Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Marinheiros-turistas à vela no Tejo

Ainda nem chegámos perto da linha de água e já o Alexander von Humboldt II se vislumbra, entre outras embarcações, no Porto de Lisboa. Na Doca de Alcântara, dominada pelo branco dos edifícios e da maioria dos barcos de recreio, destacam-se logo, para além do verde-escuro do casco do grande veleiro, os três imponentes mastros de cor ocre que suportam os vaus e as velas que, não tarda muito, terão ordem para serem içadas. Ninguém acreditaria que este imponente navio, de 75 metros de comprimento, tem apenas uns meses. Foi baptizado em Setembro de 2011 no seu porto de abrigo, em Bremerhaven, e é a réplica modernizada de um centenário veleiro alemão.

DE 15 DE JULHO A 15 DE SETEMBRO

Faróis e Planetário Calouste Gulbenkian recebem Ciência Viva nas férias

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis e do Planetário Calouste Gulbenkian promove, até 15 de Setembro, várias actividades no âmbito da iniciativa “Ciência Viva no Verão 2012". A exemplo do que aconteceu em 2011, o portal da Associação dos Portos de Portugal associa-se à meritória iniciativa, divulgando o programa e páginas referentes aos faróis abertos a visitas, assim como a outros faróis de Portugal e do Mundo.
Para além da consulta de todas essas notícias - que somam já várias dezenas -, no rodapé das páginas do portal, em "artigos relacionados", os interessados podem encontrá-las, a todas, no DOSSIER FARÓIS.
 

ESTE DOMINGO, 15 DE JULHO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012

Visite o Farol do Cabo Carvoeiro

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro.
O programa tem início hoje, 15 de Julho, terminando a 15 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos.
Destacamos o Farol do Cabo Carvoeiro, um dos que pode ser visitado este domingo, 15 de Julho, a par dos faróis do Cabo Mondego e do Cabo Espichel.

30 ANOS DA ASSINATURA DA CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO MAR

Conferência Internacional sobre Direito do Mar, de 15 a 17 de Novembro, no Porto

Assinalando os 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, decorre, de 15 a 17 de Novembro, no Porto, uma Conferência Internacional sobre Direito do Mar, subordinada à epígrafe "Protecção do ambiente e o futuro do Direito do Mar".

Queres ser voluntário nos grandes veleiros?

Ainda há algumas vagas para voluntários durante as The Tall Ships Races Lisboa 2012, que decorre entre 19 e 22 de Julho.
Interessado? Há muito para fazer, em áreas muito diferentes…

CONCHAS MARINHAS

A simplicidade e beleza da sua descrição matemática

Quando o bicho que vive numa concha cresce, é necessário que a concha onde vive também cresça, para o acomodar. O modo de crescimento das conchas permite que a sua forma se mantenha. As medidas dos segmentos que unem o centro da concha aos pontos da concha aumentam, mas as amplitudes dos ângulos formados por esses segmentos e as tangentes à concha mantêm-se, ou seja, as conchas seguem uma espiral equiangular ou logaritmica.

ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA

Actividades de educação ambiental

“O que teremos na linha de costa”, “Um barco, uma árvore”, “O Turismo e o Litoral”, são algumas das actividades de educação ambiental de uma longa lista disponibilizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O QUE É, PARA QUE SERVE?

Loxodrómia

Para que serve a Loxodrómia, curva associada à descoberta de Pedro Nunes?
A navegação pela bússola, orientada por uma rosa-dos-ventos, poderia fixar uma direcção... digamos Noroeste, e seguir esse rumo procurando aí uma localização conhecida.
O que Pedro Nunes tornou claro é que isso serviria localmente, em latitudes longe dos pólos, mas tornar-se-ia bastante impreciso numa navegação no globo terrestre. É fácil perceber porquê...

COMISSÃO BALEEIRA INTERNACIONAL

O que é, o que faz, para que serve

A Comissão Baleeira Internacional (CBI) foi criada no âmbito da Convenção Internacional para a Regulação da Actividade Baleeira, assinada em Washington em Dezembro de 1946. O objectivo desta Convenção é o de garantir uma adequada conservação das populações de baleias, permitindo assim um desenvolvimento ordenado da indústria baleeira.
A principal tarefa da CBI é a de rever periodicamente as medidas listadas no Programa da Convenção, medidas essas que regulam a actividade baleeira em todo o mundo.

ESTA QUINTA-FEIRA NA PRAIA DA MORENA

Campanha «Verão de Campeão»

Com o objectivo de desenvolver uma cultura de segurança balnear nas camadas mais jovens, arrancou a 1 de Junho na Póvoa de Varzim, a campanha de sensibilização “Verão de Campeão”.
A Marinha – Instituto Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal encontram-se a desenvolver conjuntamente, por todo o País, acções de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança, pelo sexto ano consecutivo.
Esta quinta-feira, a campanha vai decorrer na Praia da Morena (Costa da Caparica).

INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE, 29 DE JUNHO

ENIDH volta a disponibilizar Curso de Mestrado em Gestão Portuária

A ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique vai retomar as actividades do seu Mestrado em Gestão Portuária, depois de uma interrupção de um ano lectivo. As inscrições para a 4ª edição do Curso, que começaram a 11 de Junho, encerram hoje, dia 29.

NO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MAR (BUARCOS)

Capitão do Porto da Figueira da Foz inaugurou «Profissões do Mar»

O Núcleo Museológico do Mar recebeu, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Capitão do Porto da Figueira da Foz e Comandante Local da Polícia Marítima, o Capitão-de-Fragata Rui Amado, para a primeira de um ciclo de conversas sobre “Profissões do mar”.
Na presença do Vereador do Pelouro da Cultura, António Tavares e do Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, José Manuel Tavares, Rui Amado dirigiu-se a uma plateia de alunos do 2.º ano da Escola Básica do primeiro ciclo do Serrado e, de forma didáctica, apresentou o que ele próprio descreveu como a sua história de vida, de vinte e oito anos ligados ao mar.

UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Eco-Hidrologia Costeira

Curso de Especialista em Sistemas de Informação Geográfica adequado ao processo de Bolonha e apresentado à Agencia de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior – A3ES.
O Curso tem A duração de dois semestres, equivalentes a 60 ECTS, e funciona em horário diurno, de 2ª. a 6.ª feira.

HOJE, 19 DE JUNHO, 17:00, AUDITÓRIO CEHA

Conferência: Turismo de Cruzeiros no Porto do Funchal

O porto do Funchal é uma realidade recente. Historicamente podemos considerar que existe porto desde o final do Século XIX, muito embora já com D. José I tivesse havido uma Determinação real para proceder à construção de uma infraestrutura portuária, o que só parcialmente foi cumprido, num processo apenas terminado em 2011.

COMEÇAM HOJE E VÃO ATÉ 7 DE SETEMBRO

TODOS A BORDO! - Férias com Ciência

Este Verão, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva besunta-se de protector solar, põe os pés na areia e mergulha fundo no mar. Constrói o teu barco e parte à aventura por esse oceano fora seguindo as estrelas ou usando um GPS... O importante é que não percas o Norte! Vestes um fato de mergulho e estás pronto para espreitar as profundezas dos oceanos e descobrir que quem vive no fundo brilha no escuro.
De volta à superfície vamos até à “praia” e, com um telescópio, vemos as cores do sol. No laboratório aprendemos a proteger-nos dos raios UV. E porque não uma pescaria? Oooops! Afinal nem tudo o que vem à rede é peixe: é preciso saber escolher o peixe certo.

CIÊNCIA VIVA

Projectos e iniciativas de educação científica relacionados com o Oceano

A Ciência Viva promove e apoia projectos e iniciativas de educação científica relacionados com o Oceano. De vários deles resultam materiais didácticos e planos de aula, desenvolvidos por investigadores e professores, e testados em sala de aula.

TERMINA HOJE, EM CASCAIS

Encontro de Veleiros da Marinha de Portugal e de Espanha

No âmbito do intercâmbio de actividades entre a Escola Naval de Portugal e de Espanha, aproveitando a oportunidade da passagem pela costa portuguesa da viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano daquela escola espanhola, potenciado pela vontade e disponibilidade da Marina de Cascais e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, decorre até domingo, 17 de Junho, um encontro entre veleiros das duas escolas.

HOJE, 15 DE JUNHO, NO ISCIA, AVEIRO

Sardinha Monteiro em palestra sobre o Navio-Escola SAGRES

Esta sexta-feira, 15 de Junho, pelas 18:00, no Auditório do ISCIA, em Aveiro, o CFR Nuno Sardinha Monteiro, Comandante do NRP Sagres, doutorado em navegação em Inglaterra, docente daquele estabelecimento de ensino superior, procede a uma palestra evocativa do 75.º aniversário do prestigiado navio-escola.

Mais de trinta alunos participaram na 6.ª edição do Curso Prático Life-MOS Gloss

Terminou esta terça-feira o 6º Curso ‘Life-MOS Gloss’ para portugueses, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping numa colaboração com a APTMCD e que teve ainda o apoio do porto de Barcelona, Grimaldi, IPTM, CP Carga e AGEPOR. A CARGO marcou presença e oferece agora a possibilidade de assistir ao resumo dos acontecimentos dos quatro dias do Curso, nos Vídeos CARGO.

TERMINA HOJE | APOIO DO IPTM

Wind in cap Nazaré 2012

A CERCINA (Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré), em colaboração com a FPDD volta a promover este ano, pela terceira vez, o “WIND in CAP”. Este projecto é desenvolvido com o intuito de permitir “encontros e intercâmbios entre pessoas com e sem deficiência”, “viver uma aventura humana durante uma experiência de lazer em actividades náuticas adaptadas”, proporcionar informação “ao maior número de pessoas da capacidade e a força de vontade das pessoas com deficiência em participar na vida activa”, e ainda, permitir “criar e animar uma rede europeia para o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade para o lazer náutico”. Este ano alunos do Externato Dom Fuas Roupinho e de Cerci's da Região irão interagir nas diferentes actividades.

Total: 700