Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Colaboradores da APSS recebem formação em «Segurança na Operação de Equipamentos de Elevação»

Os colaboradores da DSMP – Direção de Segurança Marítimo-Portuária, afectos ao Trem Naval, participaram recentemente na ação “Segurança na Operação de Equipamentos de Elevação”. Durante dois dias, num total de 16 horas de formação, os colaboradores tiveram a oportunidade de adquirir e/ou melhorar conhecimentos e competências técnicas necessárias para manobrarem em segurança os equipamentos de elevação.

SGL promove Sessão de Informação sobre novas oportunidades de I&DT nos transportes

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) realiza uma Sessão de Informação do 7.º Programa Quadro da U.E. - Novas oportunidades de I&DT para a dinamização das empresas, promovida pela Secção de Transportes em colaboração com o GPPQ (Gabinete de Promoção do Programa Quadro). O evento decorre dia 24 de outubro (14h30), na sede da SGL.

UM VÍDEO EM DESTAQUE

Uma fracção da luz vinda do Sol alimenta toda a energia da Terra

O petróleo ou a energia das ondas só existem graças à energia solar. Mas a luz que chega à Terra é apenas uma fracção do que o Sol produz, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

UM VÍDEO EM DESTAQUE

A largura das vias-férreas condiciona a exploração dos comboios

A largura das vias-férreas, chamada bitola, não é igual em toda a Europa, o que condiciona a economia associada ao transporte ferroviário. A engenharia teve uma palavra a dizer nisso, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

UM VÍDEO EM DESTAQUE

Robôs submarinos portugueses zelam pela limpeza da costa

Os esgotos tratados que são lançados no oceano estão a ser monitorizados por robôs submarinos para controlar a qualidade da água marinha, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

EM ANTUÉRPIA, DE 3 A 14 DE DEZEMBRO

Seminário «Port Logistics»

Divulgamos o programa e o formulário do Seminário "Port Logistics", organizado pela APEC - Antwerpen/Flanders Port Training Center. Mais informações AQUI.

Governo dos Açores avança com Escola de Formação de Marítimos na Horta

O Governo dos Açores vai criar, em colaboração com a Universidade dos Açores, a Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), uma escola de formação para marítimos que junta, pela primeira vez em Portugal, as áreas da pesca e do comércio.

ESTA TERÇA-FEIRA

Porto acolhe Seminário sobre «O Mercado do Mar em Portugal e França»

"O Mercado do Mar em Portugal e França – oportunidades e parcerias" é o tema central de um Seminário que a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa realiza esta terça-feira, dia 2 de outubro, no Porto (Hotel Tiara Park Atlantic).
O Seminário centra-se em dois temas essenciais: A atividade portuária, transporte e logística marítima, no primeiro painel; Energia e biotecnologia marinhas, no segundo painel.

NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Curso sobre Direito Administrativo do Mar

O Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa realiza no presente ano letivo um Curso sobre Direito Administrativo do Mar, que gostaria de lhe dar a conhecer.
É uma iniciativa pioneira, que reúne numerosos especialistas, académicos e profissionais dos vários sectores relevantes, para um olhar detido sobre esta área do Direito Administrativo, com rigor teórico e uma fundamental ligação à prática.

ENIDH

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique comemora hoje o seu Dia

Estatutariamente o Dia da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) coincide com o dia Mundial do Mar. As celebrações decorrem hoje, 5.ª feira, dia 27 de Setembro. Um programa interessante, envolvendo as principais entidades sectoriais. No Auditório do IPTM, Campus da ENIDH às 09:30.

PALESTRA POR HELENA ADÃO, ESTA QUINTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO

«Nematodes as a promising model assemblages for Marine Ecology «»

O ciclo de palestras Quintas do Mar, organizadas pelo Centro de Oceanografia, realiza-se quinzenalmente, às quintas-feiras e tem como objectivo divulgar os resultados da investigação efectuada pelo Centro de Oceanografia a um público mais vasto, isto para além de trazer conhecimento relacionado com a área do mar ao Centro, através da participação de elementos pertencentes a outras instituições que trabalham nesta área.

Fluviário de Mora reproduz plâncton

O Fluviário de Mora abriu o Biotério, um novo espaço onde a cultura e sensibilização ambiental permitem ao visitante conhecer e dar valor aos primeiros degraus da cadeia alimentar natural.
À semelhança do que ocorre livremente nos rios, lagos, estuários e oceano, o Biotério reproduz o plâncton, mas em condições controladas, nomeadamente quanto aos elementos necessários à produção e manutenção de plâncton como o observado na natureza: água, luz, nutrientes e ar.

ESTE SÁBADO, 15 DE SETEMBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

I Seminário Desafios do Mar Português

Este sábado, 15 de setembro realiza-se, no Museu Marítimo de Ílhavo, o I Seminário Desafios do Mar Português, dedicado ao tema do alargamento da Plataforma Continental Portuguesa.Trata-se do primeiro seminário organizado pelo CIEMar-Ílhavo, unidade de investigação e empreendedorismo do Museu Marítimo de Ílhavo.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Polvos de orelhas, o que são?

Povoando as profundidades dos oceanos, e predando pequenos organismos, existe um grupo de animais que a nossa imaginação de animais terrenos tende a caracterizar como bizarros. Falamos dos polvos de orelhas.
O que são polvos-de-orelhas? Para começar, como todos os polvos (Ordem Octopodida), têm 8 braços. Mais concretamente, pertencem à Sub-ordem Cirrina, que engloba polvos com papilas alongadas nos braços, denominadas de cirros. Os cirros são usados na captura e manuseamento de presas, uma vez que a alimentação destes animais é composta por pequenos crustáceos, moluscos e peixes.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é a superfície de Benioff?

É uma zona de espessura reduzida, semelhante a um plano, onde se situam os focos dos sismos próximo das fossas oceânicas. Partindo de uma fossa, a superfície de Benioff funde-se debaixo do continente ou arco insular próximo, com uma inclinação que varia dos 15º a 75º, até à profundidade. A repartição dos focos sísmicos manifesta o afundimento ou subducção de parte da litosfera oceânica por baixo da litosfera continental.

INSTITUTO DE DIREITO DO TRABALHO DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

I Curso de Pós-Graduação em Direito dos Transportes

O Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Lisboa organiza, para o ano lectivo de 2012/2013, o I Curso de Pós Graduação em Direito dos Transportes, coordenado por Dário Moura Vicente e Januário da Costa Gomes.
 

FORMAÇÃO EM CASTELO BRANCO

Quem quer ser marinheiro?

A cidade de Castelo Branco vai receber um curso de formação de Patrão Local, ministrado pela FormNáutica, escola credenciada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) como Entidade Formadora de Navegadores de Recreio. Recorde-se que a carta de Patrão Local habilita os seus titulares ao comando de embarcações de recreio até dez milhas de um porto de abrigo ou cinco milhas da costa.

ESTE SÁBADO, 1 DE SETEMBRO

Itinerário Cultural e Patrimonial na Marinha - Visita guiada

A Marinha, através da Comissão Cultural de Marinha, promove este sábado, 1 de setembro, pelas 09h30, um “Itinerário Cultural e Patrimonial – Visita Guiada”, englobando edifícios da Marinha de significativo e reconhecido valor histórico e patrimonial, em Lisboa.
O “Itinerário”, para um mínimo de 10 e um máximo de 30 pessoas, será permanentemente acompanhado e incluirá visitas guiadas ao Edifício das Instalações Centrais da Marinha, junto à Praça do Comércio (área do antigo Arsenal de Marinha) e ao Convento das Trinas, situado na rua do mesmo nome e local onde hoje está instalado o Instituto Hidrográfico.

ESTE SÁBADO, 25 DE AGOSTO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012

Visite o Farol do Cabo de Santa Maria

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro.
O programa teve início a 15 de Julho, terminando a 15 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos.
Destacamos o Farol do Cabo de Santa Maria, um dos que pode ser visitado este sábado, 25 de Agosto, a par do Farol de Leça, Farol do Cabo Carvoeiro e Farol do Cabo Espichel.

Farol do Cabo de Santa Maria

O Farol do Cabo de Santa Maria situa-se na Ilha da Culatra, cidade e distrito de Faro, em frente a Olhão, no Algarve. Implantado a cerca de 2.500 metros a ENE do Cabo de Santa Maria e deste separado pela Barra Nova, canal cuja abertura definitiva, no primeiro quartel do século XX, para serviço dos portos de Faro e Olhão, causou a divisão da Ilha do Cabo de Santa Maria em duas partes - Culatra e Barreta.

Total: 700