Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ENIDH participa no eSHIP

Projecto visa digitalizar o processo de afretamento de navios

Enquanto instituição líder na formação de profissionais ligados às áreas marítima e logística, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) está envolvida no projecto eSHIP, voltando assim a personificar o papel de entidade fomentadora do progresso tecnológico e digital do sector. O eSHIP visa digitalizar o processo de afretamento de navios, para assim cortar custos de gestão e alimentar a transição digital.

FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE NAVEGADORES DE RECREIO REGRESSA ESTA SEGUNDA-FEIRA

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que a retoma do ensino presencial da náutica de recreio e da avaliação dos navegadores de recreio, regressa a partir desta segunda-feira, dia 19 de Abril.
Recorde-se que a formação e avaliação dos navegadores de recreio esteve suspensa desde janeiro de 2021, devido às restrições impostas pela pandemia. Em sequência da publicação estabelecida na Resolução do Conselho de Ministros nº19/2021, de 13 de março, é retomado o ensino presencial da náutica de recreio, de acordo com as Linhas de orientação para a retoma da formação e avaliação dos navegadores de recreio.

ESTA SEXTA-FEIRA

ENIDH realiza webinar sobre «A Importância do Canal do Suez»

A Associação Alumni da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) promove, esta sexta-feira, um webinar dedicado à utilidade e importância Canal do Suez, na sequência do acidente protagonizado pelo navio porta-contentores ‘Ever Given’, ocorrido na recta final de Março.

O Mar Começa Aqui

A actividade “O Mar Começa Aqui” tem como objetivo educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, promovendo a cidadania ativa dos jovens.

ENIDH assinou protocolo de colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

«O protocolo visa potenciar a cooperação entre as duas instituições, estando previsto por parte da ENIDH a realização de acções de formação para pessoal do IPMA. Em contrapartida, o IPMA irá oferecer vagas para praticantes no navio oceanográfico Mário Ruivo», explica a ENIDH.. «Deve notar-se que actualmente já estão a estagiar no navio alguns diplomados da Escola», assinalou ainda a escola náutica na mesma comunicação. Recorde-se que a ENIDH tem firmado várias parcerias recentemente.

Grupo Sousa disponibiliza vagas para praticantes no contexto da parceria com a ENIDH

No âmbito da cooperação institucional com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), o Grupo Sousa tem actualmente embarcados dois praticantes no navio ro-ro de passageiros ‘Lobo Marinho’, sendo um do curso de Pilotagem e outro de Máquinas Marítimas.

«Dada a extrema dificuldade que a empresa tem sentido actualmente em recrutar Oficiais de Máquinas, está a dar prioridade ao embarque de Praticantes de Máquinas», explica a ENIDH.

ENIDH

REUNIÃO COM O EMBAIXADOR DO PANAMÁ

No dia 10 de março, pelas 11h, realizou-se uma visita de trabalho da ENIDH à Missão Diplomata do Panamá em Lisboa. Nessa reunião, participaram o Presidente da ENIDH, Prof. Luis Baptista e o Vice-Presidente Prof. Luis Mendonça com o Embaixador do Panamá em Portugal, Dr. Pablo Garrido Araúz. Nessa reunião, foram discutidas as ações de cooperação a realizar nos próximos tempos, tendo em vista a vinda aumentar o número de estudantes do Panamá nos cursos da ENIDH.

Douro Azul prepara os 500 colaboradores para regresso dos cruzeiros

A empresa de cruzeiros fluviais está a dar formação os seus trabalhadores tendo em vista o início da atividade, mas ainda num cenário de impossibilidade de operar em pleno devido à pandemia.

Grupo ETE oferece estágios para finalistas e diplomados da ENIDH

«No âmbito do protocolo de colaboração existente com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), o Grupo ETE está a oferecer estágios a estudantes finalistas e diplomados em Engenharia de Máquinas Marítimas. Os estágios irão realizar-se em regime de full time em empresas do Grupo ETE, nas áreas de manutenção e reparação naval, e serão remunerados», anuncia a escola náutica.

Alunos e diplomados da ENIDH estagiam em navios de cruzeiros da Mystic Cruises

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) revelou que, no contexto do protocolo de colaboração já estabelecido com a empresa Mystic Cruises, encontram-se a estagiar em navios de cruzeiro oceânicos da empresa, actualmente oito diplomados da escola náutica.

Os oito diplomados (dois praticantes do curso de Pilotagem, cinco praticantes do curso de Engenharia de Máquinas Marítimas e um praticante de do curso de Oficial Electrotécnico – ETO) estagiam actualmente nos navios de cruzeiro World Voyager, World Explorer e Vasco da Gama.

GRUPO ETE OFERECE JANGADAS PNEUMÁTICAS À ENIDH

No âmbito das atividades de cooperação com a ENIDH, o Grupo ETE ofereceu duas jangadas pneumáticas de 25 lugares desembarcadas do navio "Monte da Guia". Estes equipamentos vão ser utilizados nas aulas de Segurança Marítima dos cursos da Escola.

AÇORES

Escola do Mar deve arrancar a formação em Setembro

Setembro deste ano é, pelo menos, a previsão da directora executiva da Escola do Mar dos Açores para que arranquem as formações contínuas de ativos dos vários setores ligados ao mar. Neste processo entram duas empresas do setor público empresarial, Atlanticoline e Portos dos Açores.

17 DE MARÇO

Workshop Recuperação de Ecossistemas

No âmbito do tema do Programa Bandeira Azul 2021, a ABAE organiza, no dia 17 de Março, às 14h30, o Workshop Recuperação de Ecossistemas, com o objetivo de reforçar a urgência desta temática e partilhar conhecimentos pertinentes sobre os Ecossistemas e a Biodiversidade.

O programa deste dia conta com a participação de representantes da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), da Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS), da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e da Fundação Oceano Azul /Oceanário de Lisboa.

APDL apresenta Plano de Formação 2021

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou, esta quarta-feira, no seu Centro de Formação, o Plano de Formação para 2021.

A apresentação, realizada em formato digital, contou com a participação de mais de 40 participantes de várias entidades, designadamente, portos nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP); empresas do setor; Comunidade Portuária; IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional; entre outros.

A 25 DE FEVEREIRO

Seminário Clube Oficiais Marinha Mercante

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM) promove a 25 de Fevereiro, pelas 15 horas, um Webinar COMM dedicado às opções que os jovens portugueses têm disponíveis nas carreiras do mar.
Oradores neste evento, o Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique Prof. Doutor. Luis Filipe Baptista e o Comandante Hugo Bastos, este na qualidade de professor da Escola Náutica e Administrador do armador português Mystic Cruises

WORKSHOP A 2 DE FEVEREIRO

Crowdfunding - Campanha, ferramentas e construção da comunidade

O projeto BLUE CROWDFUNDING, financiado no âmbito do programa de Cooperação Territorial INTERREG MED, surge da consciência de que a inovação da economia azul na área do mediterrâneo pode ser significativamente melhorada caso haja disponibilidade de mais fundos de investimento, considerando como uma das possíveis soluções o crowdfunding.
Neste contexto, vão ter lugar dois workshops nos dias 02 e 23 de fevereiro de 2021.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Ministro do Mar participa na iniciativa «Kids Dive Virtual: 1.000 mergulhos submarinos»

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa esta segunda-feira, 18 de janeiro, a partir das 10h00, na iniciativa “Kids Dive Virtual: 1.000 mergulhos submarinos?”. O Kids Dive é um projeto de educação e sensibilização para uma relação sustentável com o Oceano, promovido pelo MARE/ISPA.

ENIDH implementa novas «melhorias estruturais» nos seus sistemas informáticos

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) prossegue o seu plano de melhoria dos seus sistemas informáticos, tendo anunciado a implementação de «diversas melhorias estruturais» com vista a «garantir um melhor desempenho e resiliência na infra-estrutura informática da Escola, de modo a dar resposta à crescente necessidade de recursos assentes em plataformas digitais», detalha a escola.

ENIDH renovou certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade

A 5 e 6 de Novembro decorreu, por parte da empresa SGS, uma auditoria ao sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

«A auditoria foi concluída com sucesso tendo sido renovada a certificação da ENIDH segundo a norma ISO 9001:2015 pelo período de três anos, sem que tenham sido registadas quaisquer não conformidades».

FORMAÇÃO ONLINE NA APDL

Inglês Marítimo - 18 a 26 de Novembro

Um melhor domínio da língua inglesa é cada vez mais essencial quer para a nossa vida profissional quer para a vida pessoal.
Por isso, e de acordo com o Plano de Formação para 2020, o Centro de Formação da APDL promove mais um curso de Inglês Marítimo.
O curso terá início a 18 de Novembro e será realizado à distância.

Total: 820