Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APSS apoia Curso Profissional de Técnicos de Salvamento e Segurança em Meio aquático

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, no âmbito da colaboração com o FOR-MAR, apoia o Curso Profissional de Técnico de Salvamento e Segurança no Meio Aquático, ministrado pela Escola Secundária D. João II, de Setúbal. Iniciado este ano letivo, 2013/2014, tem uma carga horária total de 3 100 horas e confere aos alunos a obtenção do 12º ano.

1.º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Mais 5 vídeo-fotos disponíveis no Canal da APFF no Youtube

Das mais de duas mil fotografias tiradas pelos pequenos repórteres participantes no 1.º Concurso de Fotografia do Porto da Figueira da Foz, seleccionámos algumas para a sua difusão em vídeo-fotos. Divulgamos hoje uma segunda série com mais cinco vídeos.

Formação no Porto de Setúbal

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, no âmbito do desenvolvimento do seu Centro de Formação Portuária, celebrou no passado dia 28 de novembro um Protocolo de Colaboração com o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar. Este Protocolo de Colaboração visa a valorização dos recursos humanos nos vários domínios da atividade portuária, da logística e dos transportes marítimos, com enfoque para os pertencentes às Comunidades de Setúbal e Sesimbra.

ESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO

inauguração da Exposição do 1.º Concurso de Fotografia do Porto da Figueira da Foz

O encerramento do programa festivo acontece esta terça-feira, 26 de Novembro, com a inauguração da Exposição do 1.º Concurso de Fotografia do Porto da Figueira da Foz, intitulado “Um dia no Porto”, e a subsequente entrega de prémios aos vencedores.

Marinha e AMN lançam folheto de «Segurança no Mar»

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional lançaram um folheto com recomendações e regras de segurança que devem ser cumpridas por toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e a náutica de recreio e tem como máxima “A sua atitude pode Salvar Vidas”.

PORTO DE LISBOA

Costa Fortuna recebe visita de estudantes de Turismo

O Porto de Lisboa recebeu dia 7 de Novembro a visita de 58 alunos e três professores do Curso Técnico de Turismo da Escola Secundária Ferreira Dias no Cacém, numa visita a bordo do navio de cruzeiros “Costa Fortuna“, do operador Costa Crociere, que se encontrava atracado no Terminal de Passageiros de Santa Apolónia.

PORTO DE LISBOA

Alunos do curso de Operadores Portuários da Fernave visitaram a Torre VTS

Os alunos do curso de Operadores Portuários, ministrado pela Fernave, realizaram uma visita à Torre VTS, no porto de Lisboa.
O objetivo da visita passou por proporcionar os conhecimentos necessários para o exercício desta profissão, nas suas diversas valências do trabalho portuário.

NATUREZA E PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DO SECTOR PORTUÁRIO

Acção de formação no Porto de Leixões, a 18 e 19 de Novembro

Com o objectivo de dar a conhecer algumas das vertentes do negócio portuário, o Centro de Fomação da APDL promove nos dias 18 e 19 de Novembro, uma acção de formação subordinada ao tema «NATUREZA E PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DO SECTOR PORTUÁRIO ».

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

«Santa Maria Manuela» aberto a visitas nos dias 7 e 8 de Novembro

O navio «Santa Maria Manuela» vai estar aberto a visitas este fim de semana, dias 9 e 10 de Novembro, numa acção integrada no programa comemorativo do 47.º aniversário do Porto da Figueira da Foz.

Ondas gigantes na Praia do Norte na Nazaré

Como se explica o fenómeno das ondas gigantes na Praia do Norte e a existência destas ondas no local. A Marinha Portuguesa explica.

Porto de Lisboa recebe alunos no âmbito do V International Training Course in Topography for Young Surveyors

O Porto de Lisboa promoveu uma visita técnica de hidrografia destinada a um grupo de jovens alunos de 18 nacionalidades diferentes, provenientes de 4 continentes, no âmbito do “V International Training Course in Topography for Young Surveyors”. A visita, liderada pelos técnicos da Divisão de Informação Geográfica e Ambiente do Porto de Lisboa, decorreu na zona portuária entre Alcântara e Rocha Conde de Óbidos.

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique visita Porto de Sines

No dia 22 de Outubro, o Porto de Sines recebeu a visita de um grupo de alunos da ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, pertencentes ao Mestrado em Gestão Portuária e à Licenciatura em Gestão de Transportes e Logística.
Os alunos foram recebidos no auditório da APS, pelo Presidente do Conselho de Administração, João Franco, e por representantes da MSC, principal armador do Terminal XXI, MSC Logistics, operador logístico, e REN Atlântico, concessionária do Terminal de Gás Natural Liquefeito.

Associação dos Transitários trouxe formandos ao Porto de Sines

No dia 17 de outubro, o Porto de Sines recebeu a visita dos participantes no curso de formação em gestão portuária pertencentes à empresa angolana UNICARGAS UEE que, entre outras atividades, tem a seu cargo a gestão do Terminal de Polivalente do Porto de Luanda.

Porto de Leixões debateu sustentabilidade para a competitividade

A Comunidade Portuária do Porto de Leixões realizou a 16 de Outubro, no Centro de Formação do Porto de Leixões, um Seminário subordinado ao tema “Sustentabilidade para a Competitividade”, que contou com uma participação alargada de vários setores representativos da actividade portuária de Leixões.

IMDG | INTERNATIONAL MARITIME DANGEROUS GOODS CODE

Acção de formação no Porto de Leixões, a 6 de Novembro

Com o objectivo de, numa primeira abordagem, dar a conhecer os conceitos básicos do Código IMDG, o Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, promove no dia 6 de Novembro uma acção de formação de sete horas sobre esta matéria.

ESTA QUARTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO, NO PORTO DE LEIXÕES

Seminário «Sustentabilidade para a Competitividade»

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, promove esta quarta-feira, dia 16, o Seminário “Sustentabilidade para a Competitividade”, no Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COM INÍCIO ESTA SEXTA-FEIRA

Biodiversidade Aquática: a zona intertidal como laboratório natural

O principal objetivo para o desenvolvimento deste programa de formação prende-se com a necessidade de promover os recursos e as competências dos docentes das mais diversas áreas das ciências naturais para uma melhor idealização e dinamização das atividades experimentais no ensino geral da biologia.

Pós-Graduação em Direito Administrativo do Mar

Com a II edição do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo do Mar, o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa dá continuidade e aprofundamento a uma iniciativa pioneira, reunindo numerosos especialistas, académicos e profissionais dos vários sectores relevantes, para um olhar detido sobre esta área do Direito Administrativo, com rigor teórico e uma fundamental ligação à prática.

Porto de Setúbal comemorou Dia do Mar 2013

O Dia Mundial do Mar 2013 foi assinalado pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, durante todo o dia de 25 de setembro, através de um programa enquadrado no tema “Desenvolvimento Sustentável: A contribuição da OMI para além da Conferência RIO + 20, de 2012”, uma temática que resulta da importância do transporte marítimo para o crescimento global e para a sua prosperidade, partindo da premissa de que o mundo globalizado só será sustentável com um transportes e regiões portuárias que equilibrem o desenvolvimento económico com as vertentes social e ambiental.

CONVERSAS VOXMAR ESTA TERÇA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO

Qual é o segredo dos negócios do mar?

O segredo dos negócios do mar?
O Mar gera lucro? A riqueza do Mar está só no peixe? Do nosso mar nascem indústrias prósperas e ambientalmente sustentáveis. A organização deste evento pretende dar a conhecer o segredo do sucesso de algumas das maiores empresas ligadas ao Mar.

Total: 674