Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PÓVOA DO VARZIM

Jovens conhecem profissões ligadas ao mar que são bem remuneradas

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa do Varzim, assinalou a passagem do Dia Mundial do Mar com uma palestra sobre “O Transporte Marítimo e as profissões marítimas” agendada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), para uma turma do 12.º ano.

ARMANDO COTTIM

Terrorismo no Mar de um Mundo Globalizado

Tomando o sequestro de turistas em Sipadan, o assalto ao Achille Lauro e o ataque ao Limburg como ponto de partida, este artigo estuda brevemente a definição de pirataria, o princípio da jurisdição universal e a necessidade de apoio, por parte de países estrangeiros, aos Estados que não dispõem de recursos para lutar contra a pirataria, na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Avançando para a Convenção para a Supressão de Actos Ilícitos contra a Segurança da Navegação Marítima, e para o Protocolo de 2005 à mesma, o artigo discute formas de minimizar o perigo de acções terroristas no mar, bem como soluções para quando a prevenção não for suficiente para deter os terroristas.

HOJE, 6 DE OUTUBRO, NO AUDITÓRIO DO IPIMAR, EM LISBOA

Sessão de Divulgação das actividades desenvolvidas pelo projecto BIOTECMAR

Realiza-se hoje, dia 6 de Outubro de 2011, no auditório do IPIMAR-Lisboa, uma Sessão de Divulgação das actividades desenvolvidas pelo projecto BIOTECMAR.
O projecto BIOTECMAR tem por objectivo apoiar o desenvolvimento de uma rede integrada para a valorização de rejeições e subprodutos resultantes da actividade da pesca, aquacultura e indústria de processamento do pescado. Esta valorização envolve a produção de ingredientes com aplicação na alimentação humana e animal, na cosmética ou em nutracêuticos dadas as suas propriedades funcionais (actividade antioxidante, anti-stress, anti-hipertensivas, etc.).

DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE AVEIRO

Crianças visitam o Navio-Museu Sto. André

Depois da publicação do primeiro site (143 fotos) com parte da reportagem fotográfica do Dia Mundial do Mar no Porto de Aveiro - percurso Rossio (Aveiro) até ao Forte da Barra (Gafanha da Nazaré)-, surge agora o segundo site (166 fotos), reportando a chegada ao Forte da Barra, o piquenique no Jardim Oudinot e uma visita inesquecível ao Navio-Museu Santo André.

APSS comemora Dia do Mar

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou nas comemorações do Dia Mundial do Mar com a realização, no dia 27 de Setembro, de uma palestra intitulada “Pirataria- Orquestrando a Resposta”, organização que se inseriu no âmbito do ciclo de conferências e eventos sob este tema realizados em 2011, promovidos pela OMI – Organização Marítima Internacional.

DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE AVEIRO

Reportagem fotográfica já disponível na web

A Administração do Porto de Aveiro associou-se às Comemorações do Dia Mundial do Mar, promovendo, a exemplo do ano passado, baptismos de mar a crianças e jovens carenciadas do distrito.
Os baptismos de mar decorreram dia 29 de Setembro, entre as 10:00 e as 14:00, cumprindo o percurso Aveiro-Gafanha da Nazaré (Forte da Barra).
A iniciativa envolveu 40 crianças do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis), e Centro Infantil de Eixo, instituições seleccionadas pela União das IPSS de Aveiro (UDIPS-Aveiro).

APRAM lança concurso «Mar Literário: quem são os piratas do mar de hoje?»

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Mar, a Administração dos Portos da Madeira lançou ontem, sexta-feira, um concurso denominado "Mar Literário: quem são os piratas do mar de hoje?", dirigido aos alunos das escolas do ensino básico da Região, com idades entre os oito e os 16 anos.
Em conferência de imprensa, o Presidente da Administração de Portos da Madeira referiu ser esta uma das três iniciativas alusivas ao Dia Mundial do Mar programadas pela APRAM.

Dia Mundial do Mar no Porto de Peniche

Tendo como pano de fundo o Dia Mundial do Mar 2011, um grupo de 50 alunos da Colónia Balnear de Peniche visitaram o Porto de Peniche (Núcleo de Pesca e Estaleiros Navais), e visionaram o filme “Mar finito” produzido, em boa hora, pela DGPA.
O objectivo principal foi divulgar o mar, aumentar a consciência cívica dos mais pequeninos sobre a importância do Mar para Portugal e despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar.

POR LUÍS SOUSA

A Plataforma Continental

Dadas as suas características geomorfológicas, a plataforma continental constitui a mais importante área do relevo submarino, uma vez que aí se encontram grande parte dos recursos marinhos vivos ou não vivos e hidrocarbonetos naturais.
A importância dada pelos Estados Costeiros à extensão até ao limite máximo possível das suas Plataformas Continentais legais, deve-se em grande parte à possibilidade de garantir soberania sobre estes recursos.

GARANTIA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR:

«Competências contidas no IPTM vão continuar a existir»

Para assinalar o Dia Mundial do Mar, que se celebrou ontem, o IPTM promoveu uma Jornada Temática subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas", sugerido pela OMI-IMO (Organização Marítima Internacional).
O discurso mais aguardado acabou por ser o de Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, que encerrou a Jornada. Sobre a pirataria marítima, Pinto de Abreu destacou o "esforço que Portugal está a fazer nas acções internacionais de combate à pirataria". Já em relação à extinção do IPTM, Pinto de Abreu garantiu: "As competências contidas no IPTM vão continuar a existir. As organizações podem ser extintas ou mudar de nome mas as competências têm que se manter, procurando melhorá-las para melhor servir Portugal".

DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DE LISBOA

Visitas à Torre VTS repetem-se hoje, para a população em geral

A APL associou-se às comemorações oficiais do Dia Mundial do Mar, promovendo visitas à Torre VTS. Aconteceram dia 27 e repetem-se hoje.
A manhã de dia 27 de Setembro foi muito animada na Torre VTS, com a visita do 7º e 8º Ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que pela primeira vez puderam in-loco tomar conhecimento da actividade portuária no Porto de Lisboa.
Para hoje, dia 30, a APL convida a população em geral a visitar a Torre VTS. As visitas terão início às 09h:30m e às 14h:00, podendo obter mais informações no portal do Porto de Lisboa.

Dia Mundial do Mar em Sines

Em Sines, a edição deste ano do Dia Mundial do Mar foi assinalada no dia 29 de Setembro, com uma acção de sensibilização em que participaram alunos da Escola E. B. 2, 3 Vasco da Gama, de Sines. Anualmente a OMI (IMO) – Organização Marítima Internacional, celebra o Dia Mundial do Mar durante o mês de Setembro, criando espaço de reflexão para os grandes temas relacionados com o transporte marítimo, tendo este ano sido escolhido o tema “Pirataria: orquestrando a resposta”.

DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Jovens pilotaram rebocador

A Administração do Porto da Figueira da Foz promoveu, esta quinta-feira, a visita de duas turmas de estudantes ao navio porta-contentores BF VICTORIA. Turmas da Escola Bernardino Machado (período da manhã), e da Escola Cristina Torres (período da tarde). Findas as visitas, seguiu-se passeio no rebocador "Monte da Lapa", da empresa “TINITA”.
Os estudantes tiveram oportunidade de "conduzir" o rebocador, dado tratar-se de um sistema muito intuitivo e que responde rápida e eficazmente, sob o olhar atento do Mestre da embarcação. Ficaram surpreendidos pelas excelentes capacidades de manobra do rebocador (navega até lateralmente), tipo Voit Schneider.
“Experiência fantástica”, “única”, “uma sensação muito agradável”, “não pensava que podia ser assim tão simples”, foram alguns dos comentários ouvidos.
 

HOJE É DIA MUNDIAL DO MAR

Portos portugueses com inúmeras actividades

A exemplo do ano passado, também em 2011 os portos portugueses associados na APP avançam com uma série de iniciativas, associando-se assim, em força, às comemorações do Dia Mundial do Mar.
Tais iniciativas não se cingem ao dia de hoje, 29 de Setembro, com algumas a prolongarem-se até 5 de Outubro e outras que entretanto já decorreram.
 

HOJE, NO AUDITÓRIO DO EDIFÍCIO-SEDE DA APSS

Palestra «Pirataria: Orquestrando a Resposta»

Por ocasião do Dia Mundial do Mar 2011 e inserido no programa de comemorações de âmbito nacional, a APSS realiza hoje, 27 de Setembro, pelas 17:00, uma palestra intitulada “Pirataria: Orquestrando a Resposta”. O acto decorre no auditório do edifício-sede da APSS.

ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

A ameaça silenciosa

A emissão da gases poluentes é um problema que vem preocupando pesquisadores e ambientalistas há várias décadas. O desmatamento das reservas florestais e o aquecimento global são temas sempre lembrados quando se fala em meio ambiente. Mas existe uma ameaça ainda pouco conhecida da maioria da população: a acidificação dos oceanos.
 

A 29 DE SETEMBRO, NO AUDITÓRIO DO IPTM

Conferência «O Mar e os Navegadores do Futuro»

No Dia Mundial do Mar, 29 de Setembro de 2011, realiza-se a conferência “O Mar e os Navegadores do Futuro”, no Auditório do IPTM. Organizada pela Escola Náutica Infante D. Henrique, tem como objectivo de abordar o Mar de Oportunidades para Portugal e para as gerações futuras.

HOJE, NO CASINO FIGUEIRA

Conferência «Re-Descobrir o Mar - A Política Marítima Portuguesa»

Esta quarta-feira, 21 de Setembro, decorre na Figueira da Foz, uma conferência subordinada ao título "Re-Descobrir o Mar - A Política Marítima Portuguesa".
Com início às 22:00, no Casino Figueira, a conferência está a cargo do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu; haverá ainda uma participação especial do Sub-Chefe do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante António Silva Ribeiro. A moderação compete ao director da SIC Notícias, jornalista António José Teixeira.

DIA MUNDIAL DO MAR - EDIÇÃO DE 2011

«Portos dos Açores» associa-se com várias iniciativas

Ao associar-se à comemoração da efeméride, a Portos dos Açores, S.A., elaborou uma iniciativa destinada a alunos de diversas escolas de Ponta Delgada, nas faixas etárias dos 9 aos 13 anos e que conta com a colaboração do Comando da Zona Marítima dos Açores e Comando Zona Militar dos Açores. Esta iniciativa é constituída por uma actividade Peddy-Paper com percursos em mar e uma palestra sobre o tema da pirataria moderna.
Paralelamente, neste mesmo dia, a Portos dos Açores, S.A. irá proporcionar um passeio whale watching. Trata-se de uma actividade ao nível da educação ambiental inserida na candidatura da Marina de Ponta Delgada ao galardão Bandeira Azul 2011.
 

DIA MUNDIAL DO MAR - EDIÇÃO DE 2011

Tema deste ano: Pirataria Marítima «Articulando Respostas»

A poucos dias da passagem do Dia Mundial do Mar (29 de Setembro), o programa coordenado em Portugal pelo IPTM já se encontra bastante recheado. Consulte aqui a lista integral das iniciativas já programadas.

Total: 674