Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ICEBERGS EM NÚMEROS

Dos growlers aos bergy bit

Existem seis classificações oficiais de tamanhos para os icebergs. Os menores chamam-se growlers e têm tamanho um pouco menor do que um carro comum. O tamanho seguinte é um bergy bit, que pode ter as dimensões de uma pequena casa. As quatro categorias de tamanho restantes são menos coloridas: pequeno, médio, grande e muito grande. De que tamanho é um iceberg muito grande? Tecnicamente, qualquer iceberg com mais de 200 metros de comprimento e 70 metros de altura se enquadra na categoria "muito grande".

Cientistas explicam como se formam os icebergs

Um processo que contribui para o aumento dos níveis do mar é a formação de icebergs a partir dos mantos de gelo da Gronelândia e da Antártida. À medida que essas expansões de gelo fluem da terra para dentro da água, formam extensões flutuantes, ou plataformas. E é da principal extremidade dessas plataformas que os icebergs se desprendem.

EM 7 ESTADOS-MEMBROS

UE financia criação de Mestrado sobre Auto-Estradas do Mar

A União Europeia vai investir mais de um milhão de euros num estudo que visa a criação de um Mestrado em Auto-Estradas do Mar, com o objetivo de formar profissionais suficientes com amplos conhecimentos em transporte multimodal e em Auto-Estradas do Mar. O projecto denomina-se TrainMoS e contará com participação de universidades de sete estados membros da UE: Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Grécia e Itália.

FEDRAVE cria Escola Profissional Marítima de Aveiro

A FEDRAVE criará, em breve, uma nova unidade de ensino profissional não superior, a Escola Profissional Marítima de Aveiro (EPMA), para aumentar a formação para o Mar. A revelação foi feita por Armando Teixeira Carneiro, administrador da fundação, ao "Diário de Aveiro".

ESTE SÁBADO, NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos

A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos, com a formação de um glaciar na Gronelândia. De seringa e gelo na mão, descubra como se forma um glaciar e porque são tão perigosos os icebergues.
Em 1910 a imprensa apelidou o Titanic de "inafundável". Mas como consegue um navio de 66 mil toneladas de aço flutuar? Construa em família um barco com materiais reciclados e veja se flutua.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é a espuma do mar e como se forma?

A espuma do mar é um fenómeno natural do oceano que envolve a formação de uma substância branca ensaboada que flutua na superfície da água e se acumula à beira-mar. A formação da espuma do mar é vista em várias partes do mundo e continua a intrigar as pessoas ainda hoje.

«SAGRES» NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Mais de 12 mil visitantes em três dias

Mais de 12 mil pessoas visitaram o Navio-escola Sagres durante os três dias em que o navio esteve ancorado no porto da Figueira da Foz, informa a Marinha na sua página na web.
Esta foi a segunda vez, em 50 anos ao serviço de Portugal, que a Sagres esteve no Porto da Figueira da Foz, depois da estreia, no Dia da Marinha em 2005.
Segundo a mesma fonte, cerca de 100 alunos de escolas da Figueira da Foz tiveram oportunidade de embarcar nos trajectos de ida e regresso à Base Naval de Lisboa.

Universidade de Aveiro estuda enguia da Ria

Muito apreciada à mesa na Região de Aveiro, nas variantes de caldeirada e fritura em molho de escabeche, a enguia vai ser estudada num projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e em que participa a Universidade de Aveiro. O estudo tem a coordenação dos professores José Eduardo Rebelo, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Eduarda Pereira, do Departamento de Química.

Navio-Escola Sagres na Figueira da Foz

O Navio-Escola Sagres partiu dia 31 de Março, da Base Naval de Lisboa rumo à Figueira da Foz, onde chegou este domingo, dia 1 de Abril. O navio encontra-se atracado no Porto Comercial da Figueira da Foz (junto à Praça Europa).
O navio-escola vai receber a bordo um total de 100 estudantes das escolas Dr. João de Barros, Cristina Torres, Infante D. Pedro e Dr. Joaquim de Carvalho. Os jovens figueirenses têm a oportunidade de efectuar a viagem Lisboa – Figueira da Foz, ou vice-versa; o navio estará também aberto a visitas ainda nesta manhã de dia 3, no porto figueirense, de onde partirá de regresso à base naval do Alfeite.
 

SEMINÁRIO ESTA QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO

Rota Polar de Navegação

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM) promove esta quarta-feira, 28 de Março, o Seminário Cultural "Rota Polar de Navegação", que contará com dois alunos finalistas da Licenciatura Portuária na Escola Náutica Infante D. Henrique (Catarina Pinto e Nuno Bessa) como oradores.

Porto de Sines visitado por 90 participantes em workshop internacional

O Porto de Sines recebeu a visita de 90 participantes no European Workshop Waterfront Urban Design 2012, um evento que tem lugar em Lisboa e Sines, entre 18 a 31 de Março, e cujo objectivo é encontrar uma metodologia capaz de propor soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades portuárias. O Porto de Sines e os pólos urbanísticos envolventes foram seleccionados como case study de referência neste âmbito.

EM DEBATE HOJE NO CLUBE NAVAL DE PONTA DELGADA

«A Origem e a dinâmica das Ondas»

A edição deste mês de “Conversas Sobre o Mar”, iniciativa do Clube Naval de Ponta Delgada, é subordinada ao tema “ A Origem e a Dinâmica das Ondas” e conta com o Oceanógrafo Marc Fernandez na qualidade de orador convidado.
A quarta edição de “Conversa Sobre o Mar” realiza-se no Salão Nobre do clube; início previsto para as 20:30 de hoje, 23 de Março.

HOJE, 22 DE MARÇO, SEMINÁRIO COM ÁLVARO GARRIDO

«A cultura marítima em Portugal - Perspectivas teóricas e desafios de acção»

No âmbito da Linha de Investigação em Assuntos Marítimos - MARIA SCIENTIA, decorre hoje, 22 de Março, o seminário "A cultura marítima em Portugal - Perspectivas teóricas e desafios de acção".
O seminário tem como convidado o Prof. Doutor Álvaro Garrido.
Das 18h às 20h, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

AGEPOR arranca com a 4.ª Edição do Curso de Shipping

A AGEPOR, associação que congrega os agentes de navegação, decidiu avançar com a quarta edição do Curso de Shipping, que terá início a 11 de Abril em Lisboa e a 12 de Abril em Leça da Palmeira. O curso prolonga-se por 10 semanas e as aulas são ministradas uma vez por semana.

AO MESMO TEMPO QUE ANUNCIA PLANO DE BOLSAS

ISCIA promove portos nacionais e da lusofonia

Com o intuito de potenciar as capacidades da economia do Mar, o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), através do seu Departamento de Tecnologias do Mar (DETMAR), vai promover palestras sobre a Rede de Portos Portugueses e dos Portos da CPLP. Além disso, oferece Bolsas de Estudo a funcionários portuários e apoia as Comunidades Portuárias.

ESTA QUARTA-FEIRA, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Conferência «A Geografia dos Espaços Marítimos: do Mundo a Portugal»

Realiza-se esta quarta-feira, 21 de Março, a conferência «A Geografia dos Espaços Marítimos: do Mundo a Portugal». Proferida pelo Comandante Bessa Pacheco, na Sociedade de Geografia de Portugal, com início previsto para as 17:30.

Porto de Lisboa aberto às escolas

Porto de Lisboa aberto às escolas. Com marcação prévia, o Porto de Lisboa promove visitas direcionadas para o Ensino Básico e Secundário com conteúdos programáticos das disciplinas de Geografia, História e ainda Português, quando incluírem a visita aos painéis de Almada Negreiros.

MAIOR AGREGAÇÃO CIENTÍFICA MARINHA DA EUROPA

CEI.MARNET já é uma realidade

Os reitores das universidades de Cádiz, Vigo, Las Palmas, La Laguna, Murcia, Politécnica de Cartagena, Huelva, Málaga e Almería, bem como os vice-reitores das universidades de Granada, Algarve (Portugal) e Abdelmakek Essâadi (Marrocos), promotoras dos campi de excelência marinhos da Espanha, assinaram um protocolo de constituição da Rede de Campus de Excelência Internacional de Temática Marina (CEI.MARNET), um evento enquadrado no Encontro Ibero-americano de Ciências do Mar.

COLÓQUIO | 5 E 6 DE MARÇO | COIMBRA

«Viagens à volta do Mundo, Viagens à volta do homem»

Inserido na programação da "XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra", decorre a 5 e 6 de Março o colóquio "Viagens à volta do Mundo, Viagens à volta do homem".
"Viagem e curiosidade científica: o exemplo de Plínio", "O imaginário da viagem: entre épica e novela", "A retórica da viagem", "O mito henriquino de ressonâncias marítimas: os Lusíadas e a Peregrinação" e "Repercussões de viagem no discurso poético de Camões" são alguns dos temas em debate nestes dois dias.

CONHEÇA A FARNET

Rede Europeia das Zonas de Pesca

A Unidade de Apoio FARNET foi criada pela Comissão Europeia para apoiar a implementação das medidas comunitárias para o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca (Eixo 4 do Fundo Europeu das Pescas).A Unidade de Apoio interfere como uma plataforma para a rede entre as zonas de pesca e apoia e orienta os Grupos de Acção Local da Pesca (FLAG) na divisão e execução de soluções locais para os desafios que enfrentam as zonas de pesca da Europa.

Total: 700