Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 22 DE FEVEREIRO

Oceanário de Lisboa faz ateliê de máscaras inspiradas nas tartarugas marinhas

O Oceanário de Lisboa realiza entre os dias 20 e 22 de Fevereiro um ateliê de máscaras de Carnaval inspiradas nas tartarugas marinhas, onde os participantes poderão criar as suas próprias fantasias.
Além do ateliê, a iniciativa do Oceanário inclui uma visita à exposição temporária “Tartarugas marinhas. A viagem”.
Na terça-feira de Carnaval, especialmente dedicada às famílias, o Oceanário de Lisboa apresenta, às 16h00, uma sessão especial do musical infantil “Careta, a tartaruga que defende o planeta!”.

VEJA O VÍDEO

Aquário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde

Para quem não conhece, aqui fica uma apresentação, em vídeo, do Aquário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA). Para abrir o apetite a uma visita.

HOJE, EM AVEIRO, NUMA INICIATIVA DO ISCIA

«Geopolítica e História»

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), inicia hoje um ciclo de palestras subordinadas ao tema “GEOPOLÍTICA e…”.
“Geopolítica e História” é o tema da palestra de abertura, esta terça-feira, pelas 18:30, no Auditório da Assembleia Municipal de Aveiro.
É orador o Tenente-Coronel de Infantaria Nuno Correia Barrento de Lemos Pires.
“Geopolítica e Economia”, “Geopolítica e Geografia”, “Geopolítica e Antropologia”, “Geopolítica e Mundos Linguísticos” e “Geopolítica e Ciberespaço” completam o ciclo.

VÍTOR CALDEIRINHA

«Portos não são fardo para a economia mas também não a estão a alavancar»

Considerando que "os portos nacionais não são um fardo para a nossa economia mas também não a estão a alavancar", Vítor Caldeirinha vincou que é importante que os portos portugueses contribuam para as exportações nacionais, antes de se pronunciar em relação às oportunidades que se avizinham para o setor: "O posicionamento estratégico dos nossos portos e o Canal do Panamá poderão ser oportunidades a aproveitar se bem que o alargamento do Canal do Panamá poderá constituir-se igualmente como uma ameaça".

HOJE, DIA 3, EM LISBOA

«Mercadorias e Logística» em debate

“Mercadorias e Logística” é o tema da conferência que se realiza hoje, dia 3 de Janeiro, no Palácio da Independência, em Lisboa. Promovida pela Associação Seaborne Portugal, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes (Adfersit) e pela Cargo Edições, esta conferência é a segunda do ciclo “Transportes ao serviço da economia”, iniciado dia 13 de Dezembro.

O Mar - Caminho ou destino ?

Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro, na sala de conferências do IDJC-Instituto D. João de Castro, no Restelo, em Lisboa, uma palestra intitulada “O Mar – Caminho ou Destino ?” Foi orador o Almirante Francisco Vidal Abreu, CEMA no período de 2002 a 2005, oceanógrafo prestigiado e personalidade de reconhecida competência neste âmbito.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Pepinos do mar - um legume ou um animal?

Apesar das suas semelhanças com os pepinos das nossas hortas, os pepinos do mar são animais marinhos aparentados com as estrelas-do-mar e com os ouriços-do-mar, possuindo um conjunto de características particularmente interessantes e inesperadas.
 

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Isabel Ramos lecciona Aula Aberta sobre Logística e Portos

Isabel Ramos, da Área de Desenvolvimento de Negócio dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, foi convidada pela Faculdade de Economia e Gestão da UBI, no âmbito da Disciplina de Logística do Curso de Gestãoo (1.º Ciclo), a leccionar aula aberta sobre Logística e Portos.
A iniciativa vai repetir-se nos próximos, estando também prevista uma visita dos estudantes ao Porto de Aveiro, já em 2012.

 

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é um TEU?

Uma Unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU), é uma medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor.
Um TEU representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. A altura de um TEU pode variar de uma baixa de 4,25 pés (1,30 m) para os mais comuns 8,5 pés (2,6 m) a 9,5 pés (2,9 m).

Explorando a noção e significado de Tracking

O termo tracking contém, em si mesmo, uma dupla noção: a primeira refere-se à distância constante entre um par de rodas, e a segunda contempla a possibilidade em seguir uma pista que deixa marcas visíveis no terreno. Deste carácter bi-fronte do tracking emergem quatro pontos chave: (1) presença de indicadores no terreno, (2) estabilidade das pistas, (3) facilidade em seguir uma pista, e (4) antecipar pontos da pista a partir de outros previamente conhecidos.

TRACKING

Seguindo as mercadorias

Este processo tem como foco manter actualizada a informação relevante sobre a localização/posição da mercadoria que se encontra em trânsito de acordo com o plano traçado dos itinerários e os timings contratados com o cliente ou seu representante; tem como objecto/missão atender de forma eficaz a todos os pedidos de informação solicitados pelos clientes sobre a sua mercadoria. Como arma interna, este processo permite aprender e consequentemente incorporar melhorias importantes, já que se trata de atender a expectativas de clientes.

DOCÊNCIA EM ACTIVIDADES MARÍTIMO-PORTUÁRIAS

Escola Naval, ENIDH e ISCIA já podem atribuir título de «Especialista»

Foi assinado, na ESCOLA NAVAL, no Alfeite, a 12 de Dezembro, um Protocolo EN + ISCIA + ESNIDH para atribuição do Título de Especialista na área da Docência em Actividades Marítimo-portuárias.
A partir deste momento, as três Instituições de Ensino Superior Portuguesas que têm valências na área das actividades navais, marítimas e portuárias estão em condições de, em conjunto, atribuir o grau de Especialista de acordo com a actual legislação.
As três instituições de ensino começam, a partir de agora, a poder receber candidaturas dos seus docentes ou docentes de outras instituições que necessitem de tal título.

ESTA QUINTA-FEIRA, NO INSTITUTO DA DEFESA NACIONAL

Seminário «Parceria UE- África para a Paz e Segurança»

Com início às 9:15, realiza-se esta quinta-feira no Auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional (IDN), um seminário sob a epígrafe "Parceria UE- África para a Paz e Segurança".
O seminário decorre da parte da manhã e integra dois painéis subordinados aos seguintes temas:
-Estratégia Nacional sobre Segurança e Desenvolvimento: desafios e propostas;
-Parceria UE-África para a Paz e Segurança: que papel para Portugal?

REGIÕES MARÍTIMAS DO VELHO CONTINENTE

Metade dos europeus vive a menos de 50 kms do mar

A Europa está rodeada de oceanos e mares. A UE tem cerca de 70 000 km de orla marítima e aproximadamente metade dos seus cidadãos vivem a menos de 50 km do mar. Quase 40% do PIB da UE é gerado nas regiões marítimas e 90% do seu comércio externo é feito por via marítima.
 

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é o Fundo Europeu das Pescas?

O Fundo Europeu das Pescas (FEP) financia a indústria pesqueira e as comunidades costeiras para facilitar a sua adaptação à evolução do sector e para que se tornem economicamente fortes e ecologicamente sustentáveis.
O FEP tem um orçamento de 4 300 milhões de euros para o período 2007-2013. Podem ser financiadas todas as actividades: pesca marítima e interior, aquicultura (criação de peixe, crustáceos e moluscos e cultura de plantas aquáticas) e transformação e comercialização de produtos da pesca. As comunidades pesqueiras mais afectadas pelas recentes mudanças vividas no sector beneficiam de especial atenção.
 

FORNECIDAS ANUALMENTE POR CERCA DE 90 MIL EMBARCAÇÕES DE PESCA EUROPEIAS

Mais de 6 milhões de toneladas de produtos derivados do peixe

Todos os anos, cerca de 90 000 embarcações de pesca europeias fornecem mais de 6 milhões de toneladas de produtos derivados do peixe, enquanto a aquicultura excede os 1,3 milhões de toneladas . No entanto, a maior parte das reservas de peixe exploradas pelas frotas europeias estão a esgotar-se e esta é a razão que justifica medidas restritivas aprovadas pelo Conselho das Pescas.
Com 6% da captura mundial, no valor de 6 mil milhões de euros por ano, a Europa é a terceira maior produtora mundial de produtos de pesca.

Lonely Planet destaca o Oceanário como local a visitar em família

"É o mais próximo que estará de mergulhar sem ter que vestir um fato de mergulho. O Oceanário de Lisboa é simplesmente impressionante. Os maiores adjectivos que possam ser utilizados para o aclamar como o segundo maior aquário da Europa, onde 8.000 organismos vivem em sete milhões de litros de água salgada, far-lhe-ão justiça".
É assim que o guia Lonely Planet descreve o Oceanário e recomenda-o como ponto de passagem obrigatória, no destaque que dá a Lisboa no seu ranking Top 10 City Breaks com crianças.

POR VÍTOR CALDEIRINHA

Marketing de Terminais de Contentores

Uma adequada decisão em marketing estratégico e nas políticas de preço, produto, comunicação e distribuição deve ter como base a prévia a compreensão do mercado e das necessidades e requisitos dos clientes.
As principais técnicas utilizadas nesta vertente do marketing são:
a) estudos de viabilidade; b) previsão/objectivos de procura; c) análise da satisfação do cliente.

POR LUÍS SOUSA

O MAR TERRITORIAL - Da «Lei Tiro de Canhão» ao alcance do míssil Harpoon?

Não existe campo onde o Direito Internacional Marítimo demonstre mais claramente o seu carácter consuetudinário como na definição conceptual e geodésica de “Mar Territorial”.
Em Maio de 1493 o Papa Alexandre VI emitiu as Bulas Inter Caetera, que entre ou assuntos dividia os recursos marinhos entre Portugal e Espanha. Este Papa era natural de Valencia e estas Bulas defendiam essencialmente interesses dos Reis Fernando e Isabel de Espanha o que não deixou os portugueses satisfeitos.

Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal

Realizou-se nos dias 7 a 9 de Novembro o curso Life Rail, uma organização da Escola Europeia de Shortsea Shipping 2E3S sedia da em Barcelona, com o suporte financeiro da União Europeia e o apoio de formadores da Logimaris, Cp Carga, Portucel, MSC, APSS e da Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.
O curso realizou-se entre Bilbao-Santander-Bilbao - no interior do comboio de bitola métrica Expreso de la Robla, que possui uma carruagem de formação certificada -, e incluiu a visita a dois portos espanhóis e zonas intermodais respectivas.

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