Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal visitado por alunos do FOR-MAR

O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de formandos do FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e Mar, no dia 29 de novembro, no âmbito das unidades de formação “Operações de Manobra em Embarcações de Tráfego Local” e “Operações de Carga e Descarga em Navios” do curso de Marinheiro de 2ª Classe.

ESTA SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO, EM LISBOA

AGEPOR promove Workshop sobre Transporte Marítimo Global de Linha Regular

"Transporte Marítimo Global de Linha Regular – Passado, Presente e Futuro" é o tema do Workshop/Debate organizado pela AGEPOR, marcado para 14 de dezembro, a realizar na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Lisboa (entre as 14h e as 18h).

HOJE, 11 DE DEZEMBRO

Ministro da Defesa Nacional visita o Aquário Vasco da Gama

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visita o Aquário Vasco da Gama, hoje, dia 11 de Dezembro, pelas 12h00. O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, acompanha a visita.

MITOLOGIA

Os Oceanos | A origem do amor

Oceanus era o Titã que pessoalizava as vastas massas de água conhecidas pelos gregos, que as imaginavam um enorme rio circundante à Terra e onde esta flutuava.
Oceanus uniu-se à sua irmã Tethys, dando origem a três mil Oceânides, divindades representativas dos fenómenos marinhos e os fundos inacessíveis dos oceanos, as quais por sua vez geraram três mil rios, entendidos como mais pequenos cursos e massas de água interiores.

MAR: GESTÃO COSTEIRA, TECNOLOGIAS MARINHAS E RECURSOS

Esta quinta-feira, na «Inovar Algarve»

Com o intuito de evidenciar o potencial de comercialização do Conhecimento produzido na região do Algarve, a Universidade do Algarve (UAlg) através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), está a organizar a iniciativa INOVAR ALGARVE. Esta iniciativa é estruturada em torno de dois momentos: um Ciclo de Conferências que se realizará nos dias 05, 06 e 07 de dezembro 2012 na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e uma Feira de Inovação que será realizada nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2013.

A 11 DE DEZEMBRO, NO EDIFÍCIO DA TRANSTEJO

ADFERSIT promove sessão pública sobre «Transporte Internacional de Mercadorias»

A 11 de Dezembro, a ADFERSIT promove mais uma sessão pública, desta feita tendo como tema "Transporte Internacional de Mercadorias".
O evento decorre no Edifício da Transtejo, tendo início previsto para as 18:00. A entrada é livre.

ISCIA e Instituto Internacional de Macau assinam acordo de cooperação

O ISCIA assinou um acordo de cooperação com o Instituto Internacional de Macau. A formação superior aproxima as duas unidades de ensino. Acordo que abrange o Centro Português de Geopolítica, o Observatório de Comércio e de relações Internacionais e o Observatório de Segurança Marítima.

CONFERÊNCIA «LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO NA REGIÃO DE SETÚBAL»

Comunicações disponíveis online

Fruto da parceria entre a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a ESCE ‐ Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS ‐ Instituto Politécnico de Setúbal, decorreu, durante a manhã do dia 21 de novembro de 2012, no Auditório da ESCE, em Setúbal, a conferência “Logística e Distribuição na Região de Setúbal”.

Porto de Sines em Conferência no Instituto Alemão

A Administração do Porto de Sines (APS) participou na conferência “Direito do Mar e do Transporte Marítimo”, que se realizou no Goethe-Institut Portugal (Instituto Alemão) no dia 16 de novembro, organizada pela DAV Portugal (Associação dos Advogados Alemães em Portugal), a ARGE Transport - und Speditionsrecht e a ARGE Internationaler Rechtsverkehr do DeutscherAnwaltVerein. A representação da APS ficou a cargo de Duarte Lynce Faria, Administrador do Porto de Sines, com uma apresentação intitulada “O Porto de Sines e o Transporte Internacional de Mercadorias”.

HOJE, 21 DE NOVEMBRO

APSS organiza conferência «Logística e Distribuição na Região de Setúbal»

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra SA, em conjunto com a ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS - Instituto Politécnico de Setúbal, realiza hoje, quarta-feira, 21 de novembro, a conferência “Logística e Distribuição na Região de Setúbal”. A sessão de abertura conta com a presença do Presidente do IPS, Armando Pires, e do Presidente da APSS, Carlos Gouveia Lopes.

MÁRIO RUIVO:

Desinvestir na investigação pode causar danos na economia do mar

O presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Mário Ruivo, alertA para os perigos do desinvestimento na área das ciências do mar, o que pode pôr em risco a capacidade de negociação do país no plano internacional.
"É preciso fazer um investimento racional e responsável por forma a assegurar o futuro", afirmou, acrescentando que "em tempo de crise é preciso desenvolver a capacidade de produção e desenvolver o setor que se baseia no aproveitamento dos recursos e das potencialidades do mar, reconhecendo que o mar é hoje determinante no mercado mundial".

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é a ictiofauna profunda?

A ictiofauna pelágica profunda, referida coletivamente como ictiofauna de meia-água, subdivide-se em mesopelágica e batipelágica, apresenta espécimens de pequeno porte e geralmente diferencia-se, ao nível de família, tanto da ictiofauna epipelágica como da ictiofauna demersal profunda.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que são peixes demersais?

Chamam-se demersais os animais aquáticos que, apesar de terem capacidade de natação activa, vivem a maior parte do tempo em associação com o substrato, quer em fundos arenosos como os linguados, ou em fundos rochosos, como as garoupas.

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministro da Defesa preside à abertura do ano lectivo da Escola Naval

Esta sexta-feira, 16 de Novembro, pelas 15h00, o Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, preside à cerimónia de abertura do ano lectivo da Escola Naval e ao encerramento das Jornadas do Mar, subordinadas ao tema: "O reencontro com o mar no século XXI".

JORNADAS DO MAR - O REENCONTRO COM O MAR NO SÉCULO XXI

Janela Única Portuária

Divulgamos o pdf de suporte à apresentação de Luís Sousa, sobre a Janela Única Portuária, comunicação integrada no primeiro dia de trabalhos da VIII Edição das Jornadas do Mar, cujo tema é “O reencontro com o mar no século XXI”. O evento prossegue esta quinta-feira, terminando a 16 de Novembro.

DE HOJE A 16 DE NOVEMBRO

Escola Naval organiza a VIII Edição das Jornadas do Mar

Começa hoje, prolongando-se até 16 de novembro, a VIII Edição das Jornadas do Mar, cujo tema é “O reencontro com o mar no século XXI”. Preside à Sessão Solene de Abertura o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino.
Esta iniciativa, que se realiza de dois em dois anos, é especialmente dirigida aos estudantes do Ensino Universitário e pretende promover o estudo e reflexão sobre o Mar através da apresentação e discussão temática orientada, promovendo a partilha de conhecimento entre os estudantes de diferentes países e as instituições e personalidades ligadas às várias áreas em discussão e, ainda, contribuir para fomentar e desenvolver as ligações entre o meio académico, científico, empresarial e a Marinha.

A 14 DE NOVEMBRO, NO CLUBE DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE

Seminário sobre a Companhia Portuguesa de Pesca e as Pescas em Portugal

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante organiza a 14 de Novembro, pelas 17 horas, no seu auditório / sede na Travessa de S. João da Praça Nº 21, em Lisboa, um SEMINÁRIO CULTUIRAL dedicado à Companhia Portuguesa de Pescas e às Pescas em Portugal.
O Seminário é público e de acesso livre.

Alunos da Escola Náutica visitam o Porto de Sines

No dia 7 de novembro, o Porto de Sines foi visitado por meia centena de alunos dos cursos de Mestrado em Gestão Portuária e das Licenciaturas de Gestão Portuária e Gestão de Transportes e Logística da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, dando continuidade à relação de parceria existente entre as duas entidades.

HOJE, 6 DE NOVEMBRO, EM LISBOA

ADFERSIT organiza conferência sobre «A Regulação dos Transportes Metropolitanos e Regionais»

A ADFERSIT organiza hoje, 6 de novembro, uma conferência subordinada ao tema "A Regulação dos Transportes Metropolitanos e Regionais", que pretende analisar a regulamentação do setor dos transportes no século XXI, bem como ter uma visão do cenário Europeu e dos possíveis modelos em perspetiva.

Concurso aberto para Bolsas FLAD/IMAR 2012

Na sua edição de 2012, o Programa de Bolsas Luiz Saldanha/Ken Tenore adoptou como tema central as Abordagens, Estratégias e Políticas Integradas para o Mar, no quadro da cooperação transatlântica entre Portugal, enquanto membro da UE, e os Estados Unidos da América.

Total: 723