Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é o Fundo Europeu das Pescas?

O Fundo Europeu das Pescas (FEP) financia a indústria pesqueira e as comunidades costeiras para facilitar a sua adaptação à evolução do sector e para que se tornem economicamente fortes e ecologicamente sustentáveis.
O FEP tem um orçamento de 4 300 milhões de euros para o período 2007-2013. Podem ser financiadas todas as actividades: pesca marítima e interior, aquicultura (criação de peixe, crustáceos e moluscos e cultura de plantas aquáticas) e transformação e comercialização de produtos da pesca. As comunidades pesqueiras mais afectadas pelas recentes mudanças vividas no sector beneficiam de especial atenção.
 

FORNECIDAS ANUALMENTE POR CERCA DE 90 MIL EMBARCAÇÕES DE PESCA EUROPEIAS

Mais de 6 milhões de toneladas de produtos derivados do peixe

Todos os anos, cerca de 90 000 embarcações de pesca europeias fornecem mais de 6 milhões de toneladas de produtos derivados do peixe, enquanto a aquicultura excede os 1,3 milhões de toneladas . No entanto, a maior parte das reservas de peixe exploradas pelas frotas europeias estão a esgotar-se e esta é a razão que justifica medidas restritivas aprovadas pelo Conselho das Pescas.
Com 6% da captura mundial, no valor de 6 mil milhões de euros por ano, a Europa é a terceira maior produtora mundial de produtos de pesca.

Lonely Planet destaca o Oceanário como local a visitar em família

"É o mais próximo que estará de mergulhar sem ter que vestir um fato de mergulho. O Oceanário de Lisboa é simplesmente impressionante. Os maiores adjectivos que possam ser utilizados para o aclamar como o segundo maior aquário da Europa, onde 8.000 organismos vivem em sete milhões de litros de água salgada, far-lhe-ão justiça".
É assim que o guia Lonely Planet descreve o Oceanário e recomenda-o como ponto de passagem obrigatória, no destaque que dá a Lisboa no seu ranking Top 10 City Breaks com crianças.

POR VÍTOR CALDEIRINHA

Marketing de Terminais de Contentores

Uma adequada decisão em marketing estratégico e nas políticas de preço, produto, comunicação e distribuição deve ter como base a prévia a compreensão do mercado e das necessidades e requisitos dos clientes.
As principais técnicas utilizadas nesta vertente do marketing são:
a) estudos de viabilidade; b) previsão/objectivos de procura; c) análise da satisfação do cliente.

POR LUÍS SOUSA

O MAR TERRITORIAL - Da «Lei Tiro de Canhão» ao alcance do míssil Harpoon?

Não existe campo onde o Direito Internacional Marítimo demonstre mais claramente o seu carácter consuetudinário como na definição conceptual e geodésica de “Mar Territorial”.
Em Maio de 1493 o Papa Alexandre VI emitiu as Bulas Inter Caetera, que entre ou assuntos dividia os recursos marinhos entre Portugal e Espanha. Este Papa era natural de Valencia e estas Bulas defendiam essencialmente interesses dos Reis Fernando e Isabel de Espanha o que não deixou os portugueses satisfeitos.

Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal

Realizou-se nos dias 7 a 9 de Novembro o curso Life Rail, uma organização da Escola Europeia de Shortsea Shipping 2E3S sedia da em Barcelona, com o suporte financeiro da União Europeia e o apoio de formadores da Logimaris, Cp Carga, Portucel, MSC, APSS e da Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.
O curso realizou-se entre Bilbao-Santander-Bilbao - no interior do comboio de bitola métrica Expreso de la Robla, que possui uma carruagem de formação certificada -, e incluiu a visita a dois portos espanhóis e zonas intermodais respectivas.

SEMANA «AO SABOR DO MAR» | ATÉ 16 DE NOVEMBRO, EM VILA DO CONDE

Hoje é dia de construir um algário

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar (16 de Novembro), o CMIA de Vila do Conde preparou a Semana "Ao Sabor do Mar", a decorrer desde o passado dia 10 e prolongando-se até 16 de Novembro, iniciativa repleta das mais diversas actividades.

ESTA QUARTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO, EM FARO

Ciclo da água: Do Oceano à Nossa Mesa

Organizado pelo CCMAR em conjunto com a Universidade do Algarve, tem como objectivo promover uma sessão alargada sobre o ciclo da água e o percurso deste recurso desde os Oceanos até ao Consumo humano.
Contando com a presença de inúmeros investigadores de várias instituições, pretende-se que os recursos hídricos sejam o foco de atenção deste evento, que visa homenagear o Professor José Pinto Peixoto.

No Dia Nacional do Mar, venha dar um mergulho ao Pavilhão do Conhecimento

O estado do tempo não vai melhorar mas, ainda assim, o Pavilhão do Conhecimento convida a um mergulho no oceano esta quarta-feira, 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar.
O Laboratório deste centro de ciência será invadido por um mar de actividades para o público escolar. Não será por isso estranho que se avistem "peixes" bioluminescentes e se analise a reprodução dos mexilhões ao microscópio. E antes que algum visitante diga "desta água não beberei", poderá fazer uma avaliação experimental de uma das possíveis causas de contaminação das águas subterrâneas e testar diferentes métodos de remoção do petróleo da água do mar.

Atlas Europeu dos Mares

O atlas é uma forma fácil e divertida de estudantes, profissionais e todos os outros interessados ficarem a conhecer melhor os mares e as costas da Europa, os seus problemas ambientais, as actividades humanas que aí se desenvolvem e as políticas europeias na matéria.

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 12 DE NOVEMBRO, NO PORTO

IV Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica (IVSLBCH)

Depois do Rio de Janeiro (2005), Lisboa (2007) e Ouro Preto (2009), chega agora a vez da cidade e da Universidade do Porto receberem o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, que congrega investigadores, docentes e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia histórica, que se reúnem de dois em dois anos, alternadamente, no Brasil e em Portugal.

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 9 DE NOVEMBRO, NO «EXPRESO DE LA ROBLA»

1.º Curso LIFE RAIL para portugueses

Começa esta segunda-feira, 7 de Novembro, o 1.º Curso LIFE RAIL para portugueses, organizado pela APTMCD em conjunto com a Escola Europeia de Short Sea Shipping, e que conta com a colaboração da CP Carga, ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) e AGEPOR.
A exemplo do que acontece nos Curso de SSS que se realizam a bordo de um navio, este Curso, que tem como objectivo a inteligação ferro-portuária na cadeia logistica, decorrerá a “bordo” do comboio “El Expreso de la Robla”, entre 7 e 9 de Novembro, no trajecto Bilbau/Santander/Bilbau.

PELO FUNDO DO MAR

Levantamentos Multi-feixe

Existe uma grande diversidade de equipamentos para o estudo do fundo marinho. No entanto, recorrendo a sondadores multifeixe (SMF), pela sua potencialidade de cobertura total do fundo e com elevada qualidade, permite-nos a construção de modelos digitais que reproduzem de forma fiel e real o relevo submarino.
Estes sondadores permitem ainda a obtenção de uma imagem acústica, quer para identificação de diferentes tipos de sedimentos superficiais, quer para confrontação com a imagem batimétrica, para controlo da qualidade.

HOJE, NO CENTRO PORTUGUÊS DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS

«Tudo o que sempre quis saber sobre Áreas Marinhas Protegidas mas teve receio de perguntar»

O que é uma área marinha protegida (AMP)? Ou reserva marinha? Ou serão parques marinhos? Ou, ainda, santuários marinhos?… porque é que há tantos nomes diferentes? Quais as diferenças entre eles? Para que servem as AMPs? E para que não servem? Mas para que é que é preciso AMPs? Onde há AMPs em Portugal? E no resto do mundo? O que se pode e não se pode fazer numa AMP? As AMPs são boas ou más para as pescas? Mas se nem todas as AMPs funcionam bem, porque é que as devemos ter? Quem manda nas AMPs? Quem pode criar AMPs? Devemos criar muitas AMPs pequenas ou poucas AMPs mas grandes? O que são redes de AMPs?… Venha descobrir a resposta a estas e muitas mais questões sobre áreas marinhas protegidas!”. A sessão tem início às 21:00.

PAVILHAÕ DO CONHECIMENTO

Porto de Lisboa na exposição «O Mar é fixe mas não é só peixe»

O Porto de Lisboa está presente na exposição “O Mar é fixe mas não é só peixe” que está patente ao público no Pavilhão do Conhecimento, até Agosto de 2012. O objectivo desta mostra, inaugurada no passado dia 24 de Outubro com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, é dar a conhecer de forma divertida e interactiva a importância do Mar. O convite é para miúdos e graúdos partirem numa viagem à descoberta de portos e navios, contentores e empilhadores, bóias e faróis, escafandros e mergulhadores, um conjunto de actividades da maior importância mostrando que o Mar é também ciência, economia, lazer e muito mais.

VEJA O VÍDEO

APORVELA no «Creoula»

A Aporvela voltou a efectuar, este ano, uma viagem no “Creoula” no âmbito do programa “Jovens e o Mar” que todos os anos faz embarcar dezenas de jovens portugueses numa aventura inesquecível em grandes veleiros, tanto em Portugal como no estrangeiro. De 3 a 6 de Setembro, mesmo antes do início das aulas, os aspirantes a velejadores puderam aprender tudo sobre o que é estar no Mar: ver cartas náuticas, estar ao leme, lavar o convés, ajudar a preparar as refeições, fazer turnos, ver o nascer do sol no Mar, aprender a fazer nós e a trabalhar em equipa. E fizeram-no num dos mais belos e grandes veleiros do mundo, um autêntico repositório da tradição marítima portuguesa.

UAlgarve reconhecida pelo Governo Espanhol como Campus de Excelência Internacional do Mar

O Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI.MAR), do qual a Universidade do Algarve é parceira, é um dos 6 consórcios que foi agora reconhecido pelo Ministério da Educação do Governo Espanhol como Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional Europeu (CEIR). A Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa selecionada, dos projectos que se candidataram ao CEI 2011 pela primeira vez.
 

Porto de Sines parceiro em exposição no Pavilhão do Conhecimento

A Administração do Porto de Sines associou-se à Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, para a realização de uma exposição temporária no Pavilhão do Conhecimento, inaugurada no dia 24 de Outubro, com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

O Mar é fixe mas não é só peixe

Ao longo da história, o mar tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da humanidade. Grandes cidades e metrópoles desenvolveram-se em torno de portos naturais e estão ainda muito dependentes do mar, tanto ao nível económico como cultural.
Daí podermos dizer que O mar é fixe mas não é só peixe. É também ciência, economia, lazer e muito mais.

MIRA

«Acuinova» abre portas às escolas

A Acuinova, em Mira, abriu esta semana as portas à comunidade estudantil do concelho para dar a conhecer como é que funciona a aquicultura e explicar as etapas de produção de pregado em cativeiro.

 

Total: 700