Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PALESTRA ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 3, EM FARO

As correntes de contorno sobre talude e sopé continentais brasileiros

No âmbito do ciclo de Seminários Avançados CIMA realiza-se esta quinta-feira a palestra sobre "As correntes de contorno sobre talude e sopé continentais brasileiros", a proferir pelo investigador Ilson da Silveira do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Às 14h30, no anfiteatro 1.8.1, edifício 8 do Campus Universitário de Gambelas.

HOJE, NO PORTO

Workshop «Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas»

Realiza-se hoje, no Auditório Principal da Universidade Lusófona do Porto, um workshop subordinado ao tema "Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas". A abertura dos trabalhos está prevista para as 14:00. Mais detalhes aqui.

INSTITUTO HIDROGRÁFICO

Visita do curso de Gestão das Actividades Marítimas e Portuárias do ISCIA

Os alunos do 3º ano do curso de “Gestão das Actividades Marítimas e Portuárias”, do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), efectuaram, dia 20 de Abril, uma visita de estudo ao Instituto Hidrográfico.

Porto de Setúbal participa no LIFE RAIL

O Porto de Setúbal patrocinou e participou na primeira edição, em Portugal, do curso LIFE RAIL sobre intermodalidade marítimo-ferroviária e logística sustentável que decorreu, de forma inédita, a bordo de um comboio gentilmente cedido pela CP e CP Carga, entre 16 e 18 de Abril.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Conhece os nudibrânquios?

Pouco conhecido pelo homem, o oceano possui espécies surpreendentes. Geralmente os animais marinhos possuem aparência diferente e alguns fazem coisas bem estranhas. Talvez por isso fiquemos tão fascinados. Um bom exemplo disso são os Nudibrânquios. Molusco da ordem das lesmas do mar, tem este nome por possuir os brânquios expostos, "desprotegidos.

Escola Náutica visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, no dia 19 de Abril, a visita de estudantes da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, referentes aos cursos de licenciatura em Gestão Portuária e em Gestão de Transportes e Logística. O aprofundamento dos conhecimentos sobre esta infraestrutura portuária é fundamental para os alunos da Escola Náutica, dadas as características ímpares do Porto de Sines no panorama portuário nacional, associadas ao desenvolvimento de toda a plataforma logística da região, com grandes projectos de base intermodal.

Comboio do «Life Rail» fez escala no Porto de Aveiro

Entre os dias 16 e 18 de Abril decorreu, a bordo de um comboio da CP Carga, durante o trajecto Bobadela - Sines - Setúbal - Aveiro – Bobadela, um Curso LIFE Rail de Intermodalidade Marítimo-Ferroviária.
Tratou-se de oportunidade única para conhecer em primeira mão a intermodalidade ferro-portuária. O curso contou com a participação de alguns dos melhores especialistas do sector; teve a colaboração da CP Carga, CP, ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), IPTM, APA, APSS, APS e AGEPOR.
A escala no Porto de Aveiro foi muito saudada pelos 35 participantes, bem como pela organização.

Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo em destaque no Pavilhão do Conhecimento

No âmbito da Exposição “O mar é fixe mas não é só peixe”, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva levou a cabo mais um dia temático denominado “Tardes Oceânicas”. Esta iniciativa, dedicada ao “Titanic e a história da construção naval”, decorreu nos dias 14 e 15 de Abril e contou com a participação activa da Associação Naval Sarilhense (ANS).

EDUARD RODÉS:

«Life Rail visitará pontos nevrálgicos do transporte ferroviário de mercadorias»

Minutos antes da partida do comboio com os participantes do Curso prático ‘Life Rail’, na Bobadela, Eduard Rodés, presidente da Escola Europeia de Short Sea Shipping, concedeu uma entrevista à CARGO onde abordou os objectivos da iniciativa, destacando a sua importância para os profissionais do setor ferro-portuário. A entrevista pode ser vista na íntegra aqui.

CURSO PRÁTICO «LIFE RAIL»

Ricardo Paulo, do Porto de Aveiro, destaca a importância da iniciativa

Ricardo Paulo, da Administração do Porto de Aveiro e colaborador habitual da coluna de Opinião do portal da APP, foi um dos formadores do Curso prático Life Rail. Em entrevista à CARGO, esclareceu a importância desta iniciativa para a conjuntura ferro-portuária nacional e para o Porto de Aveiro em particular.

ESTA QUARTA-FEIRA, EM PENICHE

Conferência «A Utilização do Mar»

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche), promove esta quarta-feira, dia 18 de Abril, no seu auditório, uma conferência subordinada ao tema “A Utilização do Mar”.
Intervenções a cargo de José Manuel Carreira e Cátia Marques Cebola, com moderação de Isabel Baptista.
Início às 14:30.

Comboio com participantes do Curso LIFE RAIL partiu esta segunda-feira da Bobadela

Saiu esta segunda-feira do terminal da Bobadela, o comboio que durante três dias serve de palco ao Curso prático 'Life Rail'. A bordo do comboio de três carruagens seguem 35 participantes, mais uma mão-cheia de formadores, num percurso que inclui os portos de Sines, Setúbal e Aveiro.

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 18 DE ABRIL, A BORDO DE COMBOIO DA CP CARGA

Curso Prático de Intermodalidade Marítimo-Ferroviária

Entre os dias 16 e 18 de Abril vai decorrer, a bordo de um comboio da CP Carga, durante o trajecto Bobadela - Sines - Setúbal - Aveiro – Bobadela, um Curso LIFE Rail de Intermodalidade Marítimo-Ferroviária.
Trata-se de oportunidade única para conhecer em primeira mão a intermodalidade ferro-portuária. O curso conta com a participação de alguns dos melhores especialistas do sector; tem a colaboração da CP Carga, CP, ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), IPTM, APA, APSS, APS e AGEPOR.
No que reporta a inscrições, esta primeira edição já garantiu sucesso, ao atingir o pleno dos lugares disponíveis.

APRESENTAÇÃO ESTA TERÇA-FEIRA, DIA 17, NO ISCA-UA

«business plan – práticas no Porto de Aveiro»

O miniauditório do ISCA-UA acolhe, a 17 de Abril, a partir das 18h00, uma conferência sobre o tema «A definição e implementação do Business Plan», pela representante do Porto de Aveiro, Marta Alves. A sessão está aberta à participação de toda a comunidade.

ICEBERGS EM NÚMEROS

Dos growlers aos bergy bit

Existem seis classificações oficiais de tamanhos para os icebergs. Os menores chamam-se growlers e têm tamanho um pouco menor do que um carro comum. O tamanho seguinte é um bergy bit, que pode ter as dimensões de uma pequena casa. As quatro categorias de tamanho restantes são menos coloridas: pequeno, médio, grande e muito grande. De que tamanho é um iceberg muito grande? Tecnicamente, qualquer iceberg com mais de 200 metros de comprimento e 70 metros de altura se enquadra na categoria "muito grande".

Cientistas explicam como se formam os icebergs

Um processo que contribui para o aumento dos níveis do mar é a formação de icebergs a partir dos mantos de gelo da Gronelândia e da Antártida. À medida que essas expansões de gelo fluem da terra para dentro da água, formam extensões flutuantes, ou plataformas. E é da principal extremidade dessas plataformas que os icebergs se desprendem.

EM 7 ESTADOS-MEMBROS

UE financia criação de Mestrado sobre Auto-Estradas do Mar

A União Europeia vai investir mais de um milhão de euros num estudo que visa a criação de um Mestrado em Auto-Estradas do Mar, com o objetivo de formar profissionais suficientes com amplos conhecimentos em transporte multimodal e em Auto-Estradas do Mar. O projecto denomina-se TrainMoS e contará com participação de universidades de sete estados membros da UE: Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Grécia e Itália.

FEDRAVE cria Escola Profissional Marítima de Aveiro

A FEDRAVE criará, em breve, uma nova unidade de ensino profissional não superior, a Escola Profissional Marítima de Aveiro (EPMA), para aumentar a formação para o Mar. A revelação foi feita por Armando Teixeira Carneiro, administrador da fundação, ao "Diário de Aveiro".

ESTE SÁBADO, NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos

A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos, com a formação de um glaciar na Gronelândia. De seringa e gelo na mão, descubra como se forma um glaciar e porque são tão perigosos os icebergues.
Em 1910 a imprensa apelidou o Titanic de "inafundável". Mas como consegue um navio de 66 mil toneladas de aço flutuar? Construa em família um barco com materiais reciclados e veja se flutua.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é a espuma do mar e como se forma?

A espuma do mar é um fenómeno natural do oceano que envolve a formação de uma substância branca ensaboada que flutua na superfície da água e se acumula à beira-mar. A formação da espuma do mar é vista em várias partes do mundo e continua a intrigar as pessoas ainda hoje.

Total: 674