Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DA MARINHA PORTUGUESA APRESENTADO HOJE

Missões humanitárias da Marinha têm ajuda preciosa da Universidade de Aveiro

No programa do Research Day da UA destaca-se a apresentação nacional do projecto NAPIS - Navy Positioning and Identification Systems, um sistema de localização único no mundo e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações (IT) da UA e a Marinha Portuguesa.
Do projecto, ainda no segredo dos laboratórios do IT e dos gabinetes da Marinha, pode já desvendar-se que é um sistema de localização em ambientes interiores e exteriores. A Marinha vai utilizá-lo como peça fundamental no apoio a missões de ajuda humanitária.

INICIATIVA DA ABAE

7 Mandamentos para as praias portuguesas

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desafiou todos os portugueses a escolher os melhores 7 Mandamentos - códigos de conduta, propostos para as praias que estão em votação no âmbito das 7 Maravilhas Praias de Portugal. As crianças e jovens das Eco-Escolas, ditaram as regras de como preservar o futuro que lhes pertence.

AVEIRO E SÃO TOMÉ LIGADAS PELO ENSINO

ISCIA celebra protocolo com ENAPORT

Na linha da assinatura de protocolos de cooperação com Portos de Mar da CPLP, membros da APLOP, foi assinado, em 29 de Maio de 2012, mais um acordo de cooperação entre o ISCIA e a ENAPORT, a empresa que gere os Portos da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Assinaram os documentos Antero de Oliveira, coordenador daquela empresa de São Tomé, em fase de grande desenvolvimento, e Armando Teixeira Carneiro, director do ISCIA.

ECOMARE

Ílhavo vai receber novo Centro de Investigação do Mar

A Universidade de Aveiro (UA) prepara-se para avançar com a construção de um novo centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado ao mar. Esta nova unidade — que além da UA, contará também com a condução científica da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem — está orçada em 4,8 milhões de euros e será edificada no concelho de Ílhavo. A apresentação pública do projecto aconteceu esta sexta-feira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos que decorreram no Museu Marítimo de Ílhavo.

NOVO CURSO PRÁTICO LIFE-MOS TEM INÍCIO ESTE SÁBADO

A decorrer em viagem de ida e volta Barcelona-Civitavecchia

A APTMCD, em colaboração com a Escola Europeia de Short Sea Shipping, o Porto de Barcelona, Grimaldi, IPTM, a CP Carga e a AGEPOR, organiza mais um Life-MOS - Motorways of the Sea, dirigido a todos os profissionais e/ou interessados nas questões relacionadas com o Sector Marítimo e Portuário.

ESTA SEXTA-FEIRA - MINI-REGATA DE BARCOS SOLARES

«Ciência Viva» na Volvo Ocean Race

De 31 de Maio a 10 de Junho a "Ciência Viva" vai estar na Volvo Ocean Race. Venha conhecer os montes e vales do fundo do oceano, os micróbios marinhos e as estranhas formas de vida das profundezas do oceano. Iniciativa em colaboração com a Secretaria de Estado do Mar.

APSS promove formação em Primeiros Socorros

A APSS, SA, em colaboração com a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal promove, de 13 a 15 de Junho, sessões de formação em Primeiros Socorros para os seus colaboradores, no âmbito das obrigações legais da empresa em matérias de segurança, higiene e saúde no trabalho.
As acções, que decorrem no auditório do edifício-sede da APSS, SA, no seguimento das já realizadas anteriormente (a 30, 31 de Maio e 1 de Junho), contam com uma forte componente prática e visam dotar os participantes de competências para a execução dos primeiros passos de suporte básico de vida.

HOJE, 3 DE JUNHO, EM PENICHE

Estação de Salvamentos do ISN promove encontro pedagógico

Este domingo, 3 de Junho, realiza-se um encontro pedagógico promovido pela Estação de Salvamentos do Instituto de Socorro a Náufragos de Peniche, em parceria com a Unidade de Cadetes do Mar de Rio Maior, tendo como objectivo a divulgação a população das Missões Humanitárias de Salvamento de vidas no Mar das Estações do Instituto de Socorros a Náufragos e a divulgação das normas de segurança da navegação em embarcações de recreio, feita por jovens dos 11 aos 13 anos.

Colaboradores da APSS reciclam Passaporte de Segurança

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA organizou, em colaboração com o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, uma acção de formação de reciclagem do “Passaporte de Segurança” destinada aos colaboradores do StM (Sector de Manutenção) e do StEEM (Sector de Eletricidade, Electrónica e Mecânica).

1 DE JUNHO

Arranque da campanha «Verão de Campeão» e Dia Internacional da Criança

Com o objectivo de desenvolver uma cultura de segurança balnear nas camadas mais jovens, arranca esta sexta-feira, 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, na Póvoa de Varzim, a campanha de sensibilização “Verão de Campeão”.
A Marinha – Instituto Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal vão desenvolver conjuntamente, por todo o País, acções de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança, pelo sexto ano consecutivo.

PROJECTO ESCOLAS

Conhecer o Porto de Setúbal

O "Projecto Escolas", dinamizado pelo Porto de Setúbal, pretende estabelecer uma ligação estreita com as escolas do concelho de Setúbal (do Jardim de Infância ao Ensino Secundário), incluindo universidades da região e outras que leccionem cursos que se relacionem com a actividade portuária.

 

INAG Jovem

INAG Jovem é um espaço dedicado às crianças, com zonas de jogos e de entretenimento. Proporciona experiências diversificadas de aprendizagem e pretende, de forma lúdica, consciencializar os mais pequenos para a importância da preservação da água e do meio ambiente.
Disponível aqui

A beleza matemática das conchas

Muitos aspectos do crescimento de animais e plantas, apesar de, pelas suas formas elaboradas, parecerem governados por regras muito complexas, podem ser descritos por leis matemáticas muito simples. Um exemplo claro disso são as conchas e os búzios marinhos já que se consegue, com um modelo relativamente simples, descrever e gerar facilmente a grande maioria dos muitos tipos de conchas que existem na natureza. O modelo matemático é construído, passo a passo, a partir da equação de uma simples espiral, passando por uma helicoidal e terminando, finalmente, na modelação das paredes das conchas.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA ESCOLA NAVAL

Encontro Nacional de Cibersegurança

Decorre hoje, dia 28 de Maio, na Escola Naval, um Encontro Nacional de Cibersegurança. Organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em colaboração com a Escola Naval, tem como oradores os Prof. Doutores Eduardo Vera Cruz Pinto, Paulo Mateus e Marco António Marques da Silva, e ainda os Comandantes Ribeiro Correia e Baptista de Sousa.

2.ª edição da Pós-Graduação «Gestão e Estratégia Portuária» em Leixões

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, em parceria com a Escola Náutica Infante D. Henrique, realiza a 2ª Edição da Pós-Graduação “Gestão e Estratégia Portuária”. A edição deste ano, com a duração total de 191 horas e que conta com a participação de 24 alunos, iniciou-se dia 22 de Maio e decorrerá até 17 de Setembro, no Centro de Formação do Porto de Leixões.

Elementos de Astronomia

O interesse da Humanidade no aperfeiçoamento do conhecimento sobre o Universo reparte-se por diversas razões. Antes de mais por razão de ordem prática. Alguns fenómenos celestes são periódicos e por isso fornecem cronómetros naturais de importância extrema para a evolução e organização da vida humana. A navegação marítima, do período das Descobertas, teve também como consequência o desenvolvimento da arte de observar e medir os céus.
Mas há também razões de interesse puro no avanço dos conhecimentos. São inúmeros os exemplos que cruzam a História da civilização.

Aprendendo com o SEBAS

O projecto Biomares desenvolveu um conjunto de produtos direcionados para os mais novos. Um guia de vida marinha para que aprendam sobre os recursos marinhos e desenvolvam sensibilidade e espírito crítico sobre a conservação da Natureza. Foram também desenvolvidas actividades para os professores desenvolverem na sala de aula.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

LMPAVE

O leito das águas do mar, bem como das demais águas sujeitas à influência das marés, é limitado pela linha da máxima preia-mar de águas vivas equinociais, habitualmente designada por LMPAVE. Esta linha é definida, para cada local, em função do espraiamento das vagas, em condições médias de agitação do mar, no primeiro caso, e em condições de cheias médias, no segundo.

COMEÇA ESTA TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO

Pós-Graduação em Gestão e Estratégia Portuária | Parceria APDL-ENIDH

Tem início esta terça-feira, 22 de Maio, mais uma edição do curso de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia Portuária, numa parceria entre a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique. O curso decorrerá no Centro de Formação do Porto de Leixões.

Fluviário de Mora associa-se a seis projectos científicos

O Fluviário de Mora lavrou, em conjunto com diversas entidades académicas, meia dúzia de projetos de investigação científica, candidatos a financiamento junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os seis projectos candidatos, a que o Fluviário se associou, abordam temáticas relacionadas com a ecologia e conservação de espécies de água doce ou salobra, seu comportamento ou os impactos que a acção humana tem imposto aos rios portugueses.

Total: 700