esta é a última oportunidade de visitar o navio da Marinha durante a presente missão, que termina no dia 24 de julho.

Alunos do Ocean Alive foram aprender com as Guardiãs do Mar

Os alunos do curso de verão da cooperativa de educação marinha Ocean Alive, que decorreu no Estuário do Sado, foram aprender os segredos do mar no terreno e com a comunidade piscatória, ao travarem conhecimento e conviverem com as chamadas Guardiãs do Mar.

ESTA SEXTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA ESCOLA NÁUTICA PARA ENTREGA DOS PRIMEIROS DIPLOMAS DE OPERADORES DE VTS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta sexta-feira, dia 19 de julho, pelas 11h00, na Sessão de Encerramento do Primeiro Curso para Operadores de VTS (Vessel Traffic Service), da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), onde se procederá à entrega dos respectivos diplomas.

A sessão decorrerá na sala de Professores da ENIDH, no Campus da ENIDH, em Paço de Arcos (Oeiras).

ÍLHAVO

Junta de São Salvador apoia uso da plataforma interactiva «Capitania Online+»

Capitania do Porto de Aveiro, Junta de Freguesia de São Salvador e Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro realizaram um workshop no Auditório da Junta de Freguesia de S. Salvador com o objectivo de melhor contextualizar e exemplificar a plataforma interativa “Capitania Online+”.

CIÊNCIA VIVA - 18 DE JULHO

A estação piloto de piscicultura do IPMA, em Olhão

Nesta estação piloto realizam-se estudos de otimização e de diversificação da produção, bem como no âmbito da qualidade e da interação com ambiente. Será possível nesta ação visitar o edifício da maternidade da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão, com especial ênfase nos reprodutores de várias espécies de peixes marinhos marinhos e os tanques de terra.

DE 26 A 29 DE OUTUBRO

MOST IBERIA - Curso de Logística Marítima e Autoestradas do Mar

A Escola Europea - Intermodal Transport organiza, de 26 a 29 de Outubro, o Curso de Logística Marítima e Autoestradas do Mar.
Com a duração de 4 dias, o curso inclui visitas aos portos de Barcelona e Civitavecchia.
As inscrições já se encontram abertas.

Viana do Castelo, exemplo de literacia dos oceanos

Na sequência de um workshop intitulado “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030: Educação e Literacia do Oceano” que ocorreu na biblioteca de Viana do Castelo, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou ser Viana do Castelo um exemplo em literacia dos oceanos.

“Quando queremos procurar bons exemplos do que está a ser feito na área do mar, dizemos Viana do Castelo. Estão a fazer a literacia do mar através das escolas que aderiram à Escola Azul, através do programa Náutica nas Escolas, entre outras acções”, refere.

Figueira da Foz recebe Vaivém Oceanário

De 22 a 29 de julho o Vaivém Oceanário vai estar na Figueira da Foz, no parque da Avenida de Espanha, junto à Torre do Relógio. O projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa tem como objectivo envolver de forma activa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

CIÊNCIA VIVA - 17 DE JULHO

Oceanos escondidos nas paredes e pavimentos da Escola Secundária de Loulé

A Escola Secundária de Loulé foi recentemente modernizada e na construção dos novos edifícios foram usadas pedras naturais ricas em fósseis.
Graças ao conteúdo fossilífero dessas rochas sedimentares, é possível vislumbrar retalhos da vida de antigos oceanos.

DE 7 A 9 DE OUTUBRO

PORT2RAIL - Curso de logística intermodal e serviços portuários ferroviários

A Escola Europea - Intermodal Transport organiza, de 7 a 9 de Outubro, em Lisboa, o Curso Prático de Intermodalidade Marítimo-Ferroviária.
Com a duração de 3 dias, o curso inclui visitas aos portos de Sines, Setúbal e Leixões.
As inscrições já se encontram abertas.

Formandos do IEFP visitam o Porto da Figueira da Foz

Um grupo de doze formandos em Técnicos de Logística, do Serviço de Formação Profissional (IEFP Coimbra) esteve de visita ao Porto da Figueira da Foz.
Os alunos percorreram demoradamente o navio porta-contentores CONMAR FJORD, com bandeira portuguesa e registo no MAR (Madeira), que escala semanalmente o porto, tendo tido oportunidade de conhecer a ponte de comando e a casa das máquinas.

SINES

Caravela Vera Cruz embarca rumo ao Festival Músicas do Mundo

A APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela – irá promover embarques de e para Sines, onde estará a decorrer o Festival Músicas do Mundo, para todos os que pretendam entender melhor como viviam, comiam e navegavam os exploradores lusos dos séculos XV e XVI. No contexto das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, a Caravela Vera Cruz partirá da Doca de Alcântara no dia 19 de julho e estará de regresso a 28 deste mês.

Total: 700