Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ENTRE 16 DE MARÇO E 13 DE ABRIL

Exercícios de Prática Simulada de «Segurança Marítima» e «REMO» na ERICEIRA

O FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, iniciou no dia 18/02/2013, na Ericeira, um curso de «Pescador», de cujos conteúdos fazem parte as unidades de formação “Segurança Marítima - Técnicas Pessoais de Sobrevivência” e “Técnicas Básicas de Natação e Remo”. No âmbito destas unidades de formação, vão realizar-se quatro sessões de prática simulada.

Visitas ao Porto de Lisboa arrancam em força em 2013

O número de visitas ao Porto de Lisboa está a crescer, em particular no que diz respeito às escolas do ensino básico e secundário. Depois de um crescimento de 32,76% de visitantes em 2012 face a 2011, o Porto de Lisboa já recebeu, este ano, a visita de 137 alunos e mais de 15 pedidos de visita por estabelecimentos de ensino.

Formação «Container Security Initiative» realizada no Porto de Sines

De 18 a 20 de Fevereiro estiveram no Porto de Sines vários técnicos dos Estados Unidos para ministrarem formação no âmbito da “Container Security Initiative” a elementos da Alfandega portuguesa.
 

Transvase Tejo-Segura

O transvase Tejo-Segura é uma das maiores obras hidráulicas de engenharia em Espanha. Os primeiros projectos datam de 1933, embora as obras não se tenham iniciado antes de 1966, dentro do conjunto de projectos de desenvolvimento económico que caracterizam a planificação económica franquista na década de 1960; a obra ficou completa em 1979.

Conheça o Rio Segura

O Segura nasce em Fuente Segura, a 5 km de Pontón Bajo no município de Santiago-Pontones (Jaén). Flui pelas províncias de Jaén, Albacete, Múrcia e Alicante. Desagua no Mar Mediterrâneo, em Guardamar del Segura (Alicante), após percorrer 325 km. Tem uma bacia hidrográfica de 19 525 km².

CETEMARES em Peniche

A ESTM vai construir muito brevemente um centro de investigação (denominado CETEMARES) no Porto de Peniche. O contrato de concessão com o IPTM já foi celebrado e o concurso para a adjudicação da obra está em fase de audiência prévia.

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 10 DE FEVEREIRO

Curso Life MOS

A APTMCD, em estreita colaboração com a Escola Europeia de Short Sea Shipping , efectua, de 8 a 10 de Fevereiro, mais um Curso LIFE-MOS - Motorways of the Sea, dirigido a estudantes e/ou interessados nas questões relacionadas com o Sector Marítimo e Portuário.

EM SETÚBAL, ATÉ 8 DE FEVEREIRO

Exposição de Fotografias das Campanhas M@rBis

A Exposição de Fotografias das Campanhas M@rBis está patente em Setúbal na Escola Sebastião da Gama até 8 de Fevereiro! As campanhas do M@rBis - Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha chegam assim ao conhecimento de professores e alunos do ensino secundário!

ESTA QUARTA-FEIRA, NO OCEANÁRIO DE LISBOA

Workshop «Mar de Oportunidades»

“O Oceanário de Lisboa realiza esta quarta-feira, dia 23 de janeiro, o workshop “Mar de Oportunidades”, dirigido a professores e educadores de todos os níveis de ensino.”

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Exposição «Bússolas e Equipamentos Naúticos»

No Centro de Recursos da Escola Secundária de Peniche está patente a exposição intitulada “Bússolas e Equipamentos Naúticos”. Para os amantes das coisas do mar, e não só, uma visita a não perder.

A 21 DE JANEIRO

Conferência DN Mar

O Diário de Notícias vai realizar uma grande conferência no âmbito da iniciativa DN Mar, dia 21 de janeiro. Na conferência, entre outros, estarão presentes Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Mário Soares, ex-Presidente da República, e Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, encarregue da intervenção que irá encerrar a conferência.

ESTA QUARTA-FEIRA, EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

«Sol & Sal – a influência na Dieta Mediterrânica»

A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António promove esta quarta-feira, dia 16 de Janeiro, o evento “Sol & Sal – a influência na Dieta Mediterrânica”, fruto de iniciativa do curso de especialização tecnológica em Gestão e Produção de Cozinha da EHT VRSA, em parceria com a acção EFA Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro.

ATÉ MAIO DE 2013, NO AQUÁRIO VASCO DA GAMA

Biomimetismo – Inovação Inspirada na Vida Marinha

Esta exposição promove o conceito de biomimetismo como uma nova forma economicamente vantajosa de: Olhar, valorizar e conservar a bodiversidade marinha; Resolver problemas humanos por emulação dos modelos, processos e sistemas naturais marinhos; Desenvolver inovações tecnológicas sustentáveis e economicamente viáveis.

AQUÁRIO DE BACALHAUS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Inauguração este domingo, 16 de Dezembro

No âmbito das Comemorações do 75.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) inaugura este domingo, dia 16 de dezembro, pelas 16h30, o Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo, numa aposta forte na promoção da cultura marinheira do Município Capital Portuguesa do Bacalhau.

ESTE SÁBADO, 15 DE DEZEMBRO, EM CORUCHE

3.º Congresso Nacional de Salvamento Aquático

Decorre este sábado, 15 de Dezembro de 2012, das 09:30 às 19:00, em Coruche, o 3.º Congresso Nacional de Salvamento Aquático, com temas ligados à área.

Esponjas do mar

As esponjas são organismos dominantes em muitos habitats marinhos bentónicos. A maioria dos litorais rochosos abrigam um grande número de espécies, e elas são também abundantes na Antártida, onde boa parte do substrato consolidado se deve a uma espessa camada de espículas silicosas.
São váriosos animais que se alimentam de esponjas, embora o dano causado por estes predadores seja geralmente pequeno. Alguns moluscos, ouriços e estrelas-do-mar, além de peixes tropicais (donzelas, peixes-borboleta) e tartarugas, comem esponjas.

O sistema aquífero das esponjas do mar

O batimento dos flagelos nas câmaras coanocitárias cria a pressão que conduz a água com as partículas através dos poros para o interior do animal. Estas partículas são retidas pelo colar em torno dos flagelos dos coanócitos nestas câmaras, sendo a água em seguida descartada pelos ósculos (normalmente as maiores aberturas vistas na superfície do corpo do animal). A passagem da água é também usada pelo animal para efectuar as trocas gasosas e excreção.

Porto de Setúbal visitado por alunos do FOR-MAR

O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de formandos do FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e Mar, no dia 29 de novembro, no âmbito das unidades de formação “Operações de Manobra em Embarcações de Tráfego Local” e “Operações de Carga e Descarga em Navios” do curso de Marinheiro de 2ª Classe.

ESTA SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO, EM LISBOA

AGEPOR promove Workshop sobre Transporte Marítimo Global de Linha Regular

"Transporte Marítimo Global de Linha Regular – Passado, Presente e Futuro" é o tema do Workshop/Debate organizado pela AGEPOR, marcado para 14 de dezembro, a realizar na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Lisboa (entre as 14h e as 18h).

HOJE, 11 DE DEZEMBRO

Ministro da Defesa Nacional visita o Aquário Vasco da Gama

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visita o Aquário Vasco da Gama, hoje, dia 11 de Dezembro, pelas 12h00. O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, acompanha a visita.

Total: 700